Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

    Olá a todas



    A mionha filha mais velha (4 anos) demora horas para comer. E não é um dia, são todos. A unica forma de lhe acelerar uma refeição é dando-lhe a comida à boca. E isto não acontece no fim da refeição, em que ela poderia estar já sem fome. Acontece logo no inicio, e muitas vezes já toda a familia acabou de comer e ela ainda nem levou a primeira colher de sopa à boca, por muito que lhe digamos para o fazer.



    Ela sempre foi muito dificil para comer, com muito pouco apetite e muitas birras à mesa, não é nada recente.



    Além da aparente constante falta de apetite, ela distrai-se muito. Apanha qualquer coisa que esteja perto (guardanapo, copo, talheres, etc) e poe-se a brincar com eles, sem comer. E não vale a pena lembra-la inumeras vezes para comer, já que ela simplesmente ignora e continua a brincar.



    E depois, claro, a refeição acaba sempre aos gritos: dela a chorar porque não quer comer, meus a mandá-la comer.



    A unica forma de quabrar este ciclo é dar-lhe o comer à boca, antes de rebentar a fita, mas bolas, ela tem 4 anos! Até a irmã com 1 ano e meio já come sozinha!
    Ana



    [hr]






  • #2
    RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

    Olha mamã,



    E a pergunta da praxe: ela anda no infantário? Como é lá?



    Mas desde já fica a minha opinião:



    Eu cá acho que o capítulo "refeição" deveria confinar-se ao tempo que todas as pessoas que fazem as refeições com ela levam para terminar. No teu lugar, sem brigas, sem exigências, deixaria que ela fizesse o que entendesse até que eu e o pai e mais quem estivesse á mesa terminasse de comer. Findo esse tempo retirava o prato. E perguntava se estava satisfeita e não queria mais. Se a resposta fosse sim. O prato ía para o lava loiça ou máquina e ponto final. Se ao fim de pouco tempo pedisse comida, não daria, explicando que só lancharia na hora devida. E assegurava que não lanchasse demasiado, para induzir alguma fome na proxima refeição...



    É que ela sabe que as refeiçoes terminam contigo a dar-lhe a comida á boca e, provavelmente, é isso que ela quer! Sabes? Nestas idades (e sobretudo se tem irmãos mais novos) passam por fases de querer regredir e voltar a ser bébés... é natural. Vão tendo noção de que a vida era mais facilitada nessa altura!



    Eu procurava dar-lhe a ela o poder de decidir e ficar com as consequencias da sua decisão (passar fome) e permitir-lhe perceber que é importante crescer EM TODOS os aspectos e sermos autónomos.



    Não sei se percebeste a minha ideia mas eu cá acho que se aparentarmos dar um bocadinho menos de importancia ao facto de comer ou não, acabamos por obter melhores resultados! Custa-nos deixá-los com meia dúzia de bagos de arroz no estômago mas... um dia não são dias e quem sabe ela não muda de atitude bem mais depressa do que imaginas!



    Porque não testas?



    Mas com calma, sem te enervares, sem te mostrares ofendida ou exaltada... vais ver ás tantas resulta!



    Bjs e boa sorte!

    Comentar


    • #3
      RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

      Concordo plenamente.

      Enquanto lhe continuares a dar a comida à boca não vale a pena tentares que ela coma sozinha pois ela sabe que no fim tem o que quer.

      Um dia não são dias e se for para a cama com fome não lhe faz mal nenhum e ela não vai querer repetir isso todos os dias.

      É certo que no inicio tens que ter paciência e muito autocontrole para não te enervares e para te mostrares indiferente por ela não comer.





      O meu atelier.

      Comentar


      • #4
        RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

        junta-te ao clube!!!



        a minha no colegio come tudo sozinha!!! em casa não come mas parece mesmo que não tem fome nenhuma...



        não sei se vou fazer o truque da outra mamã, pois no caso da minha acho que ela não quer mesmo é comer e já nos lanches come pouco... se eu lhe digo não comes mais, é uma festa para ela e não pede mesmo mais nada para comer...



        talvez tente isso depois do inverno.

        Comentar


        • #5
          RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

          Obrigada a todas pelas dicas



          Esta dificuldade em comer já se arrasta desde que ela nasceu. Sempre foi um passarinho a comer, por mais que eu tente fazer pratos 'bonitos' (enfeitados) ou comidas que ela goste.



