Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Eu quase fiz uma IVG...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Eu quase fiz uma IVG...

    Tenho 23 anos e fui mãe pela 1ª vez aos 20 anos, depois de quase 1 ano de tentativas, o meu 1º filho foi um bebé planeado e mt, mt desejado...



    No referendo votei SIM à despenalização do aborto, pois acho k ñ tenho o direito de mandar no corpo e decisões de mulher alguma, acho que tentar mandar na vida dos outros é de uma extrema arrogância... Além disso, acho preferivel um aborto a situações de negligências, maus-tratos, abusos, abandono... No entanto, embora tenha votado SIM, sempre acreditei que eu seria daquelas pessoas que jamais ponderaria sequer fazer um aborto...

    Posso dizer que a vida me deu uma grande lição...



    Depois do meu filho nascer, ñ usei nada mais definitivo para me proteger de uma gravidez, usamos preservativo. Entretanto a dada altura deixamos de usar, pois se um 2º filho viesse seria bem-vindo... No inicio mesmo do ano de 2009 engravidei, perdi o bebé no final de Fevereiro... Foi mt dificil para mim... perdi-o em casa, esvaí-me em sangue e ao correr para a sanita vi sair tudo... Ainda por cima tive k ficar internada 2 noites no hospital e fazer uma curetagem... Fiquei mt mal psicologicamente, o que me ajudou foi o meu filhote, tive que ser forte para ele... entretanto ñ era aconselhavel engravidar nos tempos seguintes, mas a verdade é que eu ñ queria mesmo engravidar, pois ñ me sentia preparada, morria de medo de voltar a passar por tudo de novo...



    Voltamos ao preservativo e eu estava ponderar colocar o DIU ñ hormonal, já que ñ me dou nada bem com métodos hormonais. Entretanto a nossa vida deu algumas reviravoltas e a nossa situação financeira complicou-se um pouco... logo estava mesmo fora de hipótese ter um 2º filho nesta altura...



    Pois bem... Usamos preservativo, ñ percebemos que tivesse rompido... mas eu engravidei... soube que estava gravida em finais de setembro... e estava de umas 6 semanas... Kd soube fartei-me de chorar e ñ queria mesmo o bebé... ñ me orgulho de o ter sentido, mas foi o k aconteceu... Só pensava no filho que já tinha e nas dificuldades que iriamos passar, naquilo que este deixaria de ter e que o outro nunca teria... Falei com o meu marido e expliquei-lhe que estava a ponderar uma IVG. Ele apoiou-me... Depois de por telefone ser muito mal tratada num hospital publico onde fazem IVG's, marquei uma consulta numa clínica privada, a clínica dos Arcos, em Lisboa... E lá fomos para a 1ª consulta... o meu marido foi comigo, mas ñ pode entrar... Eu quando lá cheguei estava mesmo decidida a interromper a gravidez... Fiquei espantada com a quantidade de mulheres que lá estavam para o mesmo... e tão diferentes... adolescentes... mulheres de 20 e poucos anos, de 30 e poucos, de 40... umas sozinhas, outras com amigas, outras com a mãe, outras com o companheiro... umas com caras mt tristes e pesarosas, outras com ar de quem ñ se importava... eu estava como que... anestesiada... mas quando entrei para a sala de espera da ecografia, sem o meu marido, começei a ir-me abaixo... a sentir-me mt, mt triste...

