Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

    Bom dia,



    nunca escrevi neste tema, mas disse ao meu marido que o ia fazer para ele ver a opinião de outras mulheres em relação ao assunto.

    O meu problema não é propriamente a sogra, é mais aquilo que eu chamo intromissões do meu sogro na nossa vida (com o expresso consentimento do meu marido) e que não acho normais.

    Passo a explicar, o meu sogro sempre tratou do irs e das contas do meu marido em solteiro (já que o meu marido não tinha tempo de ir ao banco e o meu sogro está reformado e gosta de tratar dessas coisas).

    O que eu nunca esperei foi que depois de casados o meu sogro continuasse a ter a caderneta da nossa conta bancária, ser ele a ir actualizá-la e ser ele a ir depositar os cheques que o meu marido recebe do trabalho (é engº civil), eu mesmo que queira ou tenha tempo não posso ir depositar um cheque, se não o meu sogro fica aborrecido ( segundo o meu marido, temos que o deixar ser ele, para se sentir útil). Tem que ser ele a ir e depois chega a minha casa e diz-me que foi depositar o cheque tal, mostrando que ele sabe mais da minha vida do que eu.

    Eu já disse ao meu marido, que mais nenhuma mulher aturava isto e ele diz que o pai é como se fosse o nosso contabilista e que deve ter acesso a todas essas informações (nenhum contabilista tem acesso as contas dos clientes, mas enfim...).

    Agora passo a escrever o que para o meu marido é importante que eu refira antes de voces darem opinião, que é, isso não é nada comparado com o facto de eu ter uma vida agradável, ter o carro que quero, ter uma boa casa, segundo ele isso é um pormenorzinho, que todas as mulheres desculpavam se tivessem a vida que eu tenho.

    Eu não acho nada que seja assim, por favor mostrem-me que eu tenho razão e ele que veja de uma vez que esta não é de todo uma situação normal.





  • #2
    RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

    Pois, eu também não acho nada normal um sogro (ou qualquer outro parente) ter acesso à vossa conta bancária.

    As contas lá em casa até são separadas; cada um tem a sua e os dois temos acesso à conta do nosso filho.

    Comentar


    • #3
      RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

      Primeiro, as intromissões na vossa vida não são só com autorização do teu marido, ou são? Para se intrometerem na tua vida, também precisam do teu consentimento, ainda que seja do género "quem cala consente".

      Quanto ao resto, acho que é tudo muito relativo. Se não gostas, o teu marido deve respeitar isso e não deve ser o teu sogro a tratar desses assuntos. da mesma forma, não te deve atirar à cara que tens uma vida boa e que isso são pormenores.

      Agora, sinceramente, não me repugna que o teu sogro faça alguma coisa para se sentir útil. Eu, felizmente, tenho um primo que me faz a contabilidade (de borla, ainda por cima) e dou graças por isso porque odeio tratar dessas coisas. Se não gostas que ele deposite os cheques, diz-lhe "olhe, deixe estar o cheque que eu tenho de lá ir, mas já agora podia ir-me comprar isto ou aquilo?" A minha sogra tem a mania de passar a roupa em minha casa quando cá vem. Eu não gosto porque não me sinto à vontade com ela a dobrar as minhas cuecas :w00t:. Assim, digo-lhe "não é preciso passar a minha roupa, eu depois faço isso, mas pode passar-me a da bebé?" ou "não precisa de estar a arrumar o meu quarto, mas dava-me jeito que dobrasse as meias do seu filho". Ela sente-se útil na mesma e não faz coisas que eu não gosto que ela faça.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

        miosotis (05-07-2010)Pois, eu também não acho nada normal um sogro (ou qualquer outro parente) ter acesso à vossa conta bancária.



        As contas lá em casa até são separadas; cada um tem a sua e os dois temos acesso à conta do nosso filho.


        Oh...e eu a pensar k era caso raro :w00t:



        Também não acho nada normal! Tanto se fossem os meus pais k amo como se fossem os meus sogros k adoro! Acho k são coisas k ningúem deve saber a não serem os proprios! Contudo, se o teu marido faz tanta questão e confia no pai , se calhar para não arranjares confusões tenta confiar também e aos poucos tentar ir com ele por exemplo!



        Bxinhos
        Mãe OMS - Sócia n.º 14







        "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam"

        Comentar


        • #5
          RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido



          Apenas posso dizer que o que as outras pessoas, mulheres ou homens possam pensar ou achar, são opiniões. A vida que vives é a tua e apenas tu podes decidir o que é melhor para ti e para a vossa vida. Ou será que a opinião de desconhecidos pesa mais do que o teu desagrado, que já manifestaste? Se é assim, algo não está bem... mas esta é a minha opinião.

          Comentar


          • #6
            RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

            Eu acho que o post anterior diz tudo...mais importante que a opinião de desconhecidos é perceber porque é que, na vossa dinâmica familiar, esse assunto é tão desconfortável.

            Porque, visto de fora, lamento, mas não é evidente...eu aceitava de bom grado uma ajuda dessas. O meu marido é muito desligado dessas coisas e eu é que trato de quase tudo (contas, irs, etc). Detestava ter perder tempo a ir a bancos, depositar cheques, etc.

