Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ivg?!?!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ivg?!?!

    Isto é uma daquelas coisas que seria capaz de afirmar a pés juntos que comigo não aconteceria: ponderar uma IVG. Mas fiquei grávida novamente e pondero uma IVG. Pondero a IVG por achar que não tenho estofo para mais um bebé, sendo os meus (3) ainda tão pequenos, por achar que todos eles ainda precisam demasiado de mim e que não estou psicologicamente disponível para recomeçar tudo de novo: noites sem dormir, atenção repartida por mais um bebé, casa, trabalho... Pondero também porque da mesma maneira que acho que não tenho estofo, acho que os meus pais também não (os meus pais têm-me ajudado incondicionalmente com os meus filhotes. sou uma mãe priveligiada nos dias que correm). Eu pondero avançar com a IVG, mas ao mesmo tempo, desde que confirmei que estava grávida e que o meu corpo começou a modificar-se, eu ponderei resignar-me e avançar, mesmo sabendo que me esperam no mínimo 2 anos complicados pela frente. O meu marido não concorda comigo, e por ele a IVG é a única solução. Ou seja, não tenho muita margem de manobra - ainda que a decisão final seja minha, não me parece que decidir prosseguir quando para ele isso não é hipótese nos leve a lado algum. Acho que aceitei que é pela IVG que tenho que enverdear. Pelo menos assim tento convencer-me. Mas há um pormenor que me preocupa bastante: Apesar de eu ser uma pessoa que (felizmente) não tem aptência para a depressão e que facilmente dá a volta por cima, vivi muito de perto o stress pós-traumático de que o meu pai sofre. Ele tratou-se, mas sei que ainda hoje tem demasiada dificuldade em lidar com isso. Como conseguirei eu lidar com a morte de um filho meu?!?! Com uma morte provocada por mim??!?! Como será a continuação da minha relação com o meu marido se não o fizer?? E os meus filhos?

    Sinto-me bastante desnorteada... O que pode acontecer em termos psicológicos após uma IVG? Será pacífico lidar com as sequelas? Valerá a pena arriscar o contrário?!?!
    Ultima edição por licas00; 02-08-2012, 09:06.
    http://tantasprofissoes.blogspot.com/

  • #2
    Ola!

    Anda por ai um topico recente de alguem que fez uma ivg recentemente e esta exactamente a sofrer na pele as consequencias psicologicas dessa decisao. Se sei se o ler te vai ajudar ou desajudar, mas como o que ponderas sao as consequencias psicologicas pois vais encontrar um testemunho do lado mau da questao...

    Muita luz nessa tua decisao.

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Bem primeiro é preciso calma...
      "Matar um filho" parecem-me palavras extremamente pesadas e dramáticas, e, minha opinião pessoal, não é disso que se trata.
      Cada vez que um casal faz fertilização em vitro, em muitos casos, ha ovulos fecundados que simplesmente são descartados por sobrarem. Os ovulos são então congelados com "promessas" de um dia, mas a verdade é que milhares continuam congelados, e os medicos adivinham o seu fim: destruição. Estas mães também mataram os seus filhos? Tambem deviam ter dado ordens para serem implantados 8 e 9 ovulos fecundados no seu utero?

      Em que ponto se pode dizer que «está ali uma pessoa»?
      Pessoalmente considero essa altura quando o feto começa a ter multiplicação de neuronios, apartir da 8a semana.Mas cada um terá a sua visão pessoal.
      Isto depende muito da educação das pessoas e de como foram formatadas a ver as coisas por isso não adianta discutir. Há casos de mulheres que ficam destruídas com um aborto. E há casos em que sentem que tomaram a atitude mais humana, tendo em conta as circunstancias.

      Comentar


      • #4
        Olá...
        A experiencia propria obriga me a dizer te o que penso...
        Passei pelo mesmo faz 4 anos em Setembro, com 2 filhas de 2 anos e 7 meses na altura...optei pelo caminho mais facil...Ivg. Abortei ás 4 semanas...nem tinha embrião só saco gestacional. Sofri muito mas avancei e hoje não me arrependo...o meu casamento acabou meses depois...estava condenado já na altura, mais ainda porque fui contra a vontade dele que era ter esse outro filho. Não me sentia capaz de o ter e tinha o sentimente de proteção das minhas filhas bem presente...para mimfiz o melhor e não me arrependo. O tempo tudo cura...e não matei nenhum filho....foi a VIDA que não mo deixou ter...
        Ironia do destino refiz a minha vida e optamos por ter outro filho...o meu marido não tem filhos... Engravidei e a MAE NATUREZA não mo deixou ter...o seu coraçãozinho deixou de bater ás 10 semanas e aí sim deixou marcas profundas no meu coração...Será a vida a fazer me pagar???Não sei...mas sei que fiz o melhor...decidi o que EU achava melhor.

