Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como introduzir o 2º prato???

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como introduzir o 2º prato???

    Olá a todas!



    As minhas princesas têm quase 15 meses e desde k fizeram 1 ano k ando a tentar introduzir o 2º prato nas principais refeições. Acontece k tudo o k não seja pão ou bolachas elas cospem :-(



    Já tentei massa, arroz, legumes cozidos, puré de batata, bocadinhos de carne ou peixe mas nada! Até metem a mão na boca para tirar e a 2ª colherada já nem entra. A fruta tem de ser muito bem passada senão lá vem chuva de fruta e até mesmo na sopa, se apanham algum bocadito maior de carne ou peixe, cospem logo (chegam até a puxar o vómito)... já não sei o k fazer para k elas comecem a comer comida sólida :-(



    Como é k fizeram?



    Bjs
    [hr]



    A tentar desesperadamente ser mãe desde 2003...



    Fevereiro 2008: 1ª ICSI - POSITIVO




  • #2
    RE: Como introduzir o 2º prato???

    ems (10-12-2009)Olá a todas!







    As minhas princesas têm quase 15 meses e desde k fizeram 1 ano k ando a tentar introduzir o 2º prato nas principais refeições. Acontece k tudo o k não seja pão ou bolachas elas cospem :-(







    Já tentei massa, arroz, legumes cozidos, puré de batata, bocadinhos de carne ou peixe mas nada! Até metem a mão na boca para tirar e a 2ª colherada já nem entra. A fruta tem de ser muito bem passada senão lá vem chuva de fruta e até mesmo na sopa, se apanham algum bocadito maior de carne ou peixe, cospem logo (chegam até a puxar o vómito)... já não sei o k fazer para k elas comecem a comer comida sólida :-(







    Como é k fizeram?







    Bjs


    ola Ems,



    Ela estao a fazer-se dificil nao é?

    Bem no nosso caso o Martim tb nao morre de amor pelos pedaços...tb tem a mania de ir tirar com a mao da boca.



    O q faço é nao insistir muito, nao pressionar...ir aos poucos. ja reparei q se na sopa ponho a carne ou o peixe maiorzito é um filme...mas com a massa nao!

    Sabes aquela massa q se por na canja? ou até as letrinhas? isso ele mastiga bem, nao sei se é por ser mais mole.



    e vou lhe dando um bocadito da nossa comida mas ele nao come nada de jeito mas deixo-o brincar com ela. Para se ir habituando as texturas, gosto, ele tira da boca, volta a meter, tenta apanhar os bocadito de arroz...eu bem gostaria q comesse um 2º prato mas acho q nao é para já...mas tb respeito o seu desnvolvimento, se ele nao comesse bem a sopa era mais grave.


    Comentar


    • #3
      RE: Como introduzir o 2º prato???

      Sugiro que as deixes agarrar a comida com a mão (por exemplo, pedacinhos de carne ou de cenoura, uns fios de esparguete).



      A minha comeu a fazer isso por volta dos 10 meses e foi-se habituando, embora devagarinho. Desde os 12 que come 2.º prato, umas vez comia bem, outras nem por isso.



      E acho que enquanto continuares a passar bem a sopa e a fruta, vai ser difícil habituá-las aos pedaços; mas se elas comem pão e bolachas, o resto será mesmo uma questão de hábito.




      Comentar


      • #4
        RE: Como introduzir o 2º prato???

        Olá!

        Não vou ajudar nada a resolver esta questão mas achei deveras engraçado o comportamento das tuas filhas porque o meu filho (14,5 meses) é exactamente o oposto. Desde os 11 meses que gosta de coisas inteiras e nessa idade começou a comer fusilli partido ao meio. Agora come praticamente tudo o que nós comemos. Comecei a dar lhe coisas mais inteiras com a fruta. Deixei de a ralar quando se me avariou o liquidificador e comecei a partir tudo muito pequenino. O meu problema são as sopas. Ele come 3 ou 4 colheres de sopa e pronto. Quer o resto! De facto cada criança tem as suas coisas. Boa sorte para as comidas das meninas!

        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          RE: Como introduzir o 2º prato???

          Ola!



          Vai tentando texturas diferentes... Ca em casa tive de dar mesmo coisas em pedaços logo, naopodia ser sopa ou fruta mal passada: massa cozida, omolete, peixe as lascas... E deixa-as brincar com a comida até se habituarem.



          Beijinhos



          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            RE: Como introduzir o 2º prato???

            Olá,

            eu tenho 2 filhas que são o oposto uma da outra, a mais velha com 2 anos e meio, não come 2º prato, acredita que só agora vai comendo uns bagos de arroz, massa, nem pensar em carne e legumes a unica coisa que ela sempre gostou foi de batata.

            Com uma filha assim, na 2ª já fiz muita coisa diferente e uma delas é que com 9 meses já come pedacinhos, desde peixe e frango grelhado , arroz, pão, fruta, bolachas.

            Experimenta colocar no pratinho, todos os dias ao jantar, deixa explorar com as mãos, não te preocupes se ela suja tudo se atira para o chão, o que importa é que goste desta nova descoberta.

