Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Recusa de Sopa

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Recusa de Sopa

    Olá a todas!



    A minha filha, que estava a comer bem como nunca a tinha visto, deixou de comer sopa de um dia para o outro. Sempre foi o que ela comeu melhor, apesar de que ultimamente anda a comer refeições completas, sem esquisitices nem birras. Só que literalmente da noite para o dia, passou a recusar a sopa. Não há forma de a meter, nem a bem nem a mal.

    O meu marido acha que é birra - e eu não discordo totalmente! Mas o que fazer? É que acho a sopa muito importante - é o único sítio em que ela come verdadeiramente legumes... Claro que se fosse outro alimento qualquer, se calhar não faríamos tanta pressão e achávamos que estaria só enjoada de comer sempre o mesmo...



    Acham que devo esquecer, deixar passar um bocado sem lhe dar sopa ou insistir?



    Obrigada!

  • #2
    RE: Recusa de Sopa

    Ola!



    Pode ter enjoado sopa, ou ser so uma fase... Como costumas fazer a sopa? Varias muito os ingredientes? Fazer sopa com um sabor diferente pode ajudar. Ou entao nao insistes uns dias e da pratos principais com legumes (como jardineiras por exemplo) e voltasa tentar dentro de 1 semana..



    Beijinhos



    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE: Recusa de Sopa

      Olá Rute!



      Até costumo variar a sopa... Nunca faço a mesma... E acho mesmo que não é propriamente uma questão de sabor. Ela mal vê o prato, começa logo a dizer que não quer... Claro que já tentei mudar o prato, mas pergunta logo: "Não é sopa, não?"



      Vou ter mesmo de tentar legumes de outra maneira e fazer uma pausa...



      Obrigada!

      Sara.

      Comentar


      • #4
        RE: Recusa de Sopa

        Olá



        Pois, a minha princesa passou uma fase (longaaaa) que rejeitou sopa e que conicidoiu com a introdução do 2º prato, mas comia na escolinha

        Tentamos tudo, com refogado, mais espessa, menos espessa, com bocadinhos, toda passada, com mais sal, menos sal, at

        e da creche trouxemos, à frente da televisão ...



        E ela não comia



        Na altura tentamos até nao lhe dar mais nada se ela não comesse a sopa e esteve 2 dias sem almoço nem jantar e desistimos

        Mais tarde achei que não dava para continuar porque ela não gosta de legumes à parte e obriguei mesmo, com gritaria à mistura os primeiros dias e muitas choradeira lá conseguimos finalmente voltar



        Espero que não chegues ao extremo que tivemos que chegar porque a vontade que me dva era chorar mais do que ela



        Experimenta estar uns dias sem dar e voltares a dar depois, mas não sejas demasiado flexivel porque eles entendem e passam a usar a comida como cavalo de batalha



        Bjks

        Comentar


        • #5
          RE: Recusa de Sopa

          Olá!



          Obrigada pelos teus conselhos!

          Infelizmente, já tive de começar a pôr em prática medidas mais rígidas...



          Estivemos estes dias sem insistir na sopa - nem sequer lhe falámos disso - a ver se ela esquecia... Mas ontem começou torcer o nariz também ao "2º" prato... chegou mesmo a pedir sopa, disse que queria sopa da avó e depois, quando a tinha à frente, disse "Mas agora já não quero!". Com estas letras todas!

          Foi a gota de água!!!



          Para quem não quer há muito..... e foi para a cama sem jantar. Mas teve de ser... aliás, foi mesmo a prova de que ela quer é fazer mesmo da refeição e da comida um cavalo de batalha...

          Doeu-me o coração, porque sei que ela estava com fome... Vamos ver se resulta assim, ou se vai ter mesmo de ser entre gritos....Não queria nada!!



          Obrigada!

          Comentar


          • #6
            RE: Recusa de Sopa





            A minha é perita em torrar-me a paciência ás refeições, e nós como eramos inexperientes cedemos demais e foi o nosso erro



            Agora a nova dela quando não quer mais é por-se a dizer que tem a barriga cheia, mas só está cheia para o que não lhe interessa :P Felizmente está bem melhor, agora nunca cedemos e estabelecemos rotinas, come sempre no mesmo sitio e connosco e nada de comida especial para a menina e ela tem que comer tudo mesmo que seja pouco

            Digo-lhe sempre qe tem que experimentar, se não quiser pode deixar o resto e regra geral acaba por comer as coisas novas mesmo que pouco



            Vá-se lá saber porquê agora com o nascimento da mana está a comer melhor do que antes



            Mas isto tudo para dizer para não cederes muito. Temos que ser flexiveis e eles coitados não são obrigados a gostar de tudo, mas se eles percebem que passam a mandar na hora das refeições e que conseguem mexer com as nossas emoções o caldo está todo entornado



            Bjks

            Comentar


            • #7
              RE: Recusa de Sopa

              Olá a todas!