            Seja como for, parece claro que para o sogro essa é uma forma de se sentir útil. A menos que ele interfira na vossa vida, dando palpites sobre despesas, compras, saldos bancários, etc, não me parece que ele esteja a querer deliberadamente intrometer-se nos vossos assuntos. Chegar a casa e dizer que depositou o cheque tal pode até ser a sua forma de lhe prestar contas, já pensou nisso?

            Se calhar aqui o problema é outro... pensem na forma como encaram o dinheiro de um e de outro...

            Comentar


            • #7
              RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

              Acho que o facto de exporem em público a vossa questão, não vai ajudar em nada. O marido continua com a mesma opinião, e tu, idem.

              Comentar


              • #8
                RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido


                Agora passo a escrever o que para o meu marido é importante que eu refira antes de voces darem opinião, que é, isso não é nada comparado com o facto de eu ter uma vida agradável, ter o carro que quero, ter uma boa casa, segundo ele isso é um pormenorzinho, que todas as mulheres desculpavam se tivessem a vida que eu tenho.


                Significa que tens que engolir sapos porque tens uma "boa vida" ? A tua opinão não interessa porque tens o carro e a casa que queres? O teu marido deve ter os valores às avessas.... Isso não faz um bom casamento. Boa vida é ter um homem que te ouve e respeita.



                Quanto à questão propriamente dita: o teu marido tem todo o direito de ter as contas dele tratadas pelo pai, mas são as "dele" não as "vossas" , quando se trata das "tuas" contas, do "teu " dinheiro tens todo o direito a manifestar o teu desagrado. Eu, pessoalmente, até nem me importava que me tratassem das contas..... mas tu estás no teu direito de te importares.






                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                Comentar


                • #9
                  RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

                  Obrigada, por todas as respostas.

                  Claro que eu já manifestei o meu desagrado, até porque eu sempre tratei de todas as minhas contas e gosto de ser eu a fazer isso e ter o controlo das coisas (e não sou de me calar) . Se eu vos peço opinião é apenas para que o meu marido entenda de uma vez, que de certeza não era só eu a não achar normal, porque ele habituou-se a viver naquele sistema mas eu não, portanto para ele é normalissimo e acha que toda a gente deve achar assim, porque é facilitar-nos a vida e tudo o mais.

                  Mas agora imaginem lá, nem se sentirem à vontade para gastar o dinheiro que querem, porque sabem que o vosso sogro vai ver ( já disse isto tudo ao meu marido, mas ele acha que o pai nao liga a isso).

                  Isto resume-se tudo no seguinte, o meu marido é um filhinho dos papás, sempre foi e eu já sabia isso quando casei, pensei é que algumas coisas mudariam (pq achava eu, que até o meu sogro não se iria sentir bem, afinal o filho já não estava sozinho), mas não.

                  Com certeza que não serão a opinião de desconhecidos que vão influenciar a nossa vida, mas os desconhecidos precisamente por não nos conhecerem dão uma opinião mais imparcial, mesmo que nos custe ouvir algumas, por isso mesmo, mais uma vez obrigado pelas vossas opiniões.




                  Comentar


                  • #10
                    RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

                    Esqueci-me de referir no post anterior, sim o meu sogro dá opinião sobre tudo e mais alguma coisa, ele foi capaz de telefonar para a EDP a fazer-se passar pelo filho, porque achou que eu me tinha enganado a dar ordem de pagamento por transferencia bancária ( antes de falar comigo), é ele que tem as minhas senhas dos sites como finanças, seg. social, etc... e altera-as quando quer sem me informar. No outro dia queria imprimir o selo do carro para pagar, tive que andar atras dele pra me dizer a senha e agora digam-me lá que não é enervante .

                    Tenho que referir que parece que ainda não o fiz, que trabalho e era independente financeiramente se o meu marido não existisse ( sem algumas mordomias que tenho agora é verdade, mas não me importava de viver com menos) e já lhe disse isso a ele.

                    Mas o meu marido acha que seria uma crueldade tirar essas tarefas agora ao pai, porque o pai tem problemas de coração e tudo o mais e por isso mesmo eu tenho ido aguentando ( e vou continuar a aguentar), pk se não fosse assim, há mto tempo k esta história estava resolvida.

                    Isto não passa de uma forma de desabafar, porque com as pessoas próximas não me apetece.




                    Comentar


                    • #11
                      RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

                      Como já te disseram, o que funciona para uns casais, não funciona com os outrso por isso este barometro é muito falivel



                      Eu acho que não ia gostar muito que os meus sogros soubessem tanto, mas se eles não se intrometessem, não mandassem piadas sobre gastos e se de resto fossem uns pais para mim, acabraria por relevar.



                      Acho que tens de pesar bem se vale a pena "comprar" essa guerra. e se realmente for importante para ti, terás de convencer o teu márido disso. A bem... Até porque parece que o senhor faz isso por gosto, não é?



                      mas confesso que ia odiar que os sogros me dissessem algo tipo: então compraram Y ou X por 150€?:w00t:



                      beijinhos



                      Carla


                      Comentar


                      • #12
                        RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

                        Olá!



