Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Quanto custa um divórcio

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Quanto custa um divórcio

    Alguem quer aqui expôr aqui a" factura" do divórcio? As pessoas costumam dizer que gastam mais para se divorciar do que pagaram para se casar, é verdade?

    Estou prestes a embarcar nesta viagem e assusta me um bocado os custos que isto tudo vai ter. Ja agora podem me explicar que tipos de divorcios ha? É que eu vejo pessoas a entenderem se a bem e vejo outras pessoas a andarem em tribunais por causa dos filhos...Temos uma filha com 1 anos e por mim as coisas serão resolvidas o melhor possivel. A unica coisa que eu nao queria era ficar sem ela os fins de semana todos, porque durante a semana por causa do trabalho o tempos ja é tão pouco...

    Outra coisa é a divisão de bens. Nós temos uma moradia que foi construida antes de casarmos. O terreno era meu e a casa portanto era minha. Entretanto casámos, e como ele é um manipulador nato, fez com que nos casássemos em regime geral, para quem nao sabe é aquela situação de tudo dos tempos de solteiro passa a ser dos dois. Portanto a casa passaria a ser dos 2. Mas entretnato, e graças a deus o presidente cavaco mudou a lei do divórcio, e portanto, em caso de morte sim sr o regime geral vigora, mas em caso de divórcio passamos a ficar na situação de "bens adquiridos" ou seja, so o que foi adquirido depois do casamento é que é dos 2. Portanto neste momento a casa é minha, e pelo que sei apenas temos que ver a situação do emprestimo bancario, e pelo que me explicaram temos que ver quanto dinheiro do emprestimo ja foi pago ap banco, e dividir esse valor por 2, esse resultado é a parte que tenho que lhe dar. Como ele entrou com 10.000€ no inicio da construção da casa, esses 10.000€ tambem têm que ser devolvidos. Mas...entretanto, depois de casa comprámos carro. O carro logo se combinou que um dia em caso de separação seria dele pois eu ja tenho um carro (em nome do meu pai), portanto ele fica com o popó mas tem que me dar metade do valor dele porque foi adquirido depois de casados. Agora outra situação que me incomoda é o emprestimo da casa. O correcto (e quem nao me convinha nada) será ele sair do empréstimo, ja que a casa e o pagamento vai ficar por só minha conta e pelo que sei isto implica fazer novo emprestimo em que haja um unico titular, EU. O problema é que....se calhar ja nao vou apanhar spreads nem juros como tenho agora, estou a pagar menos 200€ por mes do que pagava em 2008 e se fizer novo emprestimo se calhar vou voltar a ter uma prestação enorme e eu sozinha, com um ordenado de 700€....Tambem sei que posso ter a majoração do abono de familia, mas ate la chegar vou ter que esperar muito, pois so no ano que vem farei IRS sozinha e poderei mostrar provas à segurança social que sou familia monoparental...a ideia de me sustentar sozinha assusta me...

    JA agora se disse alguma coisa mal corrijam me pois neste momento preciso mesmo de saber o que está correcto na lei!



    beijinhos e obrigada
    Positivo a 20/01/2013
    My Ovulation Chart





    Sou afilhada da gravidérrima Pocas com muito orgulho!!!
    Madrinha da graviduxa babydust e da Anitaluzz que daqui a nada tambem vai ter a sua estrelinha!!!

  • #2
    RE: Quanto custa um divórcio

    Não te posso ajudar em grande coisa, mas realmente parece que o divórcio é mesmo mais caro que o casamento. Ouvi dizer que era à volta dos 300 euros. Não sei se é verdade. Mas é 300 euros a decidir pelos 2. Acho que o que pode trazer mais problemas serão os filhos, ou seja, a regulação do poder paternal. Mas, se se entenderem, as coisas serão mais fáceis de resolver. Quanto aos bens, só mesmo um advogado ou alguém com experiência no assunto para te esclarecer.



    Que tudo se resolva civilizadamente, a bem de todos.
    Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

    Comentar


    • #3
      RE: Quanto custa um divórcio

      Finalmente dei o passo. Pus fim a uma vida miserável, onde nao havia respeito (respeito dele por mim porque da minha parte ele sempre teve tudo), eu fiquei com marcas na minha vida e personalidade que agora vao ser dificeis de apagar, mas com o tempo tudo irá sarar.

      La em casa apenas havia uma figura masculina a pairar, e so pairava mesmo de vez em quando. Nao havia um marido nem um pai. É pena que as pessoas so abram os olhos tarde, mas ele agora quer ser um pai a sério, e felizmente temos conseguido entendermo nos muito bem como amigos. Ficou logo tudo decidido em relação à nossa filha.

      Eu estou destroçada, vivo crises de ansiedade e nao consigo dormir sem a ajuda de comprimidos...se eu estou assim nem imagino como ele está, nao posso mentir e dizer que me estou a rir dele estar a sofrer, ate nesta situação eu sou uma burrinha, porque era isso e so isso que ele merecia, mas nao, eu sofro porque o vejo sofrer, mas nada disso vai fazer a minha palavra atrás.

