Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Será que é só impressão minha???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Será que é só impressão minha???

    Sogra...
    Nunca tive grande razão de queixa mas há coisas que me deixam de pulga atrás da orelha...
    Ela sempre tomou conta dos meus sobrinhos ( filhos da irmã do meu marido), de todos os 3 filhos.
    Da minha tomou conta até aos 4 anos. Aos 4 anos fiz questão de a colocar na escolinha, para "aliviá-la", pois já não é nenhuma jovem, além de que sempre quis que a minha filha frequentasse a pré-primária.
    Pensei que a minha sogra fosse estranhar e dizer que queria ficar com ela como ficou com todos os netos até à idade da escola, mas não, pelo contrário, incentivava e até me andava sempre a perguntar se a menina sempre ia ou não para a escolinha.
    Lá foi para a escolinha mas como a minha sogra estava habituada a estar com ela, estabeleci um dia de semana que não iria à escolinha e iria para a avó e para estar também com os primos.
    Agora levei um grande balde de água fria...
    Fui inscreve-la na 1ª classe e pedi para ficar na escola perto da casa da minha sogra porque, além dos primos lá andarem, seria melhor pois a minha sogra poderia levá-la à escola como fez com os outros. Já não o faz porque agora é a vizinha que os leva.
    Em conversa estava eu a explicar-lhe como correu a cena da matricula e que assim era melhor ela estar perto dela ao que ela me responde que sim que era melhor em caso da menina estar com febre ou acontecer alguma coisa, porque a escola tem ATL e assim posso lá deixá-la de manhã?!?!?!
    Fiquei MESMO: WHAT??????
    Está a escassos metros da escola e está-me a dizer para pôr a miúda no ATL??
    Fiquei mesmo de queixo caído...Pensei que ela me diria o mesmo que fazia com os outros. Vou pô-la a casa dela antes de ir para o trabalho ( 07:50) e que ela a levaria à escola.
    Mas parece que não tem disponibilidade para isso...
    Bolas...

  • #2
    Pois... por estas e por outras é que eu rejo a minha vida sem contar com ninguem, se acabarem por se oferecer, optimo, caso não aconteça tb nao preciso de ajuda...



    Comentar


    • #3
      Acho que fazes muito bem! Eu também tenho esse (bom) hábito. Se calhar fui um bocado parva em pensar que ela queria fazer com esta neta o que fez com os outros. Pelos vistos enganei-me...
      Está fora de questão pedir seja o que for. Seja o ATL!

      Comentar


      • #4
        Ao ler o que escreveste lembrei-me de uma coisa que me disseram recentemente. é um ditado antigo e ao que parece mais certo do que pensamos; "Os filhos da minha filha, meus netos são. Os filhos do meu filho serão ou não."

        Eu também não tinha e não tenho razão de queixa da minha sogra. Mas já tinha notado uma certa diferença de tratamento em relação ao meu marido e à irmã, mas isto nunca me tinha afectado e como para ele também parecia não fazer diferença nunca liguei... até ter ficado grávida. Quando a minha cunhada ficou grávida da filha mais velha, a minha sogra sempre achou muito bem ser tudo novo para a menina e chegou ela própria a comprar as coisas para que a neta tivesse tudo novo. Quando eu fiquei grávida o discurso dela mudou completamente, pois para a minha filha já serviam coisas em segunda mão. E o mais ouvido era "Para que vais comprar isso novo. Fala com o G. que ele deve ter lá da M. e empresta ou dá. "
        Ora que raio será que a minha filha é menos neta que as outras?! Enfim...
        Por isso este ditado é muito certo.

        Beijinhos maternais.

        Comentar


        • #5
          A minha sogra que trabalha comigo sai do trabalho às 15h30m e vai buscar o outro neto à escola e os meus têm de ficar na escola até à hoa que eu saio. Eu sempre contei só comigo, e quando penso em escolas não conto com mais ninguém.
          Este ano a minha filha mudou de escola e fica perto do trabalho da minha mãe e ela ofereceu-se para a ir buscar e depois vão de autocarro para casa e eu aceitei porque assim ela quase não precisa do Atl. Mas foi porque ela se ofereceu, porque eu não peço nada a ninguém.

          A melhor da minha sogra (eu já a contei aqui no forúm) foi quando ela decidiu ir visitar a neta à escola e quando lhe perguntaram o nome dela a senhora não sabia, e a neta que tinha acabado de acordar também não a reconheceu. Foi o panico na escola, a pensar que era alguém a tentar raptar uma criança.

          Eu tenho tantas para contar.

          Outra vez estava com o meu filho mais novo no hospital a oxigénio a 30 Km da escola e liguei ao meu marido se ele ou a mãe podiam ir buscá-la à escola e responderam-me que não porque não tinham cadeira no carro. Nesse dia tive de ligar à minha mãe que teve de fazer 2 Km a pé, para a ir buscar e depois andarem mais um bom bocado para apanharem um autocarro também sem cadeira.




          Comentar


          • #6
            Olá, Eu tb sofro um pouco com a diferença de tratamento, da parte dos meus sogros, que é dado aos meus filhos e aos filhos da minha cunhada.

