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Dificuldade Aprendizagem

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  • Dificuldade Aprendizagem

    Bom dia!



    Sou pai de gémeos. Sempre lidei com os meus filhos de forma muito próxima desde tenra idade.



    Já encarei várias dificuldades ao longo do seu desenvolvimento.



    A nível físico e intelectual nada me perturba, mas a nível emocional é uma verdadeira montanha russa.



    Eles estão numa fase complicada: entraram agora para a escola (1º ciclo ensino básico). A adaptação foi fácil apesar da separação, (optámos por separá-los de turma). A separação tinha como objectivo, precisamente tentar acabar com a galhofa na sala de aula que foi pão-nosso-de-cada-dia no jardim de infância.



    A galhofa com o irmão acabou, é certo, mas agora o raio do miúdo não pára quieto na sua mesa.



    Eles não preenchem nem de perto os "requisitos" para serem rotulados de Hiperactivos. No entanto um deles, principalmente, tem manifestamente uma enorme camada de bicho carpinteiro naquele rabo!!



    O irmão é mais concentrado... consegue manifestar vontade de realizar os seus trabalhos de casa e até, quando os termina, continuar os livros de actividades para as férias. Na sala de aula é irrequieto mas não se compara ao irmão o João.



    A professora do meu João, o irrequieto, chegou ao ponto de o colocar no fundo da sala ao pé dos outros mafiosos! Isto é desconcertante e bastante desmotivador para mim que tanto investi nele.



    Eu sou daqueles que pensa que as crianças precisam de tempo para elas mesmas, para sonharem.. para fazerem o que bem entenderem... para fazerem um buraco no chão com um páu... qualquer coisa com elas mesmas. Por isso não os encho com actividades extra-curriculares para que eles possam correr na rua... brincar, como tal, apenas têm natação, que eles gostam bastante, às terças e quintas a seguir à escola. Os outros dias são para os trabalhos de casa. O fim-de-semana é deles.



    Será que esta fase vai passar por si só como as outras passaram ou ele precisará de uma ajuda externa? Será que ele estará a ficar farto da escola e de toda esta pressão dos trabalhos e de tarefas a cumprir ou estará em adaptação, visto que ainda só passaram perto de 2 meses.



    O problema é que a escola é exigente. Nada como nos nossos tempos. Agora as crianças levam bolas vermelhas ou lá o que isso é, se não cumprem regras ou não fazem os trabalhos quer de casa quer da escola.



    A professora diz que ele até aprende bem, mas não pára quieto um segundo....



    Alguma ajuda?

  • #2
    RE: Dificuldade Aprendizagem

    Olá Nuno,



    que grande coragem em separa-los, eu não sei se serei capaz de fazer isso às minhas, apesar de achar que essa separação pode ser bastante benéfica para o desenvolvimento de gemeos. Por enquanto acho que não será necessário porque as minhas filhas sempre socializaram mto bem com as restantes crianças da sala e não andam sempre coladas uma na outra. Já me aconteceu uma ir para o infantário e a outra ficar em casa e de facto notam-se alterações para melhor a nivel comportamental, tanto na que fica em casa como na que vai para a escolinha...para o ano vao para o 1º ano, vamos la ver como corre!



    Quanto à traquinice do pimpolho, como eu entendo. o meu mais velho nunca foi muito traquina, o problema dele é a atenção, ou melhor, a falta dela. Foi sempre muito cabeça no ar, mesmo em casa! Cheguei a marcar uma consulta numa pedo-psiquiatra, porque na minha analise de mae não era normal. A pedo-psiquiatra "viu" um menino inteligente, com mtas capacidades e mais nada além disso, desvalorizou a falta de atenção.

    Ainda hoje, com 10 anos é uma grande chatice para assimilar ordens, quantas vezes o mando fazer qualquer coisa e passado nem 1 minuto lá vem ele perguntar novamente o que era para fazer. Na escola a coisa repete-se, ele bem faz um esforço para estar atento, mas a cabecinha dele gosta é de viajar, e viajar e viajar.

