Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Duvida na sopa

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Duvida na sopa

    Ola a todas

    A minha filha tem 4 meses e meio e ha cerca de uma semana que já lhe dou uma vez por dia uma refeição de papa.

    Para a semana já lhe devo introduzir a sopa.

    As primeiras sopas devem ter que ingredientes?

    E a fruta posso dar a seguir a papa nao posso?



    beijinhos

  • #2
    RE: Duvida na sopa

    O pediatra é que tem que te dar essas indicações.

    Mas o meu filho começou por comer : cenoura com maça e abóbora com pêra. Depois, partindo destas 2 bases fui acrescentado legumes.

    Dou sempre fruta a seguir à sopa.

    Sócia n.º 51

    Comentar


    • #3
      RE: Duvida na sopa

      Obrigada

      Eu sei que o pediatra dá essas indicações, mas eu vivo no estrangeiro e aqui inicia.se mais tarde a papa e a sopa.

      E tenho qe ligar ao pediatra de Portugal mas estava a recolher informações.

      Desculpa a ignorância mas é sopa só de abobora é isso? e dp das a fruta a seguir?




      Comentar


      • #4
        RE: Duvida na sopa

        Olá Kaky,



        O sistema mais usual é começar com um legume, depois vai-se acrescentando mais, num intervalo de 2 dias a 1 semana (conforme a "frescura" do pediatra), para detectar eventuais alergias, que são raras, diga-se. Os primeiros legumes são: abóbora, cenoura, batata. Há mais, mas costuma-se começar com estes. Depois da introdução destes vais introduzindo os outros e os de cor verde. Por ex., base laranja (abóbora+cenoura) com agrião, base branca (batata+nabo+cebola) com brócolos, etc. A sopa deverá combinar alimentos que prendem com alimentos que não prendem o intestino. Por ex., cenoura prende, combina-se com abóbora que não prende, batata doce prende, combina-se com alho francês ou batata...



        Só por curiosidade, na minha 1ª filha segui o plano alimentar dado pela pediatra com todo o rigor, no 2º filho segui mais ou menos, na 3ª filha, não segui nada e misturei logo vários legumes... e os 3 tiveram uma aceitação muito boa aos sólidos.



        Não sei se foi o esclarecimento que procuravas, se quiseres a lista toda dos 1ºs legumes diz que eu ponho aqui.



        Bjs
        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

        Comentar


        • #5
          RE: Duvida na sopa

          Obrigada Maria

          Sabes como tu disses-te no 1ºfilho é td mt diferente, obvio que nos outros já estamos mt mais a vontade...agora no 3 melhor ainda

          Eu tenho imensas duvidas e a viver fora pior, porque introduxme so a papa aos 5 meses e so algum tempo depois a papa.

          Eu esta semana já vou começar na sopa e parar a papa que comecei ha 5 dias.

          Se puderes entao por para mim essa listinha ficava bem agradecida, pois nada melhor do que uma mama de 3 para me ajudar



          Obrigada mais uma vez.



          Ah e introduzo uma refeiçao certo?

          Comentar


          • #6
            RE: Duvida na sopa

            Olá,



            Esta é a lista que a pediatra dos meus filhos me deu:



            Abóbora

            Alho francês

            Batata

            Alface

            Batata doce

            Agrião

            Cenoura

            Nabiça

            Nabo

            Feijão verde

            Xuxu

            Brócolos



            Eu acho que, quando se começa aos 4M, na 1ª semana é a sopa e na 2ª semana a papa, mas não tenho a certeza, com os meus filhos foi perto dos 6M que introduzi sólidos. Mas foi logo a sopa e a papa simultaneamente.



            Bjs
            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

            Comentar


            • #7
              RE: Duvida na sopa

              Eu comecei só com sopa de abóbora, cenoura e batata e pêra de sobremesa. A papa foi no mês seguinte porque a piolha precisava da engorda

              Se fosse hoje, não introduzia logo a cenoura. Ela adorou a sopa mas ficou muito presa. O truque para mim foi fazer sopa com batata doce que tem mais vitaminas e torna a sopa bem mais doce. Modéstia à parte, ela adora as minhas sopas Até salta na cadeira quando me vê de prato na mão. Agora já não recorro ao truque da doçura e ela gosta muito de sopa de feijão verde, de alho francês ou de bróculos. Basicamente, gosta de tudo...
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                RE: Duvida na sopa

                obrigada voces sao mm uma ajuda.

