Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Eu vou fazer uma IVG...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por Maria Verde Ver Mensagem
    A dor de perder um filho é comum, em ambos os cenários. Penso que foi com esse sentimento que se fizeram os comentários. E a solidariedade entre mulheres nomeadamente na dor é uma boa energia.

    Concordo contigo, se houver juízos de valor não será correcto, contudo, não consegui "ler" qualquer opinião desmoralizadora. Quem faz uma IMG ou sofre um aborto expontâneo não tem quer ser, necessariamente, contra o aborto.

    Eu não sou contra o aborto.
    O quis partilhar foi a dor de perder um filho, para levar a autora a pensar bem na decisão, visto que me pareceu não estar muito segura.
    Disse e repito: eu fiz o melhor pelo meu filho e a autora (não me lembro do nick) vai fazer o melhor pelos dela.
    Não estou a ser hipócrita, estou a ser o mais sincera possivel, até porque ninguém tem culpa do que me acontecu!
    Agora não poder responder ao tópico porque fiz uma IMG...por favor...!




    Madrinha babada da Mamã do Rui Afilhada babada da JuanaeRasta

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
      Querida Carla1

      Está a fazer muitas confusões mas eu prontifico-me para as esclarecer. O tópico da IVG é, claro, diferente do do aborto e perda gestacional. O administrador que a querida Carla1 tão bem refere pede para não colocarem tópicos sobre a IVG no tema do aborto para não ferir susceptibilidades, claro. Não há, contudo, nada que impeça qualquer utilizador do forum a responder aos tópicos. E se a aborrece que haja quem já tenha feito uma IMG o diga quando responde a um tópico da IVG... temos pena. Como disse a Maria Verde, não houve em nenhuma das respostas críticas nem juízos de valor (talvez a querida devesse reler tudo o que foi escrito, agora com boa vontade). Houve, sim, pessoas que já viram as suas gravidezes interrompidas a falarem do que custam essas perdas. Eu não tenho nem nunca tive nada contra a IVG e acho que toda a gente que opta por esse caminho deve ter todo o apoio. Mas, e há que sublinhar esta parte, num forum não se ouve só o que se quer, só o que se gosta, só o que se precisa de ouvir. Quando alguém inicia um tópico está sujeito a ler todo o tipo de respostas. Isso é muito simplesmente uma manifestação da liberdade de expressão vigente neste país há bastante tempo. E atenção, não confundo liberdade de expressão com falta de educação. A minha liberdade acaba onde começa a dos outros, claro. Agora, nestas respostas, minhas e da Sandy só houve boa educação e boas intenções.
      So agora li tudo.. mas eu alguma vez disse que nao tinha falado com respeito?

      E diz que no forum não se ouve só o que se gosta de ouvir, pois não, mas esta secção é tipicamente uma secção de apoio, onde desabafam muitas mulheres fragilizadas. Não é (ou nao devia ser) uma secção para atacar, para indirectas, para juizos de valor. É uma secção para se "escutar" e dar palavras de força. Enfim, devia ser uma secção para apoio, e ponto final. E para mim a sua situação é muito diferente de uma IVG, é a minha ideia pronto. Posso estar errada, pois posso, mas isto parece-me bastante obvio.

      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por carla1 Ver Mensagem
        So agora li tudo.. mas eu alguma vez disse que nao tinha falado com respeito?

        E diz que no forum não se ouve só o que se gosta de ouvir, pois não, mas esta secção é tipicamente uma secção de apoio, onde desabafam muitas mulheres fragilizadas. Não é (ou nao devia ser) uma secção para atacar, para indirectas, para juizos de valor. É uma secção para se "escutar" e dar palavras de força. Enfim, devia ser uma secção para apoio, e ponto final. E para mim a sua situação é muito diferente de uma IVG, é a minha ideia pronto. Posso estar errada, pois posso, mas isto parece-me bastante obvio.

