Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Moradia construida antes do casamento

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Moradia construida antes do casamento

    Bom ja andei a bisbilhotar por este forum mas nao encontrei ninguem na minha exacta situação. Nós temos uma moradia. O terreno era meu, e a casa foi construida antes de casarmos portanto na teoria a casa é minha. Tudo desde o projecto da casa, a luz, a agua etc esta tudo no meu nome. No entanto o emprestimo bancario foi feito em nome dos dois. Pelo que li algures, eu teria de ir ao banco tratar das coisas para ele deixar de fazer parte do emprestimo e pelo que percebi tinha que refazer um emprestimo so em meu nome e ter a sorte de ser aceite com o meu ordenado. Mas será que alguem sabe qual é o problema do nome dele continuar no emprestimo, e ser so eu a pagar o emprestimo?Entendo que se eu morrer a casa fica paga e ele se calhar a possa vir buscar. Mas e se eu fizer um documento em como dou a casa para a minha filha ou para os meus pais em casa de minha morte?

    Alem disso há a questão do dinheiro que tenho que lhe dar. Quando foi para fazer a casa ele entrou com o mealheiro que tinha, que penso que foram 8.000€. Durante este tempo que estamos juntos o ordenado dele entra para ajudar nas despesas, mas eu muito facilmente provo que ele gastava mais do que recebia(é so mostrar os extractos bancarios)portanto a meu ver nao teria que lhe dar muito mais que os 8.000€, terei razao?

    Outra questão, eu oiço dizer que ha casais que a mulher é que ficou com a casa, e o marido tem que lhe continuar a ajudar com o emprestimo. Alguem sabe porque? Bem é mesmo so curiosidade pois eu nao quero ser sustentada por ninguem...



    E para haver divorcio ha que provar que o casal ja vive separado ha pelo menos 1 ano. Quer dizer que a pessoa que deixa a casa tem que mudar imediatamente a sua morada, pois so desta forma se consegue provar que vive separado certo?



    Obrigada a quem me puder ajudar, porque mulher prevenida vale por dois e eu quero estar o maximo informada antes de partir para alguma decisão.



    bj

  • #2
    RE: Moradia construida antes do casamento

    quanto a essas questões não sei te dizer, já experimentas-te ir a um banco perguntar?

    Outra coisa em que regime te casas-te mais ele? tens que ver isso também.

    Beijinhos.








    Afilhada: Mamã_Xana

    Comentar


    • #3
      RE: Moradia construida antes do casamento

      Olá Catarina



      Primeiro que tudo será importante saber qual é o vosso regime de casamento.

      Depois relativamente aos bens a dividir, ele pode sempre pedir metado do que foi investido, quanto ao facto de ele continuar no empréstimo e tu continuares a pagar, o problema será mais dele do que teu, pois se ele quiser contrair um empréstimo pessoalmente poderá não ter condições para tal pelo facto de ainda se mantiver no teu.

      Normalmente em caso de divórcio convem que todas as coisas fiquem bem resolvidas, até porque tens uma filha e é importante que ela seja salvaguardada.

      Quando te referes ao facto da mulher ficar com a casa e o marido pagar o divórcio eu penso que isso terá a ver com o acordo que fizeres com o teu marido.

      Acho que deverias procurar um advogado e expores toda esta situação, até porque se tem uma filhota tens também de pensar no acordão do poder paternal.



      Bjs
      Beijinhos

      Cláudia

      Comentar


      • #4
        RE: Moradia construida antes do casamento

        CAR



        Eu casei com aquele regime que só o que se compra/adquire depois do casamento é que é dos dois (desculpa mas eu confundo bue os regimes e nunca sei os nomes). Ainda ha outra coisa que eu nao me lembrei. Temos um carro que ainda está a ser pago e foi comprado depois do casamento. Eu nao quero ficar com o carro ate porque eu tenho um carro que ja era meu antes de casar e está no meu nome, se calhar vou ter que dar o dinheiro que corresponde á minha parte no pagamento do carro ate ao fim do emprestimo...(sim porque nao vou andar todos os meses a dar lhe dinheiro a ele).



