Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

dúvida: gémeos monozigóticos de géneros diferentes

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • dúvida: gémeos monozigóticos de géneros diferentes

    Olá a todas,

    O meu nome é Bárbara, tenho 35 anos e sou mãe de 2 meninos, de 7 e 5 anos e de uma menina de 3 anos.
    Este Natal recebi uma enorme surpresa: ía ser mãe mais uma vez! Mas a surpresa não acaba aqui: em janeiro descobri que são gémeos!

    Mais tarde percebi que são gémeos monocorionicos e biamnioticos.

    Estou a ser seguida no Hospital Pedro Hispano pela Dr.ª Dulcina Ramada.
    Durante esta gravidez (estou com 13 semanas) já fiz duas ecografias (duas de muitas, segundo me parece...). Na primeira, ás 11 semanas, a médica achou que eram duas meninas (viu uma e, como são gémeos monozigóticos achou que eram as duas do mesmo sexo). Na segunda, às 13 semanas, viu um dos bebés e disse-me que afinal eram dois meninos.

    Eu sei que ainda é cedo para saber, mas fiquei com a "pulga atrás da orelha"...

    Entretanto ontem à noite estive a ver um documentário da National Geographic sobre gémeos e percebi, que em casos raros, em gravidezes monozigóticas, os bebés poderiam ser de sexos diferentes...

    Têm conhecimento disto? Na net não encontro mais informações... aliás, só encontro desinformação...

    Outro assunto: na ultima eco, a do 1º trimestre, a médica detectou uma ligeira diferença na TN dos dois bebés, o que, segundo ela, poderia ser um indício de futura transfusão de sangue feto fetal... o que me deixou apreensiva... o que me dizem?

    Um abraço e obrigada!
    Bárbara

  • #2
    Olá.
    Pelo que sei não é possível.
    Um óvulo, um espermatozóide, mesma informação genética, mesmo género.
    Quanto à outra questão só te posso dizer para procurares um bom médico especialista em gémeos.
    Esse sindrome normalmente é fatal e não me parece bem a médica ter-te dito isso de animo leve.
    Não procures muita informação na net sobre isso; procura sim um bom especialista em gémeos. É o melhor que podes fazer pelos teus bebés.
    Muito boa sorte para ti.



    Filhos, nunca vos esquecerei.
    O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
    Amo-vos para sempre!

    Comentar


    • #3
      Olá!
      Bem.. isso é que vai ser uma casa cheia!! Muitos parabéns!
      Em relação ao sexo dos bebés também diria que não é possível; acho que o mais certo é a médica ter se enganado na 1ª vez porque às 11 semanas há muitos erros nas certezas sobre o sexo.
      Eu conheço muito bem (até em demasia) o Hospital Pedro Hispano e também conheço bem a drª Dulcina. Prefiro não me alongar nos comentários. Acho que o melhor que tens a fazer é mesmo o que te indicou a Carla na resposta anterior, procura um médico especialista em gémeos ou tenta ser seguida na Maternidade Júlio Dinis ou no Hospital São João. Acho que nestes deves encontrar médicos mais especializados em gravidezes gemelares. O síndrome da transfusã feto-fetal é grave (apesar de conhecer um caso de sucesso das duas gémeas, depois de uma cirurgia in utero).
      Beijinhos e tudo de bom.

      Comentar


      • #4
        obrigada!

        Obrigada pelas vossas mensagens!
        Eu pensava que a Dr.ª Dulcina era especialista em gémeos...
        Agora não posso mudar de hospital...

        Conhecem algum médico particular especialista nestas gravidezes para que possa fazer um acompanhamento paralelo?

        Muito obrigada!
        Bárbara

        Comentar


        • #5
          Antes de mais, parabéns a dobrar! que delícia de família; quem me dera ter vida para poder imitar!

