Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pais a viver com os filhos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pais a viver com os filhos

    Olá, boa tarde


    Gostaria de saber o que pensam deste assunto.

    O meu pai de 79 vive sózinho numa casa velha, fria e não tem muitos rendimentos.

    O que fariam no meu lugar?

    Fico destroçada cada vez que o visito, mas nao sei o que fazer. Ainda para mais não tenho irmãos cá.


  • #2
    RE:

    Olá. Olha penso que tudo depende da relação q tens com ele. Não teria qq problema em ajudar a minha mãe ou os meus sogros.

    Mas por exemplo, c a minha avó simplesmente n sou capaz. vive sozinha, n tem ninguém (o filho e o marido ja morreram) mas eu simplesmente n consigo quase falar c ela (tenho ataques de pânico qd entro em contacto c ela).

    Agora se o teu pai é boa pessoa, se o amas, p n ajudá-lo a ter um resto de vida mais feliz?

    O que pensa o teu marido do assunto?

    Comentar


    • #3
      RE:

      Minha querida não exites em traze-lo para a tua companhia pois não sabes o dia de amanha e não vais querer olhar para tras e sentir remorços.
      essa é a minha opinião e infelizmente passei por uma situação parecida,só que não consegui convencer o meu pai a vir morar comigo quando eu queria e quando ele concordou já foi tarde demais
      mamã luisa e pipinho






      Comentar


      • #4
        RE:

        Eu gosto do meu pai, mas ele nunca foi o que se pode chamar de um bom pai!

        Sempre o homenzinho da casa, no sofá, nunca luteou para me dar um futuro e eu com 18 anos se quisesse ir p/a faculdade que fosse, mas tinha de trabalhar.

        Tem a mania das das finezas, e boas famílias e vai-se a ver não tem nada.


        Acreditem que ando numa depressaõ só de pensar nisto...é horrível...por um lado tenho pena, custa-me dizer, mas realemnte é pena que tenho e por outro lado acho tão injusto ele vir morar comigo.

        Não perdemos a nossa privacidade??? receber amigos como é??? sempre lá metido alapado no sofá???
        Penso nisto e acreditem só me dá para chorar.

        Ajudem-me, confortem-me que eu já não posso...éu um dilema para mim!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá, respondi-te no outro lado!!!
          Beijos
          Cláudia


          Comentar


          • #6
            RE:

            Podes ter a certeza que perdes a tua privacidade!!
            e os teus manos?
            já pensaste que no caso de o levares, um dia caso ele adoeça, tu é que tens que cuidar dele?
            antes de tomares qualquer decisao,m fala com os teus irmaos, sei bem do que falo, por casos que conheço.
            bjos
            xana
            [



            img][/img]

            Comentar


            • #7
              RE:

              pm enviada
              mamã luisa e pipinho






              Comentar


              • #8
                RE:

                E n consegues ajudá-lo de outra forma? Sei lá ajudar a dar melhores condições à casa, pagar à santa casa para lhe irem levar a comida e assim?

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá Bic,

                  Gostava de poder ajudar, mas de facto são situações complicadas. Não te vou mentir - claro que perdes alguma privacidade, que tens menos liberdade de movimentos, e como aqui foi dito, se o teu pai adoecer ficas com a responsabilidade de cuidar dele, com tudo o que isso implica a nível financeiro (a menos que ele tenha uma boa reforma, o que já vai sendo raro neste país..) e a nível pessoal.

                  A minha mãe está neste momento numa posição semelhante, mas no caso dela é a minha avó que não se decide a ir morar lá para casa. E eu sei o quanto a minha mãe deseja que ela se decida, mas não a pode forçar. Mas também vejo que para já ela apenas lá passa os fins-de-semana, mas é o suficiente para a minha mãe passar todos os fins-de-semana em casa, ou ter que a levar para onde quer que vá.

                  A minha avó é um doce de pessoa, que felizmente ainda está relativamente bem de saúde (a cabeça é que infelizmente já não é o que era, e começa a esquecer-se das coisas e pessoas), não dá trabalho a ninguém, não cria problemas e mal se dá por ela. A única coisa é que tem muita necessidade de conversar, repete as mesmas histórias do passado e às vezes torna-se pesado para a minha mãe, que trabalha toda a semana e acaba por não ter tempo ao fim-de-semana para estar com o marido, relaxar, passear.. Agora que já tem os filhos crescidos, pensava que ia poder "gozar" o que tinha deixado em stand-by para nos criar, e no fundo agora sente-se presa.

                  Não quero ser mal interpretada, eu adoro a minha avó, ajudo também em tudo o que posso, às vezes fico com ela para dar algum apoio à minha mãe, mas são situações que a vida nos impõe e que são muito injustas por vezes.

                  Se o teu pai está bem de saúde, se tem meios de sustento, porque não tentas uma solução intermédia, alternativa, que não te obrigue desde já a que ele more contigo a tempo inteiro? Ou uma mudança para uma casa com melhores condições, com a tua ajuda (se ele ainda consegue viver sozinho, não faz sentido estar a privá-lo da sua própria privacidade e autonomia), ou então uma espécie de "visita frequente", para que não esteja sempre tão sozinho, sem que tenhas de abdicar permanentemente do teu espaço. Até porque se o teu pai sempre teve o comportamento de que falas, não irá melhorar com a idade, muito pelo contrário.

                  Se tiveres meios para o ajudar sem ter que recorrer a algo tão extremo e definitivo, penso que o deves fazer. E também acho que perto ou longe, todos os irmãos têm deveres e responsabilidades, e que isso deveria ser falado entre todos. Talvez entre todos conseguissem, por exemplo, que ele se mudasse para uma casa com melhores condições, ou que fosse alguém lá a casa ajudar com a lide da casa etc.

                  Pensa que, a menos que seja mesmo imprescindível ele ir para tua casa já, é mais fácil ires tentando remediar o caso com pequenas medidas, do que depois tê-lo em tua casa e já não teres como voltar atrás, caso as coisas não corram bem..

                  Espero não ser mal interpretada, claro que acho que os filhos têm o dever de ajudar os pais dentro das suas possibilidades. Mas também acho que é desnecessário, por vezes, recorrer a medidas extremas. Tendo ainda dois filhos tão pequenos, acho que deves gozar a vossa vida familiar ao máximo, e não assumires desde já (ainda por cima sozinha) um encargo tão grande, a menos que seja mesmo imprescindível.

                  Beijos,
                  Xana
                  Alexandra
                  Clickem nas imagens!

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Bem é de facto uma situação muito complicada.

                    Não sei o que faria pois nunca passei por uma decisão idêntica, mas acho que seria a minha última opção levar para minha casa, acho que altera muita coisa não só na relação do casal como na maneira de estar e estilo d evida.

                    Mas tb acho que tudo tem solução, pq n falas com os teus irmãos? em conjunto tentar melhorar a casa onde ele mora, poderem a hipotese de contratar alguem para dar alguma assistencia e serem os filhos a repartir essas despesa se ele n tiver condições.

                    Acho que antes de tomar essa decisão que vai ter implicações na tua casa, vida e familia (marido e filhos), deves tentar outras formas de ajudar.

                    nem q lá vás todos os dias ver se ele precisa de alguma coisa, ligar diariamente para ele se sentir apoiado, aos fins de semana combinar almoços de familia.

                    Não sei, n conheço bem a situação, mas acho que deves falar com os teus irmãos e tentaraem encontrar uma solução que agrade a todos. sem prejudicar ninguém.

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X