Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Truques e Dicas - Vários

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Truques e Dicas - Vários

    Ultima actualização: 29/09/2009



    Aqui ficam alguns truques que descobri nos bimbólicos. Se souberem mais alguns digam que vou actualizando o post.

    Sugeriram que fizesse copy paste do meu outro post...agora está tudo junto!



    LAVAGEM



    Após acabar uma receita, ou até mesmo durante a preparação de alguma, temos a necessidade de lavar o nosso copo. Assim sendo, poderemos usar uma das muitas vantagens que a nossa menina tem, ou seja, a temperatura e a velocidade.



    Assim sendo, pegamos no nosso copo e colocamos água dentro do mesmo, a quantidade poderá variar de acordo com a sujidade, no entanto não será preciso ultrapassar meio copo. De seguida colocam-se algumas gotas de detergente da loiça.



    Nesta altura poderemos fazer a opção de programar ou não temperatura para ajudar a limpar o copo, isto dependerá do tipo de sujidade. Se for o caso, programa-se a máquina pela ordem correcta, ou seja, tempo - temperatura - velocidade. Eu coloco sempre cerca de 3 min, temp 50º na vel 3. Poderão igualmente colocar o copinho, pois além de evitar salpicos, também ficará lavado.



    Durante o tempo programado verificamos que se vai criando uma espuma bem fininha no cimo da Bimby ao pé do copinho..... é normal não se assustem....



    Acabado o tempo, retiramos o nosso copo e podemos deitar fora o conteúdo....o copo fica limpo, bastará passar por água e já está....



    É claro que poderão haver algumas receitas que só com esta lavagem o copo não fique totalmente limpo, como por exemplo quando se faz molho bechamel, no entanto bastará passar uma esponja, pois já estará facilitada a tarefa.





    Lavagem rápida numa fase intermédia de uma receita:



    Colocar água pelo menos que cubra completamente as lâminas e programar vel.9 aí uns 10 ou 15 segundos. É óptimo para qq tipo de sujidade, até para soltar restos de massa.





    SECAGEM BIMBY E LÂMINAS



    Para limpar mais facilmente o copo poderá usar 2 truques.......um pano de cozinha e o botão do turbo....



    Clicando umas vezes no botão do turbo, a água das lâminas saltará toda para as paredes do copo, e seguida poderá colocar dentro do mesmo um pano..... sim isso mesmo um pano.... fechar a máquina, e programar uns segundos na vel 1...... e pronto... aí está ela limpinha....e pronta a usar.



    ---



    Depois de se lavar o copo, passar por água limpa e limpar as paredes do copo com um pano seco, depois colocar o copo na BIMBY.



    Pode ser feito com um guardanapo de papel ou com um paninho pequeno de cozinha.



    Colocá-lo por debaixo das lâminas e deixar trabalhar uns segundos na velocidade 1 ou 2. Depois desta operação o guardanapo está intacto e as lâminas secas!





    OVOS COZIDOS NA BIMBY



    Pode cozer os ovos com casca, dentro do cesto, adicionando 1L de água com um pouco de sal e programando 18 Min Temp. Varoma Vel. 3.



    Ou ainda optar por cozinha-los ao vapor, no recipiente Varoma, em simultâneo com outros alimentos.





    NATAS BATIDAS



    Coloque o copo da Bimby no frigorífico um pouco antes de bater nas natas. Coloque o pacote de natas no frigorifico (ou congelador), depois de fresco verta no copo e coloque a borboleta e deixe bater na vel 3 1/2 durante 1 minuto, e já esta, vá verificando porque as vezes ficam muito batidas e viram manteiga. Não esquecer de retirar o copinho da Bimby.





    AFIAR AS LÂMINAS



    Picar um pouco de gelo, ou melhor, fazer sorvetes!





    DESCOLAR A MASSA DA PIZZA DO COPO E DA LÂMINA



    Depois da massa feita (pão, pizza, etc) programar 10 seg Velocidade 2 Inversa.