            Comentar


            • #7
              RE: Como introduzir o 2º prato???

              olá a minha bebe tem 13 meses e só gosta da sopa toda passada, se aparece algum bocadinho mal passado cospe logo e a massa de canja na sopa cospe tudo, mas habituei a comer peixe e carne do meu prato e come, e agora pede sempre, gosta muito de comer do meu prato, gosta muito de açorda, peixe e carne, os legumes tem que ser ainda na sopa, já lhe tentei dar para a mao mas nao gosta muito, com o tempo vai-se habituando...e fruta também gosta de comer sozinha as fatias.

              Comentar


              • #8
                RE: Como introduzir o 2º prato???

                E a massa macarrão gosta de comer sozinha, mas se for na sopa nao come..

                Comentar


                • #9
                  RE: Como introduzir o 2º prato???

                  Bem, os miúdos são mesmo diferentes. A minha tem 7 meses e pouco e já gosta de mastigar. Mastiga pão e bolacha maria, gosta de encontrar bocadinhos de pêra se for bem madura. Ainda há dias dei conta de uns niquinhos de pescada mal passados na sopa. Ela lá os mastigou e bota abaixo. Também gosta de roer na nossa mão maçã, cenoura, pêra, banana ou outras frutas inteiras.

                  O curioso é que ela nem dentes tem... mesmo assim, já arranca bocados de fruta e é preciso ter 7 olhos.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Como introduzir o 2º prato???

                    Ola,

                    O meu filho Santiago tem quase 14 meses e não tem dentes!!:angry: P'ra mim está a ser dificil introduzir outros alimentos que não seja sopa. Fico com receio que se engasgue. Na sopa já não trituro muito, para ele se habituar a encontrar bocadinhos. Também já dou massa e arroz, e ele come. O que aconselham a dar-lhe de sólidos?

                    Obrigada.

                    Bjs.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Como introduzir o 2º prato???

                      Andreia Domingos (03-02-2010)Ola,



                      O meu filho Santiago tem quase 14 meses e não tem dentes!!:angry: P'ra mim está a ser dificil introduzir outros alimentos que não seja sopa. Fico com receio que se engasgue. Na sopa já não trituro muito, para ele se habituar a encontrar bocadinhos. Também já dou massa e arroz, e ele come. O que aconselham a dar-lhe de sólidos?



                      Obrigada.



                      Bjs.


                      A minha filha tem 9 meses e também não tem dentes. Como disse a pediatra, os velhinhos não têm dentes e também mastigam. É fundamental fazer o treino da mastigação.

                      Assim sendo, desde os 6 meses que ela mastiga miolo de pão. Fui introduzindo as bolachas e as tostas para ela levar à boca e mastigar. Já mastiga também fruta, embora sempre muito vigiada de perto para lhe deitar a mão se se engasgar. Até agora, só aconteceu uma vez.

                      Gradualmente, estou a passar a sopa mas a deixar alguns legumes para esmagar com o garfo e misturar.

                      Ela adora mastigar. É muito cuidadosa e não abre a boca para entrar mais comida sem mastigar o que lá tem.

                      Aos 10 meses devo começar a separar a sopa do prato principal, com ou sem dentes.

                      Eu sei que nos mete medo eles engasgarem-se mas até eu que já passei por um susto brutal consegui ultrapassar isso. E eles podem engasgar-se com tudo. A minha filha esteve internada porque pensam que se atrapalhou com papa, aos 6 meses, e continuo a dar-lhe tudo para mastigar.

                      Dá o que achares melhor para ele mastigar, mas dá sem medo.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Como introduzir o 2º prato???

                        O meu Miguelinho está a começar agora com a nossa comida, e estou a fazer exactamente como fiz com a irmã. E até agora tem funcionado.

                        Esperar que eles fiquem realmente com fome ( se tiver que ser um pouco mais tarde paciência) e dar o prato 1º que a sopa ( pelo menos no inicio até eles se habituarem). E funciona, eles comem bem, dps comem a sopa que claro acaba por ser um pouco menos dps a fruta.



                        Comigo tem funcionado



                        Bjs

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Como introduzir o 2º prato???

                          Olá!



                          Omeu filho tem 15 meses e também não é exemplo..começou a comer coisas menos trituradas muito cedo. Experimenta fazer pratos divertidos, que chamem a atenção. Vai tentanto dar pedaçinhos de comida para as mãos..pode ser que ajude.


                          Comentar


                          • #14
                            RE: Como introduzir o 2º prato???

                            Olá

                            pois eu não sei o que se passou com a minha piolha. Aos dez meses pedia e comia o que tínhamos no nosso prato. Eu só dava o que achava seguro. Também já lhe ia fazendo massa ou açorda de peixinho que ela comia bem. Desde então tem vindo a regredir e já deixei de fazer o 2o prato dela porque nem do nosso já come, mesmo oferecendo inúmeras vezes. A maior parte das vezes não quer e as outras aceita e cospe, enfiando as mãos na boca para tirar. Até com o arroz, o alimento preferido, vai fazendo isso. Vou tentar dar primeiro da nossa comida e só depois a sopa. Também já lhe dei os pedaços de legumes coloridos e ela faz disso diversão: comida em voo livre. É uma marota.

                            Bj

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X