Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Agora eu...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Agora eu...

    Vocês desculpem, não costumo vir aqui e agora tenho o egoísmo de postar eu!!



    tenho vindo menos ao forúm e quando venho passo mais na pediatria e outros temas, eventualmente noutros locais, mas para estes lados nem tanto...







    Indo à questão, para quem não sabe a minha mãe faleceu há dois anos. Foi uma perda que me afectou muito e ainda hoje, e sempre, me vai fazer sentir sozinha e perdida no que toca a muitas coisas... As mães sabem tudo dos filhos, mesmo quando estes não falam. Não são preciso palavras para amar e conhecer, porque os corações são iguais, as cabeças também... Quando se perde uma mãe perde-se parte de nós, parte da nossa própria identidade. É horrível, mesmo...



    Não tendo mãe, muita coisa na minha vida mudou.



    O meu pai passou a frequentar a minha casa assiduamente, e a meu convite, inicialmente dia-sim, dia-não, depois espaçando 2, 3 dias, agora geralmente vem 1 a 2x por semana.



    Esta situação alterou rotinas em termos de horários e outroa hábitos, interferiu na educação do meu filho e também na minha relação com o meu marido.



    Eu adoro o meu pai. Isso não está em causa, mas que muita coisa mudou, mudou...



    Depois, deixei de ter alguém com quem conversar sobre tudo, sobre mim, o Afonso, o Paulo, a família e até sobre os assuntos mais parvos... Com a minha mãe tinha uma proximidade que nunca mais irei ter com ninguém, ninguém me conhece como ela, nem mesmo o Paulito, que me ama e a quem eu amo, porque a minha mãe já levava mais de 20 anos de avanço...



    Ora, a minha sogra, que não é das piores, não é de intrigas e até me fica com o Afonsito quando preciso, não se manca! Está constantemente a telefonar para casa (pus telefone quando a minha mãe adoeceu...), para o telemóvel, a querer vir cá para vêr o miúdo, enfim... Agora, vindo de uma situação de doença do Afonso, fez uma comparação com o meu pai.



    Eu fiquei sentida com isso e não lhe respondi à letra porque ela vinha ficar com o Afonso, que tem estado doente, e achei que estando a fazer um favor não lhe iria responder... Mas o que é facto é que fiquei a remoer no assunto e estou arrependida!



    O meu pai, apesar de não ser perfeito e ultimamente ter de ser chamado à atenção por diversoso motivos (antes isso era trabalho de mãe, agora ela já cá não está... sou eu que chamo...) ensinou-me que os nossos erros não podem ser desculpados pelos erros dos outros. E foi o que ela fez. Eu chamei à tenção por uma coisa, e fui educada com ela, e ela respondeu-me "o teu pai assim, assim..."... Para me aborrecer ainda mais, o Afonso fez diarreia (não sei se do antibiótico, se de contágio no consultório...) e sujou um pouco as cuecas antes de as conseguir despir para se sentar na sanita e pediu-lhe para não contar à mãe, sabem o que fez? Ligou-me a dizer isto e a pedir para entrar no jogo! Eu disse-lhe que nem pensar!! que a mãe é a melhor amiga do filho, que nunca irira chamar à atenção por isso e que ele não tem de ter vergonha da mãe, que a nossa relação não é essa e que não quero que venha a ser, portanto ela teria de lhe dizer para contar, porque quando eu chegasse do trabalho ia fazer o mesmo, ia falar com ele e ensinar que a mãe vai estar sempre lá, para tudo... que não se esconde.



    Acham normal?!...



    Já disse ao meu marido que daqui para a frente acabaram as conversas sobre o meu pai e o que se passa cá em casa, não quero voltar a ouvir comparações, muito menos por erro dela.



    No entanto, sinto-me diminuída porque não tenho mãe com quem contar... Em caso de doença ou outro prblema não tenho mais a quem recorrer... Mas também acho que isso não lhe deve dar o direito de tomar atitudes que prejudiquem a minha família ou me façam sentir mal a mim...



    Como lidar com isto?...







    No fundo é ir avaliando situação a situação, e ir sendo assertiva, mas que custa muito, custa, principalmente por ter de recorrer sempre à mesma pessoa...







