Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O meu cantinho de ser mulher, mãe em casa e um espírito livre

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O meu cantinho de ser mulher, mãe em casa e um espírito livre

    Sou mãe de uma menina de 2 anos e outra de 11 anos. São duas meninas completamente diferentes, com idades tão diferentes, mas com tanta coisa, ao fim e ao cabo, tão idêntica.
    Eu também sou um bocado menina, por isso sei reconhecer esses sinais de traquinice sensível.
    Durante os primeiros anos da minha filha mais velha estive muito só, andava triste, não tinha ninguém com uma vida parecida por perto.
    As pessoas que costumavam andar comigo não percebiam nada de fraldas nem se identificavam com conversas de dentes a romper ou noites sem dormir (a não ser à sexta feira... mas eu era todos os dias e por razões bem diferentes

    Desta vez não quis passar pelo mesmo. Vim viver para uma terra nova recentemente, e conheço os perigos e as consequências da solidão para nós e para as nossas crianças.
    A minha experiência diz-me que a escola não dá às crianças a tão defendida sociabilização se os pais não tiverem uma vida social minimamente interessante, com pessoas afins, com relacionamentos nutritivos e amáveis.
    Só que aqui, voltei a estar na mesma.
    Foi por isso que criei as Mães de Transição. Um grupo de mães "fora da caixa" que tivessem valores parecidos com os meus e que, por todo o pais, quisessem encontrar-se e construir uma nova família alargada, para se encontrarem em família e desenvolverem projectos e sonhos juntas.

    Aqui perto de mim já temos um grupo bonito.

    Mas para mim o essencial é que preciso de me sentir crescer.
    Sou uma mãe em casa, mas preciso de me sentir evoluir, não posso ficar em circuito fechado senão começo a ficar bloqueada.

    Evoluir para mim é aprender coisas novas e deixar-me surpreender por tanta coisa que encontro na net, em encontros, em conversas, em livros, e nas minhas filhas, essas mestras em deixar-me de cara à banda!

    Vou deixando aqui umas palavritas de vez enquando, num cantinho meu dentro deste fórum. Todas são bem vindas.
    Eu, pela minha parte, vou voltar a mergulhar neste meu dia de coisas especiais, como todos os dias.

    Abraço!
    Mães de Transição
    Sofia Passos
    http://maesdetransicao.webnode.pt
    maesdetransicao@gmail.com

  • #2
    Estou a tomar pequeno almoço e a espreitar coisas de mães.
    Não sei porquê mas faz-me sentir bem. Participo também noutro fórum do género deste e é sempre bom encontrar pessoas com sensibilidades parecidas.
    Ontem fiquei contente comigo. consegui fazer as várias coisas a que me tinha proposto embora tivesse de aceitar que o meu ritmo depende de vários factores e 70% desses factores chamam-se filha mais nova

    É uma lição de flexibilidade, de adaptabilidade, conseguir ir ficando contente e ao mesmo tempo aceitar aquilo que cada dia nos deixa ser e fazer.
    Às vezes é uma tentação estar em casa e aproveitar para fazer isto e aquilo. No entanto quis ficar em casa por causa das minhas filhotas e porque quis ser uma mãe disponível.
    A minha vida inteira fui ensinada a valorizar o "fazer", e com crianças o desafio é muitas vezes "estar". E há uma parte minha que enquanto "está" não deixa de pensar no que tem ainda por fazer.

    Em grande medida ser mãe é aprender, embora muitas vezes pareça que é ensinar. É uma coisa bidireccional. Os nossos filhos não nos devem nada porque nos dão tanto quanto pedem. Nem sempre vejo isto, nem sempre valorizo, nem sempre dou conta.
    Mas neste momento dei comigo a pensar nestas coisas e a sentir que são uma verdade muito importante para mim.
    Foi por isso que partilhei.
    Mães de Transição
    Sofia Passos
    http://maesdetransicao.webnode.pt
    maesdetransicao@gmail.com

    Comentar

    slot_bottomleaderboard_post

    Collapse
    Working...
    X