Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 anos e não come sólidos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 2 anos e não come sólidos

    Olá!

    O meu filho faz 2 anos este mês e não come nada sólido, nem 1 bago de arroz. Já tentei de tudo, até comida menos saudável e supostamente mais apelativa.

    Já experimentei massinhas, batata esmagada, peixe tão esmagado que parecia papa e ele não toca em nada. Só iogurtes e sopa. Nem de gelado gosta e não é preciso mastigar!

    Estou a desesperar, especialmente porque ele vai começar no infantário agora em Setembro e não imagino como irá ser.

    Alguma mãe passou por algo semelhante? Acham que devo ir a um terapeuta da fala por causa de problemas de deglutição? ele engasga-se com tudo.. só come pão pela mão dele, depois de o esfarelar e retirar umas bolinhas minusculas..

    Por favor ajudem-me se conhecerem algum caso semelhante.

  • #2
    O meu tb começou a comer os solidos tarde, e quando começou só comia arroz. A coisa só melhorou mesmo quando foi para o colegio, não tinha as manhas que tinha em casa, tinha explicado a situação à educadora e ela foi super compreensiva e deve ter tido montes de paciencia com ele, porque aos poucos ele foi chegando lá. Ontem comeu pela 1ª vez uma fatia de queijo cá em casa qualquer coisa com uma textura diferente ele puxa logo o vomito e acaba por vomitar mesmo, é preciso paciencia e ir oferecendo sempre, um dia ele vai aceitar.
    Eu fui à terapeuta da fala, e o que ela me acenselhou foi a começar pela comida e só depois dar a sopa, não fez milagres mas ficou muito mais facil faze-lo comer os solidos.
    Boa sorte




    Madrinha querida Caty80
    Madrilhada fofucha Julit

    Comentar


    • #3
      Ola!

      Ekia, pelo que tenho lido esse é um problema comum nos dias de hoje. Habituamo-nso a que os bebes so comem pures e temos imenso medo que eles se engasguem, logo atrasamos a idade dar lhes dar comida "a serio". Na nossa geraçao qualquer bebecas de meses ja comia pao ou bolachas e mesmo os "esmagados" muitas vezes eram de garfo com uma textura bem menos fina. Se nao aprendem a comer em bocadinhos cedo, cada vez é mais complicado porque como se engasgam (faz parte da aprendizagem) e ja sao mais velhinhos assustam-se e recusam a comida. Depois como teu filho esta naquela idade em que todos comem pior nao ajuda nada... Sera agora uma questao de paciencia, de ires oferecendo, nao comida especial mas da tua comida. Todos na mesa e o mesmo para todos. Arranja-lhe faca e garfo (o IKEA tens uns de plastico porreiros coloridos e nada caros) e so lhe parates ou esmagues se eele pedir. senao pois qu ese amanhe. Se quiser comer com as maos deixa, se quiser usar os talheres tambem. Sem pressoes ne dramas. Todos começam a comer uma dia

      Para menso desespero eu aconselho-te a leres o livro "Mi nino no me come" do pediatra Carlos Gonzalez. Ele tem uma visao muito particular sobre esta problematica e vale mesmo a pena ler.

      Beijinhos

      RUte

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Pelo menos não sou a unica....

        O meu filho tem 3 anos e meio e não come nada solido para além de pao e bolachas... e o pao curiosamente come como disseram, tira bocadinhos que faz bolinhas e depois vai metendo na boca.... é impressionante, de resto, tb como disseram nem gelados.
        Bolachas só mesmo as maria e do panda....

        Eu tb já não sei o que fazer mais, já tentei de tudo, mas o rapaz só me come fruta passada, sopa passada, iogurtes .... papa.... enfim... é uma tristeza... O mais engraçado é que ele quando era mais pequenino já comeu carninha, massinha, arroz e depois deixou lentamente de comer até hoje....

        Tenho um bebe com 6 meses... e esse vai comer cedo, quer queira quer não... não vou voltar a facilitar...

        Dicas para lidar com estas pestes precisam-se ... lol

        Susana

        Comentar


        • #5
          A minha filha nunca quis comer comida esmagada. Na altura recomendada pela pediatra, lá pelos 10 meses, tentei passar menos a sopa, dar comida esmagada, e ela cospia tudo. Desisti desta técnica e passei a dar-lhe comida inteira e ela lá se amanhou. Ainda come a maior parte da sopa passada mas do resto sempre lhe pus à frente um prato como o nosso e come o que quer. Eu fazia como já sugeriram: punha sempre um prato com garfo e faca à frente, com a comida igual à nossa, e ele que comesse o que quisesse. A minha filha provou e cuspiu tomate umas 10 vezes até ao dia em que desatou a comer e agora adora.
          2 filhotes lindos

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X