Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Engravidar por acidente

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Engravidar por acidente

    Achei que poderia abrir este tópico para esclarecer alguns mitos.







    Aqui no fórum da IVG já se falou algumas vezes que é difícil engravidar por acidente, e que existe muita informação e por isso não se justifica uma gravidez não planeada. Mas as coisas não são assim tão simples, TODOS OS MÉTODOS DE CONTRACEPÇÃO APRESENTAM FALHAS.







    Assim, apresento aqui as taxas de eficácia dos vários métodos contraceptivos







    Método contraceptivoTaxa de Falhas



    Pílula



    0,1 a 1 gravidez em 100 mulheres/ano OU 0,5 a 1,5 gravidezes em 100 mulheres/ano



    Adesivo



    Ainda há pouca informação disponível. Os ensaios clínicos sugerem que poderá ser semelhante à pílula.



    A eficácia diminui em mulheres com peso superior a 90 kg.



    Anel Vaginal



    Ainda há pouca informação disponível. Os ensaios clínicos sugerem que poderá ser semelhante à pílula.



    Injectável - DepoProvera



    0,0 a 1,3 gravidezes por 100 mulheres/ano



    Implante



    0 a 0,07 gravidezes por 100 mulheres/ano



    Dispositivo Intra-Uterino (DIU)



    0,1 a 2 gravidezes em 100 mulheres ano



    Preservativo Masculino



    5 a 10 gravidezes em 100 mulheres/ano



    Preservativo Feminino



    5 a 15 gravidezes em 100 mulheres/ano



    Diafragma



    6 a 16 gravidezes em 100 mulheres/ano



    Espermicida



    18 a 30 gravidezes em 100 mulheres/ano, quando utilizados isoladamente



    Laqueação de Trompas



    0,5 a 1,8 gravidezes em 100 mulheres/ano



    Vasectomia



    0,15 gravidezes por 100 homens/ano; < 1 gravidez por mulher/ano



    Contracepção de Emergência (CE)



    1 a 2 gravidezes em cada 100 mulheres.



    A eficácia é tanto maior quanto mais precocemente for efectuada a toma



    Métodos de conhecimento do período fértil ou de auto-observação (Calendário, temperatura, observação do muco)



    2 a 25 gravidezes em 100 mulheres/ano



    Amamentação Exclusiva (Lactational Amenorrhoea Method - LAM)



    1 a 2 gravidezes em 100 mulheres/ano







    De referir que estes valores consideram-se se o método contraceptivo for utilizado correctamente, o que muitas vezes não acontece e assim surgem gravidezes não planeadas. Assim pode-se concluir que não existe nenhum método infalível excepto a abstinência sexual.







    Espero que seja uma ajuda





    Joana



    Só para acrescentar que estas informações foram retiradas de Orientações Técnicas 9 (edição revista e actualizada) sobre Saúde Reprodutiva - Planeamento Familiar publicado pela Direcção Geral de Saúde

  • #2
    RE: Engravidar por acidente

    Bom topico!!Tudo pode falhar, nada é infalivel e no melhor pano cai a nodoa!!



    É verdade que existe mta informação, o acesso é relativamente facil aos anti-contraceptivos (pagando ou indo simplesmente buscar ao centro de saude), assim como o acesso à saude materna (aqui chama-se assim às consultas de planeamento familiar).



    Apesar deste acesso a contraceptivos eu conheço quem mesmo esquecendo-se de tomar a pilula frequentemente nao mude de contraceptivo para nao ter que o pagar, por exemplo o adesivo, o anel ou o DIU, nestes casos acham preferivel arriscar sem pensar nas consequencias para nao pagar por um contraceptivo, no entanto sao capazes de recorrer à pilula do dia seguinte por diversas vezes sem pensar no dinheiro..enfim!



    Todos os metodos apresentam falhas, o que nao falha é mesmo a abstinencia!!



    O meu caso é daqueles complicados:experimentei 7 marcas de pilula diferentes, o adesivo, o anel, o DIU (antes de ter filhos) e agora estou a tentar o SIU mirena.Com todos eles a tiroide alterou-se (embora so se tenha descoberto agora a alteração da tiroide atraves de analises especificas), tinha hemorragias frequentes e mtas enxaquecas.



    Eu sei que o que tenho agora pode falhar, alias desconfio muito deste SIU...tenho tido hemorragias desde que o pus, em Março e de repente tenho um ciclo de 37 dias e aparecem-me mtas dores, uma hemorragia mto escura que ainda resite,passados 15 dias...o que pensei em 1º lugar?Falhou!só pode!..o livrinho do mirena nao é mto explicito, alias efeitos secundarios sao mto poucos assim como td o resto...Como sei que pode falhar e que é um metodo que ha partida é incompativel com uma gravidez com sucesso se falhar sei o que me vai custar...mas é um risco...mas tal como os ots metodos a bula diz que as probabilidades de engravidar sao praticamente nulas...serão?!pelos vistos nao!!



