Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Medir Quantidades

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Medir Quantidades

    Olá,
    devido a perda de peso, agora tenho de medir a quantidade de sopa e carne que coloco (além de outras situações que descrevi na pediatria...).
    Como é que fazem para saber que a sopa dará, exactamente, para 3 vezes, por ex., e a carne a colocar lá dentro?
    Acho que não estou a pôr pouca carne, mas como agora tenho de medir, tenho de saber como!
    Medem a quantidade de água antes de colocarem os vegetais? Sabem que até certa marca é x ml? Como fazem/fizeram?

    Obrigada!
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    minha querida eu tb tive de fazer isso, mas como tenho bimby tornou-se mais facil
    o meu bebe tinha de comer 200g de sopa, eu fazia 600 agua, 800 de legumes e metia 200g de carne isto dava aproximadamente 1Kg dp media em copos de congelação 200g certas

    nao sei se te ajudei
    Rita


    Madrinha: ICA
    Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

    Faço contabilidade de PME
    Apoio ao inicio de actividade

    Comentar


    • #3
      Olá carmen!

      Eu como o meu andava sempre doente e alternava entre o comer muito bem e não comer nada, embora não fosse muito importante as quantidades, eu gostava de garantir que ele ingeria pelo menos as 20g/30g de carne ou peixe em cada sopa.

      Tinha uma panela pequena que já sabia que dava 4 sopas bem compactas de 200ml/250ml, que era e é como o meu ainda as come... enchia de legumes a panela de legumes e com um naco de carne ou lombo de peixe com 100g/120g, cobria tudo com água e assim garantia que ele estava pelo menos a ingerir a carne e o peixe que devia!

      Geralmente fazia no fim de semana 2/3 panelas destas com legumes e proteinas diferentes, deixava doses para dois dias e depois congelava o resto em caixinhas individuais.

      ESpero ter ajudado.

      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        Oi,

        eu tinha um truque para a carne e peixe. Quando fazia uma sopa de legumes normal cozia lá dentro uns bocados grandes de carne ou peixe, para várias doses. Depois tirava para fora antes de passar a sopa e picava a carne ou peixe na picadora. Depois de picado, fazia bolinhas tipo almondegas com o tamanho de doses individuais, as tais 20/30gr ou, como a médica me explicou, uma colher de sopa. Depois congelava as bolinhas já feitas. Quando fazia sopa, ou aquecia, punha dentro do prato uma bolinha e mexia. Se a sopa estivesse acabada de fazer tirava diretamente do congelador, se fosse só aquecida tirava um bocadinho antes. Aquilo desfaz-se tudo rapidamente e é a dose de uma refeição. É prático porque uma pessoa não tem de andar a cozer e pesar todos os dias carne ou peixe.

        Elsa

        Editei para dizer que para medires a quantidade de sopa, podes por exemplo encher uma concha com água e pôr num biberão ou outro copo de medida, para ficares a saber quantos mililitros tem uma concha de sopa. Assim podes fazer a sopa que quiseres mas sabes que se puseres duas conchas no prato são x mililitros.
        Ultima edição por ElsaTS; 13-12-2011, 12:32.

        Comentar


        • #5
          Eu ainda congelo a sopa nos copinhos da avent e sei que um copo dos grandes (mais ou menos duas conchas de sopa) são 240 ml. Costumo fazer sopa para 3 vezes. Quando fazia com carne ou peixe já sabia e punha quantidade para 3 vezes ou então só juntava depois a carne, como já sugeriram. Faço sempre na mesma panela e já sei que aquela quantidade de água e aqueles legumes dão 3 ou 4 doses, consoante deixe mais ou menos água quando passo.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            Pois, eu também faço sempre na mesma panela, que foi comprada de propósito para o mano, há 5A. Mas, a minha dúvida é a proporção caldo e carne.
            Ou seja, vou tentar explicar melhor a dúvida, medir a água que se coloco não é o mesmo que medir o puré depois de feito, porque, com oa legumes os MLs não ficam iguais... Ponho as gr de carne em função da água? Parece-me mais correcto por a carne em função da quantidade do uré que ficará, não acham? Como meço com excetidão o puré que se formará para colocar a quantidade certinha de carne?
            É que, para mim, acho que tem de ser sempre um pouco a olho... isto, lá está, faclitado por usar sempre a mesma panela e saber que quantidade de puré dará, mais ou menos...
            Que me dizem?

