Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Leite de crescimento vs leite de vaca

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Leite de crescimento vs leite de vaca

    E depois de muito ponderar, ler e consultar a opinião da pediatra da Joana, mudamos do Aptamil 3 para o Aptamil Júnior, indicado para crianças entre 1 a 3 anos de vida.
    Na embalagem do novo leite aparece a indicação “Leite de crescimento”, tópico que tem vindo a ser muito debatido; aliás, ainda no passado fim-de-semana publiquei um texto, da Deco, sobre os leites de crescimento, no qual se afirma que os mesmos são caros e dispensáveis, comparativamente ao comum leite de vaca.
    A pediatra da Joana referiu-nos que a grande diferença entre os dois tipos de leite é que os chamados “leites de crescimento” são mais ricos em minerais e vitaminas, sendo também ligeiramente mais calóricos do que o leite de vaca UHT. A este respeito, o artigo da Deco diz-nos, e passo a citar: “"Os fabricantes usam o argumento de que estas bebidas são enriquecidas com vitaminas e minerais. A maioria é rica nestes nutrientes, o que pode ser interessante para crianças com falta de apetite. Mas, se a criança tiver uma alimentação equilibrada, estes produtos são dispensáveis”. Ora, e segundo a pediatra da Joana, nem sempre as crianças têm uma alimentação equilibrada, apesar dos esforços dos pais. Ou porque estão constipadas, ou porque estão incomodadas com os dentitos, logo muito rabugentas, ou porque fazem “boicotes” à hora das refeições: num dia aos legumes, no outro dia ao peixe, no outro dia à carne, no outro dia à massa, etc...nós, pais, sabemos que há dias em que a alimentação equilibrada fica toda no prato. Mas, lá está, pode ser algo esporádico como algo mais prolongado, constituindo-se então numa “fase transitória”. Para além disso, afirmar que os leites de crescimento encontram-se mais vocacionados para as crianças com falta de apetite constitui uma falácia porque a falta de apetite é um estado temporário e não permanente. Uma criança não tem, por natureza, falta de apetite. Pode ser uma criança que coma menos mas isso não quer dizer que tenha falta de apetite. E se o comer pouco fizer parte da sua constituição genética? A criança ingere o que o seu organismo lhe solicita. Apenas isso.
    Pessoalmente, não concordo com o facto de se afirmar que os leites de crescimento são imprescindíveis para o bom desenvolvimento da criança porque penso que todas nós, mães, crescemos saudáveis sem os leites de crescimento, que não existiam na altura em que nascemos. Para não falarmos dos nossos pais e avós!
    Paralelamente, foi-nos sugerido que o ideal é introduzir o leite de vaca a partir dos 3 anos e sempre o gordo (e não o meio-gordo, ao qual o artigo da Deco faz referência), por possuir maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, imprescindíveis para o desenvolvimento do sistema nervoso central das crianças. E porquê a partir dos 3 anos? Porque a partir desta idade, a probabilidade da criança desenvolver alergia à proteína do leite de vaca é de apenas 15 %, comparativamente aos 30% aos 2 anos e aos 50% ao ano de vida. Paralelamente, o leite de vaca só é recomendado a partir dos 3 anos pois é a partir desta altura que o sistema imunológico da criança está completo e mais resistente.
    Pessoalmente, não tomo partido de um ou de outro leite porque uso ambos: comecei a usar o Aptamil Júnior para as refeições lácteas da Joana (que são poucas, logo o custo monetário não é nada por aí além) e o leite gordo para a preparação da papa preferida da Joana (Blédina Bolacha). E por ora, ela tem-se adaptado muito bem a ambos os leites, felizmente!

    Qual tem sido a vossa experiência ou qual é a vossa posição sobre este tema?

    Beijinhos,

    Sofia


  • #2
    RE:

    Acho que os leites de crescimento só são úteis patra o caso das crianças que comem muito p+ouco, acho que são essas as que descreves como "crianças com pouco aPETITE". Contrariamentre a ti, acho que existem crianças com falta de apetite permanente, pois tenho uma com 4 anos que ainda é assim... não come nada, nunca! Por esse facto, o pediatra aconcelhou o leite de crescimento, a partir do 1 ano de idade, o que fizemos... felizmente, pois o leite ainda era das poucas coisas que ele bebia / comia com gosto!
    Já em relação à minha mais nova, que tem agora um ano, o pediatra nem sugeriu os leites de crescimento (nem eu lhe iria dar, pois não acho que precise); disse só para começarmos aos poucos a dar leite de vaca gordo, por causa das vitaminas lipossoluveis que só se encontram na sua integridade neste tipo de leite, e que são importantes para a sintetização da vitamina D (que por sua vez promove o crescimento); isto porque a minha mais nova, ao contrario do irmão, não tem qualquer prblema de apetite, e come tudo o que eu lhe ponho à frente! Neste fim de semana resolvi ver como ela reagia ao leite de vaca meio gordo (pois é o que temos em casa), já que ela ainda só mamava (LM). Reagiu bem, gostou, e pouco a pouco vou começar a desmama-la, pois sinto que chegou a hora para nós.
    Acho que, desde que as crianças não tenham problemas de crescimento (sobretudo crescimento, que é o caso do meu mais velho, pois existem crianças que, não tendo muito apetite, crescem muito de qualquer forma), o leite de crescimento é só mais uma forma de por os pais, que querem o melhor para os filhos, a gastar mais dinheiro. Leito normal, sempre que possivel!