        É por estas e por outras que uma pessoa tem que ponderar imenso antes de tomar uma decisão. As pessoas perguntam me como é que eu ainda estou nesta vida, e eu propria faço esta pergunta a mim, mas realmente é dificil pois nao é so dizer "estou farta" e pegar nas trouxas e ir embora, ou no meu caso fazer lhe as malas e pô las á porta, ha uma enorme questão financeira e burocratica por trás disto tudo.

        No meu caso eu estou a ver que ele é que vai sair melhor da situação, ganha muito mais que eu, se for morar para casa da mae nao paga despesas nenhumas, se for morar para um anexo que eles têm tambem nao ha de pagar despesas nenhumas. Mesmo que fique a pagar os 150€ da mensalidade inteira do carro, e a pensão de alimentos á filha, no fim do mes vai lhe sobrar imenso para ele esbanjar no que quiser. Eu, com os meus 700€ fico a pagar a prestação da casa, as despesas da casa, as despesas do carro... nao vou poder "mijar fora do penico" uma unica vez. Ja para nao falar que se os meus pais me ajudaram no divorcio um dia quero retribuir o que eles me deram.



        Outra questão, se me divorciar passo a ser uma familia monoparental? Pergunto isto porque sei que a segurança social aumenta o abono a quem é familia monoparental...



        obrigada pelo vosso apoio

        Comentar


        • #5
          RE: Moradia construida antes do casamento

          catarina.fonseca (29-09-2009)CAR







          Eu casei com aquele regime que só o que se compra/adquire depois do casamento é que é dos dois (desculpa mas eu confundo bue os regimes e nunca sei os nomes). Ainda ha outra coisa que eu nao me lembrei. Temos um carro que ainda está a ser pago e foi comprado depois do casamento. Eu nao quero ficar com o carro ate porque eu tenho um carro que ja era meu antes de casar e está no meu nome, se calhar vou ter que dar o dinheiro que corresponde á minha parte no pagamento do carro ate ao fim do emprestimo...(sim porque nao vou andar todos os meses a dar lhe dinheiro a ele).







          É por estas e por outras que uma pessoa tem que ponderar imenso antes de tomar uma decisão. As pessoas perguntam me como é que eu ainda estou nesta vida, e eu propria faço esta pergunta a mim, mas realmente é dificil pois nao é so dizer "estou farta" e pegar nas trouxas e ir embora, ou no meu caso fazer lhe as malas e pô las á porta, ha uma enorme questão financeira e burocratica por trás disto tudo.



          No meu caso eu estou a ver que ele é que vai sair melhor da situação, ganha muito mais que eu, se for morar para casa da mae nao paga despesas nenhumas, se for morar para um anexo que eles têm tambem nao ha de pagar despesas nenhumas. Mesmo que fique a pagar os 150€ da mensalidade inteira do carro, e a pensão de alimentos á filha, no fim do mes vai lhe sobrar imenso para ele esbanjar no que quiser. Eu, com os meus 700€ fico a pagar a prestação da casa, as despesas da casa, as despesas do carro... nao vou poder "mijar fora do penico" uma unica vez. Ja para nao falar que se os meus pais me ajudaram no divorcio um dia quero retribuir o que eles me deram.







          Outra questão, se me divorciar passo a ser uma familia monoparental? Pergunto isto porque sei que a segurança social aumenta o abono a quem é familia monoparental...







          obrigada pelo vosso apoio


          Olá Catarina



          O Regime que falas é de bem adquiridos, o que quer dizer que tudo o que adquiriste após o casamento é de ambos, incluíndo o carro que estão a pagar.

          A situação que falas é muito complicada e muitas vezes bem mais penalizadora para a mulher do que para o homem, pois este acaba por sair de casa, dar uma pensão à criança (quando dá) e de 15 em 15 dias faz de pai e a mãe é que acaba por suportar tudo e mais alguma coisa, quer a nível financeiro, quer a nível de educação......apesar de também existirem casos contrários.



