Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

rejeitar a sopa - Conselhos!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • rejeitar a sopa - Conselhos!!

    Olá!

    Gostaria de colocar a seguinte questão. O meu bebé fez 4 meses e a médica aconselhou começar primeiro pela sopa em vez da papa. Da primeira vez até correu bem, comeu 6 ou 7 colherzinhas, da segunda vez já torceu o nariz e só comeu 5 e da terceira vez foi um berreiro total e não comeu nada. Já experimentei dar outro tipo de sopa mas ele continua a rejeitar. Conhecem alguma estratégia que resulte?
    Você nasce sem pedir e morre sem querer...Aproveite o intervalo!





  • #2
    RE:

    Estou numa situação muito identica à tua...:? Vamos ver os que as mamas mais experientes nos aconselham.

    Comentar


    • #3
      RE:

      Se calhar sai a mim... eu não gosto mto de sopa e em bebé foi um martírio
      Mas vamos ver se alguém nos ajuda
      Você nasce sem pedir e morre sem querer...Aproveite o intervalo!




      Comentar


      • #4
        RE:

        Tenta colocar batata doce. Com o meu 2º filhote foi assim que começou a comer a sopa. Estava a ser mesmo difícil, um verdadeiro tormento para ele e para mim. A introdução da batata doce fez milagres!!

        Boa sorte e muita paciência...

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olha camarada-mãe-que-está-a-introduzir-sopas LOL,

          Eu tenho o mesmo drama... mas com o meu bebé descobri os seguintes truques:
          1º Se a sopa estiver à temperatura ambiente e for bem espessa (mais como puré e não como sopa) ele come melhor. Eu própria experimentei a sopa fria e quente, tendo chegado à conclusão que fria (à temperatura ambiente não é FRIIIIA FRIIIA ) tem um sabor menos intenso.

          2º Aceita melhor os legumes doces (abóbora, como disse a "supereira" batata doce).

          3º Quando ele começa a torcer o nariz, à 4ª ou 5ª colher de sopa, dou-lhe 2 ou 3 de fruta... ele anima e volta a abrir a boca para a sopa

          Mas lá está... isto resulta com o meu, não sei se resultará com o teu...

          O meu pediatra aconselhou primeiro as papas, para ele se habituar à colher (porque estas eles aceitam bem) e só depois começar a sopa! Outra coisa que ele aconselha e que é muito importante... para eles se mentalizarem que têm que comer a sopa, nada de dar leitinho logo a seguir a uma birra de recusa de sopa. Como ele mesmo diz: se a criança não quer comer sopa... está no seu direito! Mas tem que perceber que é a única coisa que há para comer naquela refeição! Como eles não têm plena noção do tempo, podemos deixar passar só 1h00 até à refeição de leite e assim eles não chegam a ter fome, mas ficam com a noção que não adianta fazer birra porque não se substitui a sopa por leite.

          Vem cá contar a evolução

          Espero ter ajudado. Beijinhos!
          Carla Lopes


          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá!

            Cada pediatra sua sentença... o meu aconselha 1º as sopas pk diz que a papa como é doce eles gostam sempre. Quando foi da minha filha (já tem 3 anos) lembro-me de ter ficado muito desiludida, pk como ela adorava mamar e estava sempre pronta para tal, pensei que também ia adorar comer , mas só depois de muita insistência e ao fim de alguns dias é que a coisa foi e tb usava esses " truques" da sopa mais espessa e da fruta pelo meio...

            boa sorte


            Comentar


            • #7
              RE:

              pois...vamos ver cm corre amanhã. A sopa é tipo purezinho e dou-lhe morninha... mas o safado apesar de ter comido bem da 1ª vez hj mandou-me a mim comer
              Você nasce sem pedir e morre sem querer...Aproveite o intervalo!




              Comentar


              • #8
                RE:

                hello

                eu estou na mesma.

                com as diferenças que o meu maroto só vai comendo se estiver quentinha, isso é como o leitinho, tem de estar quentinho. Assim que começa a arrefecer ele começa a pô-la fora. eu aqueço e ele come mais um bocadinho. Mas tem de estar cremosa, sem estar em liquida e sem estar papa, se estiver liquida uma hora depois esta a berrar de fome e se estiver gorssa manda-se comer a mim... Além disso detesta a sopa doce... tentei fazer com maça e batata doce, mas ele detestou até lhe dava vomitos... a sopa que ele comeu melhor foi a de nabiças... sai á mae, tb é a minha sopa preferida... Agora a de alho francês detesta.

