Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

    Olá a todas!!!



    Tenho uma bébé que vai fazer 8 meses dentro de dias, mamou em exclusivo até aos 6 meses. Desde Dezembro que tentoque ela coma papa e sopa e ela recusa sempre, come à força, até que chega a um ponto que puxa para vomitar e lá vem tudo cá para fora.



    Não sei o que fazer, comecei com papa cerelac, parecia gostar mas comia sempre a chorar a sopa idem, comecei a dar sopa já com carne a mando do pediatra e ela recusa na mesma. Já tentei a papa "Banana Boa Noite2 e ela não gosta, agora estou com a papa "Milfarim", já não chora tanto mas tenho dificuldade em dar na mesma.



    Ela encerra a boca de uma forma, que até para respirar pela boca é rápida a abrir e a fecha-la.



    Não gosta de biberões nem de chupeta....mas adora a mama!!!!



    Não me parece que esteja a perder peso, estava com 9515Kg aos 7 meses.



    HELPPPPP



    Ideias precisa-se



    Obrigada



    Suvieira

    Fim da Pilula: Julho de 2006; Problema: Ovários Micropoliquísticos; 28 de Setembro de 2008: o resultado foi...POSITIVO ; A Lara já nasceu... dia 01/06/2009



    Afilhadas: s&du e luferreira

  • #2
    RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

    Essa papa Boa noite banana é intragável... dei-a à minha filha e ela comeu porque come tudo, mas comeu contrariada e eu até quase que vomitava com o cheiro. Podes tentar papas bem mais agradáveis: a minha gosta muito das papas com frutas simples (papa de maçã, de pêra ou uma de maçã e aveia, que até cheira a canela).

    Quanto às sopas, eu no início tentava fazer a sopa bem docinha com abóbora e batata doce. Não uso cenoura porque ela fica presa.

    Será que dás a papa ou a sopa muito líquida? A minha filha ficava atrapalhada quando era muito líquida porque não se entendia a engolir. Tinha de ser tudo tipo argamassa

    Outra coisa que faço é passar a sopa de forma a ficar bem macia e grossa, tipo puré. Um truque que vi aqui no fórum é passar com o azeite, mas sem cozer. Fica super suave e cremosa.

    Eu tenho a sorte de ter uma princesa que come de tudo e ainda mama mas eu própria fui uma bebé dificil de comer. De qualquer das formas, no início nunca insistia com a comida e parava logo que ela torcia o nariz. E das primeiras vezes com comidas mais estranhas dava-as ao lanche quando ela está mais bem disposta e pronta para comer.

    E fruta, ela come?

    Só te posso desejar boa sorte e dizer-te que tenhas paciência. A tua bebé está óptima. A minha com 8 meses pesa 7 kg :P
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

      Olá,

      tenta juntar um pouco do teu leite e umas colheres de sopa a ver se ele se adapta melhor, experimenta mudar a consistência da sopa também.

      Comentar


      • #4
        RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

        olá

        eu tb estou c o mesmo problema.... Mama em exclusivo até aos 6 meses e 1 semana, a introdução das papas até nem correu mal, fazia não lácteas sem gluten com LM. Dps a sopa, a introdução tb n correu mal, as primeiras vezes lá ia comendo. A fruta, quando começou adorou a pêra crua, isso comia com vontade!

        Dps começou a saga dos dentes, uma constipação com direito a nariz entupido e tudo e regrediu imenso, até digo q foi abaixo do zero, pois agora mal me vê aproximar com o prato na mão cerra logo a boca, começa a fazer "mmmmm" e recusa tudo!!!! Já variei texturas, ingredientes, temperaturas, maneiras de dar, ponho pedaços no tabuleiro dela e brinca com eles mas n mete à boca....



        tb já n sei q mais fazer.....



        edit: actualmente pesa cerca de 8.500 kgs, é bem disposta, palra, brinca... n usa chupeta e tb n vai mto à baila c biberões...

        eu só penso é se ela n se habitua a comer e o leitinho acaba...

        Comentar


        • #5
          RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

          nanana (17-03-2010)e tb n vai mto à baila c biberões...


          Os meus filhos aos 9M aprenderam a beber por palhinha, também não sabem o que é biberão (nem eu) . Vai experimentando, quando menos esperas, aprende. E dá muito jeito.