    Comentar


    • #3
      RE:

      A posição do meu pediatra é leite gordo do dia a partir do 1º ano. Eu ainda amamento e portanto não introduzi ainda nenhum leite diferente, mas quando o fizer a minha preocupação é que seja biológico (todas as porcarias que dão às vacas vão parar ao leite), de preferência do dia.

      Comentar


      • #4
        RE:

        ola mama
        realmente os leites de crescimento estao contra-indicados devido ao elevado nivel de açucar,etc,etc...mas sao os leites de crescimento que ja estao preparados..ou seja aqueles da mimosa, nestle,etc que ja vem prontinhos a tomar..
        estes de formula sao bem diferentes..no entanto ha muitos pediatras que sugerem a introduçao do leite de vaca aos 12 meses..nao é o caso do medico da minha filha que sugeriu que eu mantivesse o leite de formula ate ela fazer 3 anos..mas no caso da minha é por ser uma bebe de baixo peso, com poucas defesas, etc..mas sinseramente ja lhe tentei dar do de vaca de varias marcas mas ela nao aceita por isso resolvi respeitar a opiniao do medico e a da minha filha que é a que mais conta nisto tudo..
        agora acho que cada mama deve ponderar as opinioes dos medicos que seguem os seus bebe e avaliar o que devem fazer..cada bebe é um caso diferente..
        mas leites de crescimento ja preparados nao....









        socia nr. 10 do clube em busca da cegonha 2



        afilhadas do meu coraçao : verinha30 e petite étoile e SGFernandes]

        a minha madrinha querida é a Pipa:D:D::D



        1º CICLO- 11 DEZEMBRO A (?) [-o<[-o<



        o blog das minhas caixinhas



        http://caixinhasdesonhodatiti.blogspot.com/

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá!
          Por opinião própria e tendo igualmente em conta o parecer da pediatra da minha filha, decidi alternar entre o leite de vaca gordo e o Aptamil Junior. Conheço os leites de crescimento da Nestlé e da Mimosa, apenas para referir alguns exemplos, mas estou satisfeita com o Aptamil...pelo menos, por enquanto!
          Beijinhos,

          Sofia

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá!

            Eu por experiência própria introduzi o leite de vaca aos 12 meses e nem sequer me foi sugerido outro....a minha pediatra é muito terra a terra...extremamente prática não fosse a directora de pediatria de um hospital.
            Ela acredita que esses produtos são falácias...quanto mais cedo se habituar a criança aos hábitos alimentares da familia tanto melhor...claro que não tive uma criança com problemas de crescimento...mas será mesmo preciso ou temos que os alimentar por uma tabela de percentis pouco adaptada aos regimes mediterrânicos e não só?!!
            Cada criança tem o seu desenvolvimento e querer que ela pese x quando o seu metabolismo é x-1 penso que pode ser contraprudecente.

            Comentar


            • #7
              RE:

              Sem dúvida, concordo contigo, cada criança é um caso, e cada pediatra dispõe da sua prática. A pediatra da Joana também é terra-a-terra e, tal como a do(s) teu(s) filho(s) é directora da unidade de neonatologia do HCD. Confio na vasta experiência dela e por ora vou alternando entre os dois tipos de leite. Parece-me ser o ideal.
              Beijinhos,

              Sofia

              Comentar


              • #8
                RE:

                A pediatra do Guilherme, na consulta dos 12 meses, aconselhou o leite de vaca 'normal' M/G a partir dos 13/14 meses.
                Eu tinha uma lata de LA a acabar, que terminaria antes dos 13/14 meses e, por isso, não comprei outra...iniciei o leite de vaca M/G e é esse que ele tem bebido desde aí.
                Leites de crescimento nunca me passou pela cabeça dar lhe e a pediatra é da mesma opinião.
                Acredito que, para crianças muito difíceis de comer ou, neste caso, beber o leitinho, seja normal os pais comprarem os leites de crescimento, que são adocidados e as crianças aceitam nos melhor.
                Felizmente, o Guilherme gostou logo do leite de vaca e continua a bebê lo lindamente.