    Bjs, obg por me "ouvirem"...



    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    RE: Agora eu...

    Carmen, venho só desejar-te boa sorte e muita paciência. Não te consigo aconselhar neste assunto porque eu própria tenho os mesmos problemas com a minha, embora já esteja muito melhor. Também passei pelos telefonemas constantes para casa e para o telemóvel e por visitas surpresa :w00t:, até que simplesmente esgotei a pouca paciência que tenho e deixei de atender o telefone e de abrir a porta (sim, deixei a minha sogra na rua uma vez e fiz de conta que não estava em casa). É pouco educado? É! Mas aparecer de surpresa em casa de outrem também o é! Infelizmente, por mais que lhe tentasse fazer perceber que não gostava que me ligasse 10x por dia ou que me aparecesse em casa sem avisar ou sem eu a ter convidado, ela continuava a fazê-lo por isso tive que tomar medidas drásticas. E olha, mancou-se finalmente!

    Comentar


    • #3
      RE: Agora eu...

      Carmen... leio-te, releio-te e leio mais uma vez e tudo o que percebo nas tuas palavras é uma imeeeensa saudade da tua mãe...



      Faz parte, suponho...



      Já se sabe que as sogras, por muito que se esforcem não são nossas mães, para além de que são de outros tempos, têm outra mentalidade, têm um bocadinho de ciumes misturados nas suas atitudes... enfim. Não será a todo o momento uma relação 100% pacífica. Vou ser mázinha e arriscar dizer que um dia serás sogra... e quem sabe em algum momento um bocadinho assim também!



      Acho que és capaz dessa assertividade de que falas, não duvido que saberás sempre gerir as coisas da melhor maneira... mas acredito também que a cada momento de frustração, incompreensão, a cada conflito, sentirás sempre essa falta... a falta da tua própria mãe.



      Um beijinho muito especial desta tua admiradora!



      Desabafa sempre... é uma forma de lidar melhor com as coisas, verdade?

      Comentar


      • #4
        RE: Agora eu...

        Olá Carmen,



        Eu dou-me bem com meus sogros mas, sei que quando toca a netos tudo se transforma. Criticam-me por trás, com pormenores tolos em relação à neta mas, sinceramente, não ligo. Felizmente moro longe, senão, sei que com o meu feitio iria dar para o torto. Mas, também temos de ver um pormenor: eles até podem-nos criticar e não gostar de nós mas, gostam imenso dos nossos filhotes e acho que isso vale milhões. Aconselho-te a falar com sinceridade com ela e se se entenderem, até podes ter aí uma segunda "mãe". Beijocas grandes.

        www.avicultura.com.pt
        http://www.facebook.com/teresamfneves

        Comentar


        • #5
          RE: Agora eu...

          Oi Carmen.

          Nem sei que te diga... Tentarei escrever algo, por seres tu!

          Eu acho que os avós, às vezes, ficam com ciúmes dos outros avós e nem se "mancam" que o outro possa estar em mais necessidade que eles próprios. Quando toca a netos, o egoísmo, por vezes, fala mais mais alto que o racionalismo.

          Depois, como eles foram educados de um modo acham que é assim que deve ser tb feita a educação dos netos. E, por mais que digas que queres de uma maneira, eles fazem o contrário pois acham que nós não percebemos nada. Um dia, provavelmente, tb seremos assim...

          Se, com a nossa mãe, em geral, temos lata para dizer tudo, com as sogras é diferente... Mas convém não deixar abusar ou então terás sempre uma "pedra no sapato". Se tu não tens lata para dizer, pede ao teu marido. E se ela não disser, diz tu!

          Quanto às saudades da tua mãe, cada vez te dás mais conta da sua ausência... Eu acho que é um processo inevitável... :crying:
          http://manasecompanhia.blogspot.com/


          Comentar


          • #6
            RE: Agora eu...

            Oi carmen.



