Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Preciso da Vossa Ajuda

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Preciso da Vossa Ajuda

    Sou mãe a tempo inteiro à cerca de 2 anos. Quando o meu filho nasceu era (e ainda é) uma criança muito dificil...comia mal, tinha muitas cólicas, etc...Nessa altura tive de tomar duas decisões -deixar a minha casa e ir viver 2 anos para casa da minha mãe com o meu filho e o meu marido, pois foi esta a única forma de ter alguma ajuda (o meu marido tem uma profissão exigente e chega sempre tarde).

    Quando o menino completou 2 anos, voltamos para casa. Eu deixei o trabalho que tinha, pois apesar de ser licenciada, não encontrava nada no ramo e o que ganhava na altura dava para pagar a empregada que ajudava a minha mãe com ele e pouco mais.

    Este mês fez 4 aninhos e com muito esforço psicologico meu, resolvi coloca-lo no Infantário. Das duas vezes que o deixei para almoçar, veio para casa com dores de estomago - constatei que nada ou quase nada tinha comido. Sempre foi um pesadelo para comer e deduzo que apesar de eu ter frisado este ponto, o número de meninos que têm não lhes permite dar uma ajudinha extra ao meu para comer.

    Tenho-o deixado apenas da parte da manhã, embora vá para a escolinhga cheio de sono...estava habituado a dormir mais. Chega de lá rabujento, come mal ao almoço porque tem sono e à tarde lá dorme. Ora bem, eu ainda estou em casa, não vejo perspectivas de trabalho - valerá a pena gastar cerca de 300€ por mês na Escolinha para ele lá estar 3 horas?Estouy confusa, tenho receio de o tirar e ele depois não se adaptar à Escola Primária...

    Enfim, estas são as minhas angustias, que vivo sozinha, porque infelizmente o meu marido pouco se preocupa com o filho. Gosta dele, não duvido, mas descarrega em cima de mim o facto de ele comer mal, de fazer traquinices, etc...

    Não tenho ninguém com quem desabafar e como vejo aqui tantas mães a tempo inteiro, peço-vos a vossa sincera opinião.

    Um bem haja a todas aquelas, que por Amor, se dedicam a um filho por completo.
    Aida

  • #2
    RE: Preciso da Vossa Ajuda

    Olá



    Penso que há aqui trÊs questões:



    1 - O facto de frequentar um infantário ou pré-escola não significa que se adapte melhor à escola. A minha sobrinha sempre detestou o infantário e quando chegou à escola primária foi o céu, nunca mais deu problemas.



    2 - O que me parece é que para ele se adaptar precisa de mais tempo e de criar rotinas (o infantário é parecido com a tropa, há horas para tudo).

    Se em casa ele não tem horários mais rígidos no infantário vai estranhar certamente. (atenção que isto não é uma crítica, apenas uma constatação).



    3 - Ele já percebeu a indecisão da mãe e por isso também não faz um esforço (quer o que é melhor para ele, estar em casa, claro=



    Nestas circunstâncias será bom ter uma longa conversa com a educadora para que esteja a par de todo o quotidiano do menino e ajude, mãe e filho, a adaptar-se a esta nova fase.



    Não posso dizer o que é melhor ou pior, cada uma de nós, de acordo com a nossa vivência, deve decidir (sem culpas) o que tem de fazer.



    Força!



    :-)







    Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
    Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

    Comentar


    • #3
      RE: Preciso da Vossa Ajuda

      Eu também tenho uma filha com 4 anos péssima para comer, no nosso caso ela foi para a creche com 21 meses e penso que foi a melhor coisa que fiz. Até essa altura eu só trabalhava a meio tempo e o resto do tempo estava com uma tia minha.

      Claro que continua a comer mal, mas vai comendo.

      No ano lectivo passado tivemos muitos problemas com a alimentação dela, mas em conjunto com a educadora esses problemas estão a ser ultrapassados.



      Eu acho que o jardim de infância lhe poderá fazer muito bem, mas não estejas à espera de milagres. Se decidires que ele deve continuar a ir à escolinha mostra-te firme, e deixa-o ficar de manhã, almoçar e um pouco à tarde. Deixa-o tomar gosto pelas actividades da escolinha.