            Obg,
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #7
              Aqui por casa ao fim de 3 anos é mesmo tudo a olhometro e realmente hà legumes que dão mais puré que outros, qd faço com legumes de folha (alface, espinafres, nabiças, grelos) que são os legumes que dão sopa mais rala compenso sempre com um pouco mais de legumes base (batata, cenoura, corgete, nabo, abóbora), qd vejo que é água a mais e que me vai dar uma sopa muito liquida, deito fora um pouco. Ao fim destes anos a sopa já sai sempre na consistência certa. A minha panela dá sempre as 4/5 sopas poratanto qd metia 100gr/120gr de carne ou peixe tinha a garantia que as +/-20gr/30gr iam em cada sopa! Os taparueres tb são todos de 250ml/300ml poratnto já sei que uns cheios outros um bocadinho menos cheios são a dose certa de sopa!

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
                Pois, eu também faço sempre na mesma panela, que foi comprada de propósito para o mano, há 5A. Mas, a minha dúvida é a proporção caldo e carne.
                Ou seja, vou tentar explicar melhor a dúvida, medir a água que se coloco não é o mesmo que medir o puré depois de feito, porque, com oa legumes os MLs não ficam iguais... Ponho as gr de carne em função da água? Parece-me mais correcto por a carne em função da quantidade do uré que ficará, não acham? Como meço com excetidão o puré que se formará para colocar a quantidade certinha de carne?
                É que, para mim, acho que tem de ser sempre um pouco a olho... isto, lá está, faclitado por usar sempre a mesma panela e saber que quantidade de puré dará, mais ou menos...
                Que me dizem?

                Obg,
                carmen
                Se usares o truque que eu te dei para a carne/peixe, sabes sempre que em cada sopa vai a dose certa de proteína. E acho que o importante é medires a sopa depois de feita, e não antes; depois de passada, medes a dose que queres que o bebé coma em cada refeição, e colocas dentro de cada dose a dose certa de carne/peixe.

                Para não desperdiçar a água da cozedura dos legumes, que é muito boa, eu cozia-os sempre com muito pouca água, mesmo só a cobrir, e depois de passada a sopa, se estivesse muito grossa, é que acrescentava um pouco de água.

                Elsa

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
                  Pois, eu também faço sempre na mesma panela, que foi comprada de propósito para o mano, há 5A. Mas, a minha dúvida é a proporção caldo e carne.
                  Ou seja, vou tentar explicar melhor a dúvida, medir a água que se coloco não é o mesmo que medir o puré depois de feito, porque, com oa legumes os MLs não ficam iguais... Ponho as gr de carne em função da água? Parece-me mais correcto por a carne em função da quantidade do uré que ficará, não acham? Como meço com excetidão o puré que se formará para colocar a quantidade certinha de carne?
                  É que, para mim, acho que tem de ser sempre um pouco a olho... isto, lá está, faclitado por usar sempre a mesma panela e saber que quantidade de puré dará, mais ou menos...
                  Que me dizem?

                  Obg,
                  carmen
                  Ola!

                  Por aqui usei duas soluçoes:

                  - espessar a sopa no final com aveia, maizena ou mesmo pao ralado se necessario (corrigir textura com cereais), para que a quantidade de pure fosse sempre parecida (mesmo numero de sopas) independentemente do tipo de legumes; assima a quantidade de carne era sempre a mesma

                  - por carne a mais, passar o pure e depois so por a carne que correspondia a essa quantidade. O resto ia para a nossa sopa; tambem fiz muitas vezes ao contrario, cozer a carne na nossa sopa e depois por na deles a quantidade que queria

                  Mas confesso que no fim ded contas a versao que ganhou foi fazer a sopa para a familia toda, coma carne, e antes de passar passar para uma caixa a quantidade de legumes, caldo e carne que corresponda à sopa dele, por o azeite e passar. O resto acrecento o azeite e o sal e fica para nos.

                  Beijinhos

                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    A melhor forma é como a Elsa disse, era como eu fazia. Podes cozer a carne ou não com os legumes, mas trituras a carne à parte, congelas em doses individuais e depois juntas aos 200ml de sopa que ele come.

                    Depois a sopa fica mais fácil de fazer, no teu caso menos legumes e mais batata e massa. Se usares muita batata e massa tem em atenção que a sopa fica mais espessa e tem tendencia a criar grumos.
                    Com a idade da tua, o meu não comia sopa, comia papa a sopa era muito espessa, assim ingerem menos água e mais comida.

                    Comentar


                    • #11
                      [QUOTE=ElsaTS;2663237]Se usares o truque que eu te dei para a carne/peixe, sabes sempre que em cada sopa vai a dose certa de proteína. E acho que o importante é medires a sopa depois de feita, e não antes; depois de passada, medes a dose que queres que o bebé coma em cada refeição, e colocas dentro de cada dose a dose certa de carne/peixe.