            Mas resolvi comentar porque às vezes há falta de comunicação. Tu decidiste colocar a tua filha na pré-escola (um ano mais cedo que os teus sobrinhos), será que a tua sogra pensa que tu é que não queres a ajuda dela, sei lá, às vezes as pessoas pensam nas coisas e não dizem nada... Se calhar se tu falares com ela, com calma, e lhe explicares que a ajuda dela ainda é preciosa....

            É só um palpite de quem não conhece a vossa relação!

            Boa sorte!

            Comentar


            • #7
              Ola...

              Infelizmente posso dizer que conheço bem este tipo de atitudes, nao da minha sogra (que nao me faz mais porque nao pode), mas sim dos meus proprios pais. Sabes, as vezes as pessoas nao entendem e nem se tocam. Por exemplo, eu moro muito perto dos meus pais (cerca de 100mts) e desde q a minha filha nasceu (ja vao fazer 4 anos) se a foram ver 3x foi o muito. Ao outro neto (filho da minha irma) fazem tudo, desde ir buscar a escola, levar a passear, dar dormida, comida, levar ao medico, etc. A minha filha nunca a foram buscar a escola, nunca lhe perguntaram se la queria dormir, nunca, nem mesmo sabendo q eu estava "enrascada". ja tive uma altura de ir para lisboa fazer 1 curso de 2 dias e o meu marido acabou por ficar em casa, para poder ir buscar e por a filha a escola, pq estava tb a trabalhar longe de casa e sem mim nao dava para ir trabalhar, ja q normalmente sai de casa as 06h e chega as 20h. nao ia levantar a menina, para a ir por a mae (pq a creche so abre as 07h45). Assim teve de ficar em casa. Tal como ja aconteceu eu nao ter mais ninguem que me ficasse com ela doente por me ligarem da escola e responderem-me a q horas é q eu vinha, pq as 18h tinham de ir buscar o neto (sabendo q eu nunca saio antes das 19h).
              Mas apenas para te dizer, que por mais que se diga que nao, ha sempre avos que preferem os primeiros netos e que se marimbam para os 2.º e so fazem as coisas quase por obrigação.

              Apenas te digo : paciencia.....

              Bjkas

              Comentar


              • #8
                Eu não sofro desse mal, até porque a minha sogra é mais que minha mãe.Quando o meu filho entrou para a pré e depois para a escola sempre foi ela que o foi buscar.Se calhar pq a minha cunhada nunca quis ter filhos...mas mesmo assim duvido um pouco , pois ela é uma avó no verdadeiro sentido da palavra.Já a minha mãe...enfim mais vale nem comentar...diz-me sempre que adora os meus filhos, mas não se vê nada...
                Mas a frase/ditado da Nennya tb já a conhecia, e sei de casos em que assenta que nem uma luva...

                Pat
                http://lilypie.com/pic/080730/KodX.jpg[/img][/url]




                Beijinhos

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Nennya Ver Mensagem
                  Ao ler o que escreveste lembrei-me de uma coisa que me disseram recentemente. é um ditado antigo e ao que parece mais certo do que pensamos; "Os filhos da minha filha, meus netos são. Os filhos do meu filho serão ou não."

                  o
                  Nennya

                  A minha avó paterna disse isso à minha Mãe quando eu era bebé!
                  escusado será dizer que nunca se entenderam bem e que chegou à rutura. Actualmente não a vemos há anos apesar de ela viver a 10 minutos dos meus pais!

                  Se a minha sogra me dissesse isso eu, que até tenho bom feitio (ou penso que tenho), acho que a comia! LOL mas a minha sogra não o faria!

                  Beijinhoss

                  Carla


                  Comentar


                  • #10
                    Obrigada pela vossa partilha de experiências. Como disse anteriormente eu não tenho grande razão de queixa dela, mas a verdade é que nós temos a nossa própria vida e a minha cunhada ( o marido e os filhos) está sempre em casa dela, é a minha sogra que faz praticamente tudo às crianças.
                    Talvez seja um pouco o que a ClaudiaFerreira disse. Já uma vez houve uma conversa entre o meu marido e o meu sogro onde ele lhe disse: "Ah, mas tu não precisas..." ou seja, acho que é um pouco esse ideia que eles têm: Nós não precisamos! Não precisamos porque fazemos por isso, mas agora estava à espera que ela se "oferecesse" para ir buscar a menina uma vez que está a escassos metros da escola...
                    Já falei com o meu marido e ele nem deu grande importância dizendo que nós nos desenrascamos. E ele tem razão e eu prefiro assim. Só me faz confusão que quem nunca pede nada, não tem uma mãozinha e outros nem sequer pedem porque já é um dado adquirido, é como se fosse obrigação, têm as mãos, os pés e tudo o que for preciso...

                    Comentar


                    • #11
                      VC33
                      eu também ficaria magoada! Quem meus filhos beija minha boca adoça e o contrário também é verdade!
                      Mas as ações ficam para quem as pratica, não é? e é melhor termos para atirar do que para levar!