          Experimenta dar a sopa misturada com a fruta. Com essa idade eu também não consegui grandes introduções de sólidos, dava só uma sopa ou uma papa e petiscos (tostas, bolachas, massa do nosso prato...) então, muitas vezes, fazia menus assim: abóbora, cenoura, brócolos, maçã, tudo cozido e punha farinha das papas (pouca). Como ficava muito doce, comiam. Era o 3 em 1.



          Se não queriam... amanhã é outro dia.



          bjs
          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

          Comentar


          • #6
            RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

            olá Maria, obrigada pelo comentario...



            Em relação aos líquidos, tenho-lhe posto sumos de frutas e até papa líquida no copinho mágico... como ela mete tudo a boca, podia ser q resultasse, mas qdo descobriu q dali saiam sabores conhecidos deixou de achar piada! vou experimentar palhinhas

            Sopas e papas... é continuar a tentar mesmo... já tinha feito isso da fruta e na a ltura resultou, vou tornar a fazer. tb vou dando bolacha maria e ela lá vai trincando, a comida do nosso prato tb lha passo para a mão e sempre que posso ponho-lhe pedacinhos de fruta e legumes no tabuleiro para ela ir brincando com eles.... A ver se por iniciativa própria os mete à boca...



            e em relação à maminha como é? qdo recusa sopa ou papa deve-se dar a seguir ou esperar? isto é um bocado complicado!!!

            Comentar


            • #7
              RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

              nanana (19-03-2010)olá Maria, obrigada pelo comentario...







              Em relação aos líquidos, tenho-lhe posto sumos de frutas e até papa líquida no copinho mágico... como ela mete tudo a boca, podia ser q resultasse, mas qdo descobriu q dali saiam sabores conhecidos deixou de achar piada! vou experimentar palhinhas



              Sopas e papas... é continuar a tentar mesmo... já tinha feito isso da fruta e na a ltura resultou, vou tornar a fazer. tb vou dando bolacha maria e ela lá vai trincando, a comida do nosso prato tb lha passo para a mão e sempre que posso ponho-lhe pedacinhos de fruta e legumes no tabuleiro para ela ir brincando com eles.... A ver se por iniciativa própria os mete à boca...







              e em relação à maminha como é? qdo recusa sopa ou papa deve-se dar a seguir ou esperar? isto é um bocado complicado!!!


              Dizem que a maminha não se deve dar logo a seguir para eles não perceberem que é uma recompensa por não comerem. Eu espero uns 30 minutos e dou
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                Há crianças que não aceitam bem a introdução dos sólidos.



                Vou arriscar algumas hipóteses:



                - Consistência da papa/sopa;

                - temperatura da papa/sopa;

                - fome - certifica-te de que no momento da refeição o bebé tem mesmo fome, se necessário "estica" um pouco mais o horário;

                - Não dar maminha imediatamente a seguir. Eu esperava pelo menos 45 minutos para que ele não ligasse uma coisa à outra, isto é, percebesse que podia rejeitar o prato porque a seguir tinha a recompensa... nada melhor que a maminha da mamã e eles sabem isso muito bem

                - Por último, fixa-te apenas numa papa, não varies o sabor para dar tempo ao bebé de se habituar a esse sabor. Cá em casa as Nutribén eram as eleitas e eu só dava um novo sabor, depois de acabar o pacote anterior.




                A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

                Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

                Comentar


                • #9
                  RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                  bem, eu tento sempre fazer esse compasso de espera...

                  entre lavar cara e mãos, trocar fralda, ver o passarinho na janela, passa meia horita e dou mama...



                  quanto a ter mesmo fome... fica birrenta e sem paciência!! assim é ainda mais dificil... mas hj vou tentar esticar mais a corda...

                  tentei dar sopa por volta das 12h e n quis, estou agora a dar de mamar...

                  a seguir vai dormir a sesta e vou tentar dar a papa por volta das 18h....

                  se fosse a dar peito daria logo q acordasse e ela aceitava.



                  tento dar a mesma papa sempre, a multifrutos da nutriben q el aceitou mto bem (qdo comia!), qdo mto vario para a primeira papa da nutriben tb ou entao faço papa de fruta, pêra, normalmente, se bem q ultimamente tenho oferecido frutas diferentes quase diariamente, pois deixou de comer a pera...



                  trabalho dificil, este!!!! era tao bem mais fácil só a mama, sempre pronta e sem problemas!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                    Não é nada complicado , cada bébé tem o seu ritmo e nota que até aos 12M tudo são aprendizagens para ela, em complemento ao LM. Não vale a pena preocupação por a bébé não aceitar (ainda) um plano alimentar mais diversificado, tem tempo.