          Relativamente ao carro que ainda estão por pagar, têm duas hipóteses, ou ele fica com o carro e paga as mensalidades em falta, sendo que nesse caso terás de ter em atenção para o facto de teres também assinado os papéis de empréstimo do carro e nesse caso também és responsável pelo capital em divida perante o banco/financiadora ou então vendem o carro, pagam o que devem e se sobrar dinheiro dividem pelos dois.

          Relativamente à casa para ficares com ela terás de fazer novas escrituras, assim como registos, mas isso só poderás fazer após o divórcio, sendo que terás de ver com um advogado quais os direitos do teu marido relativamente a essa situação.

          Depois têm de estipular uma pensão de alimentos para a filhota, tendo em conta tudo o que ela necessita, além da educação e dos médicos.



          Relativamente à família monoparental, não faço ideia como isso se processa, mas possivelmente isso terá também a ver com os teus rendimentos.



          Independentemente da tua decisão, tens de pensar no que é melhor para ti e para a tua filhota, sendo que essas situações nunca são fáceis de resolver, mais ainda quando existem filhos.



          Espero que consigas resolver as coisas da melhor maneira, no limite podes tentar ir a uma conservatória e pedir esclarecimentos e até ver se tens direito ou não a um advogado, pois com o que descreves irás certamente precisar de algum apoio mais específico.



          Um gande beijinho

          Cláudia
          Beijinhos

          Cláudia

          Comentar


          • #6
            RE: Moradia construida antes do casamento

            Obrigada CAR



            Sim de facto sei que o carro é dos 2, na minha singela ideia tambem acho que se ele ficar com o carro ele que o pague, mas nestas coisas ha tanta injustiça que nunca se sabe. Em relação ao nome em que está o carro, eu sei que o carro está no nome dele, pois como tudo o resto estava em meu nome eu fiz questão que o carro ficasse no nome dele (e quase a prever se acontecesse um divorcio ele ficasse com o carro ja k eu ja tenho um carro), agora sinceramente nao me lembro se tambem assinei o credito do carro.



            É verdade, estas coisas sao complicadas. Se calhar perguntam me porque raio esperei para ter filhos para me chatear com ele. Sinceramente se nao fosse a minha filha eu nao tinha coragem de o enfrentar. Agora tenho-a a ela e sei que nao estou sozinha. Tenho imensa pena se o nosso casamento acabar pois eu venho duma familia muito tradicional, portanto a ultima coisa que eu desejava é que a minha filha crescesse com pais divorciados, no entanto sei que isso nao é o fim do mundo e nao me venham ca com os traumas das crianças e essas coisas pois eu conheço muita gente filha de pais separados, uns deles ate mantém um casamento sólido e uma familia tradicional. Claro que nao estou a falar de crianças que veem o pai a bater na mae, a chamá la de p***, a ter amantes, a ser bêbado, essas coisas, o nosso casamento pode ser isto e aquilo, mas nunca discutimos em frente á minha filha, ele é besta ás vezes(e "bota"besta nisso!), porque quando andamos bem andamos bem. E sinceramente de todas as idades acho que esta é a melhor altura (para as crianças) para haver um divorcio, nao pequenas demais para se lembrarem que um dia o pai e a mae foram felizes juntos e moraram juntos. As crianças crescem habituadas a ver o pai a morar numa casa e a mae noutra.



            Andei a averiguar o Divorcio na Hora, que me parece ser a maneira mais rapida e simples de se obter divorcio, no entanto quando ha filhos menores implicados nao dá para obter o divorcio dessa maneira. Tb falam la se houver moradia familiar, mas nem sei se a nossa casa é moradia familiar dado que a casa é minha...