    Os acidentes acontecem e é preciso ter a noção disso.Se por algum motivo o metodo falha e nao se quer continuar c a gravidez nao vejo pq nao se pode fazer uma IVG sem que o dedo seja apontado...votei a favor...nao sao decisoes tomadas de animo leve antes pelo contrario!!



    Espero que atraves desta listinha que a JOO deixou algumas pessoas que afirmam que os acidentes so acontecem por burrice pensem antes de afirmar o que quer que seja pois como ja referi:no melhor pano cai a nodoa...



    Obrigado JOO!



    jinhos


    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





    Comentar


    • #3
      RE: Engravidar por acidente

      Olá,



      como já contei noutro tópico, o meu caso é um bom exemplo disso: engravidei apesar do uso rigoroso de preservativo em todas as relações sexuais, independentemente de estar no período fértil ou não. Nunca demos por nenhum preservativo se romper ou estar mal posto, mas a verdade é que eu engravidei e milagre de Natal não foi de certeza :P



      Como me disse a enfermeira do centro de saúde, em cada ejaculação são milhões de espermatozóides, basta escapar-se um...



      No meu caso, a gravidez acabou por ser bem-vinda (pelo menos para mim), mas é uma prova de que os acidentes acontecem sim, e uma das maiores estupidezes que as pessoas podem dizer é que nos tempos que correm, com a quantidade de informação e o acesso a métodos contraceptivos, ninguém engravida por acidente mas apenas por descuido ou desleixo...



      Elsa

      Comentar


      • #4
        RE: Engravidar por acidente

        Como já relatei no tópico da Elsa, também sou exemplo da falibilidade da contracepção. O meu GO da altura concluiu que a minha gravidez se deveu à falibilidade intrínseca da pílula (já que não saltei uma única toma e tomava-a havia uns bons anos), a um desarranjo intestinal muito breve mas que ajudou à festa, e à minha aparentemente excepcional fertilidade.



        Como tal, não houve falta de cuidado, displicência, irresponsabilidade, ou qualquer outra das falhas que normalmente se apontam a quem tem uma gravidez indesejada.

        Comentar


        • #5
          RE: Engravidar por acidente

          Ola

          E quem nao quer mesmo correr riscos pode sempre usar 2 metodos:



          Se o preservativo falha em 0.05 das vezes e a pilula em 0.01 os dois juntos so falham em 0.0005 ...



          Beijinhos



          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            RE: Engravidar por acidente

            Como dizem os médicos, o único método infalível é a abstinência...


            Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
            Johann Wolfgang Von Goeth

            Comentar


            • #7
              RE: Engravidar por acidente


              rbalmeid



              Ola

              E quem nao quer mesmo correr riscos pode sempre usar 2 metodos:



              Se o preservativo falha em 0.05 das vezes e a pilula em 0.01 os dois juntos so falham em 0.0005 ...



              Beijinhos



              Rute






              Mas isso é sempre um problema de contas. O Euromilhões também é difícil de ganhar, mas existe sempre um sortudo.....

              Comentar


              • #8
                RE: Engravidar por acidente

                eu tb tou gravida por acidente.

                tive de tirar o anel e passar para a pilula por causa dos quistos mas como tou com problemas de estomago e ás vezes até tenho vomitos... lá foi o efeito da pilula...

                Comentar


                • #9
                  RE: Engravidar por acidente

                  Gostei muito deste tópico! Apesar de não ter nenhuma história para contar...

                  Quero mesmo agradecer à Joo as estatísticas porque cada vez mais me convenço que qd tiver o próximo, e caso a GO concorde, vou colocar o implante... e estes números ainda me convenceram mais.

                  Beijinhos a todas e força para aquelas que têm ou que tiveram que tomar a decisão de interromper.
                  tanta picuinhice com a assinatura que fiquei sem a barrinha de idade do meu pimpolho:crying:





                  Afilhada lindona: Terpsichore... está tudo de treinos suspensos indefinidamente, incluindo eu :crying:

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Engravidar por acidente

                    Margarida&Guigo (07-08-2009)Gostei muito deste tópico! Apesar de não ter nenhuma história para contar...



                    Quero mesmo agradecer à Joo as estatísticas porque cada vez mais me convenço que qd tiver o próximo, e caso a GO concorde, vou colocar o implante... e estes números ainda me convenceram mais.