    Entrei, fiz a ecografia... o médico teve o cuidado de ñ voltar o ecran para mim... tinha 7 semanas, ainda a podia fazer... os profissionais de lá encaram uma IVG com tanta naturalidade que me chegou a chocar... acho k esperava que alguém me tentasse demover, me perguntasse o pk, me pedisse uma explicação... acho k no fundo queria que alguém me desse um pretexto para que eu ñ o fizesse... mas vejo agora que para quem tem mesmo k o fazer, aquele profissionalismo e imparcialidade são fundamentais... Depois da eco fui fazer análises... e marcaram-me a IVG para dali a 2 dias, já que a lei obriga a mulher a um período de reflexão de 48h. Eu achava aquele período de espera absurdo, eu só queria despachar o assunto o mais rápido possível e tentar esquecer... Agora também entendo o porquê desse período e acho que é fundamental... Quando de lá sai e me reencntrei com o meu marido cá fora, vinha apática... ñ conseguia falar... ñ conseguia dizer o k sentia... aliás, ñ conseguia identificar o k sentia... ele só me fazia perguntas e eu olhava pra ele com ar inexpressivo, incapaz de balbucionar o que quer k fosse... À medida que caminhavamos em direcção ao carro começei a chorar... em silência as lágrimas cairam-me pela face... ele nem se apercebeu... entramos para o carro e ele continuava a fazer-me perguntas, como tinha corrido, o que se passava comigo, se me sentia bem... Larguei-me num pranto descontrolado... chorei tanto que até me doiam os pulmões... a alma... tudo... o meu marido tentava falar comigo mas eu ñ conseguia...

    Depois de um bom tempo assim, entre soluços tentei-lhe explicar... e disse-lhe... "Eu vi-o"... "Eu vi o bebé"... E ele perguntou-me: "Mas mostraram-te a ecografia? k estupidez..." E eu respondi: "Ñ... mas depois puseram-na em cima da mesa... e eu vi... e já tem a forma de um bebé..." O meu marido abraçou-me e disse-me apenas: "Tu ñ és capaz... ñ o faças... nós havemos de arranjar uma maneira de nos safar, mal ou bem..." Eu na altura ñ sabia o que queria, o que sentia... ñ sabia se queria mesmo fazer a IVG, se queria desistir... sentia que ia matar um bebé... um filho meu... mas por outro lado ñ queria que o filho que ja tinha passasse por dificuldades... e sinceramente ainda ñ sentia amor pelo bebé que carregava... Nos tais 2 dias que a lei obriga a k a mulher reflicta eu pensei bastante... e falei bastante sobre o assunto com o meu marido... Chegámos à conclusão que ia ser mesmo mt complicado criar outro filho... mas que eu simplesmente nunca seria capaz de fazer a IVG e se o fizesse isso me deixaria marcas mt, mt profundas... Desistimos... Decidimos ter o bebé... Mas durante mt tempo eu ñ me sentia minimamente feliz com a gravidez... só pensava nas dificuldades, nas coisas más... quando fiz a 1ª eco, às 14 semanas, senti nascer alguma ligação com o bebé, mas ainda ñ sentia aquele AMOR... eu tinha até medo de nunca o amar como amava o filho que já tinha... de ñ conseguir gostar dele... Isto pode parecer mt mau, mas tou a ser sincera e a relatar o k senti sem filtros... e esta é a verdade... Acontece que por volta das 18 semanas começei a sentir o bebé mexer dentro de mim... E ai... mudou tudo... começei a gostar dele... a imaginá-lo... e amá-lo... cada dia um pouco mais... Hoje, estou gravida de quase 23 semanas e AMO muito o bebé que carrego dentro de mim e já ñ sinto o menor medo de ñ o amar como o 1º... o meu coração ensinou-me que o amor de mãe ñ se divide... mas multiplica-se... Sei k vai ser dificil, vamos ter k fazer sacrificios, mas acredito k com algum esforço e mt amor seremos capazes... É outro menino... Eu até gostava k fosse menina para ficar com o casal, mas para a minha vida actual facilita-me imenso k seja um menino, já que vivemos num T2 e os piolhos terão k partilhar o quarto e sendo menino sempre posso ir aproveitando umas roupas do mano...



    Hoje eu entendo o k uma mulher sofre quando tem k fazer uma IVG... Hoje sim... entendo mesmo... E sei k mulher nenhuma, psicologicamente normal o faz de ânimo leve... e sem que isso deixe marcas... A mim o simples facto de ter estado quase a fazê-lo me faz doer o coração...