      No meu caso deixo a minha filha por volta das 9h e vou buscá-la às 18h e ela por vezes ainda me pede para no outro dia a ir buscar mais tarde.










      Comentar


      • #4
        RE: Preciso da Vossa Ajuda

        Obrigada pelas respostas.

        De facto, o meu medo é que ele tenha dificuldades em se adaptar à Escola, mas ao mesmo tempo, vejo um pouco o Infantário como a "tropa" e ele ainda tem tempo para crescer...Ainda hoje o meu marido se atrasou para o ir buscar - sairía ao meio dia para almoçar em casa - ao meio dia e dez já tinha almoçado!Resultado, chegou a casa com fome e lá lhe enfieei a sopa. Fico triste, porque os 300€ fazem-me falta, afinal estamos a falar de uma casa onde só entra um ordenadoAo menos que o alimentassem em condições e sem pressas.

        Acho que vou ter de reflectir um pouco sobre tudo isto...Todos me pressionam e eu fico baralhada.
        Aida

        Comentar


        • #5
          RE: Preciso da Vossa Ajuda

          Olá outra vez...



          Esqueci-me de dizer que o facto de o infantário parecer a tropa não é, a meu ver, negativo. Os miúdos (e até nós adultos) sentem-se seguros quando há regras definidas.



          Há sempre prós e contras em todas as decisões, pensa bem e não te deixes pressionar... "falar é fácil", decidir não.



          Força!

          Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
          Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

          Comentar


          • #6
            RE: Preciso da Vossa Ajuda

            "SolSemNuvens" de facto será uma decisão dificil...já estou um pouco cansada de todos me apontarem o dedo pelo menino ser irrequieto, por comer mal, etc...Fez agora 4 aninhos, conheçe todas as letras, cores, números - mas esse trabalho, que eu tive, ninguém valoriza, até criticam, não acham adequado à idade dele!

            Tem-me custado mesmo muito de manhã tirá-lo da cama à pressão, está habituado a dormir até às 9!E com o frio a chegar, pergunto-me se será assim tão importante coloca-lo agora?Não bastaria um ano de pré-escola para se habituar a novos horários?!

            È sempre bom ouvir opiniões...eu sei que as regras são importantes, mas do que tenho visto - de manhã estão sempre no recreio. Por volta do meio dia toca a almoçar e depressa, depois dormem até às 3.às 4 já todos lancharam e às 17h30 encerra (quem ficar mais tempo paga mais!)

            Obrigado pelo apoio:-)
            Aida

            Comentar


            • #7
              RE: Preciso da Vossa Ajuda

              Olá



              Acima de tudo qual é a tua vontade?´Que o teu filho fique no infantário ou estás disposta a ficar em casa com ele?

              Se estás realmente disposta a ficar com ele, e se o dinheiro te faz falta, e se sentes que ele não está lá bem, pondera retirá-lo. Se ele ainda tem 4 anos, só vai para o 1º ciclo aos 6 e no próximo ano lectivo ainda o podes inscrever para ó pré-escolar do ensino publico (não pagas 300€). Mesmo que aos 5 anos ele fique pouco tempo no pré-escolar (se a tua situação profissional se mantiver), já é alguma adaptação, daz-lhe o almoço em casa e aos 6 anos irá para a primária.

              Comentar


              • #8
                RE: Preciso da Vossa Ajuda

                aida, não tinha lido o teu post anterior, parece-me que estás a pensar bem. Não ligues ao que os outros dizem, às vezes é só vontade de falar mal.

                Comentar


                • #9
                  RE: Preciso da Vossa Ajuda

                  Olá,



                  Peço desculpa se já estiver a chatear mas acho não deves admitir esses comentários.



                  Claro que os nossos filhos "abusam mais" das mães... somos corações moles e não gostamos de os ver sofrer. Mas também devemos reflectir sobre a nossa conduta com eles...



                  Mas as criticas devem ser construtivas. Quem critica deveria sempre fazer uma proposta de acção. Palavras, leva-as o vento...



                  Volto ainda a referir que o facto de não andar na pré-escola não significa que não se adapte à escola. Eles crescem e nós amadurecemos ideias. ( e envelhecemos.....:w00t:



                  Força!