        Mas foram de apoio todas as mensagens que foram aqui deixadas... !! A única pessoa que fez juízos de valor foi a Carla1 quando assume que eu e outra utilizadora, por termos passado por uma IMG, não podemos dar apoio a uma pessoa que diz estar a pensar fazer um aborto. Ninguém atacou, ninguém mandou indirectas, ninguém fez juízos de valor. Falou-se sim no que custam estas perdas e com sentimento de causa, já que nós já as tinhamos passado, ao contrário da pessoa que iniciou o tópico que nunca tinha passado por situação idêntica. É muito óbvio que um aborto não é igual a uma IMG mas ninguém estava a comparar. Falou-se no resultado final que é igual para todas, não ter ao colo o bebé que esteve na barriga. E era da dor, do sofrimento que isso causa que se falava. Não queria concordar consigo em nenhum ponto mas tenho que dar a mão à palmatória: está, de facto, errada.

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
          Mas foram de apoio todas as mensagens que foram aqui deixadas... !! A única pessoa que fez juízos de valor foi a Carla1 quando assume que eu e outra utilizadora, por termos passado por uma IMG, não podemos dar apoio a uma pessoa que diz estar a pensar fazer um aborto. Ninguém atacou, ninguém mandou indirectas, ninguém fez juízos de valor. Falou-se sim no que custam estas perdas e com sentimento de causa, já que nós já as tinhamos passado, ao contrário da pessoa que iniciou o tópico que nunca tinha passado por situação idêntica. É muito óbvio que um aborto não é igual a uma IMG mas ninguém estava a comparar. Falou-se no resultado final que é igual para todas, não ter ao colo o bebé que esteve na barriga. E era da dor, do sofrimento que isso causa que se falava. Não queria concordar consigo em nenhum ponto mas tenho que dar a mão à palmatória: está, de facto, errada.
          Ouça, isto tudo é uma questão de bom senso e sensibilidade.

          Se for a secção da IMG verá que o admnistrador deixou um aviso para mulheres de IVG NÃO postarem lá. Para NÃO colocarem lá as mensagens. Porque é que ele fez isso? Se as situações são tão parecidas? Pela sua óptica talvez devesse haver uma só secção para os dois casos, não? Já que têm tanta coisa em comum..

          Se ler este tópico verá que ja houve quem dissesse (não eu) que uma mulher da IVG talvez não fosse BEM RECEBIDA na secção da IMG. Porque é que essa user terá dito isso?

          Pense, reflicta, porque é que há esta separação?


          Eu não sei o que é que quer q eu diga mais, apartir daqui so posso fazer desenhos..

          Comentar


          • #20
            Carla1, eu percebo perfeitamente o que estás a dizer e estás coberta de razão. É quase uma impossibiilidade absoluta que uma mulher que tenha passado por uma IMG ou um aborto espontâneo não sinta o mínimo ressentimento, não faça o mínimo juizo de valor para com quem decidiu fazer ou já fez uma IVG. Dizer o contrário é hipocrisia e falso moralismo. Lamento, mas não pode ser outra coisa, é da natureza humana, e que eu saiba somos todas humanas. Só uma santa é que, depois de ter perdido um filho muito desejado por um aborto espontaneo ou uma IMG, viria aqui comparar a sua dor (são sofrimentos com conotações tão diferentes!) com a de uma mulher que decide fazer uma IVG, e oferecer palavras de conforto sem um mínimo de superioridade moral, de «vê lá bem se é isso que queres fazer porque não me pareces muito segura, pensa lá bem se não consegues criar dois filhos depois de já teres tido que entregar os outros dois ao pai por não teres condições para os criar.» Uma das maiores angústias de quem faz uma IVG é o sentimento de culpa; ninguém que tenha perdido um filho por IMG ou aborto espontâneo pode ajudar nesse aspecto, porque é uma face da dor que não é inerente ao sofrimento delas.