    A bola de massa despega-se totalmente das lâminas e do copo.





    VER SE A MASSA ESTÁ BOA



    Quando fazem massas sem levedar, enquanto elas ficam num lugar escuro (ex: microondas), poe-se um pouco da massa dentro dum copo com agua, a massa vai ao fundo. Quando estiver ca em cima, significa que está no ponto. Como se faz com os ovos mas ao contrario....





    ALGUMAS DICAS UTEIS PARA TRABALHAR A MASSA DO PÃO:



    Dependendo das receitas, e sobretudo da quantidade de ingredientes líquidos indicados, a massa do pão pode tornar-se difícil de trabalhar, colando-se às mãos e às superfícies.



    Um conselho: a meio do ciclo de amassar (aí por volta do minuto e meio) parar e tocar com um dedo na massa (pode ser através do buraco da tampa). Se a massa colar ao dedo, acrescentar um pouco mais de farinha (uma colher de sopa mal cheia). Deixar terminar o programa de amassar e voltar a repetir o teste do dedo. Se necessário acrescentar mais um pouco de farinha e amassar mais um pouco, até sentir a massa com uma consistência boa para ser trabalhada!



    A superfície onde a massa for trabalhada (onde se vai dar forma ao pão) deve estar abundantemente polvilhada de farinha, tal como nossas as mãos (há quem prefira molhar as mãos - também funciona)!





    CAPACIDADE DO COPO MEDIDOR CHEIO EM GRAMAS E CENTÍMETROS CÚBICOS



    Feijão: 90 g

    Arroz: 100 g

    Açúcar: 100 g

    Grão de Bico: 70 g

    Farinha: 60 g

    Lentilhas: 100 g

    Maisena: 50 g

    Pão ralado: 40 g

    Queijo ralado: 50 g

    Sal fino: 130 gr

    Sal grosso: 100 gr.

    Azeite: 90 centímetros cúbicos

    Café líquido: 100 centímetros cúbicos

    Leite: 100 centímetros cúbicos

    Vinagre: 100 centímetros cúbicos

    Vinho: 90 centímetros cúbicos



    A marca que envolve o copo medidor equivale a metade da capacidade.



    Espero que vos sirva. Afinal às vezes gostamos mais de pesar do que medir pelo copo. E se por algum acaso a nossa balança não anda muito bem sempre é uma segurança estas equivalências.





    PURÉ SEMPRE NO PONTO



    Como evitar que o puré de batata fique líquido?

    Após a cozedura, retire parte do líquido (leite ou água e leite) para um recipiente, e só então passe-o sem exceder a Vel. 4.

    Se necessário acrescente parte do líquido reservado, e dê a consistência desejada.





    SOPA



    Coloque no copo os legumes a seu gosto cortados aos quadrados para fazer uma sopa.



    Junte 1 litro ou ½ litro de água (a tapar os legumes), sal q.b. um fio de azeite e programe 25 min, temperatura 100º na velocidade 1. (temp varoma se colocar legumes na varoma).



    Quando terminar o tempo, desligue a temperatura, cubra a tampa da Bimby com um pano para não se queimar e programe 1 a 1½ min e prima 5-7-9 progressivamente para centrifugar a sopa.



    Para poupar tempo, se quiser juntar legumes inteiros na sopa coloque-os no copo enquanto a sopa faz (o tempo dependendo do tipo de legumes), na velocidade 1 temperatura varoma.





    COZER LEGUMES/OVOS/BATAS/PEIXE, ETC...



    Coloque no copo de 800 gr a 1 litro de água e sal q.b., coloque os alimentos que quiser cozinhar no cesto, e coloque-o no copo programando o tempo que varia com o tipo de alimentos, na velocidade 4. temperatura 100



    Ovos e verduras +/- 12 a 15 minutos

    Batatas/cenouras +/- 20 a 24 minutos

    Peixe +/- 20 minutos



    Estes alimentos também podem ser cozinhados na Varoma





    GELADOS



    1º - Colocar sempre a caixa do gelado na área menos fria da arca, que se é de gavetas é normalmente na última.