    No 1º ano a professora teve a sabedoria para lidar com ele e a coisa correu bem, entre o 2º e o 4º teve outra prof que estava na escola para debitar a materia e nao se preocupava com os alunos, e as coisas pioraram, entao o 4º ano foi terrivel, com a pressao que ela fazia por causa dos exames finais, o V acabou por ter uma depressao a meio do 2 periodo. Comecei consultas mensais de psicologia, voltei a falar no defice de atençao, mas a avaliaçao foi identica à da pedo-psiquiatra ha uns anos atrás. Agora está no 5º anos, já fez dois testes e teve Bom aos 2, parece que vaio correr bem, vamos la ver.



    Acho que os bons/maus resultados na escola nao depende so deles, depende tb da prof, do metodo de ensino. Se nao estiverem satisfeitos com a prof, nao hesitem quem sabe não vale mais ele voltar para o pé do mano!! As crianças tb não sao todas iguais e mesmo sendo gemeos um pode ter mais maturidade que o outro, acho isso naturalissimo.
    BEIJINHOS,

    VERÓNICA.

    Também no Grupo Gemeos:


    http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/


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    • #3
      RE: Dificuldade Aprendizagem

      Olá!



      Em relação ao que escreveu, não me parece tb que o seu filho seja hiperactivo, porque as crianças hiperactivas têm dificuldade de concentração e, consequentemente dificuldade na aprendizagem. Para além disso essas crianças são muito, mas muito irrequietas... em todos os ambientes (escola, casa, rua, casa de familiares)...são irrequietas ao ponto de esgotarem os pais e os cuidadores (penso que não será esse o caso).



      Não sou perita em gémeos, até porque fui mãe há mto pouco tempo, mas sei que eles acabam por desenvolver uma relação muito simbiótica, porque estão juntos desde o inicio da vida e acabam por se sentir muito ligados um ao outro o resto da vida.

      Possivelmente, o que se estará a passar com o João (espero não me te enganado no nome) é uma reacção à separação do irmão; ele poderá estar a adaptar-se a um novo contexto (porque está, pela primeira vez sozinho) e a reacção que tem é esta...no entanto, nada como ir falando com ele sobre a escola, sobre os colegas, sobre a professora, o que gosta, o que não gosta para tentar perceber o que realmente motiva essa excitação toda.



      Quanto ao facto da professora o colocar no fundo da sala... bom... não acho nada pedagógico!! Até porque não resolve absolutamente nada...só poderá reforçar o comportamento dele!



      Os meus ainda são muito pequeninos, mas conforta-me saber que quando forem para a creche não vão ser separados...no entanto, e em conversa com o meu marido, aquilo que queríamos que acontecesse na escola é que eles sejam integrados na mesma turma (para não haver uma separação efectiva logo de inicio), mas que fiquem em mesas separadas e distantes um do outro. Se calhar nem vai ser assim, porque esta é uma situação idealizada e não sabemos que personalidade cada um vai ter, mas é apenas uma ideia! Agora, concordo que eles se devam habituar à ideia de que a vida deles não vai sempre ser feita em conjunto...e possivelmente vão estrabuchar no inicio e vão reagir de certeza, mas a vida é mesmo assim, feita de dilemas, e eles acabam por se habituar!



      Felicidades!!

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      • #4
        RE: Dificuldade Aprendizagem

        veronicavri (21-10-2009)







        Acho que os bons/maus resultados na escola nao depende so deles, depende tb da prof, do metodo de ensino. Se nao estiverem satisfeitos com a prof, nao hesitem quem sabe não vale mais ele voltar para o pé do mano!! As crianças tb não sao todas iguais e mesmo sendo gemeos um pode ter mais maturidade que o outro, acho isso naturalissimo.