            Acho que já foi tudo dito mas queria salientar que não existe egoismo nenhum em quereres falar um bocadinho sobre ti e sobre os teus sentimentos. É bom deitar cá para fora... deixa-nos mais leves. Em relação ao teu pai e à tua sogra, tens de ter paciência. Tal como tu, o teu pai também está a sofrer com a perda e é normal que tenha atitudes menos próprias. As sogras sentem-se sempre como 2ªs mães em relação aos nossos filhos com a diferença que têm "supostamente" mais experiência. Logo, olham para todas as nossas acções com um olhar crítico. Além disso, eu costumo dizer que uma coisa é ser avó e outra é ser mãe. Eu vejo a minha mãe a ter atitudes com o meu filho que não tinha comigo ou com o meu irmão quando éramos mais novos. Já sem falar no ciúme entre avós.



            Enfim... muita calma e paciência neste momento mas vai estabelendo sempre limites. Pede ajuda ao teu marido quando precisares de a chamar à razão. Elas ouvem melhor aos filhos do que a nós.



            Quanto à tua perda, lamento muito. Acredito que nem tenhas tido tempo para "chorar" a morte da tua mãe. Mas também acredito que onde quer que ela esteja, está feliz por ver que a filha é uma mulher forte e capaz de enfrentar este mundo mesmo sem a sua ajuda. É para isso que elas nos preparam... para enfrentar o mundo!

            :rose:

            Comentar


            • #7
              RE: Agora eu...

              Obrigada por responderem.



              Claro que tenho muitas, MUITAS mesmo, saudades da minha mãe. Mudou com a falta dela e com a alteração familiar que houve.

              Ainda ontem o meu pai me dizia que a vida dele não faz sentido... A minha faz porque tenho o Afonso, o Paulo,... e tenho de dar conta também dele, do meu irmão, a tratar um cancro também, e de mim também, claro está... Vai fazendo dia a dia, às vezes melhor, outras pior.



              O que queria dizer é que sinto que a minha sogra, inconscientemente, sabe que tem esse monopólio de ser a única avó e estica-se um pedacinho...

              Já tivémos algumas situações aborrecidas, com o meu sogro é pior porque às vezes goza mesmo, já lhe cheguei a perguntar se gostava da companhia do neto ou se quria ficar uns tempos sem o vêr...



              O Paulo não siz nada... são os pais, diz para dizer eu quando as situações são comigo. de início eu dizia-lhe que eram os pais dele, que era melhor ser ele, mas depois achei que ele tinha razão, às tantas ainda podiam pensar que eu andava a fazer queixinhas, por isso é melhor resolver na hora. E digo.



              Mas baquele dia não pude, porque o Afonso estava em casa com um princípio de pneumonia, eu a trabalhar que nem cão sem poder faltar (sim, função pública também trabalha à séria, acreditem!! Temos nova gerência e felizmente é um homem de armas!!), e ela ficou com ele na minha casa.

              Perante isto... na altura que fez o comentário do meu pai não consegui responder por sentir que estava em desvantagem, que ela me estava a fazer um favor e que eu iria ser mal agradecida...

              Mas devia ter dito, porque uma coisa não se relaciona com a outra, também por lá estar a fazer o jeito não tem direitos acrescidos de comentar depreciativamente a minha família...



              Enfim, já passou esta. Notei que nos dias seguintes havia um certo mau-estar entre ambas, mas também é bom que se aperceba que não gostei. De certa forma, o limite foi imposto.



              Agora vou de férias e só daqui a semana e meia é que deverei estar com ela, portanto menos mal.



              Alguém escreveu sobre segunda mãe... isso pensei eu, embora ma~e seja mãe, mas com atitudes assim não dá... A minha mãe tinha um dito antigo, "dos teus dirás, mas não ouvirás", e é muito certo.



              Espero que continúe sem se meter na minha relação com o Paulo, que estas coisas vão-se gerindo...





              Um beijinho a todas, obrigado!

              carmen


























              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar


              • #8
                RE: Agora eu...

                olá carmen!

                já nem te deves lembrar de mim lol (mamagbi), mas eu lembro-me sempre de vocês... venho é muito pouco ao forúm.

                em cada palavra tua sinto a tua saudade da tua mãe...

                e percebo-te muito bem

                eu não sei ainda o que são problemas com a sogra e sogro porque vivo a 300km de distância, mas até tenho medo de imaginar no dia em que passe a viver mais perto.