                Bem tem sido dificil introduzir a sopa.... até já pensei em tentar com carne apesar de ainda ser cedo....
                ah outra coisa é que é impensavel dar-lhe sem ser ao colo ele vira-se para todos os lados e nem consigo aproximar a colher!
                :? :? :? :? :? :? :? :? :?
                [hr]

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  bom dia
                  mamãs
                  O meu filho foi um verdadeiro castigo para começar a comer sopas.

                  Aconselharam-me aqui a fazer a sopa sempre com uma fruta doce.
                  Fazia sopa com legumes variados e uma maça ou pêra, tudo passado.

                  boa sorte

                  bjs
                  Claudia

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Olá mamãs, isto da sopa é complicado a pedi da minha disse pra por um cadinho do leite dela quando foi pra iniciar a sopa caso ela rejeitasse (só o pó pq a sopa ja tem água) e assim alem de ficar mais cremosa fica também a saber umc adinho do leitinho e eles gostam sempre mais e não custa nada tentar...
                    A minha é uma maravilha pra comer seja que sopa for, com as coisas doces é que ja torce o nariz (papa, fruta, etc) mas uma vez experimentei o leitinho na sopa so pra diferenciar das outras vezes e ela adorou e chorou por mais lol. Pus apenas uma medida da lata...
                    Jokitas e espero ter ajudado.


                    Minhas vendas no Forum:

                    ROUPINHA PRO MENINO E PRA MENINA


                    PROS MAIS CRESCIDOS

                    Há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes, apesar dos nossos próprios problemas.
                    Se te queres sentir rico, conta todas as coisas que tens que o dinheiro não pode comprar.
                    “Pior do que você querer fazer e não poder, é você poder fazer e não querer.”

                    Pedras no caminho? Coleciono todas...
                    Um dia construirei meu castelo!!!!

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá a todas!

                      Então é assim... hj o grande safado comeu a sopa toda mas...sim, pq há sempre um mas comeu-a no biberão com a tetina da papa. Ou seja, provavelmente o problema é a colher. Amanhã tento com a colher e depois logo vejo e conto cm foi. E obrigado pelos conselhos, é sempre bom conhecer alguns truques
                      Você nasce sem pedir e morre sem querer...Aproveite o intervalo!




                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        ...eu pessoalmente acho que 4 meses é muito cedo para começar a variar a alimentação... tenho de reconhecer que o bebé tem razão em não querer ainda nada que não seja leitinho! No entanto, se é mesmo necessário fazer essa variação, então deve ser ao ritmo e à medida da aceitação de cada bebé... acho uma brutalidade deixar um bebé com fome, só porque ele não aceita a sopa! Mais tarde ou mais cedo, eles vão ter curiosidade por outros alimentos (as crianças têm o comportamneto adaptativo inato da imitação, e tendem a imitar o que vêm fazer). Não me parece que um bebé de 4 meses consiga perceber a mensagem "agora é a hora da sopa...ou então nada!"...mas é só o meu ponto de vista!

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por ycleo
                          ...eu pessoalmente acho que 4 meses é muito cedo para começar a variar a alimentação... tenho de reconhecer que o bebé tem razão em não querer ainda nada que não seja leitinho! No entanto, se é mesmo necessário fazer essa variação, então deve ser ao ritmo e à medida da aceitação de cada bebé... acho uma brutalidade deixar um bebé com fome, só porque ele não aceita a sopa! Mais tarde ou mais cedo, eles vão ter curiosidade por outros alimentos (as crianças têm o comportamneto adaptativo inato da imitação, e tendem a imitar o que vêm fazer). Não me parece que um bebé de 4 meses consiga perceber a mensagem "agora é a hora da sopa...ou então nada!"...mas é só o meu ponto de vista!
                          Percebo o ponto de vista, mas uma coisa que eles percebem desde que nascem (como diz o meu pediatra, ele só tem 4 meses, mas os seus genes têm 4 milhões de anos de existência) é que há comportamentos que "rendem"! Ou seja... chorar que nem um doido dá direito a colo... dá direito a dormir na cama dos pais... etc. Neste caso, assim que sente o sabor da sopa (que ele reconhece perfeitamente) não queremos que ele perceba que chorar que nem um doido dá direito a leite, senão vai usar isso sempre e nunca vai dar uma "chance" à sopa! O meu quando começou a perceber que não ia comer mais nada, deu-se ao trabalho de saborear a sopa e acho que chegou à conclusão que não era assim tão má... embora tente sempre que eu desista e troque aquilo por outra coisa mais doce