        E concordo plenamente com a veronicavri neste ponto!

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        • #5
          RE: Dificuldade Aprendizagem

          Ok, percebo a vossa resposta e acho que eu, perante uma questão deste tipo, responderia o mesmo. No entanto, como o mundo lá fora se torna cada vez mais competitivo. Como as crianças definem o seu percurso escolar em função destes primeiros 4 anos. Como os estigmas podem perdurar uma vida.... Vou mesmo recorrer a um(a) especialista na área.



          Imaginem que o miúdo se afunda cada vez mais... imaginem que não é apenas uma fase... como fico eu??



          Não posso... se não for nada pronto, tanto melhor!



          Sabem qual é na verdade o meu receio?



          Pensem comigo... Se um psicólogo (ou qualquer outro especialista) ganha a vida com casos destes, irá ele dizer que é uma fase? Irá ele desvalorizar o problema se for caso disso? Não quero pôr em causa a classe profissional, mas não deixa de ser um legítimo raciocínio.



          Se o especialista, seja ele qual for, diagnosticar algo, isto significa mais consultas... se não o fizer significa que a intervenção acaba por ali, certo?



          Bem, seja como for não vou adiar mais o problema. Eu e a minha esposa já falámos. Vamos mesmo pedir ajuda. Logo se vê...





          Nuno Fernandes

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          • #6
            RE: Dificuldade Aprendizagem

            Olá! Resolvi responder porque estou em parte "no mesmo barco" (gémeas no 1º ano do EB), embora com uma experiência diferente. Não separei a M. e a B. porque não considerei necessário (fá-lo-ia apenas se uma delas dominasse a outra), mas percebo a opção feita e, à primeira vista, até concordo com ela. Se a adaptação decorreu sem grandes dramas, é sinal que foi o caminho certo (porque às vezes a separação traz grande sofrimento psicológico, o que não parece ter sido o caso).

            O João tem dificuldade em concentrar-se e não pára quieto na cadeira? É normal...tem 6 anos e pouco mais de um mês de escola! Cabe à professora, com algum tacto e inteligência, contornar essas dificuldades que não hão-de ser só dele! As estratégias não podem passar por o pôr no fim da sala...pelo contrário o que se costuma fazer nesses casos é juntar o irrequieto a uma criança mais pacata (geralmente uma menina...), sentá-lo junto da mesa da prof. para estar mais controlado, limitar as distracções! Se ele está a aprender bem, no fundo, o melhor remédio será esperar que cresça mais um bocadinho!!!

            Sinceramente, eu não faria nada nesta fase... se ele acompanha o ritmo escolar, faz os trabalhos de casa (mesmo que a custo), não anda ansioso nem deprimido...está só a ser criança!

            Quanto às AECs, eu por acaso tive outra atitude. Como não posso ir buscar as minhas filhas às 4 e de qq modo teriam que ficar no ATL, inscrevi-as nas actividades de que gostam: desporto (adoram!), TIC (uma gosta mais que a outra...) e Inglês. Ainda têm natação uma vez por semana e uma delas tem ballet (porque quis muito, foi opção dela). Para já, tem corrido tudo bem. Estão, aliás, muito mais extrovertidas e desenrascadas!

            Felicidades para os meninos e sossegue - pela descrição parecem-me crianças saudavelmente mexidas!

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            • #7
              RE: Dificuldade Aprendizagem

              Nuno, se isso o descansa mais, nao custa nada marcar uma consulta e pode inclusivamente pedir opiniao a dois psicologos distintos. Eu nao sei de onde são, mas se precisar de algum contacto na zona do Porto eu tenho.

              No entanto ia sugerir tb que se informe no agrupamento ao qual pertence a escola dos meninos se têm serviço de psicologia, quase todas as escolas a partir do 2º ciclo tem esse serviço, só nao sei é se os alunos das escolas de 1º ciclo, mesmo estanto inseridas no agrupamento, estão "cobertas" por este serviço.