            Bom, é só a minha opinião, já agora. Eu, se estivesse em vias de fazer uma IVG, nem sonharia ir para o subforum dos abortos espontaneos/IMGs. Da mesma forma, neste subforum, se calhar sabia-me mais bem ouvir palavras de quem tivesse passado pelo mesmo do que de quem perdeu um filho sem ser por escolha própria, porque essas pessoas não estariam no mesmo sítio do que eu e não há comparação possível. Daí nunca virá solidariedade e compreensão, que é o que se procura neste subforum, apenas críticas veladas, disfarçadas de conselhos.

            Claro que há liberdade de expressão e isto é um forum público; da mesma forma que aqui deixo a minha opinião, toda a gente pode deixar a sua. Mas lá por ser a Internet, não significa que não haja regras de convívio em sociedade e um mínimo de sensibilidade, como uma mãe que dá leite artificial não ir chatear as mães no forum da amamentação e vice-versa, e o mesmo se aplica a estes subforuns da IVG/IMG. Claro que tudo o resto está na consciência de cada um.

            Just my two cents!

            Elsa

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por sandy_mpp Ver Mensagem
              Eu não sou contra o aborto.
              O quis partilhar foi a dor de perder um filho, para levar a autora a pensar bem na decisão, visto que me pareceu não estar muito segura.
              Disse e repito: eu fiz o melhor pelo meu filho e a autora (não me lembro do nick) vai fazer o melhor pelos dela.
              Não estou a ser hipócrita, estou a ser o mais sincera possivel, até porque ninguém tem culpa do que me acontecu!
              Agora não poder responder ao tópico porque fiz uma IMG...por favor...!

              Foi exactamente isso que eu tentei explicar nas minhas respostas mas parece que não me fiz entender.
              O que parece é que fica mal falarmos da nossa história porque se dissessemos o mesmo mas sem referir que tinhamos feito uma IMG já estava tudo bem. Isso sim seria ser hipócrita...!
              E continuam a bater na tecla do "o administrador bla bla bla" quando a única coisa que é pedida é que não ponham tópicos de IVG no tópico aborto/perda gestacional.
              Enfim...

              Comentar


              • #22
                Carla1 e ElsaTS

                Acho muita piada a que falem em questões de consciência e sensibilidade. Sabem o que vos digo? Que é uma treta que pessoas que nunca passaram por uma IMG, que não fazem a mínima ideia do que é, tenham a coragem de vir aqui dizer que quem passa por elas não pode dar apoio, não pode isto ou aquilo. Se a minha forma de dar apoio à pessoa que iniciou o tópico não vos agrada tudo bem. Se contar a minha história vos parece incompatível com a identificação da perda que manifestei é porque vos falta conhecimento de causa. Mesmo que não seja neste assunto, a vossa verdade não é com certeza uma verdade universal, tal como a minha não é. Já diz o ditado "cada cabeça sua sentença".
                No fundo estão a fazer comigo o que dizem que eu estou a fazer à pessoa que iniciou o tópico, cujo nick não me lembro. Estão a ser preconceituosas. Estão a julgar-me baseado não no que eu escrevi mas no que acham que está por detrás disso. Porquê? Porque acham que se fossem vocês a terem feito a IMG estariam muito aborrecidas com quem quer fazer uma IVG. Que se viessem aqui seria para criticar de forma encapotada, fazer juízos de valor. Pois é, eu lamento mas não sou assim. Minhas senhoras, a realidade de cada um é diferente da do próximo. E pouco me importa se acreditam nisto ou não. Para mim a vida é demasiado curta para perder tempo a ser mau, a ser mesquinho, a distribuir violência gratuita. Voltei para trás, reli o tópico todo e sinto-me aborrecida comigo por ter respondido tantas vezes e por estar aqui nisto. Se há coisa que evito ao máximo fazer é pensar pelos outros e acho que foi isso que me magoou tanto nesta história. Foi estarem a pensar por mim, estarem a tecer-me críticas sem me conhecerem, sem serem directamente relacionadas com o que eu disse à forista que iniciou o tópico. Eu não fiz nenhuma IVG e não julguei os motivos desta pessoa. Mais, eu conheço o sofrimento de sermos nós a pedirmos o fim da nossa gravidez. Fui eu que pedi o fim da minha. E identifico-me e muito com toda a gente que sofre perdas. E é nesse sentido que ando nesta parte do forum.

