Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Eu vou fazer uma IVG...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Eu vou fazer uma IVG...

    Boa tarde a todas.



    Estou divorciada à 4 anos, tenho 2 filhos que ficaram à guarda exclusiva do pai desde à 2 anos para cá por não lhes conseguir dar as condições que eles mais precisavam.

    Esta foi a escolha mais dificil da minha vida até à semana passada. Abdicar dos meus filhos, vê-los de 15 em 15 dias durante 2 dias e meio, ouvir o meu filho dizer que quer estar com a mãe o mesmo tempo que está com o pai... tudo isto levou-me a uma depressão profunda!

    Hoje, tenho 32 anos, tenho um namorado à 2 anos e meio, e na semana passada fiquei a saber que estava grávida!

    Não vou mentir que foi algo que descobri com muita alegria. Senti como se estivesse a voltar a viver... mas durou pouco essa felicidade!

    A reacção do meu namorado, que rejeitou por completo esta gravidez, o facto de ter parado para pensar que vida poderia dar a esta criança. Não tenho casa própria, vivo com os meus pais, pois sai da minha casa para que os meus filhos não tivessem de sair da casa deles. Abdiquei deles porque não tinha condições e agora iria ter outro??? Ou melhor outros, porque como toda a vida tenho sido uma mulher afortunada, ontem durante a 1ª consulta para fazer a IVG fiquei a saber que são gémeos!

    Só eu sei o que tenho sentido com esta escolha que fiz. Sinto que estou a falhar novamente como mãe! Não consegui ficar com os meus 2 primeiros filhos e agora vou "matar" outros 2!!! Não sei que tipo de pessoa serei a partir do momento que o vou fazer. Tendo em conta as escolhas que tive de fazer até hoje e por tudo o que já passei, vai ser dificil voltar a sorrir! Vou imaginar (pois já o faço) como seriam os meus bebés! Ainda não fiz a IVG e já sofro com toda a minha alma!

    Fui bem informada de como tudo se processa, o pai das crianças tem acompanhado em tudo, até porque eu própria o exigi, pois ele teria de ver o que eu iria ver, ouvir o que eu iria ouvir.

    Quando votei sim no referendo, fi-lo a pensar noutras mulheres, pois nunca pensei que um dia eu seria capaz de o fazer. Nem nunca colocaria essa hipótese! Hoje, serve-me de lição que a irresponsabilidade (que com a minha idade já não se admite!) leva-nos muitas vezes a seguir caminhos que nunca imaginamos!



    Uma coisa é certa, esta dor que sinto agora, vai piorar muito dentro de uma semana!



    Depois de tudo o que li, opiniões e relatos de outras mulheres, embora a dor física seja algo que me preocupe, o que mais me assusta é dor psicológica de uma mulher que sempre sonhou ter uma familia, 4 filhos, um marido que a respeitasse, e que aos 32 anos, não pode realizar esse sonho e que é própria a ter de escolher "matá-lo"!



    Não sei o que mais me reserva a vida, mas sei, que vou sofrer com isto o resto da minha vida! E esse será o meu castigo!!!



  • #2
    RE: Eu vou fazer uma IVG...

    Olá



    Li o teu relato e não consegui ficar indiferente. Eu fiz uma IMG (sim, mesmo com M e não V) há dois meses. Tenho a minha história escrita no tópico próprio, não vou estar a repetir tudo de novo. Sofri muito, muito, muito. Há um ponto em que as nossas histórias se cruzam. Tal como os teus filhos, também a minha era uma bebé saudável. A minha história acabou por causa de uma infecção, tu vais acabar com a tua por motivos económicos. Não te julgo nem critico. Acho que tens a perfeita noção do que vais fazer e de que isso te vai marcar para sempre. Talvez não tenhas consciência do que isso te vai moer mais tarde, isso acho que não. Hoje, e depois do que passei em agosto, sei que nunca vou ser capaz de fazer um aborto voluntariamente. As dores físicas no meu caso foram terríveis, as piores que já tive na vida mas nada que chegue aos calcanhares do que sofri por dentro. Sei que tens aí dentro uma vozinha que te diz para pensares melhor, para tentares perceber se não dá mesmo para manteres a gravidez, se não consegues reverter esta situação. Eu também pensei nisto tudo quando li a tua história, principalmente porque me dá a nítida sensação que não estás completamente certa do que vais fazer, apesar de sentires que é o que tem que ser feito. Percebo que penses nos teus filhos mais velhos, na bomba que seja uma gravidez agora (e dadas as tuas condições monetárias) e a pior parte, a falta de apoio do pai dos bebés. Ainda assim, acho que deves aproveitar esta semana para pensar se tu, a tua pessoa vai viver bem com o fim da vida dos teus bebés, ainda tão pequenos. Se sim, se achares que é pior viverem do que morrerem já, então a tua decisão está tomada. Eu não te posso ajudar muito. Se decidires acabar a gravidez, só te posso dizer que de facto o sofrimento é imenso.

