Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Congelar Comida - para crescidos...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Congelar Comida - para crescidos...

    Olá, além das sopas e frutas do Afonso nunca congelei comida.
    No entanto, agora com 2 filhos, uma de 5m, e com 4 dias de actividades extra do piolho mais velho, estou com dificuldade em ter ojantar feito a horas, até porque não posso contar com o meu marido, que sai tarde.
    Que comidas costumam congelar? Põem logo separadas só para uma refeição de cada vez? que caixas usam? Têm truques, dicas?
    Contem-me tudo, não me escondam nada, começo a trabalhar para a semana e tenho de me organizar ao milímetro!!!

    Bjs e obg,
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    Olá, Eu basicamente congelo tudo. Se faço carne picada à bolonhesa, faço sempre a mais e congelo. Assim, no dia é só descongelar enquanto faço esparguete. Se faço lasagna ou bacalhau com natas, etc., faço quase sempre o dobro para congelar um tabuleiro. No dia tiro do congelador e meto directamente no forno (que neste caso tem que estar frio). E isto serve para tudo. A unica coisa que eu acho que fica esquisito é o arroz, mas uma amiga minha já me disse que o truque é passar por água antes de congelar.
    O meu filho mais novo até o ano passado adormecia muito cedo, tinha que lhe dar o jantar muito cedo (por volta das 19). Comia sempre o jantar do dia anterior. Todos os dias colocava logo numa caixinha a dose certa para ele jantar no dia a seguir. Também é uma boa ideia, não achas? Se fazes o jantar para ti/marido, podes fazer logo a contar com ele para o dia a seguir. É só uma dica, claro!

    Comentar


    • #3
      Eu até aos 18 meses do R, fazia como a ClaudiaFerreira fazia... ele comia sempre do nosso jantar do dia anterior! Sopa congelava em doses individuais!

      Agora com o R. maiorzinho e como chego a casa quase sempre depois das 19h e o meu marido lá para as 20h/20:30h, adopto muito a comida congelada, ou comidas simples!

      -Ao fim de semana faço sempre um panelão de sopa, passo totalmente uma parte para o R. e deixo outra parte com puré+pedaços para nós... deixo de fora para 2/3 dias do puré dele e da nossa sopa, congelo o resto em caixas de 2 doses a nossa e em doses individuais a dele! Por vezes faço ainda outra panela de sopa para ele e congelo tudo. 2ª, 3ª feira comemos sopa fresca, nos dias seguintes vamos às congeladas das semanas anteriores, para não comermos sempre a mesma!
      - Ao fim de semana faço sempre uma comida mais elaborada em quantidade que dê para congelar pelo menos uma dose e deixar outra para 2ª ou 3ª feira. Assim tenho sempre duas refeições arrumadas da semana, uma do fim de semana e outra lá para 5ª ou 6ª feira das semanas anteriores.
      Este fim de semana fiz almondegas, comemos no sábado à noite com esparguete e vamos comer hoje com puré, congelei outra dose... 5ª ou 6ª irá ser o frango de caril que está congelado de há duas semanas! Assim nestes dias é só fazer acompanhamentos.
      - Nos restantes dias comemos bifes (vaca, porco, frango, peru), costeletas, hamburgueres, ou postas/medalhões de peixe quase sempre grelhados ou ligeiramente fritos, com arroz, batata ou massa e salada... tudo coisas rápidas.
      -Outro truque é os assados (entrecosto, pá de porco, coelho, frango) já temperados do dia anterior, é só chegar a casa e enfiar no forno, fazer o acompanhamento ou colocar batatinhas congeladas ao lado e podemos ir dar banhos em pás e sossego.

      O que congelo de comidas?!?!
      -Frango ou Pato desfiado com caldo para fazer arroz de frango/pato
      -Carne à bolonhesa, para fazer esparguete à bolonhesa, chili, lasanhas, empadão, etc.
      -Empadão de carne ou peixe
      -Almondegas
      -Bacalhau com Natas, espiritual, etc.
      -Frango/Carne de vaca guisados

      Quando tiver 2 como tu vou ver se consigo manter o esquema que já está montado!

