Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Conselho para não perder o leite.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Conselho para não perder o leite.

    Olá amigas!



    Desde já vos saúdo pelas dicas que aprendi lendo sempre que podia as vossas mensagens. Queria o vosso conselho relativamente à amamentação.

    Eu amamentei exclusivamente a minha Inês até aos 5 meses, altura em que se começou a diversiificação alimentar por contigências inerentes ao começar a trabalhar quando ela fez os 6 meses.

    Nessa altura, comecei a tirar o leite com bomba durante o dia. Nunca tinha em grande quantidade, mas chegava para ela.

    Aos 7 meses, contei à pediatra que durante a noite ela acordava de 2 em 2 horas para mamar. Aí ela recomendou que começasse a dar o leite da Nutriben-Transição e deixasse de dar mama, uma vez que os efeitos da amamentação são só válidos até aos 6 meses(???), e a bébé talvez tivesse fome porque o meu leite já não era suficiente.



    No entanto, eu continuei a dar a mama à noite, mas deixei de tirar durante o dia.

    Mas notei que a minha bébé, tenta mamar mais e eu não tenho leite. Por vezes chora. E comecei a fazer um biberão no inicio da noite. Agora por vezes, pela manhã também já não tenho leite e tenho que dar outro biberão. Noto a cada dia que cada vez tenho menos leite, e a minha bébé vai puxando e desiste porque não sai. Assim, basicamente só quase numa das mamadas é que ela fica satisfeita. Queria o vosso conselho de como fazer para não perder o leite por completo, pois a maior benção foi ter conseguido amamentar, e fico triste de pensar que já se está a acabar...
    Liliana

  • #2
    RE: Conselho para não perder o leite.

    Ola!



    O meu primeiro conselho seria muda de pediatra! Nao so te deu uma indicçao completamente desatualizada, como foi contra o que sao as indicaçoes do OMS e do ministerio da saude...



    Nao dizes a idade que tem a tua filha agora, mas de qualquer forma o leite, de preferencia materno, deve ser o principal alimento de um bebe no primeio ano de vida e idealmente os demais alimentados (alimentaçao complementar) nao deviam substituir nenhuma das refeiçoes. Ou seja, em todas as refeiçoes um bebe de menso de 1 ano deveria mamar e em algumas delas alem da mama serem oferecidos outras alimentos que deversifiquem e complementem a alimentaçao. Infelizmente para a maioria das mulheres isto nao é exequível ou porque trabalham, ou porque nao tem apoio familiar que permita gerir o cansaço. Por isso é muito comum um bebe fazer 1 ou 2 refeiçoes so de "solidos" devendo a quantidade de leite ser compensada nas restantes mamadas, quando esta a com a mae.



    Dito isto vamos a tua duvida: como ter mais leite! Dando mais de mamar! O leite produzido segue uma regra de procura e oferta. Quando mais deres de mamar, esvaziando bem uma mama, depois a outra e se for preciso voltando a primeira, maior o estimulo e ao fim de alguns dias o teu corpo percebe que ha que produzir mais. No que diz respeito a manter a produçao sao recomendadas um minimo de 3 tomas por dia em que pelo menos 1 deve ser nocturna. As ha mulheres que precisam de mais e a soliuçao pode mesmo ter de passar por tirar leite quando nao se esta como bebe...



    Beijinhos e se podes da mais maminha. A tua filha agradece



    Rute



    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE: Conselho para não perder o leite.

      A minha filha às vezes também quer mamar mais e chora. O que faço é mudá-la de mama. Já cheguei a mudá-la de um lado para o outro umas 4 ou 5 vezes!!! Também tentei dar LA por causa de um conselho incompetente de um enfermeiro. Felizmente a minha filha não quis e a pedi disse que com maminha está muito bem.

      Quantas mais vezes deres a mama, melhor. Tenta dar depois de almoço, depois do lanche, a meio da manhã...Sempre que possas. Se não estiveres com ela, dá ao fim de semana. Vais ver que recuperas. A minha filha já só mamava de manhã e normalmente à noite e era raro mamar durante o dia porque não estou com ela. Esteve com uma febre danada por causa do 1º dente aos 11 meses. Faltei ao trabalho e fiquei com ela. Esteve pendurada na mama a manhã toda, literalmente. Deitei-me ao pé dela e ali estive. O que é certo é que ela bebia alguma coisa porque eu ouvia. Nos dias seguintes senti mais leite no peito.
      2 filhotes lindos

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X