              Eis as novidades relativamente a este assunto!



              Experimentamos de tudo para: não fazer pressão para ela comer a sopa, fazer pressão, distraí-la com televisão histórias, etc. O pediatra também nos disse na consulta que o melhor é não insistir, porque ela pode comer legumes noutros pratos e se insistirmos demasiado ela pode criar ainda mais resistência.

              Foi o que fizemos!



              Mas a paciência tem limites e a menina andava o dia todo a dizer que não queria sopa e depois já andava a dizer que não queria outras coisas........ Ora, face a isto, um dia enchi-me de coragem (que foi bem precisa!) e prendi-a no colo e foi mesmo pela boca abaixo. Pode parecer extremo e violento, mas oiçam o resto.

              Após as primeiras 4 colheres ente gritos, sai-me a rapariga com esta: "É bom! Quero!" Comeu a sopa toda e ficou toda contente a dizer que tinha comido tudo!



              Conclusão: acho que a minha filha sai ao pai - que é torrão que chegue e precisa mesmo de ser contrariado....



              Isto tem-se repetido a todas as refeições (ao jantar, porque ao almoço é na minha mãe, e lá não come mesmo).

              Nem sei o que pensar e se será bom continuar com estas "fitas"!



              Beijinhos a todos e Bom Ano 2010!

              Comentar


              • #8
                RE: Recusa de Sopa

                Por aki estamos na mm pekos visto é uma fase normal!!! mas extenuante! (qts anos tem a tua menina?)



                Desde q começaram as ferias (mês todo de agosto) da escola q ela simplesmente recusa a sopa!!! É de endoidecer qq um!!



                Faz isso na minha mae (onde almoça), e faz isso em casa ao jantar!!!



                Ao almoço as vezes ainda come qq coisa (nada claro comparado c o q comia), c mt palhaçada, tv, musica, bonecada, historias e afins (e mt paciencia tem a minha mae q ainda tem q dar o almoço ao afonso).

                Mas em casa é sempre um filme!! Tb ja esta na fase de recusar o 2º prato e ha duas noites q vai p a cama sem comer (mm pedindo leite ao deitar...n lhe dou...mas confesso q fico c o coraçao mt apertadinho). Quer é agua, sumos e fruta!



                A estrategia de "comes o jantar ou n comes mais nada" ja tinha resultado...em tempos!! e na altura resvolveu mt bem o problema! Mas, agora, n vamos la c essa!!



                Já tentamos tudo...chantagem, ceder, palahçadas, mudar o local onde ela come, historias c os seus personagens preferidos c o assunto "sopa", eu sei la mais o quê!! Fizemos tudo o q n se deve fazer!!! e sei q foi aí q erramos, levados pelo desespero...e ela nesse momento ganhava força!



                Não sei q tenho coragem p lhe dar á força! Ate pq ela, me outras situaçoes, q lhe enfiei a clher c ela distraida, provocou o vomito:w00t:e veio tudo fora!!



                Ja n sei o q fazer MM!!!! é desesperante!!! e fico mt preocupada!



                Ja tentei tb fazer outros pratos c legumes, e ela nem lhes toca...


                [/url]


                o nosso blog
                http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                Comentar


                • #9
                  RE: Recusa de Sopa

                  Olá meninas,



                  venho deixar o meu testemunho (já o deixei em posts anteriores, julgo eu), uma vez que foi a única coisa que resultou: massinha na sopa!! letras, em forma de estrelinhas, em forma de bagos, seja o que for e marcha toda sem ter que me preocupar!



                  beijinhos e boa sorte!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Recusa de Sopa

                    vera.florr (09-09-2010)venho deixar o meu testemunho (já o deixei em posts anteriores, julgo eu), uma vez que foi a única coisa que resultou: massinha na sopa!! letras, em forma de estrelinhas, em forma de bagos, seja o que for e marcha toda sem ter que me preocupar!


                    Obrigada pela dica, mas o problema é que ela parece que tem um coador na garganta: não passa nenhum pedacinho. Quando era menorzinha, comia bem, até ao dia em que pus couscous na sopa e como é mais duro, cospia tudo e nunca mais admitiu pedacinho (nem quando vai qualquer coisinha que a varinha não passou bem). Nem na sopa nem no iogurte, iogurte com pedaços nem pensar!



                    Quanto à sopa, a minha tem fases. Deixo uns dias sem dar e depois retorno. Passado uns tempos ela volta ao mesmo e eu suspendo a sopa de novo.



                    Beijinhos a todas!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X