    Vou passando por cá para saber o que decidiste..

    Comentar


    • #3
      RE: Eu vou fazer uma IVG...



      Olá Carol,



      Gostava de te aliviar um pouco o peso desse fardo mas não sei como...



      Podes falar com os bébés que tens no ventre e pedir a essas almas que partam, diz-lhes que agora seria impossível a todos os níveis teres esses filhos, comunica com eles insistentemente que eles escutam-te. E talvez tudo aconteça naturalmente.



      E antes de te decidires, fala com quem te poderia dar apoio e ajuda caso levasses a gravidez para a frente - o teu namorado e os teus pais. Também há várias instituições que te podem auxiliar, inclusive, a recuperares a guarda das crianças, ajudando-te a teres condições para isso, assim de repente estou-me a lembrar da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.



      Não penses no que te vai custar, porque todas as alternativas têm tremendas contrariedades, opta pela que acreditas mais e vai em frente. E sempre que olhares para trás e te angustiares com o passado, diz a ti própria que fizeste o melhor que pudeste e reconcilia-te contigo.





      Um beijinho.


      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • #4
        RE: Eu vou fazer uma IVG...

        Olá... Não pude deixar de me sentir tocada com o teu desabafo. Entendo perfeitamente o que estás a passar e a sentir neste momento. Eu também passei pela mesma situação há bem pouco tempo e deixei um tópico escrito aqui a contar a experiencia.



        É muito cruel termos que optar por uma coisa que, de qualquer das formas, nos trará consequências. É cruel escolhermos tirar a vida a um filho porque não temos as condições que gostariamos de ter para o criarmos com tudo o que ele merece. É cruel destruirmos um sonho que tanto alento e alegria nos traz, porque se realizou no momento errado ou menos oportuno. Todas as escolhas têm um preço.



        A IVG não é uma coisa fácil de fazer. Eu votei "sim" no referendo para a legalizaçao da IVG em Portugal porque acho que as mulheres não têm que ser penalizadas por um acto que se faz desde sempre, e que se fazia nas piores condições possiveis com riscos graves para a saúde da mulher. Nunca pensei um dia estar numa situação em que me visse forçada a ter que escolher faze -lo.



        Não sou ninguem para te dar conselhos e não tenho moral para isso. A unica coisa que te posso dizer é para falares bem com o pai dos teus bébes e ver se não há hipoteses de terem esses filhos. Fala com a tua familia também. Certamente eles te vão apoiar qualquer que seja a decisão que tomares. Informa te junto de assistentes sociais, porque eles sabem quais os apoios do Estado que tens direito. E depois escolhe por ti o que achares ser melhor, para ti e para os bebes.

        Se decidires ir em frente com a IVG, se decidires que é o melhor, vai convicta e certa de que é mesmo aquilo que queres fazer, porque depois não há volta a dar. Também, assim como tu, imaginava e ainda continuo a imaginar como seria o bébe que eu trazia dentro de mim e pelo qual já sentia tanto.



        As dores físicas custam no momento, mas passam. O que doi mais é depois... mas o tempo... o tempo cura tudo.



        Muita força e coragem neste momento dificil.



        Um grande abraço

        Comentar


        • #5
          RE: Eu vou fazer uma IVG...

