Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ideia diferente de felicidade

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Tenho lido por aqui os vossos testemunhos, e claro que isso serve de ponto de reflexão para a minha própria situação.

    Ideia de felicidade? Acho que o ser humano vive em permanente insatisfação, há sempre algo que se deseja fazer, que se quer alcançar, e nem sempre se consegue. Não falo do ponto de vista material, quanto a mim isso é o menos importante. Se tudo fosse sempre um produto acabado, lutava-se pelo quê?

    Ao ler os vossos testemunhos, a minha relação é de sonho, pelo menos nos factores de infelicidade mais relatados. Mas desengane-se aquele(a) que pensa que há casais sem problemas. E quanto mais se tem, parece que mais se quer...

    Eu ajudo em casa. Consigo gerir o dia a dia, faço 90% das refeições, 70% da parte da loiça, a roupa é 50/50, a limpeza do chão e dos móveis é onde eu raramento mexo, porque sei que não sou muito competente nessas tarefas. E desagradam-me, é um facto, fujo delas. Pequenas reparações faço-as eu.

    Claro que quando se colabora e partilham tarefas, e constantemente se "ouve" por coisinhas mínimas que são encaradas como o fim do mundo, a vontade de ajudar diminui. Isto acontece aqui em casa.

    Não me é dado um elogio por lavar e estender roupa, mas a "descasca" por ter juntado duas peças que não devia sai imediatamente.

    O jantar aparece feito (e eu cozinho bem), mas a "descasca" por qualquer outra coisa está sempre pronta a saír.

    São 2 exemplos... apenas 2 de muitos que podia relatar, e que geram pouca vontade de cooperar. Ver sempre o copo meio vazio em vez de meio cheio, esta permanente crítica e insatisfação, são coisas que moem e afastam, acabam por dar origem a problemas maiores.

    Nas minhas férias, que infelizmente não coincidem com as dela, e coincidem com as da creche, fiquei com a nossa filha (8 meses). Faço-o sem problemas nenhuns, sei que tenho competência para isso. É cansativo, sem dúvida, mas não precisei que viesse ninguém fazê-lo por mim. Caramba, quantos o não fazem?

    Outra coisa que causa desgaste, imenso desgaste, é a repetição até à exaustão da mesma crítica/pedido/preocupação, os homens (todos, ou quase todos), gostam que lhes digam as coisas uma só vez. Várias vezes, demasiadas vezes, é mesmo andar a pedir para não ser feito, gera irritação, transmite falta de confiança, gera "surdez selectiva". Tudo tem um timing, e não é por se repetir determinada coisa até à exaustão que isso vai aparecer feito mais depressa.

    É dado como adquirido o que faço, e imediatamente recriminado o que ela acha que devia ter feito, ou qualquer desvio ao modo como ela o faria. Isto dá-me um desgosto e uma vontade de não cooperar que nem imaginam...

    Por fim, os sogros... sempre os sogros... e aqui por casa suspeito que o caldo se venha a entornar, sem remédio, por causa do poder por eles exercido. O conflito está aberto.

    Claro que me refugio... Vejo alguma TV sozinho e ando pela net (nada de desleal, entenda-se)... Isolo no meu mundo, e isto é mau. Esta relação não está a ser cultivada para ser melhor, e sinto-me preocupado.

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por Arad79 Ver Mensagem
      Claro que me refugio... Vejo alguma TV sozinho e ando pela net (nada de desleal, entenda-se)... Isolo no meu mundo, e isto é mau. Esta relação não está a ser cultivada para ser melhor, e sinto-me preocupado.
      parece-me que o facto de estares preocupado é indicativo de que as coisas se vão compor!

      Nós (mulheres) no geral (mesmo sem gostar de generalizar) acomodamo-nos facilmente ao bom e ao mau e as vezes não damos valor as ccoisas que o outro faz. Faz parte!

      Mesmo que seja injusto. Mesmo que no interior valorizemos a outra parte não o sabemos – ou não queremos - exteriorizar como deve ser. Também temos que aprender, pois claro.

      Se fosse comigo gostava que o meu marido me dissesse isso com franqueza.

      Outra coisa com um bebe de 8 meses as vezes esquecemo-nos um bocadinho do casal. Já fizeram algum programa os 2 desde que nasceu a princesa? Eu e o meu marido tentamos ir fazendo uns programinhas para namorar. Faz bem…

      Quanto aos sogros é um tema MUITO sensível… há mães/sogras que se metem muito mesmo que não seja por mal… e conheces o velho dizer que diz: “dos teus dirás mas não ouvirás”? ;-)

      Boa sorte!

      Carla


      Comentar


      • #18
        O que aqui está escrito ela sabe-o, explícita ou implicitamente, juntando as várias conversas em que estes temas são abordados. Não o diria aqui "em primeira mão", seria desleal.