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                  Carla1 e ElsaTS

                  Acho muita piada a que falem em questões de consciência e sensibilidade. Sabem o que vos digo? Que é uma treta que pessoas que nunca passaram por uma IMG, que não fazem a mínima ideia do que é, tenham a coragem de vir aqui dizer que quem passa por elas não pode dar apoio, não pode isto ou aquilo. Se a minha forma de dar apoio à pessoa que iniciou o tópico não vos agrada tudo bem. Se contar a minha história vos parece incompatível com a identificação da perda que manifestei é porque vos falta conhecimento de causa. Mesmo que não seja neste assunto, a vossa verdade não é com certeza uma verdade universal, tal como a minha não é. Já diz o ditado "cada cabeça sua sentença".
                  No fundo estão a fazer comigo o que dizem que eu estou a fazer à pessoa que iniciou o tópico, cujo nick não me lembro. Estão a ser preconceituosas. Estão a julgar-me baseado não no que eu escrevi mas no que acham que está por detrás disso. Porquê? Porque acham que se fossem vocês a terem feito a IMG estariam muito aborrecidas com quem quer fazer uma IVG. Que se viessem aqui seria para criticar de forma encapotada, fazer juízos de valor. Pois é, eu lamento mas não sou assim. Minhas senhoras, a realidade de cada um é diferente da do próximo. E pouco me importa se acreditam nisto ou não. Para mim a vida é demasiado curta para perder tempo a ser mau, a ser mesquinho, a distribuir violência gratuita. Voltei para trás, reli o tópico todo e sinto-me aborrecida comigo por ter respondido tantas vezes e por estar aqui nisto. Se há coisa que evito ao máximo fazer é pensar pelos outros e acho que foi isso que me magoou tanto nesta história. Foi estarem a pensar por mim, estarem a tecer-me críticas sem me conhecerem, sem serem directamente relacionadas com o que eu disse à forista que iniciou o tópico. Eu não fiz nenhuma IVG e não julguei os motivos desta pessoa. Mais, eu conheço o sofrimento de sermos nós a pedirmos o fim da nossa gravidez. Fui eu que pedi o fim da minha. E identifico-me e muito com toda a gente que sofre perdas. E é nesse sentido que ando nesta parte do forum.
                  trcosta, nao sei o que dizer.... Nunca foi minha intenção iniciar aqui uma batalha pessoal...

                  Isto nao é sobre mim, não é sobre si, isto é sobre as mulheres que fazem uma IVG (ou pensam fazer) e procuram esta secção.

                  Toda esta discussão é a pensar nelas. Se uma mulher já procura esta secção com sentimentos de culpa, que sentirá então ao lidar com mulheres que tiveram de fazer uma IMG?

                  A trcosta escreve posts enormes a explicar as suas boas intenções e acredito, agora, como já disse, isto nao é sobre mim, isto é sobre raparigas e mulheres que fizeram ou vão fazer uma IVG, que provavelmente se sentem culpadas, e que não têm de lidar com as pobres que sofreram uma IMG e que foram obrigadas contra sua vontade a passar por um aborto.

                  Sei que nem sempre fui muito simpática, talvez muito fria, mas a trcosta tente compreender este lado da questão, que não sou só eu a ver
                  Ultima edição por carla1; 06-11-2010, 20:34.