                        Antes de mais, junto-me ao grupo das meninas que reiteraram que as dinâmicas de cada casal dependem de caso para caso. No meu caso, tanto eu como o marido fomos habituados a termos independência financeira e, consequentemente, a termos de ser nós a gerir as respectivas contas. Eu tenho conhecimento da conta dele (eu sou a "agenda" lá de casa, que tem todas as passwords e coisas afins) e ele, apesar não saber - porque não decora - os meus pins, eu digo-lhe quanto tenho e, se fizer compras maiores, digo como gasto.



                        Em relação à tua situação em específico, eu também não acharia piada nenhuma se o meu sogro (ou fosse quem fosse!) tivesse acesso e mexesse nas passwords a seu bel-prazer. Eu entendo o que o teu marido quer dizer em relação ao sentir-se útil mas tentaria achar outras coisas para que ele se sentisse assim.



                        A única solução que me parece viável, visto estarem num impasse, é separarem as águas: o que é teu é teu e mais ninguém tem acesso (contas separadas, decidirem quem paga o quê - p.e. tu pagas as contas da casa e depois dividem a despesa e acertam contas ). Assim o teu sogro pode continuar a gerir as coisas do teu marido e tu ficas com as tuas coisas separadas e não se chateiam mais com isso.



                        Pessoalmente, não aceitaria que 3ºs tivessem acesso a nada meu. Eu mostro o que quero, quando quero e se só me apetecer relativamente à minha vida financeira (e tudo resto...)!



                        Beijoca!

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

                          Pitchi (06-07-2010)Esqueci-me de referir no post anterior, sim o meu sogro dá opinião sobre tudo e mais alguma coisa, ele foi capaz de telefonar para a EDP a fazer-se passar pelo filho, porque achou que eu me tinha enganado a dar ordem de pagamento por transferencia bancária ( antes de falar comigo), é ele que tem as minhas senhas dos sites como finanças, seg. social, etc... e altera-as quando quer sem me informar. No outro dia queria imprimir o selo do carro para pagar, tive que andar atras dele pra me dizer a senha e agora digam-me lá que não é enervante . .


                          Se assim é, retiro o que disse. Não achava piada nenhuma que me andassem a mexer nos códigos ou a comentar as despesas que faço. Parece-me que têm de chegar aí a um consenso...uma coisa é ajudar (depositar cheques, ir ao banco fazer det. coisas, etc), outra coisa é controlar as contas. Talvez o seu marido possa dar ao pai outro tipo de responsabilidades, que não tenham a ver com a vossa vida em comum, mas apenas com o trabalho dele. Ou mandar umas "indirectas" sobre as intromissões (mas tem de ser o filho a fazê-lo!)...

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

                            becas (06-07-2010)
                            Pitchi (06-07-2010)Esqueci-me de referir no post anterior, sim o meu sogro dá opinião sobre tudo e mais alguma coisa, ele foi capaz de telefonar para a EDP a fazer-se passar pelo filho, porque achou que eu me tinha enganado a dar ordem de pagamento por transferencia bancária ( antes de falar comigo), é ele que tem as minhas senhas dos sites como finanças, seg. social, etc... e altera-as quando quer sem me informar. No outro dia queria imprimir o selo do carro para pagar, tive que andar atras dele pra me dizer a senha e agora digam-me lá que não é enervante . .






                            Se assim é, retiro o que disse. Não achava piada nenhuma que me andassem a mexer nos códigos ou a comentar as despesas que faço. Parece-me que têm de chegar aí a um consenso...uma coisa é ajudar (depositar cheques, ir ao banco fazer det. coisas, etc), outra coisa é controlar as contas. Talvez o seu marido possa dar ao pai outro tipo de responsabilidades, que não tenham a ver com a vossa vida em comum, mas apenas com o trabalho dele. Ou mandar umas "indirectas" sobre as intromissões (mas tem de ser o filho a fazê-lo!)...




                            Mas como é que o senhor conseguiu as tuas senhas em primeiro lugar???

                            Que queira ajudar com os cheques e tal muito bem, mais do que isso, controlar as contas e dar palpites, eu não admitia.

                            Só uma coisa, ele tb tem acesso ao teu salário?









                            Ele
                            Blogs para dar e vender:



                            http://www.bakingrush.wordpress.com em inglês


                            http://www.anasbageri.wordpress.com a minha padaria

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Por favor, escrevam a vossa opinião, para mostrar ao meu marido

                              Pois, essa das senhas não é muito agradável. Mas quem é que lhas deu? Se foste tu, estás no direito de lhas pedir. Se não foste, eu cancelava tudo, pedia umas novas e não lhas dava. Ponto final. Dizia que tinha perdido as senhas e tinha medo que alguém lhes deitasse a mão e arranjava desculpa para pedir senhas novas. Se ele mas pedisse, eu dizia "mas se são minhas, devem ser pessoais.". Mesmo no acesso ao banco, o meu marido tem um código e eu tenho outro. É claro que podemos usar o código um do outro, mas até é o próprio banco a exigir que cada titular tenha o seu código separado.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X