Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ir para a cama sem comer...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ir para a cama sem comer...

    Bom dia!



    Tenho uma filhota com praticamente 2 anos.



    Teve uma amigdalite, e claro durante vários dias não comia praticamente nada. A verdade é que nesses dias as vezes ela comia um iogurte na sala, depois dava-lha isto ou aquilo para petiscar, não conseguia ve-la o dia todo sem comer nada...



    Mas pronto, agora ela so quer comer doces (iorgurtes, fruta e pão...) e claro não quer comer na cadeira!



    Ontem a noite o jantar foi novamente um filme... Berrava na cadeira, nem quis provar o jantar, nem fruta NADA. Acabei por lhe dar fruta e pão quando a tirei da cadeira... Sei que fiz mal, mas será que a devia de deitar sem nada no estomago? Não consigo deitar a minha filha com fome! Ou deveria deixa-la mais tempo a chorar na cadeira?? Ela so tem 2 anos... Eu sei que estamos a criar ainda mais manhas com as nossas atitudes, mas fico perdida, nem sei ao certo se com 2 anos ela percebe que "se não comes a sopa/2º prato não comes mais nada"??



    Mamãs mais experientes, que acham? Como tirar os maus hábitos e voltar ao normal??
    ...

  • #2
    RE: Ir para a cama sem comer...

    Olha n sei se posso ser grande ajuda mas, a minha Joana come mt bem, mas há alturas em q lhe apetece fazer fita, acho q é mm uma questão de testar. O q fazemos: avisamos q se ela continua a fazer birra vai p o quarto pq à mesa n é p fazer espectáculo. Geralmente cala-se mas se continua vai mm p o quarto. Chora, berra (parece q a estão a matá-la lol) Dp passa-lhe, vem p a cadeira e come tudo na maior das calmas.

    Comentar


    • #3
      RE: Ir para a cama sem comer...

      Ola mamã,







      Bem, hora de refeições cá em casa tb costuma ser um problema. A minha filha a partir dos 12 meses começou a ser um problema para comer, com umas fases piores do que outras.



      Então eu faço assim: no intervalo das refeições tento não dar nada para ela comer, nem fruta, nem bolacha ou pão, assim tem mais apetite. Chega a hora do jantar sento na cadeira e dou-lhe o prato e um garfo para ela comer sozinha. Às vezes come outras não, mas tento sempre dar um bocado de sopa ou antes ou depois depende dos dias. E so no final come a fruta essa normalmente vai bem.



      Eu cheguei a uma conclusão, obrigar não dá por isso tento levar as coisas sem ameaças. Vou distraindo com isto e aquilo e assim vai comendo, vou insistindo sem obrigar. No entanto ha dias desesperantes...



      Tenta fazer negocio com ela: sem comeres isto dou-te aquilo que tu queres. Tipo, "se comeres um bocadinho da comida a mamã tira-te da cadeira". Comigo por vezes resulta...

      Comentar


      • #4
        RE: Ir para a cama sem comer...

        aipc (25-06-2010)...mas se continua vai mm p o quarto. Chora, berra (parece q a estão a matá-la lol) Dp passa-lhe, vem p a cadeira e come tudo na maior das calmas.


        Comecei a fazer do género aqui em casa e começou a funcionar. Logo no primeiro dia.



        A tua filha está em casa ou frequenta algum infantário/ama?

        É que a minha filha começou a não querer comer em casa, mas no infantário come muito bem e sozinha. Me mentalizei que o problema sou eu e não ela. Bastou esta espécie de castigo e logo no primeiro dia (tirei-a da cadeira e levei pro quarto duas vezes, não houve terceira vez) funcionou.

        Acho que desta idade ela já entende tudo, acho que nesta idade comer é uma seca para muitas crianças (o caso da minha), mas acho também que é a idade ideal para impôr limites mais sérios, pois eles entendem tudo e já sabem se expressar bem.



        Se fôr preciso ir pra cama sem comer, deixa ir. O pior que pode acontecer é acordar a meio da noite com fome, mas não lhe acontecerá nada pior.

        Evita dar o que fôr entre as refeições (pelo menos nesta fase de treino) e explica que depois dela comer a comidinha e a sopinha (é o que eu digo à minha filha) ela pode comer bolacha ou pão (ou lá o que fôr que ela peça - desde que não sejam porcarias, mas isso a minha filha ainda não conhece - por enquanto!).



        É mesmo uma questão de disciplina, paciência e algum jeitinho.



        Boa sorte e beijinhos!

        Comentar


        • #5
          RE: Ir para a cama sem comer...

          Concordo com a opinião de que o problema está em nós... foi algo que fizemos e habituamos mal...

          A tua bebé esteve doente e por isso recebeu mais mimos, esteve mais ao colo, e agora queremos que regresse ao normal... e volte para a cadeira.



          Aconteceu-me o mesmo e foi complicado... em casa é um filme... a Sofia tem de ter a colher do Ruca com a bola e não aceita de for outra colher... a Sara quer comer sozinha e só aceita ajuda depois de comer umas cinco colheres sozinha...



          Se do infantário não recebo reclamações... tenho de estar mais atenta porque sou eu que as estou a habituar assim...



          Na avó ao domingo é quando comem melhor... gostam do ambiente... de ser o centro das atenções... a avó e a tia dão a sopa um pouco antes de o resto da familia se sentar para comer... e comem mesmo tudo. Não lhes damos as colheres para a mão.

          Entretanto a familia senta-se e começamos a comer nós adultos... elas adoram experimentar um pouco de todos os pratos que a avó faz... Como já não estamos tão preocupados damos os pratos e as colheres para a refeição...

          Em casa da avó não há os pratos de plastico, nem as colheres do ruca... e ainda não se partiu nada.