                      Para não desperdiçar a água da cozedura dos legumes, que é muito boa, eu cozia-os sempre com muito pouca água, mesmo só a cobrir, e depois de passada a sopa, se estivesse muito grossa, é que acrescentava um pouco de água.


                      É um bom truque, mas não para já...
                      Porque assim a carne é picada e ela ainda está na fase da carne passada, sem a sentir. Isso será a partir dos 9m, se bem me lembro... Éque agora cospe se sentir alguma coisa menos passada, mesmo que mínima!...
                      Mas obrigada!

                      Bjs,
                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #12
                        [QUOTE=carmen;2663555]
                        Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                        Se usares o truque que eu te dei para a carne/peixe, sabes sempre que em cada sopa vai a dose certa de proteína. E acho que o importante é medires a sopa depois de feita, e não antes; depois de passada, medes a dose que queres que o bebé coma em cada refeição, e colocas dentro de cada dose a dose certa de carne/peixe.

                        Para não desperdiçar a água da cozedura dos legumes, que é muito boa, eu cozia-os sempre com muito pouca água, mesmo só a cobrir, e depois de passada a sopa, se estivesse muito grossa, é que acrescentava um pouco de água.


                        É um bom truque, mas não para já...
                        Porque assim a carne é picada e ela ainda está na fase da carne passada, sem a sentir. Isso será a partir dos 9m, se bem me lembro... Éque agora cospe se sentir alguma coisa menos passada, mesmo que mínima!...
                        Mas obrigada!

                        Bjs,
                        carmen
                        Carmen, não tens a picadora 1 2 3 da Moulinex ou coisa parecida? Essa picadora pica a carne em «pó». É a picadora que eu uso para fazer açucar em pó a partir de açucar normal, portanto já imaginas :-) Não estou a falar de carne picada como no talho, mas sim moída na picadora. Como é que a passas? Com a varinha mágica? Se tiveres uma picadora deste género é a mesma coisa, experimenta, não fica menos passada do que com a varinha. Até podes congelar em couvetes de gelo, para dar menos trabalho. A Luísa comeu sempre a carne e peixe assim picadas neste aparelhometro e não se nota nadinha na sopa.

                        Bjs

                        Elsa

                        Editei para dizer que a carne ou peixe são picados depois de cozinhados, claro.

                        Comentar


                        • #13
                          [QUOTE=carmen;2663555]
                          Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                          Se usares o truque que eu te dei para a carne/peixe, sabes sempre que em cada sopa vai a dose certa de proteína. E acho que o importante é medires a sopa depois de feita, e não antes; depois de passada, medes a dose que queres que o bebé coma em cada refeição, e colocas dentro de cada dose a dose certa de carne/peixe.

                          Para não desperdiçar a água da cozedura dos legumes, que é muito boa, eu cozia-os sempre com muito pouca água, mesmo só a cobrir, e depois de passada a sopa, se estivesse muito grossa, é que acrescentava um pouco de água.


                          É um bom truque, mas não para já...
                          Porque assim a carne é picada e ela ainda está na fase da carne passada, sem a sentir. Isso será a partir dos 9m, se bem me lembro... Éque agora cospe se sentir alguma coisa menos passada, mesmo que mínima!...
                          Mas obrigada!

                          Bjs,
                          carmen
                          Podes sempre passa-la com a varinha mágica usando também um pouco da água de cozedura para ajudar. Dá perfeitamente, é assim que eu faço. O meu ainda agora come a sopa passada, sopa para ele é passada, se apanha um chisco diz logo que não quer...

                          Comentar


                          • #14
                            [QUOTE=Dulsa;2663596]
                            Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem

                            Podes sempre passa-la com a varinha mágica usando também um pouco da água de cozedura para ajudar. Dá perfeitamente, é assim que eu faço. O meu ainda agora come a sopa passada, sopa para ele é passada, se apanha um chisco diz logo que não quer...
                            Tal e qual como o meu!... aliás qd introduzi o peixe e carne a sopa passou a ter de ser triturada na liquidificadora pois a varinha mágica não era suficiente para deixar a sopa na consistencia que sua excelência gosta! Ainda hoje a sopa vai para a liquidificadora!

                            Comentar


                            • #15
                              Tenho uma coisa do género, mas não fica assim. Aliás, já nem esstá muito boa...
                              Talvez água da cozedura, como a Dulsa faz...

                              Bjs, obg,
                              carmen


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X