          Não conheço pessoalmente a Dr.ª Dulcina mas foi ela quem seguiu uma amiga minha que fez uma IMG em Fevereiro do ano passado. Ela não tem queixas da médica mas a gravidez era de um bebé, não era gemelar.

          Em relação ás medidas da TN, lembraste quais é que eram? Eu acho que, apesar de serem gémeos, com ADN semelhante, são também indíviduos. Como tal, podem ter características diferentes que os distingam e a diferença de TN ser apenas um desses parâmetros. Se as medidas estão dentro dos valores normais, não me parece que precises de ficar cismada com este assunto.

          A STFF é uma síndrome séria e é uma das razões pela quais as grávidas de gémeos monocoriónicos passam automaticamente para as consultas de risco; é nessas consultas que estás a ser seguida, certo? Não conheço obstetras especialistas no Porto porque, infelizmente, a minha gravidez de gémeos terminou demasiado cedo mas vou perguntar ao meu GO, pode ser que ele conheça algum colega competente. Entretanto, certifica-te que fazes no mínimo uma eco por mês. É melhor pecar por excesso do que por defeito.

          Uma feliz gravidez!

          Comentar


          • #6
            Quanto à drª Dulcina não sei se é especialista em gémeos mas vou saber e digo-te na 5ª feira. Vou também perguntar por especialistas em gémeos e também te digo. Vais ver que vai correr tudo bem!

            Comentar


            • #7
              Olá,

              Mais uma vez obrigada!
              A TN de um dos bebés era de 1,6mm e do outro era de 2,2mm. O segundo valor, ainda que aumentado, está dentro dos parametros considerados normais.

              Sim, estou a ser seguida nas grávidas de risco.

              Entretanto ontem tive conhecimento de um estudo desenvolvido pelo Professor Nuno Montenegro em que, através de ecografia, é possível detectar precocemente se existe tendencia para que uma STFF ocorra mais tarde. Ontem liguei param lá e marcaram-me para hoje

              Amanhã volto para contar as novidades!

              Um beijinho!
              Bárbara

              Comentar


              • #8
                Olá Bárbara,

                Antes de mais muitos parabéns.
                Eu tenho duas pestinhas de 6 anos, também tive no inicio da gravidez uns percalços por causa das TN, felizmemte correu tudo bem. Fui sempre seguida por uma genecologista7obstetra particular, nunca andei nas consultas do hospital e por isso náo posso falar a esse respeito.

                Convido-te a juntares-te a um grupo fantástico de maes e pais de gemeos, há lá muitas meninas do Porto, eu inclusive, que certamente te darão optimas dicas: http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/

                Já agora um esclarecimento relativo à gravidez gemelar e sexo das crianças, é extremamente raro, mas sim, é possível e existem gemeos identicos de sexo diferente, conheço um caso.

                Pesquisas na net nem sempre são sinónimo de esclarecimento e muito menos garrantia de informaçao verdadeira e fidedigna. Mais importante que isso é a troca de informação com pessoas que passaram pela experiência, daí o convite para te juntares ao Grupo.

                Bjinhos

                Verónica

                Vou mandar-te PM com o meu mail e contacto telefónico. Podes contactar-me à vontade, terei muito gosto em partilhar a minha história contigo.
                Ultima edição por veronicavri; 08-02-2011, 11:34.
                BEIJINHOS,

                VERÓNICA.

                Também no Grupo Gemeos:


                http://groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_GEMEOS/


                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por barbarayubelo Ver Mensagem
                  Olá,
                  Entretanto ontem tive conhecimento de um estudo desenvolvido pelo Professor Nuno Montenegro em que, através de ecografia, é possível detectar precocemente se existe tendencia para que uma STFF ocorra mais tarde. Ontem liguei param lá e marcaram-me para hoje
                  Fazes muito bem em ir ao Prof. Montenegro.
                  Foi ele que detectou o STFF a tempo de ainda salvar o Tiago. Não tive a sorte de salvar o Daniel... mas se não fosse ele tenho a certeza que teria perdido os dois.
                  Um beijinho grande.