      Comentar


      • #4
        Esqueci-me de dizer que a comida é congelada em doses que dê para os 3... em caixas de plastico!
        Empadões e lasanhas em formas de aluminio descartáveis, para poder ir ao forno!

        Mesmoo assim nunca conseguimos comer antes das 20:30h/20:45h, pois tenho de tratar de tudo sozinha (comida, banhos, roupa, etc), qd o marido chega é so comer... as arrumações ficam por conta dele!
        Ultima edição por Sunflower; 15-11-2011, 17:04.

        Comentar


        • #5
          Eu não me importo nada de comer do dia anterior, mas os meus machos são mais finos... no entanto, como sou que cozinho... azar!! A questão é que como faço comid simples não ficam muito bem aquecidas, como bifes, por ex. Mas outras coisas já dá, tipo carne no forno...
          Já percebi que para ir ao congelador é sempre bom ter molho, certo? Mesmo que em pouca quantidade, ou incorporado.
          Vou então fazer esquemas de jantar e tratar disso, porque ela não me deixa fazer nada e 2 banhos para dar é dose! para a semana começo a trabnalhar, dia 23, e vai ser mais essa...
          O meu martido também não costuma chegar muito antes das 20h e nos dias que chega é para levart o Afonsoi à natação, o que ainda e pior para mim, que fico sem a distracção do irmão!!
          Vou mesmo fazer o esquema...

          Bjs, obg,
          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #6
            carmem um truque para ganahr tempo é comgelares as caldas. Por exemplo estufas frango com ervilhas para duas refeiçoes, divides em 2 e uma cozinhas no dia com massa e outra congelas. Quando descongelares metes la um arroz e nao só é fresquinho como é diferente. Podes fazer com carne estufada com verduras para depois meter arroz ou massa, coelho para fazer arroz, a calda para o arroz de pato,...

            Os estufados em geral congelam bem e ficam bons (bolanhesas, bifes de panela, moelas estufadas) e se nao te importas de repetir acompanhamentos os arrozes secos sao bons para aquecer no dia seguinte.

            Depois tens as recitas de forno que sao so enfiar la dentro como por exemplo o frango com sopa de cebola, ou a carne barrada com pimentao. Sao feitos na hora mas nao tens de estra a vigiar.

            Beijinhos
            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              Ai o q eu preciso de me orientar nesse sentido!! Nos dias bons chegamos às 19h30, enquanto dou mama ao mais pequeno o mais velho toma banho, mas só depois de lhe gritarmos 15 vezes para se despachar a ir para a banheira. Depois enquanto trato do jantar o pai dá ao do meio. Depois vou eu dar ao bebé. Muitas vezes jantamos 20h30/20h45, o q para mim já é tarde... O bebé não tem tido vontade de jantar e muitas vezes já está cheio de sono, deixo os homens mais velhos à mesa e vou adormecê-lo. Quando volto ainda o do meio vai na 2ª colher, é todos os dias um filme... Quando saiem da mesa está quase na hora do chichi e lavar os dentes p ir para a cama...

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
                Ai o q eu preciso de me orientar nesse sentido!! Nos dias bons chegamos às 19h30, enquanto dou mama ao mais pequeno o mais velho toma banho, mas só depois de lhe gritarmos 15 vezes para se despachar a ir para a banheira. Depois enquanto trato do jantar o pai dá ao do meio. Depois vou eu dar ao bebé. Muitas vezes jantamos 20h30/20h45, o q para mim já é tarde... O bebé não tem tido vontade de jantar e muitas vezes já está cheio de sono, deixo os homens mais velhos à mesa e vou adormecê-lo. Quando volto ainda o do meio vai na 2ª colher, é todos os dias um filme... Quando saiem da mesa está quase na hora do chichi e lavar os dentes p ir para a cama...
                Ja ponderaste trocar e dar banho logo depois de jantar?