                  Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
                  Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Preciso da Vossa Ajuda

                    sol sem nuvens (28-09-2010)Olá outra vez...







                    Esqueci-me de dizer que o facto de o infantário parecer a tropa não é, a meu ver, negativo. Os miúdos (e até nós adultos) sentem-se seguros quando há regras definidas.





                    Há sempre prós e contras em todas as decisões, pensa bem e não te deixes pressionar... "falar é fácil", decidir não.







                    Força!


                    Concordo plenamente com esta afirmação.



                    Eu sinto que os meus filhos precisam de um pouco de regras, aliás eu em casa tento manter os horários da escola pois quando alteramos muito as rotinas deles eles ficam mais agitados, comem mais mal, ficam mais rabugentos.



                    Tu tens de decidir o que é melhor para o teu filho, e depois de tomar a decisão tens de ir com ela para a frente com força de vontade e sem exitar. Se decidires que ele começa a frequentar a escola, tens de o deixar ficar mais tempo, tens de o deixar comer lá, e se não comer tanto numa refeição na seguinte há-de comer melhor, e quem sabe se ele não começa a comer melhor com os outros meninos. Marca uma reunião com a educadora, fala-lhe dos teus medos, de como ele é em casa. Eu deixei arrastar uma situação um ano inteiro e só tive essa reunião no final do ano lectivo e estou muito arrenpendida de ter demorado tanto tempo. A educadora mudou a atitude com a minha filha e este ano ela ás vezes vem toda contente porque repetiu a comida.



                    Agora se achas que não vale a pena, tira-o. Mas o que acho é que não deves mostrar ao teu filho essas dúvidas.




                    Comentar


                    • #11
                      RE: Preciso da Vossa Ajuda

                      Gostava que ele tivesse contacto diário com outras crianças - não o queria privar disso, pois acho importante. O problema é que não tenho onde o colocar meio tempo e neste Infantário pode ficar meio tempo, mas pagarei o mesmo, o que não compensa.

                      Por mim, ficaria em casa com ele - mas e o convivio com os outros?eu fui criada com a minha mãe, em casa, mas nessa época as crianças brincavam na rua, tinhamos vizinhos...os tempos mudaram muito.
                      Aida

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Preciso da Vossa Ajuda

                        No fundo, já tomaste a tua decisão... só precisas de coragem para agir.



                        Grande beijinho

                        Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
                        Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Preciso da Vossa Ajuda

                          Obrigada mais uma vez a TODAS. É bom ver união, coisa que ultimamente não conheço:-(

                          Acho que só as Mães se compreendem umas às outras...desde que ele entrou na Escolinha, nunca mais fui a mesma. Além de ter de pagar tanto (não tive vaga no Estado), paguei também 160€ de material(até a mochila é da Escola). Este mês tem sido contar tostão por tostão, nem um café tomo, para poupar.

                          Mas a pressão que tenho sentido por todos os que me rodeiam acabou por decidir por mim. Eu sei que ele é um menino irrequieto, respondão por vezes, mas não será da idade?Será que tem idade para estar sentadinho horas a fio?!Só sei que ao fim de todo este tempo de total entrega ao meu filho e à casa (não conto com avós, com ninguém) todos me recriminam por ele ser assim...

                          As vossas palavras confortam-me muito, secam as lágrimas do meu rosto:-)
                          Aida

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Preciso da Vossa Ajuda

                            Sol sem Nuvens - um nick name apropriado:-)

                            Não sei se és Mãe a tempo inteiro, se já passaste por o que estou a passar, mas sinto que me compreendes.

                            Obrigada pelo carinho.
                            Aida

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Preciso da Vossa Ajuda

                              Apesar do nick, muitas nuvens me ensombraram. Também tive uma cria difícil e estive sempre sozinha (separei-me ainda grávida). A minha filha é o meu sol sem nuvens.



                              Coragem, inicialmente nem sempre o que é melhor para eles é o melhor para nós... mas há melhor coisa para uma mãe do que ver o seu filho feliz?



                              Quando ele te vier falar dos amiguinhos e das festas na escolinha vais ficar toda feliz.



                              Beijinho grande



                              Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
                              Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X