                O que tu escreveste sobre o monopolio de ser "avó única"................... conheço isso muito bem...

                o meu pai faleceu dia 2 de junho 2009.... 15 dias depois do meu rafael ter nascido.... foi mau muito mau (estou a fazer tratamento ainda ) e uns miseros dias depois estavamos na casa dos meus sogros e começo a perguntar ao gabi o nome dos tios e dos avós e ele naõ sabia o nome do avô da parte do pai e volta-se a minha sogra "ah não tem mal, basta chamar avô... não tem mais nenhum"

                eu fiquei................... sem saber se chorava, se me passava dos carretos.... enfim... ouvi e calei e fiquei a remoer no assunto....

                tem outro avô sim... no céu... e apesar de ter falecido o neto tem todo o direito de saber o nome dele e como era ele... saber que durante 3 anos e 15 dias teve avô...

                Isso do monopólio.... mas será que por só ter uma avó esta tem mais direitos que anteriormente? mas as coisas são divididas em quantidades?

                eu juro que até tenho medo do dia em que for avó e se me dá para estas parvoeiras.... será que estamos a aprender com o que vemos e no futuro nos portaremos melhor ou será que isto é defeito mesmo do estatuto de avó/sogra?



                bem... deixo-te uma beijoca enorme para ti, para o teu menino grande (deve estar um homenzinho) e para o teu mais que tudo.












                Madrinha: Portela - dpp: 29 Maio 2009 - LUNA

                Comentar


                • #9
                  RE: Agora eu...

                  Penso tanto em vocês...

                  Que bom teres voltado!! Eu também venho cá menos, vou mandar-te o meu mail por PM!!



                  Eu sinto isso, Antes era a avó LInda (a minha mãe era Deolinda) e avó Ina, agora muitas vezes falam da avó... não é avó, é avó Ina, porque a Linda também é... Isso posso gerir melhor, como ele conheceu a avó, falo muito nela, muito mesmo, para não esquecer, e ele próprio fala também, quando vê o céu com estrelas até manda beijos... para ela e para o meu avô e avó, que ainda conheceu também, embora menos tempo...



                  Agora fomos de férias, voltámos ontem e estou mais descansada, hoja os gajos sairam, foram ás compras e vão lá a casa, assim evito ir eu, não me apetece vê-la e pensar que comentou sobre o meu pai, que queria protelar mentiras, enfim... Não vou criar guerras, não vale a pena, o meu marido é importante para as duas, mas que a olho de outra maneira, isso olho...



                  Bjs,

                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Agora eu...

                    As pessoas às vezes nem medem o que dizem. Perdi o meu único irmão há quase 10 longos anos. Soube da gravidez dias antes do dia em que ele faria anos e o parto foi quase no mesmo dia em que ele morreu... Não foi fácil. Casei-me sem ele e não o tive como padrinho da minha filha.

                    Mesmo assim a minha sogra soube dizer que era um grande sacrifício ter a enteada no casamento da filha (estava eu com 5 meses de gravidez e chorei o caminho todo até casa) e um grande sacrifício ter a enteada no baptizado da minha filha. Felizmente, a minha cunhada percebeu e disse que há coisas bem piores porque eu fiquei sem fala. A minha filha tem um tio no céu. Se tem 3 tias na terra, há-de lidar com elas todas. Já bem chega quem não pode estar com ela.



                    Um beijinho grande
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Agora eu...

                      Eu, de facto, acredito que ela não tenha dito de propósito, só que foi logo buscar uma compração com o meu pai... e eu sinto que, como não tenho mais com quem contar, de certa forma ela tira vantagem disso...

                      Posso estar a interpretar mal, a ser injusta, mas realmente pareceu-me muito mal o que fez. E no mesmo dia ligar-me para me fazer protelar uma tentativa de esconder um comportamento do Afonso, para ficar um segredo entre eles... Isso foi mesmo o cúmulo!! Aí não foi da minha interpretação, e aí respondi-lhe mesmo... "na minha casa não há mentiras, não se esconde, agradeço que faça o mesmo no que toca ao Afonso...".



                      A tua também foi mesmo indelicada... realmente, para não dizerem nada de jeito mais vale estarem caladas, bolas!!



                      Um beijinho,

                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Agora eu...