    2º - Cerca de uma hora depois de fazer o gelado, tirar a taça para fora e mexer novamente.

    3º - Para que não fique com gelo ao servir, retirar a quantidade que se vai usar e bater na bimby novamente (Uns segundos entre as vel 5-6-7 até ficar cremoso) e imediatamente antes de servir em tacinhas. Assim o gelado fica cremoso, fresquinho e não gelado ao ponto de não se conseguir espetar a colher.

    E agora a mais curiosa de todas....

    Misturar no gelado que se faz uma clara de ovo (ou mais) dependendo da quantidade de gelado que se está a fazer. Esta clara vai impedir a criação de gelo no gelado.





    LEITE CREME TALHADO



    Se o Leite creme talhar, não desespere.

    Volte a colocar no copo o leite creme sem o limão e a canela, junte um pouco de leite frio e misture 10 segundos à velocidade 3, com a borboleta posta.

    Se quiser mais espesso, pôr na medida um pouco de leite frio com uma colher de sobremes de maizena dissolvida. Voltar a por a borboleta nas lâminas, deitar de novo o creme, programas 2 minutos a 85º velocidade 1 e 1/2 e juntar o da medida.





    DESFIAR BACALHAU / FRANGO



    Meter o bacalhau ou os bifes de frango partidos em bocados na Bimby e ponho em vel 4, durante uns 5 segundos de cada vez e vou espreitando para ver se já está a gosto.





    MANTEIGA



    Para as sua manteiga ficar perfeita tem que respeitar as seguintes regras:



    1- As natas têm que estar bem frias

    2- As natas têm que ter mais de 33% de gordura

    3- As natas têm que ser frescas, não podem ser pasteurizadas.

    4- Tem que colocar no mínimo 2 pacotes de natas de cada vez.



    Se mesmo assim a Bimby ainda não separar a nata do soro, coloque meio copinho de água quando esta estiver a bater.





    BOLOS SEM BATER CLARAS



    Sempre que tiver uma receita de um bolo em que se recomende bater as claras em castelo, pode com a bimby, evitar esta aborrecida operação e, em alternativa pode fazer o seguinte:



    Colocar o suporte giratório, deitar os ovos inteiros, programar 5 min, temperatura 40º, velocidade 2 e 1/2 e quando terminar este tempo, volta a programar o mesmo tempo e velocidade, mas desta vez mas sem temperatura.



    Verá que fica um bolo grande, leve e fofo.



    Com a prática, modifiquei este truque da seguinte forma:



    Colocar o suporte giratório, deitar os ovos inteiros e a quantidade de açúcar que a receita manda, programar 6 min, temperatura 40º (T21) ou 37 (T31), velocidade 3 e quando terminar este tempo, volta a programar o mesmo tempo e velocidade, mas desta vez mas sem temperatura





    ADAPTAR BOLOS



    " A Cristina Galiano é uma sra. espanhola que tem muitos livros de culinária editados (sobre cozinhar na bimby e não só).



    Relativamente à forma de realização dos bolos as recomendações são as seguintes:



    - Colocar a farinha e o fermento no copo e programar 30 seg. vel. 3 para que o fermento se divida pela farinha de forma igual e para eliminar os grumos da farinha (tem o mesmo efeito da peneira que nós utilizávamos...).

    - Vaporizar o açúcar uns seg, na vel 5-7-9;

    - Adicionar a fruta (banana, maçã, laranja) ou os legumes (abóbora, cenoura, courgete) e triturar o tempo necessário na vel.6 (o tempo depende da consistência da fruta/legume utilizado por exemplo para as maçãs bastaram 45 seg);

    - Colocar a borboleta, adicionar os ovos e programar 6 minutos, vel. 4, sem temperatura (faz com que os ovos fiquem espumosos);

    - Retirar a borboleta e adicionar restantes ingredientes (por exemplo margarina, cacau, leite, oleo, vinho do porto ....) com excepção da farinha e fermento e programe 10 seg, vel 4.

