Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mães a tempo inteiro. Porquê?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

    Olá!

    Estive a ler as vossas respostas e decidi postar porque a minha história é um bocado diferente.

    Sempre sonhei ser eu a educar os meus filhos, mas na verdade nunca pensei que tal fosse possível.

    Sou advogada e trabalho sozinha por conta própria. Quando estava grávida, arranjei 2 part-time que me ajudaram a concretizar esse meu sonho, decisão igualmente apoioada pelo meu marido: sou professora online e dou formação em horário pós-laboral (quando o meu marido já está em casa).

    Assim, quando o meu filho nasceu, há 2 anos pude ficar com ele e tornar-me mãe a tempo inteiro. Vou um dia por semana ao escritório e sempre que necessário, desde que previamente articulada com os horários do meu marido; as aulas online dou com o meu filho à minha beira; e ao fim do dia vou dar formação.

    Nâo é fácil, dou em doida, mas sinto que estou a fazer o melhor pelo meu filho, por mim e pela minha família. E acima de tudo, estou a concretizar um sonho. Estou a tentar engravidar novamente e vai ser da mesma forma.

    E aqui em casa é tal e qual alguém postou: há horários certinhos para tudo - comer, dormir, ver TV e brincar. Todas as manhãs passamos 1 hora a aprender: números, letras, desenhar, pintar, plasticina, música, etc. E todas as tardes damos um passeio, em geral em locais onde há crianças, para que ele possa conviver.

    Concordo quando dizem que devíamos receber um subsídio por sermos mães. As crianças precisam de ter a mãe por perto e é nossa função e motivo de orgulho educá-las. Enfim, pode ser que um dia as coisas mudem.

    Ah! E apesar de trabalhar, também me olham de canto por ele ainda estar comigo...



    Jinhos a todas



    Fer


    Comentar


    • #47
      RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

      kukitta (07-09-2010) E poucas as maes com 3 filhos o farao, a nao ser que tenham ajuda de sogras, maes, ou os maridos tenham um horario por excelencioa que permita dividir todas as tarefas com as maes,


      A minha mãe criou 3 filhos e sempre trabalhou. A única sorte que tinha era ter um bom horário de trabalho: entrava às 09:30h saía às 17h porque de resto a única ajuda era a da minha avó materna, que ficava connosco durante o dia, nos levava e buscava da escola e nos dava almoço. O jantar já era em casa feito e dado pela minha mãe depois de nos ir buscar a casa da minha avó. O meu pai tinha horário de trabalho igual ao dela mas não ajudava em nada em casa, infelizmente. Nunca vi o meu pai fazer uma refeição, limpar ou arrumar o que fosse.

      Comentar


      • #48
        RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

        repetiu

        Comentar


        • #49
          RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

          Olá, a discussão já é antiga pelo q vejo, não sei se algumas das pessoas q aqui falaram ainda aqui vão ler isto mas aqui fica o desafio:



          Legalmente não faço ideia do q se possa fazer, se criar uma associação de mães a tempo inteiro pode abrir algumas portas (não sei se ela existe já...) mas eu gostaria de fazer alguma coisa para termos mais direitos, só não sei por onde começar .



          Penso q li q uma mamã daqui tinha conhecimentos em advocacia, se quiser deixar alguma dica seria óptimo.



          Eu tb sou mãe a tempo inteiro. De inicio pq trabalhava algumas horas no pc em casa, enquanto a menina dormia ou à noite e dava para conciliar (abdicando de outras coisas lá está). Depois pq nasceu a segunda e continuei a ter as duas em casa, o tabalho no pc ficou quase a zeros mas lá faço alguma coisa de vez emquando.



          Estou fartinha de ouvir "ah pois ... não trabalhas" . Trabalho sim e muito. Como alguém disse, o trabalho só não é pago mas de alguma forma devia ser remunerado, porque eu faço as funções de uma educadora, de uma auxiliar e de uma senhora das limpezas. Todas elas são remuneradas.