    E espero sinceramente nunca ter k fazer uma IVG... mas tenho plena consciência que se voltar a engravidar num futuro próximo ñ terei outra alternativa ou passaremos todos fome... Queria muito fazer uma laqueação depois do parto, mas ñ ma fazem por ser muito nova e os métodos anticontraceptivos podem sempre falhar...





    Este é o meu testemunho... Nunca contei isto a ninguém... a amiga nenhuma... os meus ais sabem k ponderei fazer uma IVG mas ñ sabem nada do k senti... só o meu marido sabe de tudo e acompanhou tudo... nunca fui capaz de contar isto a ninguém... mas o facto de aqui o escrever trouxe-me alguma paz...

  • #2
    RE: Eu quase fiz uma IVG...

    Olá,



    Antes de mais parabés pela tua coragem de partilhares a tua história.



    É como dizes, embora as pesssoas pensem que fazer uma IVG é uma decisão tomada de ânimo leve e que as mulheres fazem porque querem, o teu testemunho é mais um exemplo de que é uma decisão muito difícil e que acarreta muito sofrimento.



    Fizeste o que achaste melhor. Tb acredito que só vale a pena avançar com a gravidez se estiverem reunidas condições para isso.



    Um beijinho grande e força!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      RE: Eu quase fiz uma IVG...

      Olá! De facto, só quem passa por isso é que sabe o que se sente... Espero nunca na vida passar por uma situação dessas (ver-me forçada a fazer uma IVG)... Já tenho 3 filhos, e já o terceiro veio "contra tudo e todos"...

      Muita sorte para ti, para o teu bébé, para a tua familia, e vais ver que tudo se resolve! Com mais ou menos sacrifícios, tudo se consegue...

      bjos. Cláudia

      Comentar


      • #4
        RE: Eu quase fiz uma IVG...



        Olá Shadow,



        deixo um comentário só para te dizer isto:



        Muito Obrigado pelo teu Testemunho!!!!



        Muitas, muitas e muitas felicidades para ti e para os teus
        Patrícia Lopes

        1º Filho:
        Pedro --» 04 de Junho de 2006 --» 51cm e 3250kg

        2º Filho:
        Positivo --» 18 de Agosto de 2012

        Comentar


        • #5
          RE: Eu quase fiz uma IVG...

          Obrigada a todas pelo apoio...



          A verdade é k me fez sentir mt bem deitar td cá pra fora...



          E o facto de me ver quase obrigada a fazer uma IVG foi para mim uma lição... só quem passa por isto pode saber o que sofre uma mulher k toma esta decisão... Espero nunca mais passar por isto...

          Comentar


          • #6
            RE: Eu quase fiz uma IVG...

            Desejo as maiores felicidades para ti, para o teu filho e para o bébé que está confortávelmente na barriguinha da mamã!



            Vai correr tudo bem pois já mostraste ser uma mulher de coragem (pela tua decisão, pela partilha da história,....)



            Beijinhos


            \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

            \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

            Comentar


            • #7
              RE: Eu quase fiz uma IVG...

              Obrigada.



              Fui hoje fazer a eco morfológica... O bebé está óptimo, vende saúde, é um irrequieto e parece-me k vai ser outro matulão...







              Beijocas...

              Comentar


              • #8
                RE: Eu quase fiz uma IVG...

                Parabéns /




                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • #9
                  RE: Eu quase fiz uma IVG...

                  O teu testemunho foi impressionante. Fiquei cheia de lágrimas nos olhos...



                  Ninguém te julga pelos sentimentos que tinhas, mas posso assegurar que me sinto muito mais feliz por saber que já nutres amor pelo bébé que tens na barriga. Ama-o muito, por favor, porque ele é um ser indefeso e só vem ao mundo para ser amado! Eu sei que vais amá-lo imensamente!!!



                  boa sorte e nunca te arrependas da tua decisão.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Eu quase fiz uma IVG...