          Sei que o problema é comportamental. Ela na escola come muito melhor, embora também tenha o mesmo tipo de queixas: 'ela demora muito', 'é muito distraida, esquece-se de comer', 'brinca com o tudo o que apanha à volta', etc.



          O pediatra dela diz-me para não me preocupar, uma vez que ela mantem os percentis no 50 desde que nasceu, e que por isso está optima. Mas ela mantem o percentil, PORQUE eu acabo por a fazer comer. Tenho a certeza que se eu deixar de lhe dar o comer à boca muito tempo, o percentil vai baixar. Aliás, o 'lema' do pediatra nessa área (é uma frase que ele repete cada vez que eu lhe falo do tema) é: 'Há 3 coisas que não se deve obrigar ninguém a fazer: comer, dormir e fazer amor'. E a minha resposta é sempre a mesma: por essa ordem de ideias, a miuda também se deitava todos os dias às 3 da manhã!!!



          Aconselhada pelo pediatra, também já tentei essa dica de não forçar a comida, mas uma semana depois, ela continuava com o mesmo comportamento, e 'dói' a uma mãe galinha como eu ver a filha ir para a cama de barriga vazia... Passada uma semana achei melhor parar com a experiencia, e voltámos ás lutas diárias.



          A unica coisa que melhorou temporariamente o apetite dela foram umas vitaminas (não me recordo agora do nome, mas eram umas carteiras azuis escuras) que depois de muito chatear o pediatra, ele lá receitou. Aí sim, ela teve mais de um mês com muito apetite...
          Ana



          [hr]





          Comentar


          • #6
            RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

            olá

            o meu filho também é um castigo para comer, para teres ideia saiu da maternidade sem beber um pinga de leite... eu uma vez fui a farmácia, cansada das opiniões médicas, que ele estava bem de peso (estava porque era eu com uma seringa enfiava leite pela garganta a baixo... eles esquecem-se disso) e lá na farmácia o farmacêutico deu-me estas vitaminas Jelly Kids Apetite é carote mas é remédio santo. Apesar de ele ter só dois anos dou-lhe a dose a dobrar (1 colher de sobremesa de manhã e outra a noite). Se ainda não experimentaste, aconselho-te a experimentar.

            O meu parto domiciliário!
            Afilhada da Jo&Xande&Babs
            "Sempre me intrigou o facto de muitas mulheres grávidas passarem mais tempo a preparar o quarto do bebé do que o seu próprio corpo!" in Drª Gowri Motha

            Comentar


            • #7
              RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

              anaim (28-08-2009)Obrigada a todas pelas dicas







              Esta dificuldade em comer já se arrasta desde que ela nasceu. Sempre foi um passarinho a comer, por mais que eu tente fazer pratos 'bonitos' (enfeitados) ou comidas que ela goste.







              Sei que o problema é comportamental. Ela na escola come muito melhor, embora também tenha o mesmo tipo de queixas: 'ela demora muito', 'é muito distraida, esquece-se de comer', 'brinca com o tudo o que apanha à volta', etc.







              O pediatra dela diz-me para não me preocupar, uma vez que ela mantem os percentis no 50 desde que nasceu, e que por isso está optima. Mas ela mantem o percentil, PORQUE eu acabo por a fazer comer. Tenho a certeza que se eu deixar de lhe dar o comer à boca muito tempo, o percentil vai baixar. Aliás, o 'lema' do pediatra nessa área (é uma frase que ele repete cada vez que eu lhe falo do tema) é: 'Há 3 coisas que não se deve obrigar ninguém a fazer: comer, dormir e fazer amor'. E a minha resposta é sempre a mesma: por essa ordem de ideias, a miuda também se deitava todos os dias às 3 da manhã!!!







              Aconselhada pelo pediatra, também já tentei essa dica de não forçar a comida, mas uma semana depois, ela continuava com o mesmo comportamento, e 'dói' a uma mãe galinha como eu ver a filha ir para a cama de barriga vazia... Passada uma semana achei melhor parar com a experiencia, e voltámos ás lutas diárias.