          Eu sou mãe a tempo inteiro e adoro ensinar, educar, acompanhar as minhas filhas, mesmo q isso seja mal visto por toda gente, estou-me nas tintas para as bocas do genero "eu dava em maluca" e outras q tais. Ser mãe a tempo inteiro não é redutor, nem nos faz ficar mais atrasadinhas mentalmente como alguém sugere. As mães a tempo inteiro de hoje em dia, tentam conciliar mais horas com os filhos e horas do seu trabalho como independente noutra coisa qq , por exemplo. Hoje em dia existem mt mais acessibilidades à cultura, ao desporto, tanto para as crianças como para as mães (ou pais) q optam por ficar em casa. Ninguém fica mais gordinho ou menos inteligente só por optar por criar os filhos em casa !



          Mas não entendo porque não existe algum tipo de apoio ... mentalidades ! Especialmente porque das mães com quem tenho falado, muitas delas preferiam deixar o filho na creche com mais idade, digamos a partir dos 18 ou 24 meses e não logo aos 5.



          Em vários países nórdicos as familias são mal vistas por deixarem os filhos na creche com 5 ou 6 meses, só é socialmente aceitável a partir dos 2/3 anos ! E não é por isso q são todos analfabetos, gordinhos e coitadinhos ...



          Enfim... mentalidades !



          E tb temos regras cá em casa, tal e qual algumas mães disseram (senão é o caos) embora ninguém acredite qd o dizemos ...



          Bom, deixo o desafio, quem se quer juntar para ver se conseguimos levar avante algum projecto positivo nesta área ?

          Comentar


          • #50
            RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

            Patims (21-09-2010)

            Bom, deixo o desafio, quem se quer juntar para ver se conseguimos levar avante algum projecto positivo nesta área ?


            conta comigo. bj

            Comentar


            • #51
              RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

              kukitta (07-09-2010)olha eu fiquei em casa por causa das 2 circunstancias, mas devo avisar que socialmente ser mae a tempo inteiro é altamente criticavel. A minha mae deixou de me falar, as pessoas de fora olham de lado para nos e perguntam de que é que vivemos. Eu tenho 3 meninos(o terceiro vem a caminho) mas nunca na vida, apesar de todas as criticas, me arrependerei de ter ficado em casa com eles. Até porque eu tenho a noçao que nem poderia ser de outra maneira. è completamente impossivel( pelo menos para mim) trabalhar fora. E poucas as maes com 3 filhos o farao, a nao ser que tenham ajuda de sogras, maes, ou os maridos tenham um horario por excelencioa que permita dividir todas as tarefas com as maes, caso que o meu nao tem (entra ás 9 da manha, sai ás 23.30 da noite) tem um restaurante. Há que fazer opçoes na vida. e estou completamente realizada com a minha beijokas para todas


              Olá eu sou mãe de 3 crianças e trabalho a tempo inteiro. Entro todos os dias por volta das 9:00 e saio todos os dias por volta das 18:00, mas por vezes o horário extende-se e também levo trabalho para casa. Até aos 2 anos (o quase a fazer os 2) os miudos ficaram com a minha mãe, mas porque ela quis, caso contrário iriam para a creche. Fiquei com pena quando recomecei a trabalhar, das 3 vezes, mas a que me custou menos foi a última. Bolas eu trabalhava mais em casa do que aqui.

              Sim, tenho um marido que tem um bom horário e temos as tarefas divididas. Somos uma equipa. Tenho empregada que vai 3 vezes por semana (3 horas de cada vez), mas não me importava que fosse todos os dias, quem sabe um dia quando a Mariana for para a escola publica isso não aconteça.