                    Eu nunca fiz compasso de espera entre sopa e mama. Por vezes até dava antes da refeição, se estivesse por perto. E não foi por isso que comeram pior ou preteriram outros alimentos. Até à idade de 1A ou perto disso, não me parece que eles tenham essa capacidade de raciocínio calculado não-como-porque-tenho-mama-depois.

                    Não sei é fundamentar se o fiz porque fui fazendo tratamento estatístico do comportamento deles ou se li nalgum Brazelton. De qualquer modo, a intuição da mãe é peça-chave nestas situações, porque cada criança é única e tem as suas próprias prerrogativas (aos 2A então, acho que são uma imensa prerrogativa ambulante, mas isso é outra praia ).



                    Bjs
                    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                      Obrigada a todas pelos comentários!



                      Bem sei q cada um tem o seu ritmo e até estou mais ou menos relaxada acerca disto, embora um pouco preocupada....

                      Hoje estou prestes a tirar outra conclusão.... Ela recusa a alimentação que lhe é dada por outros! Ou seja... se lhe encosto alguma coisa á boca ela não quer... Mas se for da mão dela já experimenta! Tirei a prova dos 9 com bolacha maria que é algo que ela come sempre... Mal a encostei aos lábios dela, cerrou logo e "Mmmm".... passados uns minutos dei-lhe a mesma bolacha para a mão e foi logo para a boca!



                      Por isso acho q vou continuar a oferecer a sopa e a papa às horas supostas e continuar tb o que tenho feito... cortar pedacitos de comida e espalhar no tabuleiro da cadeira da papa para ela ir experimentando e mexendo.... Pode ser que um dia destes me surpreenda!

                      Ainda ontem com este método meteu à boca uva (descascada e sem caroço, claro!!!), melão, meloa e cenoura! E depois de meter a primeira vez à boca repetia!



                      Em relação à amamentação ainda estou um bocadinho confusa, confesso....

                      Se é suposto continuar a oferecer em regime livre.... Ora claro que prefere a mama à comida....

                      Tenho que arranjar uma estratégia qualquer que ela se dê bem, tipo dar de mamar e passada 1 hora comida ou um esquema do género... tenho que ir experimentando, n é?


                      Comentar


                      • #12
                        RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                        Maria Verde (20-03-2010)

                        Eu nunca fiz compasso de espera entre sopa e mama. Por vezes até dava antes da refeição, se estivesse por perto. E não foi por isso que comeram pior ou preteriram outros alimentos. Até à idade de 1A ou perto disso, não me parece que eles tenham essa capacidade de raciocínio calculado não-como-porque-tenho-mama-depois.

                        Não sei é fundamentar se o fiz porque fui fazendo tratamento estatístico do comportamento deles ou se li nalgum Brazelton. De qualquer modo, a intuição da mãe é peça-chave nestas situações, porque cada criança é única e tem as suas próprias prerrogativas (aos 2A então, acho que são uma imensa prerrogativa ambulante, mas isso é outra praia ).

                        Bjs


                        Estou contigo. Dei mama antes da sopa, depois da sopa, só faltou durante a sopa. Não acho que eles vejam a mama como recompensa. Simplesmente gostam mais.

                        A comida até ao ano de idade serve apenas para suprir a necessidade de ferro, proteínas e calorias (basicamente), por isso eles nem sequer precisam de comer muito. basta umas colheres (estas indicações estão no site da OMS, por exemplo só precisam de comer 1 colher (das pequenas) e meia de cenoura cozida, para ficaram com a vitamina A toda, a carne é necessária uma pequena quantidade, enfim...)



                        Hoje o meu filho quando está com fome, agarra-se a mim que nem uma lapa e puxa as camisolas a dizer que quer mama. E eu digo, tens fome? Vamos lá comer o almoço ou lanche e ele não se chateia nada. sabe que há horas para comer comida e muitas outras onde pode mamar à vontade.



                        Cada criança é uma criança mas aos 8 meses a quantidade de comida que tem que ingerir não é assim tanta. E como diz o Carlos González se tiverem fome, comem.


                        Comentar


                        • #13
                          RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                          nanana (20-03-2010)Em relação à amamentação ainda estou um bocadinho confusa, confesso....

                          Se é suposto continuar a oferecer em regime livre.... Ora claro que prefere a mama à comida....

                          Tenho que arranjar uma estratégia qualquer que ela se dê bem, tipo dar de mamar e passada 1 hora comida ou um esquema do género... tenho que ir experimentando, n é?