                          Quanto à idade, o meu pediatra também disse, quando aconselhou as sopas "Vamos ver se ele está preparado para crescer!" há bebés que aceitam bem a colher, outros não... não vamos fazer com que a odeiem, vamos oferece-la e ver como reagem! Mas também não podemos desistir nos primeiros dias... há que ter alguma paciência e analisar o comportamento do bebé!
                          Carla Lopes


                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Como é obvio nunca deixei o bebé a morrer à fome só pq não quis a sopa, aliás, um dos conselhos da médica para os 1ºs dias da sopa foi completar a refeição com o leite por isso fominha ele nunca passou...
                            Você nasce sem pedir e morre sem querer...Aproveite o intervalo!




                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por carlaslopes
                              Inserido Inicialmente por ycleo
                              ...eu pessoalmente acho que 4 meses é muito cedo para começar a variar a alimentação... tenho de reconhecer que o bebé tem razão em não querer ainda nada que não seja leitinho! No entanto, se é mesmo necessário fazer essa variação, então deve ser ao ritmo e à medida da aceitação de cada bebé... acho uma brutalidade deixar um bebé com fome, só porque ele não aceita a sopa! Mais tarde ou mais cedo, eles vão ter curiosidade por outros alimentos (as crianças têm o comportamneto adaptativo inato da imitação, e tendem a imitar o que vêm fazer). Não me parece que um bebé de 4 meses consiga perceber a mensagem "agora é a hora da sopa...ou então nada!"...mas é só o meu ponto de vista!
                              Percebo o ponto de vista, mas uma coisa que eles percebem desde que nascem (como diz o meu pediatra, ele só tem 4 meses, mas os seus genes têm 4 milhões de anos de existência) é que há comportamentos que "rendem"! Ou seja... chorar que nem um doido dá direito a colo... dá direito a dormir na cama dos pais... etc. Neste caso, assim que sente o sabor da sopa (que ele reconhece perfeitamente) não queremos que ele perceba que chorar que nem um doido dá direito a leite, senão vai usar isso sempre e nunca vai dar uma "chance" à sopa! O meu quando começou a perceber que não ia comer mais nada, deu-se ao trabalho de saborear a sopa e acho que chegou à conclusão que não era assim tão má... embora tente sempre que eu desista e troque aquilo por outra coisa mais doce

                              Quanto à idade, o meu pediatra também disse, quando aconselhou as sopas "Vamos ver se ele está preparado para crescer!" há bebés que aceitam bem a colher, outros não... não vamos fazer com que a odeiem, vamos oferece-la e ver como reagem! Mas também não podemos desistir nos primeiros dias... há que ter alguma paciência e analisar o comportamento do bebé!

                              Não tenho a mesma experiencia, e fiz as coisas diferentes com os meus dois filhos.
                              1º filho: sedi ao pediatra e introduzi a sopa aos 4 meses, sem complementar com leite, tal como descreveste. Resultado? Sempre odiou comer, ainda odeia, é um pesadelo de cada vez que nos sentamos à mesa.
                              2ª filha: disse ao pediatra que não cponcordava nada com aquilo, e passei a fazer as coisas ao ritmo da bebé. Só introduzi a diversivicação alimentar aos 6 meses, começou por aceitar, mas passados 2 dias mandou-me comer a mim. Interrompi durante 2 semanas (sugestão do proprio médico), voltei a apresentar, aceitou melhor, mas só comia algumas colheres...a segui, mamava à vontade! Hoje, com 13 meses, come sopa, fruta, iogurtes, bolachas, pão e o que mais ouver em frente dela, sem qualquer tipo de problema. Foi ela que, pouco a pouco, foi comendo mais sopa, até que chegou ao dia em que não tinha fome para mamar a seguir.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X