                Eu no caso que ja introduzi a uma semana a papa, quando começar com a sopa, paro a papa certo?

                Comentar


                • #9
                  RE: Duvida na sopa

                  Kaky Neves (23-11-2009)obrigada voces sao mm uma ajuda.



                  Eu no caso que ja introduzi a uma semana a papa, quando começar com a sopa, paro a papa certo?


                  Num bebé com 4 meses, o meu médico só recomenda uma refeição de sólidos. Aos 5 meses são 2 refeições e para a minha piolha aos 6 meses são 3 refeições (2 sopas, uma de carne e uma de legumes e papa)

                  Isto sempre acompanhado com muita maminha à discrição.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Duvida na sopa

                    Maria Verde (21-11-2009)Olá Kaky,



                    O sistema mais usual é começar com um legume, depois vai-se acrescentando mais, num intervalo de 2 dias a 1 semana (conforme a "frescura" do pediatra), para detectar eventuais alergias, que são raras, diga-se. Os primeiros legumes são: abóbora, cenoura, batata. Há mais, mas costuma-se começar com estes. Depois da introdução destes vais introduzindo os outros e os de cor verde. Por ex., base laranja (abóbora+cenoura) com agrião, base branca (batata+nabo+cebola) com brócolos, etc. A sopa deverá combinar alimentos que prendem com alimentos que não prendem o intestino. Por ex., cenoura prende, combina-se com abóbora que não prende, batata doce prende, combina-se com alho francês ou batata...



                    Só por curiosidade, na minha 1ª filha segui o plano alimentar dado pela pediatra com todo o rigor, no 2º filho segui mais ou menos, na 3ª filha, não segui nada e misturei logo vários legumes... e os 3 tiveram uma aceitação muito boa aos sólidos.



                    Não sei se foi o esclarecimento que procuravas, se quiseres a lista toda dos 1ºs legumes diz que eu ponho aqui.



                    Bjs


                    Meninas, gostaria de mais opiniões do mesmo género da Maria Verde, ou seja, os legumes que prendem o intestino e os que o soltam.

                    O meu pipoquinha tem quase 5 mesinhos, começou com a 1ª sopinha e não correu muito bem. A base foi uma cenoura, uma batata e uma cebola. Fez caretas e chorou até mais não. Como ficou doente, não comeu mais. Agora está melhor, voltei a dar-lhe a 1ª sopa, desta vez fiz com batata doce. Já aceitou melhor, mas ainda assim fez muitas caretas** e ficou com alguma prisão de ventre.

                    Agora a próxima sopinha que ingrediente acrescento? E a 4ª sopinha?



                    **para a próxima só lhe coloco meia cebola.
                    Inicio dos Treinos Jan/11- ciclos (19-32dias)-Fim dos Treinos Jan/12
                    3 Gravidezes Bioquimicas:
                    Set/11: Pos.27ºdc - 1ºBeta= 95,6; 2ºBeta=22,89. Ab. espontâneo sem intervenções ao 37ºdc.
                    Dez/11: Pos.26ºdc - 1ºBeta=204,8; 2ºBeta=332,2; 3ºBeta=225,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 40ºdc.
                    Jan/12: Pos.30ºdc - 1ºBeta=126,4; 2ºBeta=315,8. Ab.espontâneo sem intervenções ao 35ºdc 3ºBeta=315,9; 4º Beta=457,4; 5ºBeta=232; 6ºBeta=59,5; 7ºBeta=1,11 (ectópica?)

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Duvida na sopa

                      rosa choque (29-11-2009)
                      Maria Verde (21-11-2009)Olá Kaky,







                      O sistema mais usual é começar com um legume, depois vai-se acrescentando mais, num intervalo de 2 dias a 1 semana (conforme a "frescura" do pediatra), para detectar eventuais alergias, que são raras, diga-se. Os primeiros legumes são: abóbora, cenoura, batata. Há mais, mas costuma-se começar com estes. Depois da introdução destes vais introduzindo os outros e os de cor verde. Por ex., base laranja (abóbora+cenoura) com agrião, base branca (batata+nabo+cebola) com brócolos, etc. A sopa deverá combinar alimentos que prendem com alimentos que não prendem o intestino. Por ex., cenoura prende, combina-se com abóbora que não prende, batata doce prende, combina-se com alho francês ou batata...