          Cindy_32 (26-10-2010)





          mas o tempo... o tempo cura tudo.




          Ou não.

          Por mais tempo que passe, não me parece que algum dia ficará curado.

          As dores fisicas são de morrer. Eu fiz uma IMG, pra mim foi o fim do mundo.

          Eu fiz o melhor pelo meu filho e tu tentas fazer o melhor pelos teus...

          Pensa bem, muito bem, pois não pareces muito segura.



          Força, é o que te desejo!




          Madrinha babada da Mamã do Rui Afilhada babada da JuanaeRasta

          Comentar


          • #6
            RE: Eu vou fazer uma IVG...

            sandy_mpp (28-10-2010)
            Cindy_32 (26-10-2010)











            mas o tempo... o tempo cura tudo.








            Ou não.



            Por mais tempo que passe, não me parece que algum dia ficará curado.



            As dores fisicas são de morrer. Eu fiz uma IMG, pra mim foi o fim do mundo.



            Eu fiz o melhor pelo meu filho e tu tentas fazer o melhor pelos teus...



            Pensa bem, muito bem, pois não pareces muito segura.







            Força, é o que te desejo!




            Ai Sandy... como te entendo!



            Também não me parece que o tempo cure estas feridas de que se fala aqui. A minha IMG foi há 2 meses e 10 dias e ainda sinto uma dor muito grande. O tempo ajuda, sim, mas ainda doi e muito.

            Eu também não achei esta menina muito segura mas... ela é que sabe.






            Comentar


            • #7
              Entao mas uma IMG (interrupção medica da gravidez) nao é muito diferente de uma IVG? E não tem uma secção própria e diferente desta?

              Acho estranho virem aqui mulheres, que tiveram de fazer uma IMG (ou porque foram obrigadas a abortar, ou tiveram abortos expontaneos) virem aqui a esta secção de mulheres que querem abortar por sua vontade e porem-se a dizer o que acham..

              Acho que cada uma tem a sua dor e talvez fosse melhor não haver "misturas", cada uma falar na sua secção. Porque por muitas palavras carinhosas que digam, acho q se adivinha bem os juizos de valor.. e que são bastante dispensáveis nestas alturas de dor.

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por carla1 Ver Mensagem
                Entao mas uma IMG (interrupção medica da gravidez) nao é muito diferente de uma IVG? E não tem uma secção própria e diferente desta?

                Acho estranho virem aqui mulheres, que tiveram de fazer uma IMG (ou porque foram obrigadas a abortar, ou tiveram abortos expontaneos) virem aqui a esta secção de mulheres que querem abortar por sua vontade e porem-se a dizer o que acham..

                Acho que cada uma tem a sua dor e talvez fosse melhor não haver "misturas", cada uma falar na sua secção. Porque por muitas palavras carinhosas que digam, acho q se adivinha bem os juizos de valor.. e que são bastante dispensáveis nestas alturas de dor.
                Realmente entendo-te. Tanto é que no tópico dos espontaneos o próprio forum alertava para a sensibilidade do tema. E as que passram por uma IMG falam na dor que inevitavelmente tiverem de passar.

                Trancrevo o que diz até neste tópico da IVG, uma vez mais a proteger as IMG - "Para as mulheres que optam por não ter os seus filhos pelas mais diversas razões. Por favor respeite o espaço da secção Aborto/Perda Gestacional e NÃO coloque lá as suas questões se são relacionadas com IVG.
                "
                Ultima edição por Visitante; 04-11-2010, 16:27.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por carla1 Ver Mensagem
                  Entao mas uma IMG (interrupção medica da gravidez) nao é muito diferente de uma IVG? E não tem uma secção própria e diferente desta?
                  Acho estranho virem aqui mulheres, que tiveram de fazer uma IMG (ou porque foram obrigadas a abortar, ou tiveram abortos expontaneos) virem aqui a esta secção de mulheres que querem abortar por sua vontade e porem-se a dizer o que acham..
                  Acho que cada uma tem a sua dor e talvez fosse melhor não haver "misturas", cada uma falar na sua secção. Porque por muitas palavras carinhosas que digam, acho q se adivinha bem os juizos de valor.. e que são bastante dispensáveis nestas alturas de dor.
                  A dor de perder um filho é comum, em ambos os cenários. Penso que foi com esse sentimento que se fizeram os comentários. E a solidariedade entre mulheres nomeadamente na dor é uma boa energia.