        E tu deves fazer o mesmo...o teu coração vai ajudar te a tomar a melhor decisão...não faças nada contrariada. Só tu podes saber o que é melhor!
        Muita força...estou aqui se precisares...

        Beijo
        Marta
        Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
        Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



        Comentar


        • #5
          Obrigada. Muito obrigada. Acho que estou confusa. Tenho medo de errar seja qual for a decisão que tomar.
          http://tantasprofissoes.blogspot.com/

          Comentar


          • #6
            Eu tb digo sempre que não seria capaz, embora seja 100% a favor... Mas na realidade não sei o que faria... Adorava ter uma familia ainda maior, mas as condições que temos estão cada vez piores... Mas tenho esperança que melhore e que ainda consiga ter o 4º!

            O que acho é que, seja qual for a decisão, tens de ter quem te apoie... Se decidires pela IVG obviamente vais precisar de muito apoio, pq não é uma decisão q se tome de animo leve... Se decidires avançar com a gravidez tb precisas do apoio do teu marido e dos teus pais, uma vez que eles te ajudam... Mas claro que a decisão é tua. Para mim há 2 questões importantes: Condições monetárias e espaço emocional. Um 4º filho não é um 2º e a história do "tudo se cria" é mt bonita mas é p ingles ver... E o espaço emocional tem a ver com a disponibilidade que mais um bebe precisa e se consegues gerir tudo a nível emocional! Eu qd engravidei do 3º foi um grande choque, apesar de sp ter dito q queria ter pelo menos 3. Como o meu marido tinha estado doente não tinha o tal espaço nem disponibilidade emocional, chorei imenso pois imaginava o meu marido a ter uma recaída e eu a ter de tratar de um bebé... E depois tb achava o mais novo ainda pequenino demais para dividir as atenções... Mas não cheguei a pensar em IVG e à medida q a gravidez avançava e o meu marido melhorava consegui estabelecer uma ligação com o bebé que tardou a aparecer...

            Pensa na vossa vida actual, o que mudaria e em que se tinham de adaptar, e fala com o teu marido... Se não estiveres disposta a seguir em frente com a ivg ele tem de perceber como isso te pode afectar psicológicamente, mostra-lhe testemunhos de quem passou por isso, fala-lhe na oportunidade de terem mais uma criança nas vossas vidas para vos fazer ainda mais felizes...
            Não sei de qts semanas estas, mas para já é apenas um projecto de bebé... Qd a minha cunhada perdeu o bebe com poucas semanas tive de explicar o sucedido ao meu filho mais velho, pq ele ja sabia da gravidez e nao queria que qd a encontrasse fizesse algum comentario. Disse-lhe que o bebé ainda era só uma semente e que nem de todas as sementes nascia um bebé... A tia tinha ficado mt triste pq achava q ia ter um bebe, mas afinal não... E tu tb ainda só tens a sementinha, não vais provocar a morte de bebé nenhum!

            Espero que a cabeça e o coração tomem uma decisão que te deixe tranquila...
            Bjs

            Comentar


            • #7
              Oh companheira... Que situação!

              Pensa com o coração... Por um lado, se decidires avançar com a gravidez e o teu marido for contra, não vai ser fácil não teres o apoio dele, mas por outro, se não prosseguires e ficares "mal" (a nivel psicológico) também não é saudável para ti nem para o teu marido e os teus filhotes!
              Tens de ver bem a nivel financeiro, se conseguem suportar. Quanto a estares ou não preparada para passar novamente noites sem dormir, sabes como as mães são, não sabes? Somos aquela máquina, capaz de fazer 1001 coisas
              Não serão os nossos conselhos que te irão ajudar a decidir, mas sim o teu coração! Fala bem com o teu marido e abre-te com ele, dizendo-lhe tudo o que estás a sentir!
              Pelo que li, não me parece que estejas preparada para uma IVG...
              Se optares por fazê-la, procura apoio!