      Foram muitos anos de violência psicologica, e as vezes algo mais do que psicologica e o pior é que ficamos tão fraquinhas que eles depois pisam nos à grande e fazem o que querem, mas minhas amigas temos que ter força, e o que me deu força foi a minha filha, ele ate hoje esta parvo como é que eu fui capaz de o deixar, mas é assim a vida, eu meti na minha cabeça que tinha direito a ser feliz, alem disso o amor estava se a apagar, so podia, tantos maus tratos sem uma ponta ou gesto de carinho ou retribuição por tudo o que eu fazia pelo nosso casamento e familia...

      Muitas vezes eu li relatos de outras pessoas que viveram grandes infernos, bem piores que os meus, e eu admirava essas pessoas pela coragem que tiveram, e sei que relatos desses são coragem a outras mulheres que vivem a mesma situação, e hoje sou eu que conto a minha historia e digo, minhas queridas nao pensem que estão condenadas a viver o resto das vossas vidas na infelicidade! Eu consegui! Voces tambem conseguem!

      Obrigada pelas vossas palavras de apoio e espero vir ca mais vezes contar das minhas novas dificuldades ou felicidades!
      Positivo a 20/01/2013
      My Ovulation Chart





      Sou afilhada da gravidérrima Pocas com muito orgulho!!!
      Madrinha da graviduxa babydust e da Anitaluzz que daqui a nada tambem vai ter a sua estrelinha!!!

      Comentar


      • #4
        RE: Quanto custa um divórcio

        Maria Teresa, não tenho grande coisa para lhe dizer a não ser desejar-lhe a maior das forças na sua caminhada.

        Chego a invejar a coragem de quem consegue cortar com tudo, às vezes mesmo com o amor.



        Força e ânimo, muita coragem e um sorriso nos lábios.

        Vai conseguir ser muito feliz.






        Comentar


        • #5
          RE: Quanto custa um divórcio

          Pois é Maria a vida não é fácil e as separações tb não.

          Pois eu ando num divorcio litigioso ( infelizmente ainda estava em votação o divorcio sem mutuo consentimento ) e até hoje ja gastei mais coisa menos coisa 5.000€ só para advogados.

          Tenho tido apoio judiciário, para despesas e custas de tribunais.

          Continua com força porque tudo se resolve junto envio o endereço do meu blog , vê por ti como tem sido a minha separação.



          Continua e acredita que tens direito a ser feliz , se ele anda triste deixa não caias na tentação de voltar atras, as pessoas assim não mudam e com o tempo piora acredita.

          Tem fé e forças para resistir mas lembra te que quando estavas com ele, deves ter chorado e sofrido muito e ele não se importou por isso não amoleças porque quando se vêem encostados a paredes choram muito e sofrem mas esqueçem o que nós já sofremos!!

          Força vais conseguir





          Kristina
          kristina

          Comentar


          • #6
            RE: Quanto custa um divórcio

            Ola kristinapatinha



            Ja dei uma olhadela ao teu blog, e como me arrepiei, realmente quanta injustiça, olha eu aguentei 4 anos de casamento e penso que sofri imenso, mas imaginar 17 anos dessa vida...meu deus!!

            Lamento imenso pelo que estás a passar, nem imagino a tua dor! Mas diz-me, ja tens algum novo amor na tua vida?

            Estou a ver que no meu caso vai ser mais fácil. O meu ex é do tipo que impõe para os outros um ar muito superior, mas o que ele se sente mesmo é inferior a tudo e todos, é um complexo bem complicado o dele! Sempre me tratou mal e nunca soube viver para a esposa e familia, mas agora o jogo virou e eu ganhei a coragem que ele nunca sonhou que eu teria, como ele proprio diz, eu tirei lhe o tapete debaixo dos pés...ele ficou completamento apático, agora está tipo cãozinho com rabinho entre as pernas, ai inicio ainda rogou muito pelo meu perdão e assumiu toda a culpa mas eu nao sou parva nenhuma, e vejo o futuro lindo que ainda tenho à minha frente. Temos nos entendido bastante bem como amigos, tudo por causa da nossa filha, claro que a minha amizade com ele acaba aí, nao vou agora ser a melhor amiga dele, muito pelo contrário, quanto menos vezes o vejo melhor! Nao que tenha medo de cair na tentação (que tentação???) ja nao o amo e estou a viver uma fase maravilhosa, mando em mim, mando na minha casa, ja nao vivo com medo, enfim estou bem mesmo estando em processo de divórcio. Claro que ajuda muito ter uma filha bebé que nao percebe nada do que se está a passar e por isso tambem não toma partidos!

            Agora o meu desejo é que o divórcio saia o quanto antes para eu ficar então em paz comigo mesma!

            Entretanto conheci uma pessoa maravilhosa, que luz que apareceu na minha vida, nada se passa ainda entre nós mas eu ando completamente nas nuvens, realmente uma pessoa andava cega e achava que os homens eram todos iguais, mas qual quê!! Nunca pensei que isto me acontecesse assim tao rapido, mas nós não mandamos nestas coisas! Eu ando por mil e uma razões muito feliz, nao sei se toda a gente que se divorcia fica tão bem como eu estou, mas eu costumo pensar que fiz o luto do divórcio ainda casada, e agora ja chorei tudo o que tinha a chorar!

