Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

imensas duvidas - 7 meses alimentação

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • imensas duvidas - 7 meses alimentação

    Olá.

    Todo isto da alimentação assusta um pouco, pq as vezes penso que n estou a dar tanto alimento como devia, ou que estou abusar demasiado de um alimento, etc etc.
    Aqui vai a minha duvida:
    O pequenito tem 7 meses e foi exclusivamente amamentado até aos 6 meses, introduzi papa e sopa aos 6 meses e uns dias.
    Acordar (por volta das 8h e tal) = leite
    Almoço = sopa (bastantes dificuldades para ele comer)
    lanche = papa
    a partir daqui até dormir tem sido sempre leite de farmácia (s26-2)
    (com o mimo ainda pelo meio e la é amamentado durante 1m ou 30segundos lol)

    Devo introduzir sopa ao jantar também ?
    A sopa tem sido apenas com legumes, introduzo carne ?
    Ele esta no percentil >90 em termos de altura/peso, mas no ultimo mês não teve quase aumento nenhum de peso.
    A sopa tem sido a base de batata com um segundo vegetal.
    Podem dar uma lista de ingredientes para ir juntando a sopa ?

    Ele agora anda no infantário e eles lá dão sopa com um pouco de sal, a pediatra disse para evitar por completo o sal.
    devo dizer para pararem de dar a sopa no infantário ou isso do sal acaba por ser um exagero por parte da pediatra ? ele tem estado meio doente (tosse e mais tosse e mais tosse) mas como está melhor vai tornar a ir para a proxima semana.

    (mta duvida hehe)

  • #2
    Inserido Inicialmente por pedro11 Ver Mensagem
    Olá.

    Todo isto da alimentação assusta um pouco, pq as vezes penso que n estou a dar tanto alimento como devia, ou que estou abusar demasiado de um alimento, etc etc.
    Aqui vai a minha duvida:
    O pequenito tem 7 meses e foi exclusivamente amamentado até aos 6 meses, introduzi papa e sopa aos 6 meses e uns dias.
    Acordar (por volta das 8h e tal) = leite
    Almoço = sopa (bastantes dificuldades para ele comer)
    lanche = papa
    a partir daqui até dormir tem sido sempre leite de farmácia (s26-2)
    (com o mimo ainda pelo meio e la é amamentado durante 1m ou 30segundos lol)

    Devo introduzir sopa ao jantar também ?
    A sopa tem sido apenas com legumes, introduzo carne ?
    Ele esta no percentil >90 em termos de altura/peso, mas no ultimo mês não teve quase aumento nenhum de peso.
    A sopa tem sido a base de batata com um segundo vegetal.
    Podem dar uma lista de ingredientes para ir juntando a sopa ?

    Ele agora anda no infantário e eles lá dão sopa com um pouco de sal, a pediatra disse para evitar por completo o sal.
    devo dizer para pararem de dar a sopa no infantário ou isso do sal acaba por ser um exagero por parte da pediatra ? ele tem estado meio doente (tosse e mais tosse e mais tosse) mas como está melhor vai tornar a ir para a proxima semana.

    (mta duvida hehe)
    Se amamentaste em exlusivo até aos 6 meses, porque dás leite de farmácia? Se conseguires, dá-lhe bastante maminha porque vai ajudar a que a tosse melhore, vais ver.

    Quanto à comida, aos 7 meses, por ordem da pediatra, já a minha comia duas sopas por dia (a da noite só de legumes) e iogurtes. Aos 6 meses já deves dar carne na sopa do almoço, porque eles precisam de ferro. Deves dar frango, peru, borrego. Vitela é só uma vez por semana. O lanche era papa ou iogurte com bolacha maria. Aos 7 ,5 meses também pude dar gelatina de frutas que ela já comesse (por exemplo, de pêssego)
    Dizes que ele gosta pouco de sopa. Sopa só de batata e um legume é muito aborrecida... Deves dar mais variedade. Eu dava por exemplo batata+abóbora+feijão verde, ou batata doce+ courgette+alho+alface e por aí fora. Há um tópico com a lista de legumes que podes usar.
    A minha só começou a comer muito pouco sal a partir dos 10 meses. Provavelmente o teu não gosta da tua sopa por estar mal habituado à do infantário.
    E fruta? ele não come? Já podes dar todas as frutas excepto vermelhas e citrinos. A minha com essa idade podia comer manga, papaia, maçã, pêra, pêssego, uva, alperce, diospiro, melão, meloa...
    Isto são apenas conselhos adequados à minha filha, acho que devias seguir o que a pediatra manda fazer.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Já pode haver mais diversificação alimentar. Na sopa introduzir um vegetal novo de cada vez (para descartar mais facilmente alguma
      eventual alergia) e variando entre frango, peru, coelho, vitela. Mais tarde, creio, virá o peixe.

      O meu filho começou a comer sal na sopa apenas a partir do ano. Mas se o teu já provou sopa com sal deve gostar mais assim como é natural.