          Acho que é do ambiente em si... de estar toda a familia junta, de sentir que todos estão a comer e a experimentar como elas... e elas adoram dizer que "está bom" e "quero mais".



          E foi assim que eu percebi... as minhas bebés comem melhor se todos comermos ao mesmo tempo... e funciona.


          Comentar


          • #6
            RE: Ir para a cama sem comer...

            Obrigada pelas respostas



            As coisas estão um pouco melhores. Ela come bem no infantário e em casa dos avós... Portanto a manha é mesmo só em casa... Ela agora aceita estar na cadeira, mas tem que ver logo algo que ela goste: massa, pão... E come a sopa finalmente! Mas não foi fácil, não podemos ceder, com 2 anos já percebem tanto...

            Agora que resolvemos o assunto da cadeira, falta os legumes, a marota agora só quer massa e arroz... Legumes nem vê-los :w00t:
            ...

            Comentar


            • #7
              RE: Ir para a cama sem comer...

              Olá,



              E por que é que tem que estar na cadeira (presumo que estejas a falar da cadeira de refeições dos bebés)? A minha filha tem 2 anos e há uns meses para cá, começou a recusar sentar-se na cadeira.



              Desde então come sentada numa cadeira normal, igual às nossas: a sopa damos nós, o prato ela come sozinha (normalmente, dou uma ajudinha a colocar a comida na colher ou no garfo).



              Quanto a ir para a cama sem jantar, já aconteceu algumas vezes: se não tem fome para comer sopa, prato e fruta, não tem fome ponto. Não a obrigo a comer, mas também não dou nada para substituir.






              Comentar


              • #8
                RE: Ir para a cama sem comer...

                aiii onde é q eu já vi esse filme!! ui ui!!!



                a leonor tem fases q come mt bem (o comer mt bem n é em qt, mas sim, comer sem refilar, sem birras e afins) como tem fases q recusa e é um verdadeiro filme (q é a fase actual).



                É um desespero e compreendo mt bem como te sentes perante esta situação!



                A mim tb me fazia mt confusao deita-la sem comer (literalmente sem comer...pq ela tem alturas q n come NADA ao jantar)...até postei ha uns tempos sobre isso...cheguei a chorar por estar a deitar a leonor sem ter jantado nada e ela a pedir-me leite!!



                Mas n dei! e é assim até hoje!



                Se melhorou? nem por isso!

                Se é por eu n lhe dar nada alem do q esta estipulado p o jantar q ela o come? Não!



                Mts vezes ao deitar-se pede-me leite. Qd janta, dou-lhe! Qd não janta, nao dou! Perguto-lhe se ela esta c fome, ela responde q sim, pergunto-lhe se quer a sopa q n comeu ao jantar, diz-me SEMPRE q não, volta a pedir-me leite, digo o mm, ela volta a dizer q não quer sopa e ficamos assim!

                Uma vez estavamos a ter esta conversa e o estomago dela a roncar imaginas como me senti a recusar comida??



                Mas ate hoje faço o mm! E ela entende mt bem...n penses q aos dois anos n percebem!! percebem mt bem! A leonor as vezes ate me diz (qd n come ao jantar) q como n comeu n bebe leite..."não é mãe?" diz-me ela! e as vezes acaba por comer qq coisa...mas acredito q n seja por eu lhe dizer q ou come akilo ou n come mais nada!



                Acho q nos devemos manter firmes nas nossas decisoes!



                Dps o q faço é, por volta da meia noite dou-lhe um biberão c leite, papa e fruta (pois ainda dou biberao qd ja o devia ter tirado...mas nestas situações tem mm q ser...). Dou-lhe c ela a dormir e ela nunca dá por isso!



                Uma vez ja de manhha, e apos um jantar e fim de dia atriobulado...ao acordar, disse-me q estava c fome, mas perguntou logo a seguir se podia beber leite pq n queria a sopa! eheh!!! tadinha!!! ficou c akilo a martelar na cabeça...mas como vez eles entendem e mais importante n se esquecem.



                Qt as chantagens e afins...ja recorri a isso tudo e n resulta! resulta so nas 1ªs vezes p eles conseguirem o q kerem! mas s n kerem mm comer n é por ali!

                O q resulta mts vezes c a minha é contar historias, dizer p ela mostrar ao mano como se come sozinha, ou como se come tudo, por dvd d musica ou desenhos animados (pois...tb sei q n se "deve" mas prefiro q ela coma) e tb colocar (e esta a ultima tecnica!eheh) na sopa ou no 2º prato algum alimento q ela goste mm (c a minha resulta o queijo flamengo, mt esporadicamente, batatas frita, tb esparguete e ate mm fruta).



                P terminar pq ja me alonguei...a leonor ha mt q deixou de comer na cadeira da papa, prai desde os 20 meses. Agora come sentada a mesa connosco e o afonso na cadeirinha da papa, todos á mesa e a tomar a refeiçao ao mm tempo.



                Bom n sei se te ajudei em alguma coisa...d qq forma, boa sorte e olha, estou solidaria!!!



                bjokas


                [/url]


                o nosso blog
                http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                Comentar


                • #9
                  RE: Ir para a cama sem comer...

                  ritaSP (20-08-2010)





                  Mts vezes ao deitar-se pede-me leite. Qd janta, dou-lhe! Qd não janta, nao dou!


                  eu faço precisamente ao contrário:ermm: por muitas birras e zangas que haja por não comer ao jantar, seria incapaz de deixar o miudo ir para a cama sem o leite. Até porque são refeições distintas, pelo que não vejo porque hás-de privar a criança da ceia... acho que deve haver um castigo por não comer o jantar, mas isso ja achol denasiado. Atenção, não tou a criticar, apenas a mostrar outro ponto de vista

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X