Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Puré de peixe, açorda, farinha de pau...help!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Puré de peixe, açorda, farinha de pau...help!

    O meu menino tem 6 meses e já está a comer sopa com carne ao almoço. Agora o pediatra mandou introduzir peixe ao jantar... A frase dele foi: "Fazer-lhe um puré de peixe, ou uma açorda...uma farinha de pau"



    Agora as perguntas:



    -Como se faz puré de peixe? É cozer a batata com o peixe e passar? Só isso?

    -Como se faz açorda?????

    -O que é farinha de pau???????



    Como veem sou uma cozinheira de primeira!!!!! Heeeeeeelp!!!:w00t:

  • #2
    RE: Puré de peixe, açorda, farinha de pau...help!

    vou-te dar uma espécie de receita:



    cebola cortada às rodelas e azeite: deixas estar um bocadinho sem nunca mas nunca deixar a cebola fritar (ficar castanha). DEpois juntas o peixe cru (pescada por exemplo, podes usar um medalhão que assim depois no fim não tens de tirar as espinhas) e deixas cozinhar um pouco. Depois juntas legumes cortados aos bocadinhos, o que quiseres: batata, cenoura, abóbora, feijão verde, courgette...deixas um pouco assim, mas depois junta um pouco de água sem cobrir os legumes para não ficar muito aguado...deixas cozer os legumes e trituras. Quando ele for maior, podes triturar primeiro a cebola com um pimento vermelho a que primeiro tiras as sementes e fazes o refogado com este triturado e azeite, mas depois não ponhas tantos legumes, sugiro batata cenoura e feijão verde ou ervilhas. Fica óptimo.



    Agora uma nota: quanto a pediatras, cada cabeça sua sentença. O meu só aconselhou o peixe aos 9/10 meses pelo seu potencial alergénico. A minha filha nesses dois meses em que comeu peixe antes do ano fez muitas assaduras e severas...desde o ano de idade mais ou menos qeu deixou de fazer e era sempre que comia peixe...a decisão é sempre tu e não do pediatra, mas se quizeres adiar o peixe, podes sempre variar entre carne de frango, perú, borrego, vaca...e ele não passa fome de certeza. Um beijinho

    Comentar


    • #3
      RE: Puré de peixe, açorda, farinha de pau...help!

      Ola!



      Podes fazer uma sopa (creme de legumes) com peixe.

      Podes fazer um leve refogado (com cebola ou com alho frances), legumes e o peixe. Se depois de passado juntas miolo de pao tens um açorda!

      O mesmo refogado, mas engrossado com farinha de mandioca (farinha de pau). Esta farinha leva apena slaguns minutos a cozer mas tem tendencia para fazer grumos, logo ou voltas a passar no fim, ou poes muito devagarinho a farinha.

      No site da Nestle estavam umas receita sporreiras de peixe (aveludado de linguado por exemplo)



      Muito cuidado com as espinhas!



      O meu filho começou com o peixe aos 8 meses e a enfermeira de pediatria sugeriu que lhe desse lasquinhas cozidas ou grelhadas! Ele comçou logo a comer assim aos pedacinhos sem problemas.





      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        RE: Puré de peixe, açorda, farinha de pau...help!

        Obrigada pelas sujestões!



        Acho que vou mesmo adiar o peixe mais uns tempos... Só começou com a carne há uns dias, vou esperar até ele ter 7 meses para dar um espaço de tempo entre a introdução da carne e do peixe.



        Entretanto são benvindas mais ideias de pratos de peixe para eles.

        Comentar


        • #5
          RE: Puré de peixe, açorda, farinha de pau...help!

          A minha começou o peixe aos 7 meses mas como os alergénos estão concentrados na pele e nas espinhas era cozido à parte sem pele e sem espinhas e sem aproveitar a água. Ela nunca gostou muito e por isso agora que já pode comer tomate e certos temperos faço um refogado em água com tomate, cebola, sal, orégãos ou salsa e passo tudo para juntar à sopa de legumes e ela assim come bem. Também já pode comer grelhados e assados por isso às vezes tiro do nosso peixe e passo-o na sopa. Para a habituar vou dando sempre umas lasquinhas do meu prato mas ela ainda não está muito convencida :P De qualquer das formas, não stresso porque só hoje é que nasceu o 2º dentinho.



          Esqueci-me de dizer que fiz uma vez açorda e ela odiou. Tive de ir descongelar uma sopa normal. Nunca mais me dei a esse trabalho porque ela farta-se de comer pão, não precisa de mais
          2 filhotes lindos

          Comentar

          slot_bottomleaderboard_post

          Collapse
          Working...
          X