Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Introdução dos sólidos...e muitas dúvidas :)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Introdução dos sólidos...e muitas dúvidas :)

    Olá mamãs e bebés,



    A minha piolhita tem 4 meses e meio e começámos a introduzir os sólidos. A pedi mandou começar com a papa mas eu achei que deveria começar com a sopa pois se ela se habitua ao docinho da papa depois a sopa manda-me comer a mim ... No centro saude tb aconselharam primeiro a sopa. Lá fizemos um puré de batata e cenoura só e um fiozinho de azeite. Primeira questão: não sei quais os primeiros ingredientes a introduzir, podem ajudar? Segunda questão: ela não estranhou a colher e até abre a boquita mas farta-se depressa, ao fim de 6 ou 7 colheres. Vai a sopa toda para o lixo; não sei que quantidade ela deve comer . E quanto tempo vai demorar até que comece a fazer uma refeiçao de sopa como deve ser? Tenho sempre que dar maminha a seguir lol... Terceira questão: qual a melhor posição para lhe dar a sopinha? No colo sentada ou semi-deitada no colo ou cadeira da papa/espreguiçadeira?



    Ajudem-me por favor, começo a trabalhar no fim do mês e queria deixa-la já habituadinha aos sólidos.

    Se puderem digam-me a lista dos ingredientes a introduzir nas sopas.



    Obrigado a todas e boas paparocas



    Socks



  • #2
    RE: Introdução dos sólidos...e muitas dúvidas

    socks (07-04-2010)Olá mamãs e bebés,







    A minha piolhita tem 4 meses e meio e começámos a introduzir os sólidos. A pedi mandou começar com a papa mas eu achei que deveria começar com a sopa pois se ela se habitua ao docinho da papa depois a sopa manda-me comer a mim ... No centro saude tb aconselharam primeiro a sopa. Lá fizemos um puré de batata e cenoura só e um fiozinho de azeite. Primeira questão: não sei quais os primeiros ingredientes a introduzir, podem ajudar? Segunda questão: ela não estranhou a colher e até abre a boquita mas farta-se depressa, ao fim de 6 ou 7 colheres. Vai a sopa toda para o lixo; não sei que quantidade ela deve comer . E quanto tempo vai demorar até que comece a fazer uma refeiçao de sopa como deve ser? Tenho sempre que dar maminha a seguir lol... Terceira questão: qual a melhor posição para lhe dar a sopinha? No colo sentada ou semi-deitada no colo ou cadeira da papa/espreguiçadeira?







    Ajudem-me por favor, começo a trabalhar no fim do mês e queria deixa-la já habituadinha aos sólidos.



    Se puderem digam-me a lista dos ingredientes a introduzir nas sopas.







    Obrigado a todas e boas paparocas







    Socks






    Eu também comecei com a sopa mas no centro de saúde deram-me uma lista. Podes ver o tópico que está na nutrição sobre as sopas em sticky, tem imensas dicas.

    No início a minha também só comia umas 2 colheres de sopa das nossas e não insistia porque não a queria forçar.

    De qualquer das formas deves sempre dar mama a seguir porque o leite, ainda mais o materno, deve ser sempre o alimento principal e o LM ajuda a absorver os nutrientes da sopinha.

    O tempo que ela vai demorar a comer sopa como deve ser depende, obviamente, mas no início a minha comeu logo uma pêra madurinha ralada inteira. Eles sabem bem o que gostam

    Ela sempre comeu na espreguiçadeira. Desde cedo que se habituou a saber que a cadeirinha é para comer e quando tem fome se vir a cadeira e o prato dela até espera calminha que a gente faça a comida dela.

    Os ingredientes podes ver no tal tópico mas posso dizer-te que introduzi a batata doce, a abóbora, alface, nabo, alho francês, cebola... há muita coisa que podes dar ao teu bebé. Não abuses é na cenoura, a minha filha ficou tão, tão presa dos intestinos!!
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      RE: Introdução dos sólidos...e muitas dúvidas

      Ola!



      Mas o que é uma refeiçao de sopa como ser, para ti?



      A resposta do pediatra do meu quando lhe perguntei sobre quantidades foi: "Mas voce quando se senta a mesa sabe sempre quanto é que vai comer?"