                      Boa sorte!


                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
                        Obrigada pela vossa partilha de experiências. Como disse anteriormente eu não tenho grande razão de queixa dela, mas a verdade é que nós temos a nossa própria vida e a minha cunhada ( o marido e os filhos) está sempre em casa dela, é a minha sogra que faz praticamente tudo às crianças.
                        Talvez seja um pouco o que a ClaudiaFerreira disse. Já uma vez houve uma conversa entre o meu marido e o meu sogro onde ele lhe disse: "Ah, mas tu não precisas..." ou seja, acho que é um pouco esse ideia que eles têm: Nós não precisamos! Não precisamos porque fazemos por isso, mas agora estava à espera que ela se "oferecesse" para ir buscar a menina uma vez que está a escassos metros da escola...
                        Já falei com o meu marido e ele nem deu grande importância dizendo que nós nos desenrascamos. E ele tem razão e eu prefiro assim. Só me faz confusão que quem nunca pede nada, não tem uma mãozinha e outros nem sequer pedem porque já é um dado adquirido, é como se fosse obrigação, têm as mãos, os pés e tudo o que for preciso...
                        Sabes, eles (os sogros) nem fazem por mal. É como tu dizes, vocês fazem a vossa vida só a contar convosco, nunca pedem nada, não dependem deles para nada e eles habituam-se. Isto acontece também na minha casa.
                        A tua cunhada (tal como a minha) precisa deles para tudo e mais alguma coisa e eles (sogros) sentem que têm que dar mais apoio por ali.
                        Às duas por três, sem darem por isso, estão a ajudar muito mais uns que outros.
                        Eu acho que se tens a possibilidade de ter uma avó que te dê mais apoio à miuda, deves insistir nisso. Pensa que é pelo bem da tua filha! Não sejas orgulhosa! Se não daqui a uns anos vais estar com essa mágoa atravessada.
                        Se tu pedires e ela disser que NÃO pode mesmo (ou não quer) é outra coisa, mas assim a “razão” fica do vosso lado!
                        Mais uma vez, boa sorte!!!

                        Comentar


                        • #13
                          A minha sogra não é pessoa para dizer não...pelo menos diretamente...
                          Ou seja, nunca saberia se ela o faria por gosto ou por obrigação. Sim, é verdade que "padeço" desse grande defeito que é o orgulho mas não sou nada rancorosa. Só me "tocou" um pouco...
                          Desde que a minha menina está na escolinha, escolhi um dia em que não houvesse atividades na escola, para ela ficar na casa da avó para se manterem os laços entre avós/neta e também com os primos, independentemente do resto.

                          Comentar


                          • #14
                            Olá.
                            É a primeira vez que escrevo no forum, apesar de já o consultar há muito tempo.
                            Eu tenho o problema contrário. Não deixo, de forma alguma, a minha filha (de quase 4 anos) com os meus sogros ou com os meus pais. Os meus pais já são idosos e a minha mãe tem Alzheimer. Os meus sogros têm um estilo de vida e ideias que, tanto eu como o meu marido, desaprovamos completa e totalmente. Além disso não sabem o lugar deles. Desde que a minha filha nasceu sempre lhes disse (sem rodeios ou reservas) que nunca a deixaria ao cuidado deles. O meu marido trabalha por turnos e eu vou começar também a trabalhar por turnos, pelo que é muito complicado gerir a situação familiar, especialmente no que diz respeito à pequenita. Temos uns familiares que moram na nossa rua e que a menina adora e que se ofereceram para ficar com ela, quando fosse necessário. Fiquei muito feliz, pois seriam as pessoas ideais. Agora vieram dizer-me que afinal não ficam com ela porque os meus sogros vão ficar chateados com eles. Depois percebi que o que gerou esta situação foram conversas da minha sogra!!!!
                            E eu e o meu marido????? E a minha filha??????? Afinal quem são os pais da criança?????? Que direito têm os meus sogros de se meter???? E os meus familiares não querem saber se eu e o meu marido ficamos chateados?????
                            Estou tão triste e magoada!!!! Por causa de quem se mete no que não deve tenho este problema! E eu NÃO VOU DEIXAR A MENINA COM OS MEUS SOGROS DE QUALQUER MANEIRA!!!!! ESTÁ FORA DE QUESTÃO!!!! Desculpem este desabafo, mas só me apetece gritar........

                            Comentar


                            • #15
                              Olá Anacs. Grita à vontade que ninguem nos ouve...
                              O ideal seria nós não precisarmos de ninguem, não é? parece que há sempre qualquer coisa...
                              A minha mãe, sei que faria o que fosse preciso mas infelizmente existe um problema familiar entre o pai da minha filha e a minha mãe e por esse motivo não pode ser a minha mãe a ir buscar/levar/ficar com a menina. Por outro lado sei que a minha mãe se disponibilizaria para tudo e mais alguma coisa mas, de alguma forma, "cobraria" esses "feitos".
                              A minha sogra não "cobra" nada mas fico sempre na dúvida se o faz com gosto ou porque tem que ser...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X