        Mas acho que o meu copo está cheio neste momento... logo é o momento de respirar fundo, deixar aliviar, e depois falar mais uma vez nestas coisas.

        Programas a 2 não tem sido fácil. Fizemos umas 2 ou 3 vezes. Pouco... muito pouco...

        Comentar


        • #19
          Arad79, sem querer "cair-lhe em cima" e apenas querendo mostrar outro ponto de vista, pergunto-lhe se quando a sua mulher limpa o chão e os móveis, também lhe agradece por o ter feito? Eu compreendo que ao ajudar em casa (o que me parece fazer muito bem) gostava de se sentir mais valorizado, mas talvez a sua mulher sinta um pouquinho do mesmo...
          Falo isto, porque há uns dias atrás, estando eu a trabalhar e o meu marido de férias, ele também fez várias tarefas em casa e chegou ao fim da semana e disse-me: "nem um obrigado disseste por eu te ajudar". Aí eu perguntei-lhe se ele alguma vez me agradeceu por eu ter feito as limpezas anteriores, ao que ele não respondeu e ficou pensativo.
          Um filho muda-nos e talvez a sua esposa ainda se esteja a adaptar a esta nova realidade e a descobrir o seu novo "eu", estando por isso mais sensivel e até um pouco irritadiça.

          Quanto aos sogros, não me vou pronunciar porque não tenho a melhor das relações com os meus :S

          Aconselho que tenha um pouco mais de paciencia e que tente descobrir se é feitio dela, ou se é uma fase que ela está a passar.

          Ah, e continue a dividir as tarefas como tem feito!




          Realizando os meus sonhos...

          Comentar


          • #20
            Não acho que tenha de me agradecer, senão andávamos o dia todo a agradecer um ao outro. Talvez chegue não dar relevância se algo ficar menos bem, ainda que tenha tentado fazer o melhor.

            Se ela fizer alguma coisa que não fique perfeita, não sou de caír logo em cima. Não tem importância...

            É isto...
            Ultima edição por Arad79; 29-08-2012, 22:52.

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
              Casada mesmo estou há 4 anos e qualquer coisa, o meu filho tem praticamente 2 anos, tenho uma relação muito saudavel com o meu marido, somos acima de tudo melhores amigos e não há nada que fique em segredo entre nós, no entanto ele não sabe quanto veste o pequeno, se é ele a lhe dar a sopa só dá metade ( o pequeno diz que não quer mais e para ele é suficiente) quem toma as decisões em relação ao pequeno sou eu exclusivamente, apesar de pedir opinião ao pai, eu é que decido, ele brinca muito com o filho e até repreende-o se está a fazer alguma coisa mal, não o consegue ouvir chorar, eu dou o banho mas o pai veste e seca ( porque eu peço) mas no geral a responsabilidade é minha, farto-me de dizer que tenho 2 filhos e que o mais velho é o meu marido
              No resto é ao contrario, ele faz os pagamentos, trata dos IRS, burocracias, ele cozinha e eu limpo a arrumo, trato da roupa etc...
              Só para dizer que se estas em duvidas em relação aos sentimentos pelo teu marido, isso não tem haver com o facto dele não saber coisas da vossa filha, uma coisa não invalida outra, mas tb não quer dizer que não o ames, arotina está a desembelezar o relacionamento, têm só de dar uma arrebitada que vais ver como tudo se compõe.
              Tenta fugir à rotina, deixa a pequena com os avós, tios, primos faz tão bem sair a sós, passear de mãos dadas sem preocupações, ver uns filmes ao fim do dia, abraçadinhos no sofa a comer pipocas ou castanhas, às vezesas coisas mais simples são suficientes. Quanto ao facto de ele ser assim com a menina, deixa que ele seja assim, eu não me afljo nada que o meu seja igual, enquanto eu tiver capacidades para fazer, não preciso que ele faça, embora gostasse, claro! temos de adaptar os nossos sonhos às situações e não as situações aos nossos sonhos. Boa sorte
              Gostei muito de te ler. A tua visão é muito positiva e saudável! É realista, sem floreados mas muito boa!


              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

              Comentar


              • #22
                Então aqui vai a minha posta de pescada

                Como muitas sabem estou divorciada depois de uma relação de 15 anos.
                Aos olhos da maioria das pessoas ele era o homem perfeito: super trabalhador, sabia tratar da menina, ia às consultas, fazia o jantar, limpava a casa (não obstante termos empregada diária e lavandaria), lavava e estendia a roupa, etc... enfim, uma perfeita fada do lar . Eu trabalhava fora de casa e em casa dedicava-me única e exclusivamente à miúda e aos meus hobbys e passatempos! Não faltava dinheiro. Passeávamos várias vezes ao ano, eramos super companheiros, não fazíamos nada um sem o outro, etc... Parece o cenário perfeito, não parece? É... mas acreditem que não era... não para mim! Para mim não havia alegria em nada do que fazíamos (um passeio magnífico a um sítio paradisíaco era insonso...), a vida sexual era uma tristeza, e eu sentia-me vazia... em suma, sentia que tinha um óptima dona de casa mas que me faltava um marido...

