Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mãe a tempo inteiro

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mãe a tempo inteiro

    Bom dia!

    Neste momento estou desempregada (sem subsidio), entrego dezenas de CVs, respondo a anúncio e nada

    A minha filhota mais velha está na primária mas a pequena está na creche... Como só está a entrar um ordenado neste momento e não tenho perspectiva de arranjar alguma coisa na minha área, infelizmente, optámos por tirá-la da creche até eu encontrar alguma coisa ou até montarmos um negócio próprio. Ou seja, pelo menos até ao próximo ano devo ficar com ela em casa.

    Ou seja, vou ser mãe a tempo inteiro e não sei para que lado me virar.. Ela anda na creche, adora, faz imensas actividades e tenho pena que ela vá perder o convivio com crianças. O que posso fazer para minimizar esse facto? O que fazem com bebés de pouco mais de um ano em casa? É que ainda por cima é Inverno, nem dá para passear muito..

    Mamãs que passam pelo mesmo, o que fazem com os vossos meninos?

    Obrigada*
    Mães OMS Sócia n.º 123

    Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

  • #2
    Olá Surfie:
    Espero que a tua situação profissional se resolva rápidamente.
    Quanto à tua dúvida. O meu filho ficou com os avós até Setembro deste ano. Entrou para a escolinha com 20 meses. Felizmente os avós são pessoas muito activas e sempre puxaram pelo desenvolvimento dele. Diferenças dele em relação aos colegas de turma: fala melhor, já estava habituado a usar um lápis, sabe as cores, números, letras. A educadora diz que se nota que ele sabe brincar. Onde estava mais atrasado era no comer, agora que está na escola já começa a comer os sólidos sozinho.
    Actividades que podes fazer com a tua princesa pequena:
    - Ler livros (podes requisitar na biblioteca) - desenvolve a linguagem, o vocabulário, etc.
    - Cantar músicas, lengalengas, ouvir musica de diversos géneros músicais. - desenvolver a linguagem e o sentido musical
    - Dançar - motricidade
    - Papel e Lapis de cera (há marcas a partir de 1 ano) - motricidade fina
    - Jogos de encaixe (ex Lego Duplo) - motricidade fina
    - Plasticina própria para a idade (ou uma pasta de farinha, água e corante alimentar) - texturas, motricidade fina
    - Sempre que o tempo deixar ir ao parque infantil para ter contacto com outras crianças (embora a socialização seja mais notória a partir dos 3 anos). Conviver com primos, filhos de amigos, da mesma idade.
    - Podes aproveitar as coisas do dia a dia para a estimular, ir ao supermercado e falar de onde vêm os alimentos, etc.
    - Estimular os sentidos com coisas do dia a dia (texturas - tecidos, frutas, legumes etc, cheiros - limão, pau de canela, etc)
    - Tentar, a pouco e pouco, ir-lhe ensinando conceitos de dentro, fora, em cima, em baixo. Partes do corpo, etc

    Ou seja tu em casa podes fazer tudo o que eles faziam na escola com ela ... e melhor, porque consegues dar-lhe mais atenção. Quanto ao socializar, aprender a partilhar etc, ela tem uma irmã, por isso nesta idade nem me parece que faça tanta falta assim. Além disso provavelmentee vai ficar muito menos vezes doente do que se tivesse na escola.

    Fica a minha opnião. De certeza que haverá por aí mamãs mais qualificadas que te vêm dar aqui umas dicas.
    Beijinhos e boa sorte.
    Ultima edição por Anita27; 24-10-2011, 13:44.

    Comentar


    • #3
      Sufie por um motivo parecido o Carlos tambem esteve em casa ate fim de Setembro. Neste caso com o pai.
      Agora desde o fim de Setembro que começou a ir à creche mas apenas 2 h por dia.

      Deixa-me dizer-te que entre um dia inteiro na creche ou um dia inteiro contigo esta melhor contigo. Nao tenho nada contra as creches e os miudos aprendem muito sem duvida mas nao precisam e tantas horas por la. Nesta idade a tua filhote precisa é de contacto, que lhe falem, lhe cantem, façam cosegas e deem beijinhos. Actividades? Pois claro: arranjas uns lapis e cera para ela ir pegando neles enquanto amarfanha o papel, Leva-a contigo para a cozinha e deixa-a brincar com comida, com umas caixas de plastico, umas garrafas de agua com feijoes ou arroz para fazer barulho...

      Beijinhos
      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Surfie, desejo que a tua situação profissional se resolva rapidamente. Beijinhos

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X