                  Concordo contigo, se houver juízos de valor não será correcto, contudo, não consegui "ler" qualquer opinião desmoralizadora. Quem faz uma IMG ou sofre um aborto expontâneo não tem quer ser, necessariamente, contra o aborto.

                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por sandy_mpp Ver Mensagem
                    Ou não.
                    Por mais tempo que passe, não me parece que algum dia ficará curado.
                    As dores fisicas são de morrer. Eu fiz uma IMG, pra mim foi o fim do mundo.
                    Eu fiz o melhor pelo meu filho e tu tentas fazer o melhor pelos teus...
                    Pensa bem, muito bem, pois não pareces muito segura.
                    Força, é o que te desejo!
                    Se uma mulher demora, pelo menos, 9 meses a preparar-se para ser mãe, não seria contra-natura que demorasse menos que isso a aliviar a dor de o perder? Tudo tem o seu tempo, um princípio, um meio e um fim e na Natureza (da qual fazemos parte ) tudo acontece com um ritmo, por ciclos. A dor, com o tempo, transforma-nos, ficamos mais em paz porque há uma abnegação, uma humildade que surge na aceitação do passado.
                    Perder um filho não se resolve rapidamente, como sabes, vai-se aceitando...

                    um beijinho
                    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
                      A dor de perder um filho é comum, em ambos os cenários. Penso que foi com esse sentimento que se fizeram os comentários. E a solidariedade entre mulheres nomeadamente na dor é uma boa energia.

                      Concordo contigo, se houver juízos de valor não será correcto, contudo, não consegui "ler" qualquer opinião desmoralizadora. Quem faz uma IMG ou sofre um aborto expontâneo não tem quer ser, necessariamente, contra o aborto.

                      A solidariedade entre mulheres é boa quando há bons juizos de valor. Eu não consigo imaginar que uma mulher que perdeu o filho, ou porque foi obrigada a isso ou aborto espontaneo, apoie de bom grado outra mulher que não quer ter filho nenhum. Ou como algumas dizem "quer matar o bebé!"

                      Enfim, desculpem mas acho isto uma hipocrisia. E se o admnistrador fez tão bem em dividir as secções, porque é que não se respeita essa divisão?

                      Comentar


                      • #12
                        Nõ é que venham fazer juizos de valor, mas a forma como exprimem a dor é diferente.

                        Imaginem quem fez uma IVG fosse para o tópico da IMG dizer " como te entendo...fiz uma IVG e foi e está a ser muito dificil suportar esta dor" (desculpem improvisar esta frase) Mas imaginem isto...Tenho a certeza que não ia correr bem.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por cogrinha Ver Mensagem
                          Nõ é que venham fazer juizos de valor, mas a forma como exprimem a dor é diferente.

                          Imaginem quem fez uma IVG fosse para o tópico da IMG dizer " como te entendo...fiz uma IVG e foi e está a ser muito dificil suportar esta dor" (desculpem improvisar esta frase) Mas imaginem isto...Tenho a certeza que não ia correr bem.
                          Pois claro que não ia correr bem.

                          Uma pessoa nestas alturas não precisa de se sentir julgada.. Tenham juizo e pensem, se tivessem feito uma IVG e viesse alguem ter convosco dizer «ai eu fiz uma IMG..» o que é que voces iam pensar? Não se iam sentir julgadas?

                          Deixem estas mulheres com a dor delas..

                          e não misturem alhos com bugalhos

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por carla1 Ver Mensagem
                            A solidariedade entre mulheres é boa quando há bons juizos de valor. Eu não consigo imaginar que uma mulher que perdeu o filho, ou porque foi obrigada a isso ou aborto espontaneo, apoie de bom grado outra mulher que não quer ter filho nenhum. Ou como algumas dizem "quer matar o bebé!"