                Ele teve um esgotamento devido à exigência do seu trabalho e isso levou ao nosso divórcio pois não quis tratar-se nem qq tipo de ajuda...

                E foi o melhor que nos podia ter acontecido aos dois! Na realidade havia um grande carinho e amizade entre nós. Havia respeito e uma ligação baseada em tudo o que passámos juntos... mas já não havia amor (amor de homem-mulher )... Muitas pessoas dirão que é normal... talvez ao fim de 50 anos de casados com os meus pais...

                Graças a essa amizade e respeito o nosso divórcio foi o mais amigável que possam imaginar. Ainda hoje damo-nos bem e falamos muita coisa.

                Entretanto, ele encontrou uma rapariga com os mesmo objectivos e desejos dele. Com a mesma postura na vida, e que o faz feliz! já foi pai novamente e está bem!

                Eu, também segui o meu caminho.... encontrei o amor! descobri em mim sentimentos que nem sabia que eram possíveis, encontrei-me como mulher e sou feliz!
                Curiosamente tenho diriam a maioria das pessoas que a situação anterior era mais vantajosa: hoje não tenho empregada nem lavandaria. Sou eu que faço tudo! O meu namorada ajuda-me nas refeições e em muita coisa burocrática... Temos uma vida difícil de gerir pois somos os dois divorciados e isso envolve mais pessoas e muitas vezes gestão de conflitos....Não nado em dinheiro, mas tenho uma vida confortável... e posso dizer que estas férias foram as mais felizes que já tive... e "só" fomos até ao algarve... Mas mais do que o sítio, a companhia e o nosso estado de espírito faz toda a diferença!

                Isto tudo para dizer que a felicidade de uns não é necessáriamente a felicidade de outros. Cada um deve procurar em si a causa da sua insatisfação... para algumas mulheres podem estar insatisfeitas com o seu casamento porque se sentem cansadas das tarefas diárias, etc... para outras pode ser mesmo só o amor que acabou... os caminhos que se tornaram diferentes... mas cabe a cada uma (um) descobrir isso em si!
                Cada relação é diferente da outra e não é porque é normal essa insatisfação ou porque vemos essa insatisfação noutros casamentos que devemos aceitar... não! Procurar dentro de nós a verdadeira causa! e só depois traçar o plano para melhorar


                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                  Procurar dentro de nós a verdadeira causa! e só depois traçar o plano para melhorar
                  Já tinha saudades de te ler! Inspirada como sempre!

                  beijo BOM


                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por Rosinhas Ver Mensagem
                    Já tinha saudades de te ler! Inspirada como sempre!

                    beijo BOM
                    Rosa mais linda deste jardim! Beijoooooos!


                    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                      Então aqui vai a minha posta de pescada

                      Como muitas sabem estou divorciada depois de uma relação de 15 anos.
                      Aos olhos da maioria das pessoas ele era o homem perfeito: super trabalhador, sabia tratar da menina, ia às consultas, fazia o jantar, limpava a casa (não obstante termos empregada diária e lavandaria), lavava e estendia a roupa, etc... enfim, uma perfeita fada do lar . Eu trabalhava fora de casa e em casa dedicava-me única e exclusivamente à miúda e aos meus hobbys e passatempos! Não faltava dinheiro. Passeávamos várias vezes ao ano, eramos super companheiros, não fazíamos nada um sem o outro, etc... Parece o cenário perfeito, não parece? É... mas acreditem que não era... não para mim! Para mim não havia alegria em nada do que fazíamos (um passeio magnífico a um sítio paradisíaco era insonso...), a vida sexual era uma tristeza, e eu sentia-me vazia... em suma, sentia que tinha um óptima dona de casa mas que me faltava um marido...

                      Ele teve um esgotamento devido à exigência do seu trabalho e isso levou ao nosso divórcio pois não quis tratar-se nem qq tipo de ajuda...

                      E foi o melhor que nos podia ter acontecido aos dois! Na realidade havia um grande carinho e amizade entre nós. Havia respeito e uma ligação baseada em tudo o que passámos juntos... mas já não havia amor (amor de homem-mulher )... Muitas pessoas dirão que é normal... talvez ao fim de 50 anos de casados com os meus pais...

                      Graças a essa amizade e respeito o nosso divórcio foi o mais amigável que possam imaginar. Ainda hoje damo-nos bem e falamos muita coisa.

                      Entretanto, ele encontrou uma rapariga com os mesmo objectivos e desejos dele. Com a mesma postura na vida, e que o faz feliz! já foi pai novamente e está bem!