              De qualquer forma reforço a ideia que havia deixado antes, acho mais preocupante a atitude da professora do que a "energia" do menino.



              Va dando notícias e ja agora aproveito para o convidar a espreitar o Grupo Gemeos, temos poucos papás por lá, e é sp mto interessante ver as coisas descritas na prespectiva dos pais.
              BEIJINHOS,

              VERÓNICA.

              Também no Grupo Gemeos:


              http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/


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              • #8
                RE: Dificuldade Aprendizagem

                Venho apenas deixar a minha disponibilidade para lhe dar o contacto de uma psicologa que trabalha em Lisboa e em quem confio. Se estiver interessado posso dar-lhe mais informação por PM ou aqui, é como queira.



                Boa sorte e muita paciência.



                Lena, T&M (quase 3 anos)

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                • #9
                  RE: Dificuldade Aprendizagem

                  No 1º ano, têm TODOS bichinhos carpinteiros! Aguarde mais um bocado antes de agir...pode ser perfeitamente normal!

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                  • #10
                    RE: Dificuldade Aprendizagem

                    Boa noite,



                    Espero que esteja tudo mais calminho por aí. Os meus estão agora no 3º ano e são bons alunos. Estão na mesma turma, tivemos o mesmo dilema e optamos por não separá-los porque ia ser um choque demasiado grande para ser benéfico, mas alertamos a professora que sempre se preocupou em individualizá-los em tudo (por incrível que pareça, por vezes é complicado para quem está de fora). Um é bastante mais distraído, despassarado, menos preocupado (muito menos), mas apanhou o ritmo e lá está no caminho dele. Tem corrido tudo bem, os irmãos puxam por ele em casa e na escola teve uma professora que soube pô-lo na ordem. Para te sossegar, no primeiro ano havia um grupo de talibanzinhos onde o meu estava incluído! O meu pedia para ir à casa de banho e vinha para o recreio! Pedia tantas vezes para afiar lápis que gastava 2lápis por dia! Mesmo as tarefas da aula, estava tão impaciente que começava uma tarefa e não acabava e ia para a seguinte, sem qualquer ordem... isto ainda durou uns tempos! Até que a professora começou a levá-lo. Não é tarefa fácil...mas é papel delas. Uns funcionam bem em grupo, outros tem que ter uma atenção mais personalizada. Depois de várias reuniões ela começou a perceber que uma boa forma de funcionar com ele era elogiá-lo, incentivá-lo, perceber o que ele gotava de fazer, estar de olho, tipo polícia. Por vezes havia uma recompensa...uma exercício à escolha! Não é algo imediato, o que nos traz alguma insegurança. Eu cheguei a pensar que ela ainda não tinha maturidade suficiente e custava-me imenso a diferença em relação ao irmão, que ele próprio começou a notar...



                    Bom, só queria sossegar-te um pouco. Não é fácil, mas nada de exageros. Eles apercebem-se dessa ansiedade e a tendência é fazerem ainda pior. Não lhe ponhas demasiadas expectativas em cima. "Investiste neles" - mas há que dar um espaço, são duas crianças, mas são duas pessoínhas em projecto, não podemos impôr-nos. Como disseste ele já tem a pressão da escola, dos colegas, da professora! Salvo para aqueles miúdos com uma vontade muiito grande de aprender (o meu mais velho é assim, no ano anterior já falava em ir para a primária, tem uma sede de saber coisas! e muito perfeitinho em tudo o que faz, detesta errar) para muitas miúdos estar ali a copiar letras e aprender números é uma chatice! Se pensarem que podem falar com o colega do lado ou ir lá fora apanhar ar...Têm que os saber motivar! Em casa, promove as regras, cumprir tarefas, criar responsabilidades. Por vezes a obediência é também a chave! Mas não acho que devas insistir com os tpc's, deixa que seja iniciativa dele...



