Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Na hora de dormir

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Na hora de dormir

    Olá....



    Para quem ainda não "me leu" por aí...sou mãe de Gemeas, têm 32 mesinhos.



    Desde muito cedo que as passei para o quarto delas, 7 meses de idade. Tudo corria bem até fazerem pouco mais de 1 ano, houve umas alterações a nivel de educadora e auxiliares na escolinha delas, e eu reparei que ficaram muito mais excitadas e acordavam muito mais de noite.

    O seja, as noites calmas acabaram.



    Quando fiz o quarto delas (ante de nascerem), optei por comprar uma caminhas que davam para ser usadas com grades (baixando o colchão conforme eles vão crescendo), e sem grades (para mais tarde)



    Aos 24 meses, tive de tirar as grades, porque mesmo com o colchão no nivel mais baixo, elas ja conseguiam colocar um pé de fora da grade (por cima), e acordar de noite com um tombo, era o meu maior pesadelo.



    Tirei as grades, mas elas não responderam muito bem a situação, começaram a vir ter connosco a cama durante a noite, não queriam se deitar na cama delas à noite (de dia servia para brincarem....)

    Tentava adormece-las e deita-las na cama delas...mas mal me baixava, elas abriam logo os olho e reclamavam....



    Passamos noites( eu e o meu marido) em que 1 dormia na cama de casal com uma menina, e o outro na sala com a outra pequenina....

    Mas como isso não era vida, tentamos arranjar uma solução.

    Lembri-me que nas ferias dormiam as duas juntas no chão (com uma pilha de edredons por baixo delas), e elas gostavam.



    Então optamos por fazer assim, desde maio que tenho a "tenda montada " como costumo dizer, cheguei as camas delas cada uma para uma parede, coloco dois colchões de praia no chão, com uma tonelada de erdedons por cima, lencol e voilá.

    À noite, depois de beberem o leitinho delas, que não dispensam....vamos todos "acampar", vou deita-las, tenho de me colocar no meio delas...é indiscultivel...caso contrario é a berraria total, ate o pai tem de estar presente, se não a minha leonor levanta-se e vai busca-lo.

    Adormecem, e eu escapamo-nos de seguida.



    Muitas são as noites em que durante a noite acordam e me chamam, acho que so 1 vez por semana é que não acontece, e sempre na noite de domingo para segunda :confusd2:



    Mas tenho andado as voltas com a minha cabeça para arranjar outra solução, porque ter a tenda montada no quarto delas...não acho solução. Até porque o inverno vem aí, e dormirem no chão.....sempre é mais frio que na cama.

    Depois tenho duas camas no quarto sem qualquer utilidade.....



    Q posso eu fazer?



    Será que alguem tem alguma ideia?

    alguem passou, o passa pelo mesmo?



    Desculpem o testamento:blush:



    Help



    Carla

  • #2
    RE: Na hora de dormir

    Olá minha querida, de facto, as tuas filhas já têm boa idade para PERCEBEREM que têm de ficar na cama...elas chamam-te de noite porque adormecem contigo lá e quando acordam de noite tu já lá não estás e isso desperta-as...há mamãs que não se importam de adormecerem com os miúdos, de os terem na cama com os pais, mas já vi que para vocês isso não é mesmo solução. Olha nem imagino a birra em duplicado mas sei o que é a birra apenas com uma...firmeza neste caso é o que vai ter de acontecer...eu sugeria que conversasses com elas, afinal têm quase 3 aninhos e lhes dissesses que vão comprar uma mantinha ou uma colcha com elas para a sua caminha e que elas podem escolher a cor, o boneco,etc e depois dizer que a partir de "hoje" vamos contar uma história já sentadinhas na cama e que depois se deitam e dormem a noitinha e que são muito lindas por adormecerem sozinhas. Numa fase inicial vai custar, vão-te chamar, vão chorar, não as deixes chorar como é óbvio, a hora de deitar deve ser uma coisa boa, mas acho que nem que estejas 3 horas nisto nos primeiros dias que isso te dará frutos no futuro, deves deixar a luz do corredor acesa ou assim...mas se não tomares uma atitude firme nunca mais descansas como deve de ser.





    uma beijoca

    Comentar


    • #3
      RE: Na hora de dormir

      Ola

      Subscrevo tudo o que a maede3 disse!!!