                      Eu, também segui o meu caminho.... encontrei o amor! descobri em mim sentimentos que nem sabia que eram possíveis, encontrei-me como mulher e sou feliz!
                      Curiosamente tenho diriam a maioria das pessoas que a situação anterior era mais vantajosa: hoje não tenho empregada nem lavandaria. Sou eu que faço tudo! O meu namorada ajuda-me nas refeições e em muita coisa burocrática... Temos uma vida difícil de gerir pois somos os dois divorciados e isso envolve mais pessoas e muitas vezes gestão de conflitos....Não nado em dinheiro, mas tenho uma vida confortável... e posso dizer que estas férias foram as mais felizes que já tive... e "só" fomos até ao algarve... Mas mais do que o sítio, a companhia e o nosso estado de espírito faz toda a diferença!

                      Isto tudo para dizer que a felicidade de uns não é necessáriamente a felicidade de outros. Cada um deve procurar em si a causa da sua insatisfação... para algumas mulheres podem estar insatisfeitas com o seu casamento porque se sentem cansadas das tarefas diárias, etc... para outras pode ser mesmo só o amor que acabou... os caminhos que se tornaram diferentes... mas cabe a cada uma (um) descobrir isso em si!
                      Cada relação é diferente da outra e não é porque é normal essa insatisfação ou porque vemos essa insatisfação noutros casamentos que devemos aceitar... não! Procurar dentro de nós a verdadeira causa! e só depois traçar o plano para melhorar
                      Bem, a descrição da tua vida e cópia da minha...
                      até no pormenor dos anos de relacionamento...dahh
                      em relação ao divórcio, esse está a caminho!
                      em relação ao futuro, se for como o teu, ficarei muito satisfeita!

                      beijos
                      A

                      Comentar


                      • #26
                        Edit.

                        Ultima edição por Arad79; 07-04-2013, 14:10. Razão: ;)

                        Comentar


                        • #27
                          Olá Arad79,

                          Acho que estás a chegar ao limite perigoso!
                          Continuar uma relação com tanto desconforto e insatisfação só leva a degradação...
                          Está na altura de parar, sentar e falar!

                          beijos
                          Ana

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por Ana73 Ver Mensagem
                            Bem, a descrição da tua vida e cópia da minha...
                            até no pormenor dos anos de relacionamento...dahh
                            em relação ao divórcio, esse está a caminho!
                            em relação ao futuro, se for como o teu, ficarei muito satisfeita!

                            beijos
                            A
                            O futuro será aquilo que tu quiseres e tens um mundo maravilhoso e muitos anos de felicidade à frente!

                            Cada pessoa tem o seu caminho e o seu ponto de equilibrio. O que escolhi para mim, o que resultou comigo, não é necessariamente o que será bom para outra pessoa. Cada pessoa/ casal tem o seu ponto de equilibrio.... a tarefa é encontrá-lo

                            Beijos

                            QQ coisa apita


                            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por Arad79 Ver Mensagem
                              Estou esgotado. Emocionalmente estou a ceder sem grandes hipóteses de retorno.

                              Desde o meu último post, em Agosto, fui trabalhar para fora, vim a casa no Natal e agora pela Páscoa. Nada mudou... continuo a sentir que sou apenas uma fachada com valor utilitário em casa. Para tudo o que é trabalho e responsabilidade, sirvo. Para o lúdico... muito pouco, ou nada...

                              Nem as separações de mais de 3 meses de cada vez conseguiram dar a volta à situação... Chego a casa, 1º dia muito bem, 2º assim assim, depois voltamos ao mesmo. Não sou feliz, estou farto de dar e só dar.

                              Acho que esta relação está condenada, e resta-nos saír dela com civismo para evitar sofrimento à nossa filha. Não era esta a ideia que tinha de felicidade...
                              A tua última frase diz tudo. Sabes o que tens que fazer. Sabes qual é o passo.
                              Não tenhas ilusões... o início não vai ser isento de sofrimento. é o fim de sonhos, é o fim de algo que se construiu em conjunto, é adaptar à nova vida.... mais do que tudo: é aprender a gostar de estarmos só connosco e sermos felizes nessa situação... depois virá a bonança....

                              Não vale a pena arrastar situações que a única coisa que criam é mágoas, raivas e atritos que no futuro só dificultam tudo.... A decisão e atitude no momento certo faz a dierença do futuro de vocês os dois e em particular da vossa filhota.

                              Já admitiste, já viste.... uma parte do processo já está...

                              Ainda vais ser muito feliz... mesmo que agora só vejas essa escuridão... acredita!

                              Força!


                              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                              Comentar


                              • #30
                                Edit.

                                Ultima edição por Arad79; 07-04-2013, 14:10. Razão: ;)

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X