                    Eu começava com uma reunião com a professora. Ela é o elemento-chave nesta fase! Psicólogo é, para já, e na minha opinião, fugir do contexto! E juntá-lo ao pé dos mafiosos, eu não diria que fosse uma boa opção, mas lá está, numa boa conversa poderias perceber os objectivos dela e ajudá-la com aquilo que conheces do teu filho.


                    [hr]

                    Laranja

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                    • #11
                      RE: Dificuldade Aprendizagem

                      Bom Dia!



                      Embora não participando, tenho registado as vossas intervenções. Sinto-me bastante bem em saber que a minha realidade é comum a muitas de vós. Afinal... é para isso que aqui estamos todos.. para partilharmos preocupações (não só, mas também) e retirarmos daí algo que possamos transpor para a nossa realidade.



                      O que é que retive? bem...que talvez me esteja a precipitar; que pode ser uma fase, fruto da adaptação; que todas as crianças são diferentes e, como tal, umas adaptam-se mais facilmente que outras, portanto é necessário dar um pouco mais de tempo.



                      Agora perguntam: como estão eles? Melhor... conversámos.. Disse-lhe que assim não estava bem mas que tinha a certeza que ele conseguia melhor e, portanto, era imperativo que tentasse melhorar. Atenção... só te peço que tentes, João! Foi assim..



                      Bem... ao fim de 3 bolas vermelhas (em comportamento) lá veio uma verde!!! Deitei todos os foguetes que tinha. Depois menti-lhe. Disse-lhe que o mais fácil é manter.



                      No dia seguinte, portanto sexta passada, trouxe uma amarela. Bem... disse-lhe que não é mau. Mas também não é bom. Nós queremos o bom!



                      Enfim... coitado... está a esforçar-se. Nota-se uma enorme felicidade quando diz que se portou muito bem e que a professora lhe tinha dado uma bola verde. (isto foi ontem segunda)



                      Vamos ver como corre até ao fim da semana.



                      Depois digitalizo a grelha passada pela professora dele e coloco aqui para apreciarem. Tenho-a na porta do frigorífico.



                      Obrigado pela vossa disponibilidade.



                      Cumprimentos,



                      Nuno Fernandes

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                      • #12
                        RE: Dificuldade Aprendizagem

                        Parece k o João ja anda melhor mas pergunte se ele está bem se gostava ou não de estar com o irmão , eu tenho 22 anos e sou gemea e sempre estive com a minha irmã e isso nunca nos prejudicou pelo contrario sempre nos ajudamos mutuamente. Os gemeos tem uma ligação forte k as vezes quem não o é parece k não entende,mas imagine k eles tem 6 anos juntos e de repente tem outras pessoas...pergunte se estão a gostar eles mais k ninguém vão dizer, quanto isso da separação é algo k acontece, os pais tem medo k eles fiquem muito ligados , mas imagine ter alguém que esta sempre do seu lado , que ri quando vc ri oo chora já se nasce com essa ligação imagine o quanto os seus filhos tem sorte de te-la

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                        • #13
                          RE: Dificuldade Aprendizagem

                          Olá!

                          A entrada no primeiro ciclo é um bocado violenta para os miudos. Se não têm uma professora capaz, pode-se tornar um verdadeiro pesadelo e desmotivar as crianças. A minha filha entrou ainda com 5 anos para o 1º ano, fazia os 6 em Novembro. Hoje em dia acho que teria esperado mais um ano. É uma criança muito inteligente mas com bicho carpinteiro vitaminado. Como sabíamos como ela era, optámos por colocá.la numa escola com um método de ensino diferente (movimento escola moderna), ao qual ela se adaptou lindamente. Nunca sentou o rabo durante todo o ano, mas aprendeu a ler em 3 meses. Acho que tivesse ido para o ensino normal teria sido uma verdadeira tragédia, porque ela só no terceiro ano é que começou realmente a acalmar. No 2º ano tivémos de a mudar de escola e foi para o ensino normal - uma verdadeira seca e uma adaptação muito complicada. Foi sempre uma excelente aluna, mas aquela professora no 1º ano foi a chave para tudo correr bem. Eles são muito pequeninos e cheios de vontade de aprender e participar e brincar. Às vezes acho que o ensino não é nada ajustado á realidade das crianças e a maior parte das histórias de insucesso partem daí. Acho que a reacção do teu filhote é normal, tens de continar a incentivá-lo e a dar-lhe também tempo para ele crescer e amadurecer emocionalmente.