    - Adicionar a farinha e o fermento e envolver 3 seg. na vel. 4, se necessário programar mais 2 ou 3 seg.



    Ela recomenda esta forma de execução para todos os bolos e ficam, de facto, muito fofinhos e esponjosos.





    SUBSTITUTO DO LEITE EVAPORADO PARA GELADOS



    Pressupostos:

    A embalagem do leite em pó (Nido) diz que para preparar um copo de leite são necessárias 3 c. sopa cheias de Nido.

    Por norma 1 copo equivale a 250 gramas.

    Uma lata de leite evaporado standard tem 410 g.



    Ingredientes e Preparação:



    Medir 2 copos mal cheios de água.

    Juntar 12 colheres sopa cheias de leite em pó (aumentando a medida ficará mais espesso e semelhante ao leite evaporado).

    Misturar bem, colocar numa couvete e levar ao congelador.

    Quando fizer o gelado, substituir o leite evaporado por este.

    ___________



    Testei esta receita para fazer gelado de chocolate branco.



    Como só ia fazer meia receita do gelado, tb reduzi as medidas deste leite evaporado caseiro a metade.

    Receita Teste:



    Para substituir meia lata leite evaporado (410g /2)

    200g água

    6 colheres sopa leite pó

    Misturei o leite em pó com a água e mexi bem.

    Levei a congelar e usei na receita abaixo:



    130 gr de açúcar

    130gr de Nesquick

    250 de nata fresca



    Pulveriza-se o nesquick com o açúcar e reserva-se.



    Batem-se as natas na vel 3 e qd começarem a ficarem cremosas deita-se o chocolate com o açúcar. Quando estiver tudo misturado desliga-se e deita-se num recipiente e vai ao congelador.





    LEITE CONDENSADO NA BIMBY



    Ingredientes:



    1 chávena de açúcar pulverizado na Bimby

    1 chávena de leite em pó Nido.

    1/2 chávena de água



    Leve tudo ao copo da Bimby e bata bem em velocidade 7-9-10 por alguns segundos.

    Fica melhor se feito de um dia para outro.

    Para se utilizar na hora que se preparou, ligue a máquina a temperatura 100 graus, velocidade 1 por 5 minutos.

    Rende o equivalente à uma lata de leite condensado.

    A lata é equivalente à 1 e 1/4 de chávena, da medida de sícara padrão, dessas que se encontra à venda em supermercados.

    Pode ser utilizado para brigdeiros, pudins, recheios, e coberturas de bolos.



    Só não se consegue fazer leite condensado cozido com essa mistura, pelo menos eu não consegui ainda...





    TEMPOS E VELOCIDADES



    Nunca é demais relembrar e como existe muitas pessoas que tem a maquina á poco tempo pode dar jeito.



    Temperatura



    Cozinhar - 100º

    Cozinhados com Leite - 80º máximo 85º

    Derreter chocolate - 40º

    Bater bolos - 40º



    Velocidades



    Velocidade 1 e 2 (velocidade Colher) - Utiliza-se qd n se quer triturar ou desfazer os alimentos =Colher de pau tradicional



    Velocidade 3 1/2 e 4 - utiliza-se para picar os alimentos sem triturar = faca tradicional que se utiliza para picar cebola, alho, salsa,... ou a tradicional 123



    Velocidade 5 - Utiliza-se para picar gelo = Picador de Gelo



    Velocidade 6 - Pater massas (sem levedura) e bolos = Batedeira de bolos



    Velocidade 7 - Utiliza-se para desfazer alimentos, = Passe Vite



    Velocidade 8 - Utiliza-se para picar carne (para melhor resultado de 300g em 300g)



    Velocidade 5-7-9 (progressiva) - utiliza-se para triturar (gelados...) ou pulverizar (açúcar, pão,...) os alimentos, Bater sopa.