                  Filhos, nunca vos esquecerei.
                  O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
                  Amo-vos para sempre!

                  Comentar


                  • #10
                    Olá

                    Foi o Prof. Nuno Montenegro que me detectou a gravidez gemelar e o facto de ser uma monocorniónica Biamniotica. Não podes estar em melhores mãos. Curiosamente foi ele que entrou na urgência quando lá estava e detectou logo o SIndroma da transfusão Feto Fetal. Infelizmente no meu caso não consegui salvar nenhuma das minhas meninas mas se detectado precocemente as probabilidades são maiores.
                    Foi tb ele que me encaminhou para o S. João para a Prof. Teresa Rodrigues, uma excelente médica que é especialista em gemeos.
                    Se puderes faz as ecos todas com ele:

                    Beijinhos e Boa sorte

                    Comentar


                    • #11
                      volte-face

                      Olá a todas!

                      Como vos tinha referido ontem, fui fazer uma eco ao Prof. Nuno Montenegro. Bendita a hora!
                      Está tudo bem commos bebés (são dois rapazes!) O do fluxo sanguíneo no ductus venoso de ambos os bebés está bom, bem como a inserção dos cordões na placenta.
                      A TN de um dos bebés continua aumentada 2,7mm, isto é, mais 0,7mm do que a do irmão. Mas o Professor não ficou alarmado.

                      No entanto, disse-me que nesta gravidez eu deveria ser seguida no Hospital S. João e não no Pedro Hispano. Pois, segundo ele, o HSJ está muito melhor preparado para acompanhar este tipo de gravidezes. Posto isto, e após eu ter manifestado que gostaria de passar para o HSJ, "Saca" do telemóvel e marca-me uma consulta com a Dr.ª Alexandra Matias para a próxima sexta-feira!

                      Fiquei mais tranquila porque, por mais que gostasse da Dr.ª Dulcina, senti nela alguma hesitação o que me deixou apreensiva...

                      Entretanto vou dando notícias
                      Um abraço e mais uma vez obrigada!

                      Bárbara

                      Comentar


                      • #12
                        capri: a Dr.ª Teresa Rodrigues é fantástica mesmo. O meu GO, sempre que eu precisava e ele não podia, encaminhava-me para ela. Não sabia que era especialista em gémeos mas realmente, da gravidez que perdi, lembro-me que o Dr. C.A. mencionou qualquer coisa sobre ser vista por ela.
                        Já agora, o Professor Nuno Montenegro é o mesmo que faz as participações na Pais&Filhos?

                        Bárbara: Ainda bem que estás a ser bem acompanhada, tal como a Carla disse, é muito importante! Beijocas e vai dando notícias!

                        Comentar


                        • #13
                          Olá Sugarpops

                          Não, o que aparece na Pais&Filhos é o Dr Diogo Ayres de Campos, tb do S. João.
                          A Prof. Teresa é o meu anjo tanto que agora estou novamente grávida e é ela que me segue independentemente de não serem gêmeos.

                          Beijinhos

                          Comentar


                          • #14
                            Olá, eu tb tive uma gravidez igual com a unica diferença que eu ja tinha 2 crianças (2 meninas) e tive 2 meninos lindos, as 10 semanas ja me confirmaram que eram rapazes, mas li algures e ja não me lembro onde foi, que há um caso num milhão que um espermatozoide possa ter dois alelos (Y,X) é um caso muito raro embora sejam gemeos identicos tem sexo diferentes, é mesmo muito raro. O importante é que venham com saúde. SORTE
                            http://doisparesdepassitos.blogspot.com/

                            Agradeço a Deus por ser mulher e ter tido a oportunidade de trazer ao mundo 4 filhos maravilhosos, por ter pernas para acompanha-los sempre, braços longos para abraçar a todos junto no meu peito e o amor suficiente para ama-los mais do que a minha propria vida a todos

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X