      Eu segui as indicações do pediatra em relação à introdução dos alimentos e correu tudo muito bem. Mas por exemplo ele falou em evitar batata e colocar arroz ou massa.

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por isa.2009 Ver Mensagem
        Já pode haver mais diversificação alimentar. Na sopa introduzir um vegetal novo de cada vez (para descartar mais facilmente alguma
        eventual alergia) e variando entre frango, peru, coelho, vitela. Mais tarde, creio, virá o peixe.

        O meu filho começou a comer sal na sopa apenas a partir do ano. Mas se o teu já provou sopa com sal deve gostar mais assim como é natural.

        Eu segui as indicações do pediatra em relação à introdução dos alimentos e correu tudo muito bem. Mas por exemplo ele falou em evitar batata e colocar arroz ou massa.
        Por isso é que aconselho ir ao pediatra. A minha ainda hoje não pode comer sopa de arroz porque é muito presa dos intestinos.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          micaela24 ele até come bem a fruta cozida e ralada. mas ainda não diversifiquei muito... só maça e pêra.
          Ele acorda também sempre uma vez no mínimo a noite para comer por volta das 2h da manha. (por norma é sempre uma vez, raras são as vezes que acorda mais vezes).

          Fora isso ele parece estar bem em termos de peso/altura. Mas tenho receio que as vezes possa estar a ter uma ma alimentação e devido a isso acho que atrasei um pouco no que toca na alimentação além do leite materno.

          Tive a ler um pouco e acho que ia começar a introduzir a carne, 20 a 30gm por dia, todos os dias ? (carnes brancas) e se calhar passado um mês introduzia a mm quantidade de peixe.
          Até quando só uma sopa por dia ? será que devo introduzir mais uma refeição de papa ou sopa ? neste momento só come uma vez papa e sopa por dia.

          Comentar


          • #6
            Olá!

            Tal como a Micaela, eu também dava 2 sopas por dia.
            O sal deve ser totalmente evitado, mas se no infantário a fazem assim para todas as crianças, duvido que façam sopa especial para o teu filho... Fazes em casa sem sal. A sopa base dos meus filhos (a 1ª sopa) foi cenoura e maça ou pêra e abóbora com um fio de azeite em cru. Eu sei que parece estranho pôr fruta na sopa, mas dá um sabor doce e ajuda o bebé a habituar-se à sopa e nem dão pela falta do sal. A minha mais velha no outro dia comeu sopa do irmão e nem notou diferença!
            À sopa base, vais acrescentando mais legumes com 2 dias de intervalo para ver se não é alérgico a nenhum. O que o meu pediatra desaconselhou antes do ano foi: nabo, nabiça, espinafre, feijão (seco) e lentilha.

            Em todo o caso, tanto no pediatra como no centro de saude te dizem estas coisas. Que tal se fosses a uma consulta??




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #7
              Cadapediatra recomenda uma coisa... Tenho 2 filhos e duas experiências.
              No entanto, sopa sempre foi variada em termos de vegetais...
              A minha fiolhs tem 5m, vou dizer-te o esquema dela, sim?
              Sopa ao almoço com vegetais e carne (começou agora, sensivelmente um mês depois de comer só de vegetais), podendo optar por borrego, frango e vitela, sem restrições. Base da sopa: batata, corgete, abóbora, ceoura, cebola. estas vão-se variando, quando se pões abóbora não se põe cenoura e não precisa de ter sempre. Em termos de verdes, primeiro foi a alface, passados 4 dias o agrião, passados 4 dias nabiça, mais 4 dias alho francês e por fim, mais 4 dias, feijão verde. À base da sopa juntas o primeiro rde, depois o segundo, etc.
              Ao fim de um mês, mais ou menos, junta-se a carne.
              Se houver algum vegetal que não aprecie não é preciso forçar 4 dias (aconteceu com a nabiça, é mais ácida...), dito pela médica.
              Fruta começámos pela maçã e pêra.
              De momento dou sopa ao almoço com carne, ao jantar só de legumas. Aos 6m darei com carne às duas refeições.
              Lanche: primeiro comecei com papas não lácteas sem frutos, agora já posso dar lacteascom sabor de frutos. também já dou iogurte natural de soja e primeiro Danone, que tem leite adaptado. Também dou bolachas sem gluten, que junto aos iogurtes, para ficar mais consistente e alimentar mais.
              Aos 6m vou também dar banana, uvas, melão e meloa. Posso introduzir o gluten nessa altura, bolachas (maria, maria torrada, milupa) e pão, se bem que este com muito cuiado por causa dos engasgos...
              Na sopa posso acrescentar bróculos, couve-flor.
              As outras indicações que tenho já são para os 8m, portanto isto é tudo o que se pode/deve fazer, de acordo com a minha pediatra!