                          Em rigor, a introdução de sólidos faz-se em crescendo de quantidades e sempre depois de mamar. Porque entre os 6M e 1A o bébé vai comendo mais, os sólidos vão não só suprir necessidades acrescidas de nutrientes mas também vão preencher esse aumento de quantidade de alimento ingerida. Só que fazê-lo rigorosamente by the book nem sempre é viável.

                          O que eu fiz com a minha gente foi: cerca dos 6M introduzi almoço de sopa + fruta ou papa, perto dos 8M lanche, aos 10M almoço e jantar com sopa+2ºprato+fruta. A amamentação em regime livre existia fora destes horários e sempre com atenção que LM ingerido fosse = ou > a 500 ml ( 3 ou 4 boas mamadas min).

                          Agora, só para estragar o meu texto, é claro, que este esquema foi infinitas vezes furado, boicotado, improvisado, diminuido, etc. Basta, por exemplo, o bébé estar doente (mama mais e come menos), ou eu ter que me ausentar o dia inteiro (mama menos e come mais), ou o almoço estar atrasado (mama mais), etc.

                          Como o LM tem enzimas digestivas, podes dar em qualquer altura que não interfere com a restante alimentação.



                          Ainda em relação ao gostar pouco de comer sopa: durante algumas fases os meus filhos só aceitavam comer a sopa se eu deixasse que pusessem a mão dentro do prato, eu ia dando as colheradas e eles ora abriam e fechavam a mão saindo sopa por entre os dedos ora levavam a mão à boca como se tratasse de um garfo. O que é certo é que comiam.

                          Segundo a educadora de um deles, estes processos nojentos são importantes mais tarde, por exemplo, no à vontade com que lidam com as tintas e outros materias "que sujam" nas artes plásticas, ie, vai facilitar maior criatividade. Por mim, às refeições até podem fazer uma peruca com o esparguete.



                          Bjs
                          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                            Maria Verde (22-03-2010)
                            nanana (20-03-2010)Em relação à amamentação ainda estou um bocadinho confusa, confesso....

                            Se é suposto continuar a oferecer em regime livre.... Ora claro que prefere a mama à comida....

                            Tenho que arranjar uma estratégia qualquer que ela se dê bem, tipo dar de mamar e passada 1 hora comida ou um esquema do género... tenho que ir experimentando, n é?


                            Em rigor, a introdução de sólidos faz-se em crescendo de quantidades e sempre depois de mamar. Porque entre os 6M e 1A o bébé vai comendo mais, os sólidos vão não só suprir necessidades acrescidas de nutrientes mas também vão preencher esse aumento de quantidade de alimento ingerida. Só que fazê-lo rigorosamente by the book nem sempre é viável.

                            O que eu fiz com a minha gente foi: cerca dos 6M introduzi almoço de sopa + fruta ou papa, perto dos 8M lanche, aos 10M almoço e jantar com sopa+2ºprato+fruta. A amamentação em regime livre existia fora destes horários e sempre com atenção que LM ingerido fosse = ou > a 500 ml ( 3 ou 4 boas mamadas min).

                            Agora, só para estragar o meu texto, é claro, que este esquema foi infinitas vezes furado, boicotado, improvisado, diminuido, etc. Basta, por exemplo, o bébé estar doente (mama mais e come menos), ou eu ter que me ausentar o dia inteiro (mama menos e come mais), ou o almoço estar atrasado (mama mais), etc.

                            Como o LM tem enzimas digestivas, podes dar em qualquer altura que não interfere com a restante alimentação.

                            Ainda em relação ao gostar pouco de comer sopa: durante algumas fases os meus filhos só aceitavam comer a sopa se eu deixasse que pusessem a mão dentro do prato, eu ia dando as colheradas e eles ora abriam e fechavam a mão saindo sopa por entre os dedos ora levavam a mão à boca como se tratasse de um garfo. O que é certo é que comiam.

                            Segundo a educadora de um deles, estes processos nojentos são importantes mais tarde, por exemplo, no à vontade com que lidam com as tintas e outros materias "que sujam" nas artes plásticas, ie, vai facilitar maior criatividade. Por mim, às refeições até podem fazer uma peruca com o esparguete.

                            Bjs


                            Maria, obrigada pelos esclarecimentos gosto de te ler sobre estes assuntos!

                            E já agora, duplos parabéns, li no tópico da RitaSP!