      Por aqui com o meu filho mais velho foi perto dos 20 meses ( idade actual das irmas ) que o desabituei de adormecer acompanhado, mas ele sempre deu optimas noites... e falei com ele, expliquei que era melhor adormecer sozinho, sem barulho no quarto nem luzes fortes, e na 1a noite levamos 2 horas sentados numa cadeira ao lado da cama ate ele adormecer com muita berraria pelo meio mas no final da semana era so sair do quarto, dizer ate amanha e em 10 minutos estava ferrado!!!

      Agora com a dupla so vou ter esse problema com uma delas porque so adormece no colo, a irma so adormece na caminha dela, se alguem a tentar adormecer ao colo contorce-se e choraminga ate a deitarem!!!

      Mas como estamos em processo de mudanca ( faltam 2 sem.) vou esperar ate estarmos instalados e depois comeco com a saga, eh que ja tentamos e nao deu bom resultado...

      Boa sorte

      Comentar


      • #4
        RE: Na hora de dormir

        Obrigada Maede3 e Tscm, tenho de colocar um ponto final nesta situação, eu e o meu marido chegamos a colocar a possibilidade de o que as destabilizava era mesmo a cama não ser muito larga, porque elas têm um dormir muito agitado, e faziamos o filme de que acordavam por não se conseguirem virar à vontade.....



        Mas de certo que é mais manha delas..... querem a nossa companhia....

        A minha mãe diz que so me conseguiu mudar para o meu quartinho aos 4 anos.....bem, eu já levo um pequeno avanço :P

        Mas vou marcar um dia com o meu marido para alterar-mos esta situação...e a partir daí...não ha volta a dar (espero eu :ermm: )



        Deus queira que tudo corra bem....



        Mais uma vez, muito obrigada.

        Comentar


        • #5
          RE: Na hora de dormir

          Ola!



          Ja pensaste que o segredo pode ser dormirem juntas e nao o ser no chao?



          E se juntares as camas delas de forma ficar colchao com colchao como as vezes se ve nos hoteis...



          Beijinhos



          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            RE: Na hora de dormir

            A minha opinião (isto dos foruns é optimo, podemos opinar sempre)



            Quando queremos uma mudança, devemos fazer uma mudança. Ou seja, se eu quero que o meu filho passe a dormir sozinho, que altere a sua rotina, devo fazer alterações, como comprar um lençol, un edredon, ou mesmo uma cama nova. Alterar qualquer coisa e acompanhar a alteração com um diálogo/explicação.

            Depois há que ser firme



            A sugestão da rbalmed parece-me optima, mas toptaria talvez por camas de solteiro e "encostava" as camas de grades. O meu pestinha passou a dormir melhor na caminha de solteiro, na de grades passava a vida a cair.



            bjus

            Comentar


            • #7
              RE: Na hora de dormir

              Obrigada pela vossa ajuda;



              Sim é verdade que quando queremos uma mudança, fazemo-la...as vezes a dificuldade inicial, é como fazer a mudança.

              A ideia de ir comprar um edredon novo para as caminhas é excelente, e nem me tinha passado nada de parecido pela cabeça.

              Vou no sabado comprar com elas um leçol de casal e um edredon novo.



              Vou juntar as caminhas (ideia de fazer como nos hoteis...acho que o facto de terem a companhia uma da outra tb vai ajudar), fazer as camas com a ajuda delas e tentar que depois fiquei na cama, coloco lá uma cadeira, conto uma historia...e seja o que deus quizer.