                        Lamento imenso a perda da tua mãe, sobretudo se tinham uma relação tão íntima e privilegiada, o que não é assim tão comum (eu não tenho, embora não ponha em questão o amor que nos une).

                        Em relação ao ponto específico da "mentira", desculpa a sinceridade mas não me parece que tenha a importância que lhe estás a atribuir. O menino teve vergonha de sujar as cuecas e não queria que tu soubesses, o que é normalíssimo. Não fazia mal nenhum, a meu ver, que ignorasses esse episódio e tivesses agido como se não soubesses nada. Essa cumplicidade entre avó e neto só mostra que são muito próximos e o teu filho confia incondicionalmente nela. Aliás, se fosse a minha mãe não me contaria nada, tenho a certeza...quando ela fica com as netas há muitas coisas que eu não sei nem procuro saber...são os segredos delas

                        Já a comparação com o teu pai foi de facto infeliz, mas procura esquecer...se se repetir, chama-se a atenção, sim. Pode ser sem maldade, mas magoa.

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Agora eu...

                          ola carmen



                          Saudades tuas minh linda



                          infelizmente a dor da perda da tua mae não te posso ajudar



                          ainda tenho mãe temos algumas desvenças, etc etc, mas não me imagino sem ela, os avós têm ciumes do nosso amor



                          quando Martim teve internado em Março (suspeita mengite) ela chegou a dizer que sofreu mais do que eu

                          na altura disse-lhe não não sofre mais do que eu pode amar o Martim, mas eu é que o carreguei na minha barriguinha e sou eu que sou a mãe AMOR de mae é amor de mãe, não gostou mas paciencia

                          Tive de me impor mt (ainda tenho) pois o Martim fica com ela quando estou no trabalho por isso estás a ver,



                          Quanto sogra ui, tens mesmo de por travão, a minha inicio casamento até queria "mobilar" a minha casa como ela queria, não dava sugestões quase que impunha, mas n lhe valeu de nada pk nada fiz o que ela quis

                          ex queria que colocasse a vista o faqueiro de prata que deu ao filho, até hoje está no sotão guardado nunca conheceu outro sitio



                          beijinho grande muita muita força














                          O dia mais feliz 01 de Julho de 2009 nasceu o Martim



                          http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 21



                          As minhas queridas e maravilhosas Madrinhas:

                          Marisa&Madalena - a Madalena nasceu a 27 de Julho de 2009

                          Rutexana - o Ricardo nasceu a 4 de Agosto de 2009

                          A minha linda afilhada: Biscoitinha - o Elias nasceu a 3 de Julho de 2009

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Agora eu...

                            Flor-Martim (15-09-2010)ola carmen







                            Saudades tuas minh linda







                            infelizmente a dor da perda da tua mae não te posso ajudar







                            ainda tenho mãe temos algumas desvenças, etc etc, mas não me imagino sem ela, os avós têm ciumes do nosso amor







                            quando Martim teve internado em Março (suspeita mengite) ela chegou a dizer que sofreu mais do que eu



                            na altura disse-lhe não não sofre mais do que eu pode amar o Martim, mas eu é que o carreguei na minha barriguinha e sou eu que sou a mãe AMOR de mae é amor de mãe, não gostou mas paciencia



                            Tive de me impor mt (ainda tenho) pois o Martim fica com ela quando estou no trabalho por isso estás a ver,







                            Quanto sogra ui, tens mesmo de por travão, a minha inicio casamento até queria "mobilar" a minha casa como ela queria, não dava sugestões quase que impunha, mas n lhe valeu de nada pk nada fiz o que ela quis



                            ex queria que colocasse a vista o faqueiro de prata que deu ao filho, até hoje está no sotão guardado nunca conheceu outro sitio







                            beijinho grande muita muita força




























                            Em relaçao á avo sofrer mais que a mae, consigo entender, porque avo é mae duas vezes, ouseja, sofre pelo neto, mas sofre pela filha que ela propria carregou no ventre e ve a sofrer.

                            qd a minha menina teve internada a minha mae disse que entendeu essa frase, pois ela tava preocupadissima com a minha filha, mas estava tb preocupada c o meu sofrimento.


                            Madrilhada de parto: Pocaontas

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X