                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Tenho uma amiga que durante a semana simplesmente não cozinha. De 15 em 15 dias, num dia do fim-de-semana, faz comida para duas semanas e congela tudo. Comprou uma arca (que era o que eu precisava, mas não tenho espaço) e tem tudo organizado. Todos os dias à noite tira do congelador o jantar do dia seguinte para ir descongelando. Diz que perde uma tarde nisto, mas que depois está duas semanas descansada. Diz que poupa imenso tempo, porque por ex. faz um refogado grande para dois ou três pratos diferentes. Coze por ex. 2 kg de eparguete e congela em caixas com a dose para cada refeição. Faz uma base de sopa, que depois divide e junta legumes diferentes em cada uma. Ela durante o fim de semana cozinha normalmente e aproveita para fazer aqueles pratos que não dão muito jeito congelar e sobra sempre para o jantar de 2ª Feira. Parece que não, mas cozinhar todos os dias, principalmente para quem tem pouco tempo, é desgastante. Cozinhar, lavar loiça, fogão, etc...
                  Ela é extremamente organizada e tem uma ementa mensal. Quando vai às compras já sabe exactamente o que vai cozinhar para os proximos 15 dias. Eu ando em processo de mentalização para me organizar melhor. Não tenho espaço para congelar tanta coisa, mas se tivesse, acho que adoptava um esquema parecido, pelo menos congelava mais coisas.

                  Comentar


                  • #10
                    Eu também gostava de poder congelar as refeições já prontas para a semana toda mas não tenho espaço de congelador suficiente. O que faço geralmente é na véspera adiantar a refeição do dia seguinte. E sempre que sobram restos, aproveitá-los de alguma forma para outra refeição.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                      Ja ponderaste trocar e dar banho logo depois de jantar?

                      Rute
                      Eu dou o banho antes de ir pra cama. Quando era bebé o banho fazia parte do ritual de dormir e optámos por continuar a fazer igual.

                      Comentar


                      • #12
                        O meu às vezes tb toma só depois do jantar, depende de como estamos de tempo! É que se o jantar se prolonga já para depois das 21h temos o caldo entornado com o sono e a falta de paciência... é um bom truque para quem chega muito tarde a casa.

                        Eu tenho arca... mas detesto congelar arroz e esparguete, acho que depois de descongelado fica tudo empapado e sem consistência! Por isso raramente tenho uma refeição 100% pronta! Mas se gastar apenas 15/20 minutos a fazer uma refeição já me dou por muito contente! Neste tempo facilmente se faz um bife, posta de peixe e respectivos acompanhamentos.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                          Eu tenho arca... mas detesto congelar arroz e esparguete, acho que depois de descongelado fica tudo empapado e sem consistência! Por isso raramente tenho uma refeição 100% pronta! Mas se gastar apenas 15/20 minutos a fazer uma refeição já me dou por muito contente! Neste tempo facilmente se faz um bife, posta de peixe e respectivos acompanhamentos.

                          Sun, tu fazes postas de peixe na frigideira? Nunca fiz. Como fazes e que peixe usas?

                          Comentar


                          • #14
                            frigideira anti-aderente untada com azeite e postas ou lombos de pescada, salmão, corvina, garoupa, perca... põe-se a tampa e deixa-se cozinhar, meio grelhado, meio ao vapor... Tempero com sal, alho e ervas aromáticas já no final para não queimar.

                            Como lá em casa se detesta peixe cozido, pelo menos os "grandes", esta é a maneira de se comer... ou então nos papelotes, já com legumes e batatas às rodelas temperado tb com sal, alho, ervas e azeite! Também temos um gralhador pequenino de chapa e às vezes faço lá, principalmente o salmão.... mas na frigideira fica menos cheiro!

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                              frigideira anti-aderente untada com azeite e postas ou lombos de pescada, salmão, corvina, garoupa, perca... põe-se a tampa e deixa-se cozinhar, meio grelhado, meio ao vapor... Tempero com sal, alho e ervas aromáticas já no final para não queimar.

                              Como lá em casa se detesta peixe cozido, pelo menos os "grandes", esta é a maneira de se comer... ou então nos papelotes, já com legumes e batatas às rodelas temperado tb com sal, alho, ervas e azeite! Também temos um gralhador pequenino de chapa e às vezes faço lá, principalmente o salmão.... mas na frigideira fica menos cheiro!
                              Eu costumo fazer em papelote mas vou experimentar essa versão da frigideira, deve ser mais rápido.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X