            Todo este dilema é porque eu nao quero nem por nada vender a minha casa. Foi contruída no terreno que o meu pai me deu com mt carinho, alem disso todos os pormenores dela foram escolhidos com muito amor e carinho da minha parte (e do meu marido tb e nao me faz a minima confusao lembrar me k a casa tb ja foi dele)e eu morria se tivesse que a vender, mas de facto seria tudo mais fácil. No sitio que ela está, com o terreno que ela tem e o tamanho que ela tem, sei que valeria uns 200.000€ (ja ma quiseram comprar) e com esse dinheiro pagava os 80.000€ que devo ao banco, ainda dividiamos o que sobrasse para cada um, iria viver para um apartamento mais baratinho e voilá, feliz para sempre.

            Mas é a vida, e como eu costumo pensar, "cada um deita-se na cama que fez" e esta foi a cama que eu fiz para mim!



            beijos e obrigada pelo apoio

            Comentar


            • #7
              RE: Moradia construida antes do casamento

              Olá Catarina



              Primeiro não tens de agradecer por nada, estamos aqui para nos ajudarmos umas às outras, é para isso que serve este fórum para a partilha.

              Quanto ao carro e independentemente de ele estar em nome dele, provavelmente tiveste de assinar para a concessão do crédito pois já estavas casada, assim convem verificares essa situação para te acautelares.

              O divórcio na hora só é possivel quando não existem filhos, no vosso caso o Acordão do Poder Paternal (que agora tem outro nome) tem de ir sempre ao Tribunal de Menores, daí que tenhas sempre de ir à conservatória.

              Relativamente à morada de fanília, eu acho que apesar da casa ser tua, por ter sido comprada antes do casamento não invalida que não seja morada de família, daí que essa situação também tem de ser visto por alguém entendido, sendo que agora também dependerá dele e do que ele pretender. Tu não és obrigada a vender a casa, mas no limite poderás ter de lhe dar algum dinheiro pela mesma.

              E já agora e como tu dizes o divórcio não é o fim do mundo mesmo, mas o mais importante de tudo é que vocês tenham sempre um bom relacionamento em prol da vossa filhota. O importante é salvaguardarem sempre o bem estar dela, pois ela é o mais importante na vida.



              Espero que consigas resolver a tua situação da melhor maneira, se fores para a frente com o divórcio ainda existe muitas coisas para fazeres e para tratares, infelizmente é algo que te vai dar muito trabalho ainda, mas tu melhor que ninguém saberás que é o melhor para ti.



              Beijinhos



              Cláudia
              Beijinhos

              Cláudia

              Comentar


              • #8
                RE: Moradia construida antes do casamento

                olá catarina...

                não passei por um divorcio, mas tratei do divorcio do meu irmão...pelo que estou minimamente a par do que poderá acontecer!!!! tb alerto que nos divórcios sejam eles quais forem e como forem alguma das partes fica sempre mais prejudicada.

                Pelo que entendi o terreno era teu mas a construção da moradia foi feita com empréstimo correcto??!! se axim for o valor do terreno ninguem te tira pk é teu. Kto á casa, esta será sempre dos dois. caso ele prove o dinheiro investido na casa ele poderá reaver o dinheiro e embora ele gastasse mais dinheiro que tu isso em nada conta, infelizmente....

                caso fiques tu com a casa, tens de lhe dar metade do seu valor menos o valor do terreno....as contas serão +/- estas....

                Kt ao emprestimo se ficares com a casa terás de ficar sozinha pk essa responsabilidade passará a ser tua pois a casa será para ti....

                Dp de casada no teu regime, embora estejam as coisas em teu nome ou no nome dele é tudo dividido pela metade....não tens outra solução...caso ele fique com o carro terás de pagar metade do valor do carro e ele suportar as mensalidades.

                o melhor seria sentarem se e acordarem da melhor maneira tudo....

                beijinhos e boa sorte...

                Comentar


                • #9
                  RE: Moradia construida antes do casamento





                  caso fiques tu com a casa, tens de lhe dar metade do seu valor menos o valor do terreno....as contas serão +/- estas....