                  Comentar


                  • #24
                    Uma IMG não é um aborto contra a nossa vontade, é a nossa vontade.
                    Um exemplo: uma mulher sabe que vai ter um bebé com trissomia 21 e opta por interromper. Nesse caso, foi a vontade dela que prevaleceu, outra mulher poderia optar por ter o bebé mesmo sabendo que seria um pessoa diferente (como há mulheres que optam por ter bebés com trisomia 21, mesmo depois de saberem pela amniocentese).

                    Eu acho que quem passa por uma IMG pode sim vir dar o seu apoio. Dizer para pensar bem não é um juízo de valor. Eu também já o disse aqui. Apesar de que pensando bem é um bocado inútil dizer a uma mulher aqui para pensar bem..... a pensar já ela está!!!! mas isto pensei-o eu depois de ter dito aqui a uma forista para pensar bem e tal.....

                    Por isso tanta coisa, só por uma forista vir dar o seu apoio????
                    Não compreendo muito bem. Se ela tivesse sido agressiva até podia compreender, como são agressivas, muitas vezes as mulheres que sofrem sucessivos abortos espontâneos e que acham que podem julgar uma mulher que não quer ter mais filhos ou nenhum. O azar de umas não é o azar de outras.....

                    E concordo com a maria, perder um filho é duro de qualquer forma. Talvez a dor seja mais semelhante do que o que pensamos. talvez fazer uma IMG ou uma IVG não seja assim tão diferente.... só são diferentes as razões mas a dor permanece.

                    Eu passei por uma amiocentese com o risco de ter que me decidir por uma IMG, e chorei muito. E o meu marido só me disse: aconteça o que acontecer é nosso filho na mesma. E sabem uma coisa, ele estava cheio de razão. Se eu tivesse optado por uma IMG devido a problemas no feto, ia sofrer na mesma a perda daquele bebé que já era tão meu!

                    Por isso vamos lá ter um pouco mais de compreensão.

                    Comentar


                    • #25
                      Então, força, comentem.

                      Já dei muitos exemplos, ja escrevi muitos posts, e como disse, so me faltam os desenhos.. Mas fui honesta e tentei imaginar esta situação na vida real. Agora fica à consciência de cada um.

                      Comentar


                      • #26
                        A separação dos temas fez sentido perante os constrangimentos de algumas utilizadoras que tendo passado por perda gestacional/IMG lerem no seu sub-tópico testemunhos de utilizadoras que pretendiam fazer IVG. E não o contrário. Isto é, as utilizadoras que pretendiam fazer IVG (ou fizeram) não se sentiam susceptibilizadas por haver testemunhos e desabafos de abortos expontâneos e IMG a par com os seus.
                        Como em todos os outros sub-foruns havia entre-ajuda e apoio tal como o que aconteceu aqui. Não se está a criar aqui nenhum precedente. A empatia e o espirito solidário leva a apoiarmo-nos umas às outras. Em qualquer sub-fórum isso acontece, este não é diferente.

                        A polémica surgia quando havia tentativas de superiorização de dor vivida, designadamente, por utilizadoras (PG/IMG) que teriam mais dificuldade em viver e gerir a sua própria dor, ofendendo as utilizadoras de IVG, não era uma situação generalizada. Como em todos os sub-foruns, como em todo o lado, há pessoas com mais bom senso, sensibilidade, maturidade, educação do que outras, cada um faz como sabe, como pode. O problema está aqui, e não no facto de se ter uma IMG no historial.

                        Penso que se estão a fazer raciocínios um pouco redutores, e que se está a tomar por certo motivações que talvez não existam. Assume-se que é assim, imagina-se que é assim. Isto é preconceito. E está a ser defendido com uma burocracia que não existe. Aqui todas podem comentar.

                        Podem citar o falso moralismo, críticas veladas e a hipocrisia das utilizadoras de IMG? Já agora, podem fazê-lo também com o meu 1º post? Encontram algum indício? E se eu disser que fiz uma IMG?