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Ola meninas

                  O Pediatra da minha filha aconselhou desde os 12 a introdução do leite de pacote meio gordo e disse que o que dizem quanto ao de crescimento ser melhor até os 3 anos é puro marketing....infelizmente a minha piolha está tão habituada ao dela, ela toma o Nutriben crescimento...que quando fui dar-lhe de pacote ela simplesmente nao queria ...agora vou tentar introduzir aos poucos para ver se ela começa a tomar de pacote pois falta de apetite nao tem...até está no percentil 75 e de crescimento tão pouco...por isso acho que nao se justifica continuar a dar-lhe de crescimento ainda por cima sai muito mais caro
                  beijinhos

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Acabei de lêr um tópico com o artigo anexo sobre o Leite de Soja e estava a manifestar a minha indecisão e duvidas perante tanta informação contraditória.

                    O pediatra da minha filha tb mandou introduzir aquando do desmame (com 12 meses) o leite de pacote, normal. Quando mudei de pediatra aos 2 anos, para o que tem agora tb o meu filho, mandou-me passar para o leite de Crescimento da Nestle, porque era mais completo até aos 3 anos.

                    Agora com o meu filho, ele ainda mama, mas já lhe vou dando outro leite, principalmente qdo não estou e ao lanche, assim como iogurtes, Como o Pediatra me deu liberdade de escolha, optei pelo leite de soja, pelo que tenho vindo a ler, sobre o leite de vaca (deve ser mais tarde), o leite de crescimento (muitas calorias, de resto igual), então achei que era o mais saudavél. Depois de ler esse post, fiquei com duvidas.
                    Achei as explicações da "cegonha..." e da "Ycleo", muito acertadas e com mto sentido, mas fica-se sempre com duvidas no meio de tanta informação, inclusivé dos pediatras, que são tão diferentes uns dos outros.
                    Desde o incio que me debato com essas diferenças, por exemplo, ele tb é mto pratico e nada apologista das marcas, mas sempre foi contra as papas. Eu dou ao meu por minha inciativa e de vez em quando, para diversificar os lanches e peq. almoços, mas nunca referi.:-$

                    O meu marido tb acha que ele já devia beber do nosso leite, como nós bebemos. O leite do dia tb acho uma boa alternativa, mas para quem ainda bebe pouca quantidade, estraga-se mais depressa não é??

                    Já agora qual a v/ opnião sobre o leite de soja (ALprosoja de 1 aos 3 anos) e dos iogurte (tb alprosoja)?

                    Que iogurtes dão aos vossos??Dos normais tb?Não têm mto açucar?

                    Gostaria de ouvir a vossa opnião, que tb parece mto bem informada. , assim como dos v/ pediatras.

                    Já agora posso acrescentar que ele come bem, apesar de não ter aumentado mto de peso desde a ultima consulta (tem 11,50Kg). Mas ele tb não pára um segundo. Nesta fase acho que é normal.

                    Obrigada
                    [hr]







                    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a>Sócia n.º 86





                    \"O Ontem é História, o Amanhã é Mistério, o Hoje é uma Dádiva, por isso é chamado de Presente\"

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá!

                      A Joana come iogurtes Nestlé, Danone e Pingo Doce, para crianças.
                      Beijinhos,

                      Sofia

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Milita...deixei a minha opinião, ou melhor, experiência, no tópico do Leite de Soja.
                        Se pensarmos nos contras do muito que consumimos, assim como os nossos filhotes, nunca ficaríamos descansados ao dar lhes fosse o que fosse.
                        A Margarida bebeu leite de soja mais de 2 anos e comeu iogurtes de soja mais tempo (começou aos 8 meses) e, felizmente, é uma menina bastante saudável.

                        O Guilherme bebe leite de vaca M/G e come os mesmos iogurtes que a mana come...sejam eles próprios para crianças (sem ser dos de bebé), seja dos outros...
                        Até à data, não teve qualquer problema, por isso continuarei a fazer assim.

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por acegonhacorderosa
                          Olá!

                          A Joana come iogurtes Nestlé, Danone e Pingo Doce, para crianças.
                          Beijinhos,

                          Sofia

                          www.temasdepsicologiainfantil.blogspot.com

                          Há iogurtes pingo doce p crianças? Nunca reparei.... Eu ainda dou dos da nestlé p bebé, mas keria experimentar outros...

                          obg
                          Mag


                          IVI Fev/07 - ICSI 08/Abril - beta dia 21: 592 POSITIVA
                          Cesariana 5 Dezembro 2007 MAC 36s5d



                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Olá!

                            Sim, há iogurtes PD para crianças, a Joana adora!
                            Beijinhos,

                            Sofia

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              tambem nunca tinha reparado..
                              vou ter de procurar com atençao..quero experimentar dar a minha princesa...pode ser que ela goste









                              socia nr. 10 do clube em busca da cegonha 2



                              afilhadas do meu coraçao : verinha30 e petite étoile e SGFernandes]

                              a minha madrinha querida é a Pipa:D:D::D



                              1º CICLO- 11 DEZEMBRO A (?) [-o&lt;[-o&lt;



                              o blog das minhas caixinhas



                              http://caixinhasdesonhodatiti.blogspot.com/

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X