                  Bidu,

                  Desculpa, mas falta aqui algo importante, primeiro o valor a "dar" à casa deverá ser encontrado (como valor Justo ) pelos 2, caso isso não aconteça, tem que ir um avaliador do banco onde têm o emprestimo, depois de saber esse valor é ABATIDO O VALOR DA DIVIDA que é com toda a razao que disseste é suportada por quem ficar com a casa e sem a ajuda do outro elemento. Imaginemos, e falo do meu caso que foi real, o valor inicial da minha casa foi 15.500 contos, passado 2 anos (quando o divorcio se deu) tivemos que acordar um valor de "venda" ficticia, mas não deixava de ser um valor de venda, é como se imaginassemos que a queriamos vender os 2 a terceiros, ele nao baixou dos 17mil contos, eu não concordei com o valor, mas falei com o meu banco que me disse nestas situaçoes quando não ha entendimento das partes, quem tem que fazer a avaliaçao é o banco e temos que nos redigir por esse valor (como na altura as casas valiam mais né, a minha amiga do banco disse.me que não era bom eu deixar o avaliador ir la, que no minimo a casa saltava para os 19 mil contos) eu aceitei os 17mil contos, e entao foi assim, deste valor excluiu-se os 15 mil contos que ainda havia em divida, com uma declaraçao de divida passada pelo banco (valor esse que iria ser eu unicamente a suportar da altura do divorcio para a frente) o que ficou a faltar 2000 cts, 1000 eram meus e 1000 eram dele, foi este o valor que eu tive que lhe dar, mas metade do valor de todos os bens que estavam declarados na relaçao de bens, valores esses que tambem sao acordados pelos (minha linda, é uma fase horrivel, mt má mesmo prepara-te para este materioalismo todo).



                  O que eu posso estar a ver aqui no caso da catarina de diferente é que do valor que for avaliado a casa, retira-se o valor de avaliaçao do terreno, sem a casa porque ela não pagou o terreno,(só nao precisa de avaliaçao do terreno se conseguirem justificar a compra do terreno pelo valor X) e retira-se tambem o valor de investimento dele 8000 contos , depois o restante retira-se a divida que existe ao banco do emprestimo, e só depois é que o valor é "dividido" em 2 para a saber a parte que cabe a cada um. Isto é mt complicado :S tb não sei se me estou a fazer entender catarina e bidu, mas mandem msg caso tenham duvidas de algo.



                  Depois ha outra situaçao, a casa a 1ª pessoa com direito à casa de morada de familia é quem fica com os filhos, mas caso esta não tenha emprestimo aceite no banco para ela sozinha, a 2º pessoa com direito a ficar com a casa é o conjuge, caso este não tenha interesse, depois é que vai para venda. complicado



                  Amiga, um conselho, se a casa vale assim tanto, tenta tu perceber qt devem do emprestimo e tenta chegar a brasa a tua sardinha sem lhe dares a conhecer os valores altos senão tens que lhe dar muito dinheiro. Tennta lançar logo um valor mais proximo do valor que ainda se encontra em divida do emprestimo.

                  Se chegares a fazer relaçao de bens (caso resolvas mesmo partir para o divorcio) nao te eskeças de lutar sempre por um valor mais baixo daquilo que vai ficar pk depois da soma final, esse valor tb tem que ser dividido pelos 2

                  e se deres um valor baixo, ele leva pouco, se deres um valor alto.... ele leva mt...



                  Quanto ao carro, isso é mt relativo depende do que acordarem , o meu carro tb tinha divida na altura ,por acaso ele como sabia k eu keria mt ficar com a casa, jogou com isso, fez-me aceitar 17 mil contos pela casa e o carro ser dele sem entrar em partilhas e eu... fui obrigada a aceitar, senao ele exgia o avaliador

                  :S e podia faze-lo, mas se assim não fosse, o carro entrava na relaçao de ben, mas o valor que nakela altura valia, a divida, éra sempre suportada pela parte k fica com o bem. Tal como se passa com a casa.