              Um beijinho muito grande e desejo que decidas o melhor para ti e para a tua familia!!




              Realizando os meus sonhos...

              Comentar


              • #8
                Já fiz. Foi uma decisão dura, tento pensar que foi a melhor decisão que podia tomar agora, mas francamente não sei se foi.
                http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                Comentar


                • #9
                  Agora muita força e coragem!
                  Está feito...olhar para a frente...
                  Perdi hoje o meu segundo filho...está no ceu a brincar com o teu...
                  Beijo enorme
                  Marta
                  Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
                  Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



                  Comentar


                  • #10
                    bonequinha, lamento imenso... se perder o meu custou tanto e fui eu que decidi assim, não consigo sequer imaginar a tua mágoa... Acho que não tem sequer comparação possível... Espero francamente que não desistas, que se não desistires irás certamente conseguir o teu bebé!!!
                    Um grande beijinho e muito obrigada pelas tuas palavras. Força e coragem, sem dúvida.
                    http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por licas00 Ver Mensagem
                      bonequinha, lamento imenso... se perder o meu custou tanto e fui eu que decidi assim, não consigo sequer imaginar a tua mágoa... Acho que não tem sequer comparação possível... Espero francamente que não desistas, que se não desistires irás certamente conseguir o teu bebé!!!
                      Um grande beijinho e muito obrigada pelas tuas palavras. Força e coragem, sem dúvida.
                      Sabes...a dor não é diferente...pois já passei pelo mesmo que tu...bem sabes.
                      Perder um filho é perder um filho...não interessa a causa...é perder!Ambas sonhamos com eles...desejamos que estivesses aqui e sintimos a angustia de não os ter segurado no colo...ambas temos de nos conformar com o "foi melhor assim"...tu pelas circunstancias da vida e eu...porque a naturesa é sabia...eu tenho de acreditar nisso.
                      Não vou desistir...infelizmente sinto que é como quando fazer 2 km a correr a primeira vez...custa horrores...a segunda já vais mais preparada...custa um pouco menos... É aceitar e seguir em frente, tal como tu!

                      Beijo...bem grande
                      Marta
                      Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
                      Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



                      Comentar


                      • #12
                        Obrigada bonequinha. Obrigada pelas tuas palavras. Não são coisas nada fáceis de digerir...
                        http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                        Comentar


                        • #13
                          Muita força Licas00 e Bonequinha....

                          Beijos ás duas
                          Patrícia Lopes

                          1º Filho:
                          Pedro --» 04 de Junho de 2006 --» 51cm e 3250kg

                          2º Filho:
                          Positivo --» 18 de Agosto de 2012

                          Comentar


                          • #14
                            Passei só para dizer que afinal nada disto é como se pinta, e não é só fazer e já está. As coisas não estão a correr pelo melhor a nível físico (o meu corpo não expulsou tudo e continuo a ter a beta-hcg positiva). Afinal também se cai naquilo que "raramente acontece". Afinal duas tomas de medicação podem transformar-se em meia dúzia ou mais. Como se não bastasse o arrependimento que trago desde o dia em que a fiz, agora parece que nunca mais há fim à vista. Cada vez que faço uma ecografia a ver se já está tudo bem e continua tudo mal, não consigo deixar de pensar porque é que aceitei meter-me nisto. Eu sei que isto não ajuda em nada, mas é sempre o que me ocorre. Que eu podia ter levado isto para a frente e tudo tinha sido diferente. E é horrível ver como estou a dar cabo da minha saúde por uma decisão que nunca deveria ter tomado
                            Ultima edição por licas00; 11-09-2012, 22:33.
                            http://tantasprofissoes.blogspot.com/

                            Comentar


                            • #15
                              Linda, está a correr menos bem mas também poderia correr menos bem se não tivesses feito nada...

                              A decisão foi pensada e ponderada e se não está a correr bem para já, vai correr bem daqui a nada!

                              Para muitas, pode ter sido má decisão, para outras, boa decisão e para algumas, a unica decisão possivel... O que está feito, feito está e quando ultrapassares esta fase menos boa, poderás analisar melhor e talvez perceber que afinal foi melhor assim....

                              Força!




                              Realizando os meus sonhos...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X