              Mas e se durante a noite elas forem ter ao nosso quarto :think:

              Se quizerem ir para a nossa cama? vão fazer birra de certesa....



              Devo contar a história e sair com elas ainda acordadas do quarto? mante-las deitadas vai ser um sacrificio...elas são muito mexilhonas, como costumo dizer, estarem paradas não é com elas!!!!

              Bem, vamos ver como me vou sair.....



              Obrg



              Bjs

              Comentar


              • #8
                RE: Na hora de dormir

                cat_e_leo (27-08-2009)Obrigada pela vossa ajuda;



                Sim é verdade que quando queremos uma mudança, fazemo-la...as vezes a dificuldade inicial, é como fazer a mudança.



                A ideia de ir comprar um edredon novo para as caminhas é excelente, e nem me tinha passado nada de parecido pela cabeça.



                Vou no sabado comprar com elas um leçol de casal e um edredon novo.



                Vou juntar as caminhas (ideia de fazer como nos hoteis...acho que o facto de terem a companhia uma da outra tb vai ajudar), fazer as camas com a ajuda delas e tentar que depois fiquei na cama, coloco lá uma cadeira, conto uma historia...e seja o que deus quizer.



                Mas e se durante a noite elas forem ter ao nosso quarto :think:



                Se quizerem ir para a nossa cama? vão fazer birra de certesa....



                Devo contar a história e sair com elas ainda acordadas do quarto? mante-las deitadas vai ser um sacrificio...elas são muito mexilhonas, como costumo dizer, estarem paradas não é com elas!!!!



                Bem, vamos ver como me vou sair.....



                Obrg



                Bjs


                Olá Cat!



                Então, como está essa mudança?

                Eu concordo com a mãe3. As primeiras noites podem custar-vos, mas ao fim de alguns dias passa a ser rotina. Para mudar é preciso querer. Não podes é ceder agora nesta fase inicial, porque senão elas não absorvem esta nova regra e não se apercebem, é como se não acontecesse nada de novo, baralha. Não deixar ir para a cama dos pais, mesmo que peçam, faz parte. Por outro lado, elas já têm uma idadezinha para lhes dares a volta. Podes dizer que elas não estão sozinhas, porque estão as duas, aquele é o quarto delas, é melhor para todos cada um dormir na sua cama, além disso têm o lençol novo do boneco que gostam, blá blá blá. Algo deste género. Também podes enfatizar que já são muito crescidas por isso é que já têm o seu quartinho!



                A ideia de juntar as camas acho muito boa. Os meus também já tiveram uma fase em que dormiam na mesma cama, mas era mais por mania, e nos 1ºs 2/3 meses também dormiram juntos, sempre tive noção que era uma coisa que os acalmava muito. A da cadeira também! É essa a ideia, em vez de te deitares com elas, estás lá. Isso vai separar as coisas, que a tua cama não é naquele quarto. Se forem ter contigo ao quarto, o remédio é trazê-las de volta e resistir a deixá-las lá. Por muito que te custe pensa que estás investir numa boa rotina de sono para todos. Se for preciso voltar a ficar lá, acalmá-las, ficas, repetes aquela lenga-lenga de cima, mas faz com que voltem a adormecer na cama delas.



                Se conseguires mantê-las deitadas, mesmo que tenhas que ficar no quarto, até aterrarem, já é bom. Se calhar se saíres do quarto, elas levantam-se...é preferível ficares lá a insistir. Com a conversa do costume, se necessário. Outra coisa boa é deitá-las já com sono e menos agitadas possível. Talvez possas ter que acertar os horários delas...ou cortar numa sesta, ou às vezes antecipar a hora do sono (os meus se passar aquela horinha ficam eléctricos e só adormecem depois da meia noite - é este o luxo das férias) ou antes de deitar evitar alguns estímulos, fazer uma coisa calminha.