              Deixar de trabalhar para ficar em casa? Penso nisso todos os dias, mas sei que para isso não iria manter o nível de vida, não é nada de especial, mas gosto de saber que posso comprar uns sapatos agora que tenho dinheiro para os pagar, por exemplo. Se o meu marido ganhasse um bocado(ão) mais, sim ficava em casa e seria mãe a tempo inteiro e possivelmente teria mais 1 filho.



              Dou os parabéns às mamãs que por opção ficaram em casa, é preciso coragem. Acho que neste momento é preciso mais coragem para isso, do que o contrário.



              Beijocas
              Patrícia - 7 anos
              Mariana - 5 anos
              André - 3 anos

              Comentar


              • #52
                RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                mãede3 (22-09-2010)
                Patims (21-09-2010)



                Bom, deixo o desafio, quem se quer juntar para ver se conseguimos levar avante algum projecto positivo nesta área ?


                conta comigo. bj


                Comigo também!

                Comentar


                • #53
                  RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                  nanana (23-09-2010)
                  mãede3 (22-09-2010)
                  Patims (21-09-2010)

                  Bom, deixo o desafio, quem se quer juntar para ver se conseguimos levar avante algum projecto positivo nesta área ?
                  conta comigo. bj
                  Comigo também!


                  E comigo!!!

                  Comentar


                  • #54
                    RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                    Falta a Andie!!ANDIEEEEEEEEE!!!LOL

                    Comentar


                    • #55
                      RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                      Eu sou mãe a tempo inteiro com muito prazer e orgulho



                      Foi uma opção nossa depois de ter a Mariana na creche sempre doente, eu num trabalho que não gostava e prestes a ganhar um esgotamento.

                      Não trabalho, não ganho mas é certo que também não gastamos em creche, doenças, transportes e refeições.

                      Temos um melhor nível de vida agora que antes!



                      A minha filhota está super desenvolvida e bem melhor que muitas crianças que estão na escola.

                      Deixo-vos aqui um exemplo das bocas e conversas invejosas que tenho que aturar:



                      " Ontem fomos á escolinha da Pipoca ( coisa que fazemos todas as semanas ) e não gostei da conversa de uma auxiliar que pouco ou nada lidou com a Mariana.

                      - Então Mariana deves ter saudades da escolinha! Não tens meninos, não brincas, estás em casa com a mãe...



                      Eu como não gostei do tom não foi sem resposta:

                      - Brinca muito, faz desenhos e pinturas quando quer, tem muitos livros e brinquedos.

                      Vai ao parque todos os dias.

                      E se a deixar entrar na sala vai ver que se porta tão bem ou melhor que os outros.

                      Em grupo nem se nota que é menina de casa!

                      Tem uma Educadora em casa só para Ela."



                      Toma lá e embrulha!

                      A Mariana entrou e fez um brilharete. Tanto que até arrumou brinquedos!



                      Depois há também aquela coisa de " Ah e tal és licenciada para nada", " Como aguentas estar em casa sem fazer nada?", " O dinheiro chega para tudo?".

                      Pelo amor da Santa já nem dou resposta.,

                      Como uma mamã disse e muito bem...somos Educadoras, empregadas de limpeza, cozinheiras e ninguém nos paga.

                      Mas é um trabalho feito com muito AMOR e DEDICAÇÃO.



                      Para mim ser Mãe foi o melhor que podia ter acontecido




                      Madrilhadas:

                      - Xanah tem o fofo Gui e Sweetdream tem o giraço do David



                      Madrinhas:

                      - do Coração Hfreitas ( Lena ) com o milagre JP, JonasNuno e o filhote especial Nuno e Verafrts e o Miguel



                      Afilhadas:

                      - Aneira tem uma pequena Diana.

                      - Raio de Sol e Ana Luísa327 em busca de uma estrelinha.