                    Não consegui terminar de ler o teu testemunho. Nunca abro este subfórum mas o teu título chamou-me a atenção (além do teu nome pois tinha trocado pm recentemente contigo!). Desejo-te mesmo muitas felicidades e vai tudo correr bem!



                    bjs

                    ju



                    EDIT: Quanto às duvidas sobre amar o 2º filho tanto como se ama o 1º, vai ver o que já escrevemos no tópico sobre segundo filhos, que está tb aqui nos outros assuntos. Vais ver que esse sentimento é mais do que vulgar. Mais tarde verás que é mais do que infundado! Eu fartei-me de chorar, quando a Go me disse que estava grávida, não por emoção mas por pensar que estava a "trair" a minha filhota mais velha! Enfim...
                    http://manasecompanhia.blogspot.com/


                    Comentar


                    • #11
                      RE: Eu quase fiz uma IVG...

                      Emocionou-me mto o teu relato, e obrigada por teres partilhado!





                      Esse bebé encontrou uma Mãe mto corajosa, uma Mãe que certamente o amará mto, e certamente que serás uma Mulher mais feliz com mais esse filhote!



                      Um grande beijinho, e espero que tudo vos corra bem! :rose:

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Eu quase fiz uma IVG...

                        O teu relato emociona qualquer pessoa... Tb raramente abro este fórum, mas o tema chamou-me à atenção e ainda bem, pq adorei ler-te!



                        Desejo-te a maior sorte do mundo e fico mto feliz por teres passado a Amar o teu bebé.



                        Felicidades aos 4!!!:rose:

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Eu quase fiz uma IVG...

                          Olá a todas!



                          Obrigado pela força e palavras de incentivo... Tenho ligado pco o PC e nunca mais vim ler este meu tópico... Agora li as vossas respostas, várias k ainda ñ tinha lido e achei por bem contar-vos como estão as coisas...



                          A gravidez tá a ser um pco + complicada que a 1ª... Ainda ñ tenho diabetes e na 1ª já tinha nesta atura (26 semanas) mas tenho os valores mesmo no limite pelo k ainda os devo apanhar... no entanto na 1ª gravidez ñ tive mais nada... senti-me sempre mt bem e cheia de energia... fazia imensas caminhadas e só ao 8º mês é k kd eram mais longas tinha um pco de dor ciática, mas quase nada mesmo... engordei 9kg...



                          Nesta gravidez... entre as 4-5 semanas e as 12-14 passei as manhãs de cabeça enfiada na sanita... e algumas noites tbm... e ñ conseguia comer quase nada... depois felizmente passou...



                          Agora... tenho mtas dores musculares, caimbras e mta, mta dor ciática em ambas as pernas... chego ao ponto de quando me esforço um pco mais, tipo kd faço uma fascina na casa no fim do dia deitar-me no sofá e ficar toda presa, sem me conseguir levantar, ter k pedir ajuda ao meu marido... o GO quer que eu descanse mais... a noite durmo mt pco... nunca tenho posição... e depois durante o dia raramente descanso... pelo k ando estafada... depois... tou com anemia e uma infecção urinária... felizmente ñ grave... tou a tomar medicação para ambas, espero k logo, logo ambas passem...



                          Em quase 6 meses já cá cantam 8kg... desta vez além de passar dos 9, acho k até dos 12 passo... hehe...



                          Resumindo... A nível físico já vi melhores dias...



                          A nível psicológico...



                          Bem, ando com as hormonas meio doidas... aos saltos... tenho alterações de humor, ando sensível... essas coisas de grávida que nos tornam umas choronas e umas chatas pra quem nos atura... lol...

                          O futuro preocupa-me... mt... pk a nossa situação tá longe de estar "famosa" ou sequer estável... agora pra ajudar o meu marido acaba de saber k se até dezembro de 2010 a empresa ñ atingir os objectivos vai ficar sem emprego... são coisas k me afligem mesmo mt... e é dificil ñ pensar nelas e ñ sentir um aperto no peito...