                      Só por curiosidade, na minha 1ª filha segui o plano alimentar dado pela pediatra com todo o rigor, no 2º filho segui mais ou menos, na 3ª filha, não segui nada e misturei logo vários legumes... e os 3 tiveram uma aceitação muito boa aos sólidos.







                      Não sei se foi o esclarecimento que procuravas, se quiseres a lista toda dos 1ºs legumes diz que eu ponho aqui.







                      Bjs






                      Meninas, gostaria de mais opiniões do mesmo género da Maria Verde, ou seja, os legumes que prendem o intestino e os que o soltam.



                      O meu pipoquinha tem quase 5 mesinhos, começou com a 1ª sopinha e não correu muito bem. A base foi uma cenoura, uma batata e uma cebola. Fez caretas e chorou até mais não. Como ficou doente, não comeu mais. Agora está melhor, voltei a dar-lhe a 1ª sopa, desta vez fiz com batata doce. Já aceitou melhor, mas ainda assim fez muitas caretas** e ficou com alguma prisão de ventre.



                      Agora a próxima sopinha que ingrediente acrescento? E a 4ª sopinha?







                      **para a próxima só lhe coloco meia cebola.


                      A cebola só introduzi depois de ela estar mais habituada às sopas docinhas. Com a minha filha foi por instinto e comecei com os legumes mais suaves: abóbora, courgete, alface (muito boa para soltar os intestinos mas sem o talo) bróculos, feijão verde (que ela adora, é como a mãe ), salsa, entretanto adicionei a cebola e o alho, e depois fui introduzindo os sabores mais fortes: alho francês, nabo (também é laxante) espinafres, agrião... Agora ando a introduzir couve flor, couve branca, grelos e vou passar ao tomate... basicamente vou aumentando a intensidade dos sabores. Há dias fiz uma verdadeira jardineira: batata, um nadinha de cenoura, cebola, alho, feijão verde e vitela. Modéstia à parte, ficou mesmo boa. Cheirava que era uma delícia e até eu comi o que sobrou (com sal adicionado, claro ).
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Duvida na sopa

                        adoro-vos

                        micaela eu ja lhe dei 5 vezes sopinha, mas ela anda presa tadinha.

                        Mas pensava que os "verdes" nao podia introduzir já, só mais para frente.

                        E falaram-me em alho frances e nabo, mas troci o nariz achei mt forte para já.

                        Ate agora fiz de cenoura batata e um nadinha e cebola, e dp tirei a cenoura e pus abobora.

                        Hoje não sei o que fazer....

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Duvida na sopa

                          Faz de alface que é um dos primeiros legumes a introduzir e também é laxante.
                          __________________________________________________ _____________________



                          Nasceu no dia 25/05/2009 às 17:15 com 3350kg e 51cm

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Duvida na sopa

                            Olá Kaky,



                            A tua filha mama ou toma leite de formula? É que se ela mamar, as papas e as sopas vão-se acrescentado (a quantidade dada) para que não mame menos. Se mamar menos pode ter esse efeito, ficar presa.



                            A papa que dás é sem gluten, certo? Se sim, será de milho ou arroz ou mistura das duas, estes cereais são quase não residuais nos intestinos (na fase pós-diarreias costuma-se dar exactamente por causa disto), sendo absorvidos quase na totalidade, e também o é a água/leite que vai com eles (por osmose), logo, as feses ficam mais duras e há obstipação. O arroz pior que o milho, portanto, tenta dar só milho. Aos 6M, já podes dar com gluten e a variedade já é maior. Eu costumo dar aos meus filhos uma papa infantil de trigo espelta, que é excelente na obstipação.



                            Faz-lhe uma sopa de abóbora com maçã, os 2 são muitos bons para "soltar" o intestino. E evita a cenoura e a batata doce.



                            Bjs
                            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Duvida na sopa

                              Obrigada

                              ela mama leite de formula sim

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X