                      - Cake e a sua Picucas, Vbarreto e a Matildocas, CPoeiras e o fotogénico do Martim



                      O meu blog : http://anossapipoquinha.blogspot.com

                      Comentar


                      • #56
                        RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                        Olá Carla. Permite-me dizer que em silêncio te tenho acompanhado porque de vez me quando espreito as mães de Março e o teu blog. Acompanhei a tua saga de busca de emprego e os "nãos" que levaste ou a falta de condições que te ofereciam. Acompanhei algumas maleitas da tua bebé e o teu esforço de teres a casa em ordem , se bem me lembro" gastavas" o fim de semana a limpar. Fico muito feliz pela tua decisão, no fundo eu sentia ao ler-te que era isso que pretendias e agora estás melhor, leio-te muito mais animada. Um beijinho para ti.

                        Comentar


                        • #57
                          RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                          Olá mamãs,



                          criei um grupo no FB "mães a tempo inteiro" . Se nos unirmos, tenho a certeza que passo a passo podemos construir um caminho mais justo.



                          Deixem as vossas ideias, de quem pode contribuir com conhecimentos de advocacia, de legislação, etc . Deixem sugestões do que acham que deviamos ter direito, como os anos em q não se trabalha deviam poder contar para a reforma (um exemplo na minha opinião) , se se deveria criar uma associação ou outro tipo de organização.



                          A minha mãe esteve uns anos só a cuidar de mim e da minha irmã e como tal, esses anos não contam para a reforma. A mim, q sou mãe, só esse pormenor me parece injusto.



                          A ideia é fazer um brainstorming, é divulgar pelos contactos pessoais para poder passar a mensagem, para vermos que próximos passos poderemos dar a seguir.



                          Não sei se posso colocar aqui o link do FB mas podem enviar email para maesatempointeiro@gmail.com para terem acesso.



                          Quem quiser continuar a discussão aqui no PB tb é mt bem vindo , eu vou aparecendo para ler.

                          Comentar


                          • #58
                            RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                            Olá a todas!



                            Eu ainda não sou mãe a tempo inteiro, mas muito provavelmente irei sê-lo. Tenho 2 filhos e estou grávida de 2 meninas, e acho que trabalhar não irá compensar...



                            Vou acompanhando o tópico e já aderi ao grupo do FB.



                            Quero também dar o meus sinceros PARABÉNS a quem teve a coragem de largar a vida profissional para se dedicar apenas à familia

                            Aqui que ninguém nos ouve eu digo: também quero!!!!

                            Beijinhos a todas.


                            Afilhada mais linda: 2&stitch - É uma menina!!!
                            Madrilhada: Sara Carvalho

                            Comentar


                            • #59
                              RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                              Sei que a minha opinião não vai de encontro à vossa, mas gostava de a dar na mesma.



                              A minha Mãe nunca trabalhou, pelo menos no sentido de trabalhar fora de casa. Foi opção dela e do meu Pai, quando se casaram, que ela iria ficar como Mãe a tempo inteiro.

                              Somos 4 Irmãos e, durante 19 anos, além dos filhotes a minha Mãe foi ama de diversas crianças, algumas delas que cresceram lá em casa até à altura de irem para a escola, outras que continuaram lá em casa a tempo parcial depois de entrarem na escola, etc.

                              Tenho tudo a dizer de bom do trato que a minha Mãe deu sempre não só aos filhos, como às crianças que por lá passaram em nossa casa.

                              Todos nós fomos sempre crianças sociáveis, inteligentes, era quase "condição" sabermos escrever os nossos nomes e fazer pequenas operações matemáticas antes de entrarmos na escola, e sinto que eu e todas as outras crianças tivemos um enorme privilégio por podermos crescer junto da minha Mãe, que fez um trabalho como educadora, sem o ser oficialmente, impecável.