                          Mas em relação à decisão de ter este bebé... bem essa parte está mais que ultrapassada... desde que o começei a sentir mexer dentro de mim que foi como se uma luz se acendesse e o meu coração se enchesse de amor... tenho que ser sincera... kd fiz a 1ª eco, as 13 semanas ñ senti aquele "click" mas kd o senti mexer a 1ª vez senti o tal "click" e com uma força... depois na 2ª eco e a medida k ele mexia mais e mais o amor foi aumentando... o papá kd começou a sentir o bebé mexer tbm se derreteu mesmo todo... agora andamos ambos super babados e mt, mt felizes com a chegada do baby... Claro que mt preocupados com o futuro tbm... mas felizes por termos o nosso filhote e irmos ter outro... E o receio k tinha de ñ amar tanto o 2º como o 1º já me está a passar... é estranho... mas sinto k o meu coraçãozinho se tem expandido e aumentado de tamanho de forma a amar o bebé k ai vem da mesma forma k o meu filhote... sem ter k dividir o amor k ja tenho por este pelos 2...



                          O enxoval do baby ainda vai um pco atrasado... aqui noto a enorme diferença com a gravidez do irmão... k nesta altura já tinha tudo e mais alguma coisa, o k precisava, o k ñ precisava e tudo em dose extra... mas pronto... aos poucos vamos conseguir comprar as coisas mais essenciais e creio k kd o bebé nascer terá tudo o k lhe é indispensável...



                          Agora tento ñ pensar mt no futuro, embora seja dificil... Tenho esperança k as coisas melhorem... Tenho mau feitio, sou refilona e ñ levo desaforos pra casa... mas ñ sou nem nunca fui uma pessoa má... nunca fiz mal a ninguém e sempre fui até mt mole... ajudei mt gente em situações piores do k aquela em k hoje me encontro... acredito em Deus e acredito na justiça e no equilibrio das coisas... por isso acredito k ñ mereço que a minha vida piore e fikemos numa situação ainda pior do k já estamos... assim só me resta ter fé... Só peço a Deus k se as coisas ñ podem melhorar k ñ permita k piorem... Tenho k ter esperança... Aconteça o k acontecer... Acredito k sempre daremos um jeito e k pelo menos fome nunca nenhum dos nossos filhos passará...



                          Beijocas bem grandes e mais uma vez OBRIGADO...

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Eu quase fiz uma IVG...

                            Shadow, só pra te "animar": a minha 1ª gravidez não teve nada a ver com a 2ª... O que eu enjooei na 2ª!!! E azia? :w00t:

                            Mas vais ver que vai correr bem e, daqui a uns tempos, já só te preocupas com os "punzinhos" que ele solta ou não!

                            bjs

                            ju



                            PS: E se tiveres de ficar de baixa, fica. Passas pelo off que há sempre por lá alguma "doida" pra te animar!
                            http://manasecompanhia.blogspot.com/


                            Comentar


                            • #15
                              RE: Eu quase fiz uma IVG...

                              Olá...



                              O meu bebé nasceu no passado dia 3 de Maio, às 10.40h, com 49cm e 2.890kg... Nasceu de 40semanitas... Vinha com a pele um pouco enrugadita e sujita... magrinho... mas LINDO!!!



                              O parto foi um pouco dificil, mas tive uma boa recuperação... os ultimos meses têm sido mt, mt cansativos pois estar com 1 bebé tão pequeno e um pestinha de 4 aninhos ñ é fácil... tenho andado um pco deprimida pois a vida ñ tem sido fácil... tenho pessoas k me são próximas a passar por momentos mt, mt dificeis, o k me faz sofrer mt... e ando mt cansada...



                              Mas... O que quero dizer... é k a vida ñ é perfeita... é dura e dificil... mas... quando olho para o meu piolho esqueço tudo isso... Estou tão feliz por ter decidido tê-lo... Agora ñ poderia imeginar a minha vida sem ele... ele e o mano mais velho são o k de + precioso tenho nesta vida e sei k os amarei sempre incondicionalmente...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X