            Um grande beijinho a todas e nunca desistam de buscar a felicidade!
            Positivo a 20/01/2013
            My Ovulation Chart





            Sou afilhada da gravidérrima Pocas com muito orgulho!!!
            Madrinha da graviduxa babydust e da Anitaluzz que daqui a nada tambem vai ter a sua estrelinha!!!

            Comentar


            • #7
              RE: Quanto custa um divórcio

              É engraçado como ao ler a tua mensagem me revejo é exactamente como me senti quando me separei:P

              Receosa com o que o futuro me reservava nos primeiros dias depois o alivio quando comecei a seguir um caminho e depois a felicidade!

              Sim o luto nós fizemos antes ainda de casada porque pensamos muito antes de tomar A decisão eles não pensam que somos dado adquiridos então puxamos o tapete ao ver deles , mas cuidado porque no inicio ficam meio apáticos mas depois quando vêem que já não há hipótese de voltar e sobre tudo quando vêem outra pessoa na nossa vida parecem lobos enraivecidos e tudo fazem para nos prejudicar!

              Sim tambem eu conheci a minha Luz , pouco tempo depois da separação , digo Luz porque o apelido é mesmo Luz mas foi a Luz da minha vida que voltou a brilhar

              Tem sido o meu amparo o meu porto de abrigo nesta minha jornada e não me arrependo de nada!!

              Talvez me tenha arrependido de ter esperado tempo demais , tentei em vão salvar um casamento sem salvação e perdi os meus melhores anos da minha vida! Posso dizer que sou afortunada porque como costumam dizer " Deus fechou me uma porta mas abriu me uma janela " e que janela!!

              A quem ler este comentário e outros que faça passem pelo meu blog



              e deixem comentários agradeço toda a força que me possam dar porque muita vezes é aí que vou buscar as minhas forças .Obrigado
              kristina

              Comentar


              • #8
                Ola kristina

                Engraçado...entrei neste forum passado tanto tempo e fui ler as coisas que escrevi na altura.
                Relembrei-me de ti e do teu caso e o meu coração ficou apertado :/ Como estão as coisas no teu caso?
                Felizmente as coisas comigo correram da melhor maneira possivel. Logo após a separação o divorcio foi tratado. A nossa filha ficou comigo, e com aquelas visitas ao pai do costume, fim de semana sim, fim de semana nao e uma 2f de vez em quando. Eu pus um sorriso na cara e ergui a minha cabeça e continuei com a minha vida, a lutar para ser feliz. Pouco tempo depois, e inesperadamente o amor bateu-me à porta. Hoje posso-te dizer que estamos a viver juntos, e ele é a pessoa mais maravilhosa à face da Terra, é um padrasto 20 estrelas para a minha filha, e nao ha nada mas mesmo nada que ele nao faça por ela. Hoje, finalmente sei o que é carinho, respeito, cumplicidade, amor, todas essas coisas que eu so conhecia por ver nos outros casais. Digo com toda a certeza que finalmente encontrei a minha alma gémea. Há marcas do meu passado que ainda por cá andam, como tu tão bem sabes, os maus tratos deixam marcas profundas, mas aos poucos vou-me conseguindo transformar numa pessoa normal, sem medo de fazer isto ou aquilo com medo...
                Hoje sim, sou feliz
                Desculpa, apenas apeteceu-me partilhar, nao so contigo mas a todas as pessoas que passaram pela amargura do divórcio e de uma vida a dois miserável. Há vida alem divorcio sim senhores, e todos nós podemos ser felizes! às vezes a felicidade está mesmo ali ao virar a esquina e nós nem sonhamos! Eu sou a prova viva disso!!!

                beijinhos
                Positivo a 20/01/2013
                My Ovulation Chart





                Sou afilhada da gravidérrima Pocas com muito orgulho!!!
                Madrinha da graviduxa babydust e da Anitaluzz que daqui a nada tambem vai ter a sua estrelinha!!!

                Comentar


                • #9
                  Parabéns!

                  É tão, mas tão bom ler histórias de vida de coragem e sucesso. Parabéns pela coragem e obrigada pela partilha. É uma alegria ver que é possível mudar e ser feliz.

                  Muitas felicidades

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por isa.2009 Ver Mensagem
                    Parabéns!

                    É tão, mas tão bom ler histórias de vida de coragem e sucesso. Parabéns pela coragem e obrigada pela partilha. É uma alegria ver que é possível mudar e ser feliz.

                    Muitas felicidades
                    Obrigada isa
                    E um ano e 3 meses depois de ter escrito esse comentario anterior casei com a minha alma gemea
                    É tao bom ser feliz!!!!

                    beijinhos
                    Positivo a 20/01/2013
                    My Ovulation Chart





                    Sou afilhada da gravidérrima Pocas com muito orgulho!!!
                    Madrinha da graviduxa babydust e da Anitaluzz que daqui a nada tambem vai ter a sua estrelinha!!!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X