      Se abre a boca à colher assim novinha e até ja come varias colheres entao adaptou-se bem e agora é só ir vendo e ajustando ao apetite dela. Convem logo que possivel começares a varias para a nao enjoar os sabores e devagarinho ir metendo novos legumes, mantendo as sopas simples (3 ou 4 ingredientes) para o sabor nao ser sempre igual.



      Beijinhos



      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        RE: Introdução dos sólidos...e muitas dúvidas

        Oi

        eu também comecei agora a introduzir as sopas ao Pedro e ao principio ele só comeu 5 ou 6 colheres e depois tive de completar com o leite, da terceira vez já marchou uma concha de sopa e agora só fica satisfeito com duas conchas embora deixe ficar um bocadito. Comecei com a base cenoura mais batata e dois dias depois comecei a introduzir legumes à base e o fio de azeite no fim sem o cozer. Fiz de courgetes, de alface e hoje levou de abóbora com um bocadito de arroz, não te preocupes que a tua menina depressa se habitua à sopinha










        Comentar


        • #5
          Olá!!
          O meu Martim tb já iniciou os sólidos. A pediatra aconselhou a começar com a sopa. e Fez-me uma lista e mandou introduzir um legume mais a cada 3 dias.
          Abóbora
          Batata
          Cenoura
          Couve flor
          feijão verde
          nabo
          inhame
          batata doce
          courgete
          alho/cebola/alho francês
          brocolos
          beterraba

          Fruta -
          maçã
          pêra
          banana
          papaia - para desobstruir os intestinos


          Aos 4 meses
          sopa 1 x ao dia

          passados alguns dias introduzir a fruta e depois a sopa tb ao jantar

          aos 5 meses:
          sopa- 2xs ao dia + fruta
          papa sem glutén ao lanche

          Na sopa podem começar a inserir os legumes de folhas:
          Salsa, agrião. alface...



          O meu Martim já vai no feijão verde. Gosta da sopa, mas faz sp uma birrita pq quer mama. Hoje experimentei dar-lhe a sopa com uma colher que comprei na imaginariumm e não é que ele gostou? Comeu 2 conchas de sopinha na maior! lol (é uma colher doseadora).
          A fruta...ainda não vai muito à bola com ela. Tenho que ir tentando. Mas por enquanto dou primazia à maminha

          Comentar


          • #6
            Olá,

            É verdade que de pediatra para pediatra cada qual tem sua ideia sobre o começar com papa ou sopa. Com o primeiro filhote comecei pela sopa até evitei as papas que acabam por engordar se não se tem cuidado. No caso deste bébé comecei aos 4 meses os solidos e optei pela papa pelo motivo de o bébé bolsar excessivamente. Neste momento tem 5 meses e faço uma refeição de papa e outra de sopa. Na sopa a base que mandaram fazer seria de batata/cenoura/abóbora. Ele rejeitou. Substitui a batata por batata doce, e passou a come-la. Nos centros de saude tem uns folhetos com a sequncia de vegetais que deves ir introduzindo semana a semana. ^

            O meu bebe começou por sugar a colher e também acabava por se cansar. Utilizei o truque da chucha...uma colher de papa/sopa,chucha, outra colher, chucha de novo. Ao fim de algum tempo foi-se habituando e agora já decorre normalmente.

            Não dou leite após a refeição, seja papa ou sopa. Fi-lo com o mais velho e o resultado foi ganhar esse habito quando o pretendido era diminuir o leite, pois quando começam com os solidos apesar de continuarem a necessitar de leite a quantidade diminui.Dou um pouco de fruta passada: banana, maçã ou pêra. Ele adora.
            Mas penso que cada caso é um caso e sendo leite materno nunca é prejudicial. Eu opto por não dar para criar rotinas e hábitos, apenas por isso.

            A quantidade....é a que ele aceitar. Vai exprimentando e acabas por ter a noção de qual é a porção dele.

            A posição para alimentar, sinceramente acho que ao colo é muito complicado, pouco comodo e faz muita sujeira. Opto sempre pela espreguiçadeira.
            beijinho

            Comentar


            • #7
              Cada pediatra dá uns vegetais... eu tive uma pediatra no início de vida do Afonso, depois mudei e agora com a Inês as sopas serão diferentes das dele...
              De qualquer forma, a quantidade de início é 120ml, quer para sopa, quer para papoa, disse-me agora esta pediatra, porque a outra disse um pratinho de bebé... eu tinha 2 tamanhos, ele comia o maior, depois de se habituar!!

              Bjs,
              carmen


              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X