                        Leram o tópico aberto na altura da separação dos temas? Alguém que fez IVG se pronunciou nesse sentido? Penso que não, curiosamente várias utilizadoras que tinham feito IVG não achavam necessário a separação. Então porque se trata aqui essa questão como universalmente aceite, e óbvia?


                        Quem faz uma IVG, regra geral, não lhe chovem apoios como noutros sub-foruns, e este, concretamente, é um bom exemplo. O que é que pretendem? Que estas mulheres tenham ainda menos?
                        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                        Comentar


                        • #27
                          Bem.... acho que todas concordam que esta é uma secção para apoio a mulheres que façam uma IVG. Uma secção para as escutar, apoiar e, claro, se outra utilizadora já passou por uma situaçao igual pode confortar dizendo «Olha sei o que sentes, tambem ja passei por uma IVG.." Isto é confortar.

                          Agora dizer "Olha, sei o que sentes, tambem passei por uma IMG.." mas alguém acha que uma mulher que faz uma IVG se identifica com essa situação?

                          Eu acho que não. Acho que são situações completamente diferentes. Mas, pronto, é a minha opinião.. quem sabe com o tempo não mudo de ideias?

                          Comentar


                          • #28
                            IMG
                            é preciso autorização para acontecer
                            Há pessoas que se sentem culpadas
                            faz-se o que se acha melhor para um filho
                            faz-se porque se acha que o filho vai ter uma má qualidade de vida/ou falecer quando nascer

                            IVG
                            é preciso autorização para acontecer
                            Há pessoas que se sentem culpadas
                            faz-se o que se acha melhor para um filho
                            faz-se porque se acha que não se tem condições para se dar qualidade de vida a um filho

                            Não há muita diferença...




                            Madrinha babada da Mamã do Rui Afilhada babada da JuanaeRasta

                            Comentar


                            • #29
                              É isto mesmo!

                              Inserido Inicialmente por sandy_mpp Ver Mensagem
                              IMG
                              é preciso autorização para acontecer
                              Há pessoas que se sentem culpadas
                              faz-se o que se acha melhor para um filho
                              faz-se porque se acha que o filho vai ter uma má qualidade de vida/ou falecer quando nascer

                              IVG
                              é preciso autorização para acontecer
                              Há pessoas que se sentem culpadas
                              faz-se o que se acha melhor para um filho
                              faz-se porque se acha que não se tem condições para se dar qualidade de vida a um filho

                              Não há muita diferença...
                              E pronto, não podia estar mais de acordo.
                              Não me parece que haja muita diferença.
                              O sentimento de culpa das IVGs e IMGs é algo que as une imenso, mas que por exemplo as afasta dos abortos espontâneos.

                              Comentar


                              • #30
                                Acho que não se trata da opinião de cada um, pelos vistos cada um tem a sua e diferente e ninguém pode impor nada a ninguém. Como tal devia o Administrador do forum decidir isto. Se não há diferença para algumas pessoas pelos visto pelo administrador do forum há, e são as regras deste que devemos respeitar.

                                volto a transcrever o k está nos 2 tópicos - Administrador PB

                                "Forum: Aborto / Perda Gestacional
                                A perspectiva de perder um bebé ou a recuperação da sua perca é sempre um processo angústiante. Neste fórum, com a colaboração de especialistas do Projecto Artemis, encontrará apoio e resposta às suas questões. Por favor respeite as utilizadoras e NÃO col"

                                "IVG - Interrupção Voluntária da Gravidez - Para as mulheres que optam por não ter os seus filhos pelas mais diversas razões. Por favor respeite o espaço da secção Aborto/Perda Gestacional e NÃO coloque lá as suas questões se são relacionadas com IVG."

                                Isto é o refere nos tópicos.

                                Estamos a discutir regras de forum, opiniões, etc...
                                Pessoalmente não me incomoda ler opinião de IMG aqui, mas na verdade há uma contradição por parte do forum e consigo compreender quem nao aprecie .

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X