                              No entanto, não me parece que seja imperativo que o nosso Estado tenha de comparticipar as Mães que optam por ficar em casa com os filhotes. Acho que essa é uma escolha feita pelos pais, que deverão avaliar as condições, prós e contras da Mãe ficar em casa. E não cabe ao Estado a responsabilidade de tomar as rédeas das escolhas feitas pelos casais. Bem sei que uma mãe a tempo inteiro trabalha tanto ou mais do que uma mãe que trabalha fora de casa, cresci com isso e deparo-me com essa situação todos os dias, na minha própria casa. Mas como é que se justificaria os anos como Mães a tempo inteiro contarem para efeitos de reforma, se não há descontos para a Segurança Social ou pagamento de outro tipo de impostos laborais?

                              Se me falarem, por outro lado, da licença de maternidade ser alargada para 12 ou 18 meses, aí concordo plenamente.

                              Agora, uma escolha pessoal dos casais ter de ser assumida paralelamente pelo Estado, não acho justo. A não ser que se criasse um qualquer tipo de descontos que fosse feito no rendimento do Pai.



                              Um beijinho,



                              Telma.
                              Receitas da Lótus

                              Comentar


                              • #60
                                RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                                Flor_de_Lótus (24-09-2010)Sei que a minha opinião não vai de encontro à vossa, mas gostava de a dar na mesma.







                                A minha Mãe nunca trabalhou, pelo menos no sentido de trabalhar fora de casa. Foi opção dela e do meu Pai, quando se casaram, que ela iria ficar como Mãe a tempo inteiro.



                                Somos 4 Irmãos e, durante 19 anos, além dos filhotes a minha Mãe foi ama de diversas crianças, algumas delas que cresceram lá em casa até à altura de irem para a escola, outras que continuaram lá em casa a tempo parcial depois de entrarem na escola, etc.



                                Tenho tudo a dizer de bom do trato que a minha Mãe deu sempre não só aos filhos, como às crianças que por lá passaram em nossa casa.



                                Todos nós fomos sempre crianças sociáveis, inteligentes, era quase "condição" sabermos escrever os nossos nomes e fazer pequenas operações matemáticas antes de entrarmos na escola, e sinto que eu e todas as outras crianças tivemos um enorme privilégio por podermos crescer junto da minha Mãe, que fez um trabalho como educadora, sem o ser oficialmente, impecável.







                                No entanto, não me parece que seja imperativo que o nosso Estado tenha de comparticipar as Mães que optam por ficar em casa com os filhotes. Acho que essa é uma escolha feita pelos pais, que deverão avaliar as condições, prós e contras da Mãe ficar em casa. E não cabe ao Estado a responsabilidade de tomar as rédeas das escolhas feitas pelos casais. Bem sei que uma mãe a tempo inteiro trabalha tanto ou mais do que uma mãe que trabalha fora de casa, cresci com isso e deparo-me com essa situação todos os dias, na minha própria casa. Mas como é que se justificaria os anos como Mães a tempo inteiro contarem para efeitos de reforma, se não há descontos para a Segurança Social ou pagamento de outro tipo de impostos laborais?



                                Se me falarem, por outro lado, da licença de maternidade ser alargada para 12 ou 18 meses, aí concordo plenamente.



                                Agora, uma escolha pessoal dos casais ter de ser assumida paralelamente pelo Estado, não acho justo. A não ser que se criasse um qualquer tipo de descontos que fosse feito no rendimento do Pai.







                                Um beijinho,







                                Telma.


                                Por mim espero que ajam mais opiniões contrárias, porque uma opinião contrária (desde q seja construtiva) contribui para que possamos pensar sobre o assunto de uma outra forma.

                                O brainstorming serve precisamente para podermos dizer livremente o q nos vai na alma, se é justo, se não é como julgamos poder fazer mais justo.



                                Eu gostaria muito que as mamãs q vivem noutros países e frequentam o fórum dessem o seu testemunho de como funciona lá, se as mães têm apoios do estado, se é a licença q é maior, se existem mães q fazem descontos, etc. eu pela minha parte vou continuar a tentar arranjar experiências de outras mães noutros países . Como é vista a maternidade e a paternidade lá, do ponto de vista social.

                                Seria um óptimo contributo

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X