              Bjs, boa sorte!!
              carmen

              Editei para acrescentar que o azeite é posto em crú, ou seja, na altura de comer e o sal sá se usa depiois dos 12m. Isto é muito importante, o sal usado precocemenet provoca problemas de rins, que podem ser graves. Não uses, não permitas que coma com sal, nem que tenhas de levar de casa a sopa.
              Eu levo de casa, porque na escolinha não fazem, cada médico recomenda uma coisa, e levei também uma garrafa de azeite pequena para porem na hora de dar a sopa, depois de aquecida.
              Vou trabalhar para a semana, comecei a fazer as sopas e a congelar. Faço que dê para 2 ou 3 vezes e congelo em caixas iguais com as tampas da mesma cor, para não repetir dois dias seguidos. Farei o mesmo com a fruta cozida (não pegava bem, agora já vai comendo), crua ainda não sei se ralam lá, mas é sempre bom que o façam, por causa da oxidação...

              Bjs!
              carmen
              Ultima edição por carmen; 18-11-2011, 10:59.


              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar


              • #8
                Eu acho que devias mesmo falar com o pediatra. A minha come carne desde os 5 meses e qualquer coisa, peixe aos 8 meses e leguminosas (feijão, etc) e ovo desde os 9. Laranja e afins só depois do ano, também por a minha sogra ter tido cancro do estômago (aparentemente citrinos antes do ano aumentam o risco de cancros no sistema digestivo em adultos e o facto de já existir um caso na família impõe mais cuidados). Já o meu sobrinho, por ter alguns problemas de pele, só pôde comer ovo e leguminosas depois do ano.
                O peixe por exemplo tem de ser dado com alguns cuidados: não pode ser cozido com pele nem deve ser cozido na sopa (porque a pele e as espinhas são o que provoca mais alergias). Não conheço o teu bebé por isso devias falar com o médico e ele aconselhará melhor.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  Olá!
                  O meu filhote tem 6,5m e ainda é amamentado sendo que o LM complementa na perfeição a sua alimentação e é um consolo para ele. Não tenciono tirar a mama, dou livremente e enquanto ele quiser darei.

                  Começou com a sopa de legumes aos 4,5m e esta era feita com uma base de 1 batata+1cenoura. Depois acrescentava de 3 em 3d um legume novo tal como alface, cebola, alho francês, bróculos, feijão verde, abóbora, couve-flor, coração, repolho, etc. Faço as sopas sempre com um mínimo de 4 ingredientes para 3d e nunca junto 2 legumes laranja numa sopa. Faço sempre sem sal e só dou ao almoço. Enquanto comeu só sopa de legumes coloquei uma colher de chá de azeite com o mínimo de acidez, em crú no prato de sopa antes de a servir. Agora que já come sopa com carne não é preciso.

                  Introduzi as frutas esmagadas em crú 15d depois da 1ª sopa. Pêra e banana são as favoritas. Maçã junto 1/2 chávena de café de água morna para ajudar a ralar e ficar uma polpa. Até aos 8m não introduzo mais nenhuma fruta. A fruta deve ser dada como sobremesa ao almoço, após a sopa.

                  A par da fruta introduzi tb aos 5m as papas não lácteas (feitas c/ água) sem glúten. Comecei pela 1ª papa da Nutribén e agora dou qq uma da Milupa para 4m. Só vou introduzir as papas com glúten aos 7m e alternadas com as sem glúten durante uns tempos para ser gradual. A papa dou no lanche da tarde.

                  Aos 5,5m introduzi as carnes brancas na água de cozedura da sopa mas depois tirava e não dava. Só começou a comer a carne passada na sopa aos 6m. 1º perú, frango, coelho, pato, borrego e vitela. Um pedaço de carne do tamanho de uma moeda de 2€ em cada prato de sopa.

                  No caso do meu filho só introduzi o arroz na sopa aos 5,5m pq ele era mt preso dos intestinos mas agora melhorou e ele adora pq fica assim uma sopa mais consistente e ele prefere a sopa mais tipo puré, mas podia ter dado logo no início. Um pequeno punhado de arroz em crú para cada 3 sopas.

                  Vou introduzir o iogurte aos 7m no lanche da manhã e vou dar iogurte natural sem açúcar (provavelmente o da Agros).

                  Antes dos 8m não estou autorizada a dar pão nem bolacha maria por causa do glutén e do risco de asfixia.
                  Tb só dou sopa 1 vez ao dia, depois dos 8m é que deve ser 2x.
                  O peixe deve ser introduzido só aos 9m por causa das alergias e o ovo ao ano sendo que 1º dá-se a gema e só depois a clara.
                  Os legumes de folha mt escura e sabor mt forte como os espinafres, o nabo, o feijão, etc. vou esperar até aos 9/10m para introduzir.
                  Nos 1ºs dias não forcei o meu filho a comer mt, comia o que queria e habituou-se a provar sempre os alimentos. Comesse o que comesse completava sempre a refeição com maminha, hábito que mantém até hoje, sem stress. A verdade é que não há filmes para comer, gosta de quase tudo (torce o nariz à maçã e aos bróculos) e come pratadas imensas. A nossa descontração é mt importante para o sucesso na introdução dos sólidos, eles percebem o nosso nervosismo e depois ficam nervosos tb.

                  Boa sorte!


                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X