                Editei porque lembrei-me que também podem experimentar ser o pai a deitá-las, não sei se já aconteceu, mas eles às vezes connosco, aproveitam para ser mais manhosos.



                Desculpa, estendi-me!

                E conta-nos como está a correr!
                [hr]

                Laranja

                Comentar


                • #9
                  RE: Na hora de dormir

                  e que tal uma cama de casal daquelas baixinhas?!?

                  O meu parto domiciliário!
                  Afilhada da Jo&Xande&Babs
                  "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Na hora de dormir

                    Ola mais uma vez

                    Como ja disseram deves ficar na cadeira para reforcar a ideia que a cama eh o sitio delas e tu so estas ali a fazer companhia. Com o meu filho fiquei no quarto ate ele adormecer e so nos 2 ultimos dias da semana saia do quarto e ele adormecia logo.

                    Se se levantarem de noite e forem ter contigo deves ser firme, sem ralhar, explicar que o lugar delas eh na sua caminha e nao na tua, e leva-las de volta ao quartinho!!!! Mesmo que isto se repita muitas vezes nao deves ceder, sei que eh duro mas se voltas atras nao funciona.

                    Beijinhos

                    Teresa

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Na hora de dormir

                      Olá





                      Sou mães de duas meninas gémeas com 3 aninhos feitos em Julho, posso dizer que há 3 anos que não tenho uma noite descansada com elas, tenho uma noite a sério aos sábados há noite quando vão dormir a casa dos avós e ai são os meus pais que não dormem pq elas ocupam uma cama só para elas e o coitado do meu pai vai expulso para a minha cama de solteira.

                      Quando fiz o quarto delas ficou logo decidido que iriam dormir sozinhas assim que nascessem, tinha o intercomunicador para as ouvir e claro mesmo assim o nosso sono é leve...

                      Até aos 4 meses acordavam para mamar de noite e até ai tudo normal, acordavam pq tinham de comer mas a partir dai não dormiam pq não queriam ficar sozinhas, como não adormeciam na cama, comecei por adormece las ao colo, uma em cada braço, assim que as metia na cama abriam logo os olhinhos e começava o choro.

                      Cheguei a por um colchão no meio das camas mas não resultou, depois pus o colchão na sala e adormecia no meio delas, outras vezes como andava muito cansada levava-as para a nossa cama e pronto estraguei tudo de vez.

                      Deixei de insistir em po-las nas camas degrades pq subiam as grades caiam na certa por isso passaram a dormir connosco todas as noites......;(dormíamos super mal pq elas mexem-se imenso e levamos pontapés de meia noite:|, acordam no fundo da cama e nós próprios não dormimos descansados com medo de magoá-las.

                      Assim que ouve oportunidade compramos camas de solteiro com a rede de protecção, só assim elas não caiem, ( só para veres o mau dormir das minhas filhas, elas são capazes de passar por cima de uma barreira de almofadas, caírem no chão e as almofadas ficarem intactas).

                      Mas se fosse só isso.....além de não quererem dormir sozinhas, não querem dormir mesmo, tinha vezes de serem 5 da matina e nada das meninas dormirem:| ainda hoje há noites que estou tão cansada que como tenho de estar ao pé delas para adormecerem acabo por adormecer eu 1º e acordo aparvalhada com elas sentadas na cama a brincar e a cantar

                      Enfim a pouco e pouco começamos a fazer com que dormissem nas caminhas novas, eu ficava com uma e o pai com a outra menina, assim que adormeciam nós pirava-mo-nos pá nossa caminha.

                      A meio da noite lá estão elas a chamar por nós e então aparecem na nossa cama. Agora adormecem na nossa cama e depois vamos deita-las nas delas com muito jeitinho mas só depois de bem ferradas a dormir.