                            Enfim, desculpem mas acho isto uma hipocrisia. E se o admnistrador fez tão bem em dividir as secções, porque é que não se respeita essa divisão?

                            Querida Carla1

                            Está a fazer muitas confusões mas eu prontifico-me para as esclarecer. O tópico da IVG é, claro, diferente do do aborto e perda gestacional. O administrador que a querida Carla1 tão bem refere pede para não colocarem tópicos sobre a IVG no tema do aborto para não ferir susceptibilidades, claro. Não há, contudo, nada que impeça qualquer utilizador do forum a responder aos tópicos. E se a aborrece que haja quem já tenha feito uma IMG o diga quando responde a um tópico da IVG... temos pena. Como disse a Maria Verde, não houve em nenhuma das respostas críticas nem juízos de valor (talvez a querida devesse reler tudo o que foi escrito, agora com boa vontade). Houve, sim, pessoas que já viram as suas gravidezes interrompidas a falarem do que custam essas perdas. Eu não tenho nem nunca tive nada contra a IVG e acho que toda a gente que opta por esse caminho deve ter todo o apoio. Mas, e há que sublinhar esta parte, num forum não se ouve só o que se quer, só o que se gosta, só o que se precisa de ouvir. Quando alguém inicia um tópico está sujeito a ler todo o tipo de respostas. Isso é muito simplesmente uma manifestação da liberdade de expressão vigente neste país há bastante tempo. E atenção, não confundo liberdade de expressão com falta de educação. A minha liberdade acaba onde começa a dos outros, claro. Agora, nestas respostas, minhas e da Sandy só houve boa educação e boas intenções.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                              Querida Carla1

                              Está a fazer muitas confusões mas eu prontifico-me para as esclarecer. O tópico da IVG é, claro, diferente do do aborto e perda gestacional. O administrador que a querida Carla1 tão bem refere pede para não colocarem tópicos sobre a IVG no tema do aborto para não ferir susceptibilidades, claro. Não há, contudo, nada que impeça qualquer utilizador do forum a responder aos tópicos. E se a aborrece que haja quem já tenha feito uma IMG o diga quando responde a um tópico da IVG... temos pena. Como disse a Maria Verde, não houve em nenhuma das respostas críticas nem juízos de valor (talvez a querida devesse reler tudo o que foi escrito, agora com boa vontade). Houve, sim, pessoas que já viram as suas gravidezes interrompidas a falarem do que custam essas perdas. Eu não tenho nem nunca tive nada contra a IVG e acho que toda a gente que opta por esse caminho deve ter todo o apoio. Mas, e há que sublinhar esta parte, num forum não se ouve só o que se quer, só o que se gosta, só o que se precisa de ouvir. Quando alguém inicia um tópico está sujeito a ler todo o tipo de respostas. Isso é muito simplesmente uma manifestação da liberdade de expressão vigente neste país há bastante tempo. E atenção, não confundo liberdade de expressão com falta de educação. A minha liberdade acaba onde começa a dos outros, claro. Agora, nestas respostas, minhas e da Sandy só houve boa educação e boas intenções.
                              Não é preciso me tratar por querida, nem estar com tantas ironias. Mas vejo que postou neste topico referindo ter feito uma IMG e entendo a sua posição.

                              Eu sou honesta, se eu fizesse uma IVG a ultima coisa que eu queria era estar a falar com alguém q fez uma IMG! Isto parece-me obvio. É a mesma coisa que um estudante de Medicina desistir do curso e por-se a conversa com um que quis entrar em medicina, tentou de tudo, e não conseguiu. Ora pois sim, têm em comum a dor de não terem tido sucesso nos estudos, mas são situações muito diferentes. Se não entende isto que posso eu dizer? Não estou aqui para atacar ninguém, simplesmente não acho isto bem. As tantas o tal estudante de medicina teve razões fortes para desistir do curso.. mas vão dizer que uma mulher não faz juizos de valor nestas alturas? Se a honestidade tiver em cima da mesa a resposta é so uma...
                              Ultima edição por carla1; 05-11-2010, 22:58.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X