                    Beijinhos a todas e força para aquelas que têm ou que tiveram que tomar a decisão de interromper.


                    cuidado com o implante. há aqui muitas meninas que se deram mal com ele. eu por exemplo meti-o na altura em que ainda era a pagar tudo e no particular e só o tive por 1 ano. já lá vão 2 anos que o tirei e há 3 que sofro de quistos constantes, grandes e dolorosos nos ovarios.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Engravidar por acidente

                      já agora tb vou desabafar que tou entre a espada e a parede. só eu tou a batalhar pelo meu "pequeno acidente". o meu marido quer que faça uma ivg, assim como toda a familia.



                      eu compreendo o ponto de vista deles, acabei de ficar desempregada e temos muitas despesas e vir mais uma criança... mas este filho é tudo o que quero e tem sido dificil remar contra a maré.



                      mas tenho que pensar tb na minha filhota e não a quero prejudicar.



                      como que para chatear, fui escolhida para um novo emprego. claro que quando lá chegar para assinar contrato e disser que tou gravida, já não me vão querer. era uma boa oportunidade e com um bom salario.



                      com tudo isto ando extremamente angustiada. até já começei a dormir na sala pois tenho nojo do meu marido por ele não me apoiar (embora lhe diga que é pq adormeço lá).



                      sei que se avançar com a ivg muito provavelmente é o fim do meu casamento, para além de ir fazer ao mesmo tempo uma laqueação das trompas. recuso-me a voltar a passar pelo mesmo.



                      peço desculpa por estar a ocupar o topico. nunca tinha falado disto e só queria desabafar.

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Engravidar por acidente





                        Também engravidei sem querer, exactamente como a Paula, estava como anel mas não me adaptei voltei a pilula e fiquei gravida...
                        Mamã do David Matraquilho (alcunha posta pelo pai carinhosamente)





















                        http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=baioneta

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Engravidar por acidente

                          Concordo que seja um bom topico sim. :-)



                          Eu engravidei no 1º mês sem rede, e sempre fui das que tomava a pilula a horas, até punha lembrança no telemovel.





                          Paula&Marta...



                          Nem sei o que te dizer... fiquei triste quando li o teu desabafo, espero do fundo do coração que as coisas se resolvam.

                          Sabes, pondo-me um bocadinho no teu papel, por mto que queira um filho, acho que não iria para a frente com a gravidez, se o meu marido não estivesse do meu lado.

                          Não sei... mesmo... é uma questão que nunca me tinha passado pela cabeça...



                          Por outro lado, acho que o teu marido está a ser mto criança, ao ponto de não te apoiar!! Querem lá ver que o filho é obra e graça do espírito santo?? :angry:



                          Olha, existem vários factores contra o avançar da gravidez, por outro lado é um filho desejado, pelo menos por ti, e digo-te que seria uma decisão mto dificil de tomar... por isso tens a minha admiração!!!



                          Seja qual for a tua decisão, lembra-te que estamos cá para te ouvir... para te dar apoio!

                          Um enormeeee beijinho!



                          Sara.

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Engravidar por acidente





                            Paula&Marta



                            Muita força para o que decidires, mas pondera os prós e contras... antes de tomares uma decisão pensa na tua família (filha e marido) o que séria melhor para todos mas pensa também em ti porque afinal que esta grávida és tu e só tu sabes como te sentes...
                            Mamã do David Matraquilho (alcunha posta pelo pai carinhosamente)





















                            http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=baioneta

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Engravidar por acidente

                              wish (07-08-2009)Concordo que seja um bom topico sim. :-)



                              Eu engravidei no 1º mês sem rede, e sempre fui das que tomava a pilula a horas, até punha lembrança no telemovel.



                              Paula&Marta...



                              Nem sei o que te dizer... fiquei triste quando li o teu desabafo, espero do fundo do coração que as coisas se resolvam.



                              Sabes, pondo-me um bocadinho no teu papel, por mto que queira um filho, acho que não iria para a frente com a gravidez, se o meu marido não estivesse do meu lado.



                              Não sei... mesmo... é uma questão que nunca me tinha passado pela cabeça...



                              Por outro lado, acho que o teu marido está a ser mto criança, ao ponto de não te apoiar!! Querem lá ver que o filho é obra e graça do espírito santo?? :angry:



                              Olha, existem vários factores contra o avançar da gravidez, por outro lado é um filho desejado, pelo menos por ti, e digo-te que seria uma decisão mto dificil de tomar... por isso tens a minha admiração!!!



                              Seja qual for a tua decisão, lembra-te que estamos cá para te ouvir... para te dar apoio!



                              Um enormeeee beijinho!



                              Sara.


                              agradeço o teu apoio sara. sabe muito bem!!! ainda nem tive coragem para contar a nenhuma amiga minha.

                              hoje vou marcar a consulta de ivg para me informar, chorei a noite toda só por causa disso. mas vou adiar a decisão o mais possivel.

                              bjs e novamente obrigada.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X