              A unica coisa que melhorou temporariamente o apetite dela foram umas vitaminas (não me recordo agora do nome, mas eram umas carteiras azuis escuras) que depois de muito chatear o pediatra, ele lá receitou. Aí sim, ela teve mais de um mês com muito apetite...


              eu sou sincera, essa tb é a opinião do pediatra da marta (só em relação á comida, em relação ao deitar ele diz que tem de haver uma rotina fixa com horas certas para tudo) mas eu nunca cumpri.



              no caso da marta ela tem estado sempre no percentil 75, tanto em altura como em peso mas eu tb a faço comer. tem de ser, ela já tem as defesas fraquitas, se não comer então não sei. e não é por isso que se tornou "alergica" á comida, só demora é horas a comer.

              Comentar


              • #8
                RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

                ah, e a parit dos 2 anos podes dar o VITERNUM. faz realmente milagres eu dou á marta depois dela tar doente e perder um pouco o peso e o apetite. resulta muito bem e o frasco dá para 1 mês e nunca cheguei a dar-lhe mais do que 15 dias, dá logo resultado. agora já não lhe dou desde o inverno, não tem andado doente. é só mesmo em sos :P

                Comentar


                • #9
                  RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

                  Olá como eu te entendo! Parece k me estou a rever, pois o meui filho mais velho ( k também tem 4 anos ) já tentei de tudo e nada,,,acabo tembém por lhe dar o comer á boca( senão ainda lá estava agora ) ele come na escolinha e embora me digam k lá come ( poco já se sabe ) tenho as minha dúvidas ( pois ele na semans passada chegou a casa cheio de febre e ninguém deu por isso!

                  Eu só tenho medo é de alguma doença ( n se pode dizer k ele não é saudável..porque até é ) mas tenho medo k algum dia não tenha defesas suficientes...pois não bebe leite,,,,come muito mal e isso preocupa-me..pois agora tenho um menino de 5 meses que come mais sopa k ele!!!!

                  Paciência é o k aconselho e os médicos me garantem k isto passa lá para os 7 / 8 anos ( temos k aguardar até lá ).

                  Bj

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Help! A minha filha demora 3 horas para jantar!!!!!

                    Concordo plenamente!

                    Cá em casa sentamo-nos todos a mesa a mesma hora e por norma o pequeno só fica la ate eu acabar de arrumar a cozinha, depois sai o prato da mesa. Claro esta que qdo ele come pouco ou nada não ha petiscos depois da refeição. Mas sei q custa mto ir deta-los sem nada no estomago ( o meu faz a sesta logo apos o almoço) ate pq depois tendem a nao dormir...mas por ca funciona!









                    EliGee (27-08-2009)Olha mamã,







                    E a pergunta da praxe: ela anda no infantário? Como é lá?







                    Mas desde já fica a minha opinião:







                    Eu cá acho que o capítulo "refeição" deveria confinar-se ao tempo que todas as pessoas que fazem as refeições com ela levam para terminar. No teu lugar, sem brigas, sem exigências, deixaria que ela fizesse o que entendesse até que eu e o pai e mais quem estivesse á mesa terminasse de comer. Findo esse tempo retirava o prato. E perguntava se estava satisfeita e não queria mais. Se a resposta fosse sim. O prato ía para o lava loiça ou máquina e ponto final. Se ao fim de pouco tempo pedisse comida, não daria, explicando que só lancharia na hora devida. E assegurava que não lanchasse demasiado, para induzir alguma fome na proxima refeição...







                    É que ela sabe que as refeiçoes terminam contigo a dar-lhe a comida á boca e, provavelmente, é isso que ela quer! Sabes? Nestas idades (e sobretudo se tem irmãos mais novos) passam por fases de querer regredir e voltar a ser bébés... é natural. Vão tendo noção de que a vida era mais facilitada nessa altura!







                    Eu procurava dar-lhe a ela o poder de decidir e ficar com as consequencias da sua decisão (passar fome) e permitir-lhe perceber que é importante crescer EM TODOS os aspectos e sermos autónomos.







                    Não sei se percebeste a minha ideia mas eu cá acho que se aparentarmos dar um bocadinho menos de importancia ao facto de comer ou não, acabamos por obter melhores resultados! Custa-nos deixá-los com meia dúzia de bagos de arroz no estômago mas... um dia não são dias e quem sabe ela não muda de atitude bem mais depressa do que imaginas!







                    Porque não testas?







                    Mas com calma, sem te enervares, sem te mostrares ofendida ou exaltada... vais ver ás tantas resulta!







                    Bjs e boa sorte!



                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X