Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Opiniões, p.f.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Opiniões, p.f.

    Qual a vossa experiência, ou opinião, sobre o que fazer quando os miúdos não querem ir com o pai nas visitas semanais e fim-de-semana?
    Nas últimas semanas o meu filhote (pouco mais de 2 anos) tem feito resistência, tendo mesmo não ido. É uma situação difícil de gerir. Quero que ele vá (embora me custe imenso ficar sem ele), mas não quero impor essa ida, não quero que sinta que o obrigo a ir.

    Que me dizem?

  • #2
    Olá Isa,

    É perfeitamente normal. Não conheço uma criança que não faça isso. Muitas vezes é comodismo porque estão no seu cantinho e não lhes apetece simplesmente...

    A Mb ainda hoje me disse que não quer ir amanhã para o pai... ou que se for quer vir dormir a casa. Eu simplesmente não dou muito andamento. Digo-lhe que sei que ela se diverte por lá e que gosta de lá estar (porque sei). Que vai matar saudades e que depois volta . Sem dramas... Cada vez ela tem vindo a diminuir mais esses queixas de que não quer ir. Nunca a deixei ficar porque sei que ela está de facto bem! Que lhe passa passado uns minutos e que lhe faz bem!

    Durante um certo período ainda achei que ela aceitava a ida como uma obrigação. Agora não, acho que tb é forma de miminho e que ela vai com gosto embora goste de fazer um belo drama à volta do assunto...

    Se tens confiança que o teu menino está bem, que se diverte e que lhe faz bem, não dês muita importÂncia a isso. Diz-lhe simplesmente que o papá tem saudades e que ele tb tem saudades, que vai passar o fds e depois volta.. mas sem grandes dramas nem tão pouco lhe dês muito azo a isso.

    Agora, se achas que há algo por trás dessa resistência.... aí tens que ver e procurar saber o que se passa para poderes tomar as devidas medidas.


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Hoje eu ainda lhe disse para se não quer dormir em casa do pai para dizer isso ao pai... ao que me responde que ele pergunta sempre porquê e eu disse-lhe que ele pergunta muito bem e pedi-lhe para me explicar o porquê e ela disse que era por nada que queria miminhos da mamã (manipulanço do grande...) e depois ela p´rópria mudou de assunto...


      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

      Comentar


      • #4
        Obrigada Mb

        Eu acredito que fica bem, deve ser mesmo mimo.

        Que não quer ir, que quer a mãe e ficar em casa...

        Eu não queria era o papel de "o forçar" (já fiz e fiquei a pensar se seria correcto da minha parte) quando ele fica em silêncio, de olhar baixo ou a olhar de canto e as lágrimas cairem.

        Vamos ver como corre hoje.

        Beijinhos (és linda, apesar do teu carrocel, tens sempre uma palavra boa).

        Comentar


        • #5
          Quando me separei avisaram-me logo que isso ia acontecer. Todas as pessoas que conheço divorciadas acontece-lhe ou já aconteceu.
          Não tenhas esse peso em cima de ti.
          Se ele está bem. Se se diverte é mesmo só miminho... e tb lhe faz bem estar com o pai.

          Beijos!

          (Nem te digo nada do meu carrocel... é a loucura mas acho que estou a ficar dormente e já não enjoo )


          \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

          \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

          Comentar


          • #6
            Olá Isa,

            Vou dar a minha opinião que vale o que vale. Cada caso é um caso (bolas! dois clichés de seguida! a ver se não escrevo mais nenhum!).

            É normal até nos melhores relacionamentos entre mãe/pai e filho(a) que esta resistência surja de vez em quando. Talvez seja comodismo "estou bem aqui, nem contigo (o progenitor do momento) ia agora para a rua", outras é uma forma de testar o carinho ou a atenção quer de com quem vive quer de com quem vai de 15/15 ou whatever. Tenho um amigo que ficou com a filha, foi a mãe que se desvinculou (diria a 90%... também há simples dadoras de ADN, chamo-lhes eu). Um dia a ex dele encontrou-me e questionei-a porque não levava mais vezes a filha (nem sequer fins de semana) e a pessoa respondeu "porque ela pede logo o pai". Pudera! Mas quem quer ir com alguém que nos mostra não nos querer? Isso aconteceu com o meu filho. Adiante... que a minha história está noutro tópico.