                  Espero que me tenha feito entender





                  Catarina



                  Farias parte de uma familia monoparental sim, e para esclarecimento disso, lê o que abaixo indico.





                  MAJORAÇÃO DO ABONO DE FAMÍLIA NAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS



                  O montante do Abono de Família é majorado em 20%, quando se trate de agregados familiares monoparentais constítuidos por:



                  - Crianças e jovens com direito ao Abono de Família que vivam em economia familiar com um único parente ou afim em linha recta ascendente ou em linha colateral, até ao 2.º grau, ou equiparado.









                  Beijinhos

                  Sara




                  sara

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Moradia construida antes do casamento

                    Obrigada mais uma vez



                    Falam em avaliadores e etc....

                    Do banco durante a construção foram la avaliar e eu até me ri pois na altura a casa so tinha pilares e telhado e avaliaram aquilo numa brutidade, tipo 80.000€ ou coisa assim. No fim da casa feita sinceramente nao sei se houve outra avaliação...mas deve ter havido pois as avaliações serviam para o banco "libertar" nova tranche do dinheiro do emprestimo, ou seja so no fim de avaliarem e verem que a casa valia muito é que davam o dinheiro.

                    No que toca a finanças tambem recebi um papel com o valor tributário (????) o terreno 11.000€ e a casa 85.000€ e novamente me ri pois ambas as coisas custaram muito mais que isso, no entanto é bom a avaliação por parte das finanças ser assim baixa pois é da maneira que mais tarde não pago tanto Imposto Municipal Imoveis.



                    Bom adiante.

                    Isto é o seguinte, às vezes quando nos chateamos e ele vem com os seus joguinhos psicologicos que pega nas malas e vai para casa da mãe (que é so garganta) ele diz sempre "dás me o dinheiro que eu trouxe e levo o carro e nunca mais preciso de te pôr os olhos em cima, nao quero saber da casa para nada" mas claaaaaaaro que nós sabemos que quando a coisa dá mesmo para o torto afinal ja querem saber da casa! E se ele tiver para imbirrar vai esmiuçar tudo e ver tudo o que me pode chupar (salvo seja). No entanto se ele tiver no minimo 2 dedinhos de consciencia, vai ver que teve uma vida que nem um lorde, os meus pais ajudaram nos (e a ele) tanto, pagaram nos tanta coisa e deram tanta tanta coisa, e no minimo o que ele pode fazer é nao se armar em ca*** cá para o nosso lado (mas sim nao estou á espera disso).



                    Engraçado como havia uma maneira tão simples de fazer a coisa. Ao casarmos podia ter feito um acordo pré nupcial a ver com a casa. Era tão simples. Mas claro só nos lembramos destas coisas no fim.

                    O nosso romance foi o tipico romance de menina rica que se apaixona por rapaz pobrezinho ou vice versa e nessas alturas nós só pensamos é em partilhar, partilhar e não queria que ele pensasse que eu pensasse que ele so estava comigo pelo dinheiro....

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Moradia construida antes do casamento

                      olá mais uma vez catarina...



                      pois....temos sempre que nos salvaguardar bem antes do casamento e o divórcio do meu irmão fez me alertar para essas situações....infelizmente tu não te precaveste da hipotetica hipotese de passares por um divórcio...



                      infelizmente, ou levas as coisas a bem e tentas ao maximo resolver as situações materiais a bem....conversando, ou no teu caso, se vai para tribunal quem vai lucrar mm será o teu ex.... na altura do divórcio/divisão de bens as pessoas mudam muito e a posse de bens materiais fala sempre mais alto...por isso tenta a bem nem que cedas em algumas coisas....quanto á avaliação nas finanças em nada vai servir em caso de divórcio..o que conta mm é a avaliação do banco...cuidado!!!!



                      aconselho te vivamente a ires falar com um advogado e expores toda a situação...ele vai ajudar te a preparar o pedido de divórcio....pode ser que ele te dê algumas luzes para saires a ganhar!!!



                      espero que consigas de alguma maneira não sair prejudicada....força!!!

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X