                          Bjs

                          Rita

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                          • #14
                            RE: Dificuldade Aprendizagem

                            Peço desculpa por me intrometer mas infelizmente revejo-me aui apesar do ter apenas um filho.

                            O meu filho fez 6 anos em Junho e como tal entrou para o 1º ano. Está muito contente e com muita vontade de aprender. Adora escrever e ler aquilo que já aprendeu e tal como a filha da gorgulha também está numa escola com o MEM o que acho que o motiva ainda mais.

                            O grande problema é que ele está sempre a brincar e a rir e os professores não acham muita piada. Tem muitas bolas amarelas e também já teve vermelhas.

                            Já conversei com ele, já o castiguei tirando algumas coisas que ele gosta como ver tv e jogar ps2. Nada resulta.. esta semana teve 3 bolas amarelas e 2 verdes..

                            Não sei o que fazer pois acho que ele é mesmo assim.. inquieto, brincalhão e no fim acaba por aprender com facilidade e faz tudo certinho é só certos no caderno dele.

                            Será pedir muito que se porte bem e brinque apenas no recreio? Agradeço as vossas opiniões porque não sei o que fazer..





                            O meu atelier.

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                            • #15
                              RE: Dificuldade Aprendizagem

                              Sou professora do 1º Ciclo. Por favor, dêem tempo aos vossos filhos para se adaptarem, é só o primeiro ano. Não fiquem tão ansiosos...Tudo bem exijam, mas de forma equilibrada, podem estar a exigir mais do que eles conseguem dar.



                              Uma coisa: os professores já explicitaram BEM o que é portar-se bem, o que é portar-se mal?



                              Ou as bolas são dadas sem critérios objectivos (é que há colegas que fazem "de cabeça", sem registos, outros têm uma auto-avaliação e hetero-avaliação antes de dar a sua opinião, por exemplo)?



                              Se uma criança não souber bem que critérios correspondem a verde, amarelo e vermelho, pode estar a fazer um esforço enorme e NUNCA conseguir ter verde.



                              Exemplo: existem 10 regras na sala. Se naquele dia desrespeitar 5 regras, a que bolinha corresponde? E se for só uma? Isto seria um critério de quantidade.



                              Outro exemplo: existem 10 regras. Um aluno desrespeitou uma regra, mas que forma grave (espancou um colega, mas de resto, nada a apontar). Que bola leva? Isto seria um critério relativo à "qualidade".



                              Tentem perceber como funciona o sistema que os professores usam. Há sistemas muito justos e há sistemas injustos. Quem atribui as bolas?E só o professor? Ou o próprio e os colegas são ouvidos?



                              Mesmo nos casos em que há auto e hetero avaliação, já cheguei a ver casos em que os alunos, na minha opinião, até se tinham portanto bem, mas o pré-conceito do professor em relação ao aluno influenciou não só a auto mas também a hetero-avaliação (se os alunos tiverem medo do professor, dizem o que ele quer ouvir, mesmo não sendo verdade, pois se não fizerem poderão ser repreendidos). Como em todas as profissões, há colegas mais conscientes e outros menos conscientes.



                              Não sei se venho baralhar....qualquer dúvida perguntem.



                              Resumindo: tentem perceber bem como funciona o sistema de atribuição de cores.

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