            Quando a resistência para não ir é acompanhada de outras reacções que não apenas a declaração de "não quero" há que estar atenta a outras causas sim. O que eu faço hoje em dia é dizer aos meus filhos que não os obrigo a ir ao pai. A minha menina tem estado doente com gripe (das fortes) e ainda não sei como estará amanhã e, ela que sempre foi "menina do papá" tem vindo a desvincular-se dele lentamente. Não tive nada a ver com isso. As crianças têm de ser nutridas com atenção e se não são... Ela disse-me que se estiver ainda doente quer ficar comigo e acrescentou "sempre disseste que não nos obrigas a ir". Logo se verá. É o pai que tem de intervir, de convencer, de mostrar que quer os filhos, que tem saudades deles e fica feliz ao lado deles. É da reciprocidade que se fortalece o amor... seja ele qual for. Os pais não devem ser meros cumpridores de papéis de regulação parental...

            (Já agora que "carrocel" é este? se posso perguntar )
            Ultima edição por suzhelen; 02-03-2012, 18:32.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
              Olá Isa,

              Vou dar a minha opinião que vale o que vale. Cada caso é um caso (bolas! dois clichés de seguida! a ver se não escrevo mais nenhum!).

              É normal até nos melhores relacionamentos entre mãe/pai e filho(a) que esta resistência surja de vez em quando. Talvez seja comodismo "estou bem aqui, nem contigo (o progenitor do momento) ia agora para a rua", outras é uma forma de testar o carinho ou a atenção quer de com quem vive quer de com quem vai de 15/15 ou whatever. Tenho um amigo que ficou com a filha, foi a mãe que se desvinculou (diria a 90%... também há simples dadoras de ADN, chamo-lhes eu). Um dia a ex dele encontrou-me e questionei-a porque não levava mais vezes a filha (nem sequer fins de semana) e a pessoa respondeu "porque ela pede logo o pai". Pudera! Mas quem quer ir com alguém que nos mostra não nos querer? Isso aconteceu com o meu filho. Adiante... que a minha história está noutro tópico.

              Quando a resistência para não ir é acompanhada de outras reacções que não apenas a declaração de "não quero" há que estar atenta a outras causas sim. O que eu faço hoje em dia é dizer aos meus filhos que não os obrigo a ir ao pai. A minha menina tem estado doente com gripe (das fortes) e ainda não sei como estará amanhã e, ela que sempre foi "menina do papá" tem vindo a desvincular-se dele lentamente. Não tive nada a ver com isso. As crianças têm de ser nutridas com atenção e se não são... Ela disse-me que se estiver ainda doente quer ficar comigo e acrescentou "sempre disseste que não nos obrigas a ir". Logo se verá. É o pai que tem de intervir, de convencer, de mostrar que quer os filhos, que tem saudades deles e fica feliz ao lado deles. É da reciprocidade que se fortalece o amor... seja ele qual for. Os pais não devem ser meros cumpridores de papéis de regulação parental...

              (Já agora que "carrocel" é este? se posso perguntar )
              Olá Suz,

              Concordo contigo. A tua situação, infelizmente, é muito particular... Mas em qq situação o pai não pode ser um mero cumpridor de um papel que até parece que lhe foi imposto... no fundo é o que o meu ex faz aundo lhe pergunta porque é que ela não quer ir ou porque quer voltar para casa da mãe... tenta saber o que não está bem ou o que lhe faz falta (acho eu....).

              O carrocel é a minha vida emocional... que infelizmente não posso partilhar aqui porque tenho cuscos que vêm cá só para sbaer o que escrevo...


              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

              Comentar


              • #8
                MB, se calhar também tenho cromos de viagens de carrocel para trocar... Enfim... Se calhar faz parte da vida.