                            Pois, tb já reparei nuns hábitos assim estranhos desta Tem comido quase tudo o que lhe ponho na mão e ontem até consegui que comesse uma colher de comida! fiz uma papa um bocado estranha, mas lá comeu: Batata e cenouras cozidas, banana e um bocadinho de bolacha maria, tudo migado. Mexia, brincava, dedos à boca e chupava-os como se o que estava a comer fosse bom :blergh: Tb n deve ir mto à baila com coisas líquidas, prefere coisas palpáveis. A certa altura pega na taça e começa a lambê-la e a metê-la à boca!!!!

                            Quer independência mto cedo, estou a ver !



                            A amamentação, olha, continuo como sempre fiz até hj! Sempre que lhe apetecer dou e perto das horas "convencionais" de comer sento-a e ponho comida à frente e ela que faça o que quizer!


                            Comentar


                            • #15
                              RE: Bébé com 11 meses continua a recusar toda a alimentação

                              nanana (23-03-2010)
                              Maria Verde (22-03-2010)
                              nanana (20-03-2010)Em relação à amamentação ainda estou um bocadinho confusa, confesso....



                              Se é suposto continuar a oferecer em regime livre.... Ora claro que prefere a mama à comida....



                              Tenho que arranjar uma estratégia qualquer que ela se dê bem, tipo dar de mamar e passada 1 hora comida ou um esquema do género... tenho que ir experimentando, n é?






                              Em rigor, a introdução de sólidos faz-se em crescendo de quantidades e sempre depois de mamar. Porque entre os 6M e 1A o bébé vai comendo mais, os sólidos vão não só suprir necessidades acrescidas de nutrientes mas também vão preencher esse aumento de quantidade de alimento ingerida. Só que fazê-lo rigorosamente by the book nem sempre é viável.



                              O que eu fiz com a minha gente foi: cerca dos 6M introduzi almoço de sopa + fruta ou papa, perto dos 8M lanche, aos 10M almoço e jantar com sopa+2ºprato+fruta. A amamentação em regime livre existia fora destes horários e sempre com atenção que LM ingerido fosse = ou > a 500 ml ( 3 ou 4 boas mamadas min).



                              Agora, só para estragar o meu texto, é claro, que este esquema foi infinitas vezes furado, boicotado, improvisado, diminuido, etc. Basta, por exemplo, o bébé estar doente (mama mais e come menos), ou eu ter que me ausentar o dia inteiro (mama menos e come mais), ou o almoço estar atrasado (mama mais), etc.



                              Como o LM tem enzimas digestivas, podes dar em qualquer altura que não interfere com a restante alimentação.



                              Ainda em relação ao gostar pouco de comer sopa: durante algumas fases os meus filhos só aceitavam comer a sopa se eu deixasse que pusessem a mão dentro do prato, eu ia dando as colheradas e eles ora abriam e fechavam a mão saindo sopa por entre os dedos ora levavam a mão à boca como se tratasse de um garfo. O que é certo é que comiam.



                              Segundo a educadora de um deles, estes processos nojentos são importantes mais tarde, por exemplo, no à vontade com que lidam com as tintas e outros materias "que sujam" nas artes plásticas, ie, vai facilitar maior criatividade. Por mim, às refeições até podem fazer uma peruca com o esparguete.



                              Bjs








                              Maria, obrigada pelos esclarecimentos gosto de te ler sobre estes assuntos!



                              E já agora, duplos parabéns, li no tópico da RitaSP!







                              Pois, tb já reparei nuns hábitos assim estranhos desta Tem comido quase tudo o que lhe ponho na mão e ontem até consegui que comesse uma colher de comida! fiz uma papa um bocado estranha, mas lá comeu: Batata e cenouras cozidas, banana e um bocadinho de bolacha maria, tudo migado. Mexia, brincava, dedos à boca e chupava-os como se o que estava a comer fosse bom :blergh: Tb n deve ir mto à baila com coisas líquidas, prefere coisas palpáveis. A certa altura pega na taça e começa a lambê-la e a metê-la à boca!!!!



                              Quer independência mto cedo, estou a ver !







                              A amamentação, olha, continuo como sempre fiz até hj! Sempre que lhe apetecer dou e perto das horas "convencionais" de comer sento-a e ponho comida à frente e ela que faça o que quizer!






                              A minha também gosta pouco de sopa líquida. Prefere tipo puré mesmo, daquele que não pinga da colher. Depois fica com sede mas mama ou bebe água ou chá.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X