Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alimentação de bebé de 13 meses

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alimentação de bebé de 13 meses

    Olá a todas,



    Tenho um bebé de 13 meses e estou com muitas dúvidas sobre a sua alimentação.



    Na consulta dos 12 meses a pediatra aconselhou o início do segundo prato seguido de sopa. Aconselhou também que se ele ainda não mostrasse muito interesse por mastigar, uma vez que ainda só tem 4 dentinhos, para misturar o segundo prato na sopa e triturar tudo, o que tem acontecido muitas vezes.

    Na verdade é mais as vezes que come tudo triturado. No final come sempre uma peça de fruta, mas mais uma vez também triturada.



    A minha dúvida é se devo insistir mais na comida não triturada sem medo que ele se engasgue ou pelo contrário devo continuar a dar comida triturada e esperar que ele próprio manifeste interesse por mastigar.



    Como aconteceu com os vossos bebés? Engasgavam-se muito, quando iniciaram os alimentos não triturados? Que tipo de cozinhados fazem para os vossos bebés?



    Gostava de ler as vossas experiências.



    Bjs,

    Nick Nick

  • #2
    RE: Alimentação de bebé de 13 meses

    ola mama,

    olha o meu bebe, come desde os 10 meses tudo sem ser triturado, aos peacinhos.

    Eu deixo-o mexer na comida (carne, massinhas, pao, bolachas...) e ele vai comendo.Hoje é perito no assunto. Bebé grande (lol)



    Comecei por dar-lhe a sopa menos triturada, e mais tarde ele deixou de a querer triturada. Tinha de ser da 'nossa' sopa. Para mim foi realmente muito facil. Ele é muito cuidadoso e mastiga tudo muito bem.

    Nunca insisti muito nisso do 2º prato, ate pke ele ficava logo aborrecido. Dava sopa, e kk coisa mais leve a seguir, ou as veses nem dava a sopa ao almoço e dava so sopa + fruta ao jantar.

    Hoje, com 16 meses, come de tudo o que nós comemos. Se ha sopa, come, se não ha....come amanha....

    Nem vale a pena fazer comida so para ele, a nao ser que coma sozinho, pois assim que ver que não está a comer da nossa comida, reclama e deita a dele fora.



    Experimenta a dar-lhe a sopa menso triturada. E quando deres massinhas (compra cotovelos grandes ou lacinhos ou macarrao) mete num pratinho 3 ou4 e da-lhe para ele mastigar. Faz o mesmo com a carne.

    Por exemplo, o pão, ou bolacha maria, ele não come sozinho? se come....é mais fácil. Não se engasga assim.....claro que deves estar sempre por perto e dar uma ajudinha se precisar



    Acho que, se não os incentivarmos a mastigação, mais tarde nao comem nada sem ser triturado, o que é muito chato :w00t:

    Ah, e o facto de ter pouco dentinhos não interessa nada. Ele dará o jeito, vais ver



    Boa sorte....e muita calma. Cada bebe tem o seu ritmo.
    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 29






    >

    Comentar


    • #3
      RE: Alimentação de bebé de 13 meses

      A minha vai fazer 15 meses e ainda come a sopa passada com carne ou peixe. Só o ovo é que come inteiro. Ela é magra e preciso de ter a certeza que come as proteínas todas, daí passar a sopa.

      Ela mastiga lindamente e desde os 7 meses que come coisas à mão. Ainda só tem 2 dentes e por isso é-lhe mais difícil mastigar muito, mas come sempre do que nós comemos.

      Faço a sopa passada normal e depois come arroz, massa, feijão, carne, peixe, legumes... o que houver. Acho que não é obrigatório eles começarem a comer 2 pratos ao ano. Eles têm muito tempo para se habituar. Se eu esperasse que a minha comesse segundo prato, estava feita ao bife porque ela ainda come pouco. Tem dias em que come 3 ou 4 colehres de sopa de massa ou arroz mas noutros nem por isso.

      Come a sopa, a fruta dela e depois come connosco.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        RE: Alimentação de bebé de 13 meses

        Olá.. o meu bebé tem 12 meses e desde os 9 q comecei a introduzir a comida sólida...ele sempre teve muito jeito pra mastigar mm quando na tinha dentes! Vai experimentando dar-lhe comida mais sólida pra ela se ir habituando!! Eu tinha pavor q ele se engasgasse e o pediatra dizia-me sempre q eles têm q aprender a defender-se... o q é certo é q ele só se engasgou uma vez e foi com leite!!



        A sopa come sempre passada (qd a come... é terrivel pra comer a sopa) pq tem mm de ser!



        ***

        Comentar


        • #5
          Bem, só queria dizer que a técnica da sopa pouco passada nunca resultou com o tomás. Detesta encontrar coisas na sopa. Mas come a sopa (às vezes mal, é verdade) e come segundo prato (tb mal, mas isso é porque é um pisco a comer... tem fases).
          Comecei por dar as bolachinhas da bledina porque ele engasgava-se com pao e bolacha maria (as d bledina são muito boas para o inicio, porque se desfazem mesmo), isto aos sete meses. Depois comecei a dar o resto. Arroz e massa, por exemplo, pus num pratinho à frente dele para tirar com as mãos...
          Acho que não devemos ter medo de arriscar, mas devemos ter calma, porque lá tem os tempos próprios. O meu filhote algumas vezes demonstra interesse, outras nem quer saber... deixo-o experimentar... e penso que podes fazer o mesmo.

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X