                Comentar


                • #9
                  Os teus são bem mais complicados que os meus... Os meus foram más opções minhas... os teus não! Mas vivo com aquilo que tenho...


                  \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                  \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                  Comentar


                  • #10
                    Obrigada, suzhelen.

                    Gosto de te ler (sigo o teu tópico com atenção). És de armas. Parabéns.

                    O pai até faz essa "conquista" e o miúdo ia sempre muito bem. Agora é que mudou o comportamento. Não creio que se tenha passado algo de especial (faz queixinhas, mas tambem faz queixinhas do michey e do gato das botas...) e será mesmo uma fase de mais miminho.


                    Comentar


                    • #11
                      MB,
                      Não me referia a esse cromo (embora fosse o que se me "colou" mais tempo). Mas aqui não posso adiantar-me mais na caderneta...

                      Boa sorte para ti! Pelo que te leio, além de gira (que sei), és excelente pessoa. Se não vem num cavalo branco, quem sabe não terá um carro dessa cor

                      Comentar


                      • #12
                        Isa,

                        O que interessa é que eles (os filhos) tenham sempre um modelo de confiança (que há crianças que, infelizmente, não têm nenhum). Os meus filhos, mesmo nos dias que vão entusiasmados para o pai dizem-me sempre "nós vamos para o pai mas depois voltamos para ti". Somos a terra firme e conhecida se eles nadam de vez em quando no mar (dos dias) do pai. Estamos cá sempre. E é importante que nós saibamos transmitir-lhes essa confiança (se minimamente a temos) que vai correr bem, que eles não nos sintam ainda mais angustiadas que eles. E se eles forem bem, nós bem ficaremos. Porque eles voltam

                        Comentar


                        • #13
                          Só uma ideia, e já sei que me vão dizer que nem todas têm possibilidade €€€ para fazer esta rotina, mas... tenho um casal amigo que se separou, com 2 filhos. A casa de família, não ficou nem para a mulher nem para o marido, ficou para os filhos e quem visita quem são os pais. Os filhos estão sempre na mesma casa e ora passa lá o fim-de-semana o pai, ora passa a semana a mãe.
                          Nunca vi ninguém com este 'método' mas pelo que vejo as crianças apesar de conhecerem a situação dos pais ficam menos fragilizadas porque nunca saem do espaço e da casa que sempre conheceram. Acho uma ideia gira...

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
                            MB,
                            Não me referia a esse cromo (embora fosse o que se me "colou" mais tempo). Mas aqui não posso adiantar-me mais na caderneta...

                            Boa sorte para ti! Pelo que te leio, além de gira (que sei), és excelente pessoa. Se não vem num cavalo branco, quem sabe não terá um carro dessa cor
                            ´Pois percebo-te....

                            és uma mulher de armas! Tens feito um longo e duro percurso... vou-te lendo... nem sempre comento pois sinto-me pequena ao lado de tanta coisa...

                            Gira? Já fui querida... já fui... e deixa lá os cavalos e carros brancos... fazem-me cabelos brancos


                            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por IMBS Ver Mensagem
                              Só uma ideia, e já sei que me vão dizer que nem todas têm possibilidade €€€ para fazer esta rotina, mas... tenho um casal amigo que se separou, com 2 filhos. A casa de família, não ficou nem para a mulher nem para o marido, ficou para os filhos e quem visita quem são os pais. Os filhos estão sempre na mesma casa e ora passa lá o fim-de-semana o pai, ora passa a semana a mãe.
                              Nunca vi ninguém com este 'método' mas pelo que vejo as crianças apesar de conhecerem a situação dos pais ficam menos fragilizadas porque nunca saem do espaço e da casa que sempre conheceram. Acho uma ideia gira...
                              Sinceramente é a minha opinião e vale o que vale: acho um perfeito absurdo! Pai e mãe precisam de ter o seu espaço tb para reconstruirem as suas vidas, serem felizes e fazerem crianças felizes. A mudança de casa causa trauma a nenhuma criança... os comportametos dos envolvidos é que pode ou não causar.


                              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X