                      Ainda hoje depois de adormecerem na minha cama acordaram a chorar 3 vezes a chamar pela mamã, até gritam e tenho de voltar a embalar, cantar etc etc

                      Também já não sei o que fazer, estou cansada destas noites, as férias deste ano foram mais cansativas do que um ano inteiro de trabalho....adormeciam tarde e nunca conseguíamos ir a praia pq elas não acordavam de manha e se as acordarmos á força ninguém as cala....

                      Não te ajudei em nada eu sei, mas acho que isto é mesmo dos manos gémeos.

                      Se me poderem também ajudar a mim fico eternamente grata...sinto-me cansada psicologicamente.



                      Beijinhos

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Na hora de dormir

                        Ainda não foi este fim de semana.... Não tive possibilidade de ir comprar o lençol novo....

                        Mas de qulquer das maneiras, continuo a achar que as caminhas são muito pequenas para elas que se mechem tanto durante a noite.

                        Elas têm o dormir mais agitado que conheço, e naquelas caminhas estretas acho que vão acordar de 5 em 5 minutos....



                        Talvez antes da mudança tenha de comprar daquelas camas que são duas, com gavetão...

                        Assim ficam juntas e em caso extremo posso me deitar no meio delas, o que agora nas actuais tb é de todo impossivel.



                        Elas são duas, e facilmente se pôem na brincadeira, mesmo que eu diga que esta na hora de dormir, tb eu já cheguei a adormecer vencida pelo cansaço, e acordar com elas a brincarem uma com a outra.



                        Está realmente a chegar a um ponto que não aguento mais, mas tenho de ponderar todas as hipoteses, e esta de ter este tipo de cama talvez traga uma mais valia para elas por ser maior, e estarem perto uma da outra.

                        Já por não falar que o quarto é pequeno e assim poupo mais espaço



                        Vou dando noticias, e se mais alguem queizer partilhar experiencias, eu fico muito, mas muiiiito agradecida.



                        Obrigado desde já a todos que me têm dado ideias, e partilhado experiencias.



                        Bjs a todos


                        Comentar


                        • #13
                          RE: Na hora de dormir

                          Ufffa ate fiquei cansada so de te ler!!!!

                          Que tal pedires umas dicas de como agir ao pediatra?

                          Foi a pedi. dos meus filhos que me explicou como devia fazer com o mais velho!!! E resultou!

                          Por enquanto as minhas ainda nao estao nesse ponto, mas com o mais velho apesar de ter sido facil tambem houve situacoes em que tive de ser firme, dizer muitas vezes que nao, deixa-lo berrar para extravasar energias, e dpois de muitas noites a deitar tarde e sem conseguir estabelecer horarios, comecei a acorda-lo sempre ah mesma hora quer chorasse quer berrasse...era um drama todas as manhas, a sesta tambem era curta mas as 9 da noite comecava a dar sinais de soninho e era so leva-lo a lavar dentes, vestir pijama e deitar!!! Sem guerras e sem dramas!!!

                          O meu lema eh sofrer agora uns tempos para ter compensacoes futuras, preferi ouvi-lo uma semana aos gritos de manha do que andar com horarios loucos, completamente dependente da vontade dele.

                          POr exemplo com a xuxa foi o mesmo, 2 semanas de drama, depois passou.

                          Ja disse mais atras que uma das gemeas so dorme ao colo e que assim que formos para a casa nova e estivermos ambientados vai comecar a minha luta com ela, de adormecer sozinha, sei que vai ser uma luta mas antes agora do que daqui a 1 ano...

                          Ah e nao esqucer que tu e o pai teem de estar "do mesmo lado", nada de fazeres umas ccoisas e o pai ceder aos choros ou vice versa!!!

                          Boa sorte

                          Beijinhos

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Na hora de dormir

                            ....Só para ficarem com a ideia, as camas têm 70cm de largura por 1,40m de profundidade.



                            são muuuito estreitas....

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Na hora de dormir

                              ...As minhas adormeciam as duas ao colo, so agora com a situação de as deitar no chão do quarto é que consegui mudar isso...para mim já é qualquer coisa de positivo....

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X