    Velocidade 9 a máquina tem a potencia maxima.



    Velocidade espiga - Bater massas levedadas como o pão, pizzas,...



    Turbo - Utiliza-se quando tenho um ingrediente muito duro que se pretende desfazer antes de triturar ou pulverizar (queijo, presunto...)



    Varoma - Cozinha a vapor, utilizada para fazer evaporar liquidos, engrossar compotas ou marmeladas ou ainda pa apurar os alimento (apurar o refogado,...)



    Suporte Giratório é utilizado sempre que se cozinha gds quantidades e necessita-se de envolver delicadamente., Para bater claras, mexer/envolver doces. Nunca se utiliza a borboleta acima da velocidade 3.
    _______________

    Paula

  • #2
    RE: Truques e Dicas - Vários

    :clap:

    Muito útil!!!!!!!!
    [hr]



    Madrinha: NinaLDS (Duarte - 22.04.09)
    Afilhadas: MJL (João - 04.05.09), nuskinha (Dinis - 16.03.09) e Tanaxen (Joana - 04.04.09)
    Madrilhada: anibla

    Comentar


    • #3
      RE: Truques e Dicas - Vários

      Inserido Inicialmente por carlabisnaga
      :clap:

      Muito útil!!!!!!!!
      Já enviei uma PM para o Admin a perguntar como se coloca uma msg como sticky...
      Se encontrares alguma dica...partilha!
      _______________

      Paula

      Comentar


      • #4
        RE: Truques e Dicas - Vários

        :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

        Comentar


        • #5
          RE: Truques e Dicas - Vários

          Pamm.

          muito obrigada pelas dicas fantásticas. Só uma coisinha, qd mencionas "suporte giratório" referes-te a quê? à borboleta???

          Obg
          Andrea
          O meu blog: http://pricipekiko.blogspot.com







          A minha primeira afilhada é a linda mariahgonçalves!

          Comentar


          • #6
            RE: Truques e Dicas - Vários

            Para afiar as lâminas, picar um pouco de gelo.

            Para as natas, colocar o copo da bomby no frigorifico um pouco antes.

            Comentar


            • #7
              RE: Truques e Dicas - Vários

              Inserido Inicialmente por Andrea Coelho
              Pamm.

              muito obrigada pelas dicas fantásticas. Só uma coisinha, qd mencionas "suporte giratório" referes-te a quê? à borboleta???

              Obg
              Andrea
              Penso que é a borboleta...não fui eu que escrevi...mas vou tentar verificar...
              _______________

              Paula

              Comentar


              • #8
                RE: Truques e Dicas - Vários

                Inserido Inicialmente por margaridapc
                Para afiar as lâminas, picar um pouco de gelo.

                Para as natas, colocar o copo da bomby no frigorifico um pouco antes.
                Vou acrescentar!
                _______________

                Paula

                Comentar


                • #9
                  RE: Truques e Dicas - Vários

                  Óptimas dicas pamm...vão ajudar imenso...a mim e a outras meninas com bimby...espero que o administrador ponha em sticky para sabermos sempre onde está..e já agora uma sugestão, podias juntar aqui aquelas dicas da lavagem neste tópico também, assim ficava tudo num só tópico..

                  Beijinhos

                  Sílvia

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Truques e Dicas - Vários

                    Inserido Inicialmente por Silvy
                    Óptimas dicas pamm...vão ajudar imenso...a mim e a outras meninas com bimby...espero que o administrador ponha em sticky para sabermos sempre onde está..e já agora uma sugestão, podias juntar aqui aquelas dicas da lavagem neste tópico também, assim ficava tudo num só tópico..

                    Beijinhos

                    Sílvia
                    e às da mycook tb ... obrigada

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Truques e Dicas - Vários

                      Inserido Inicialmente por Andrea Coelho
                      Pamm.

                      muito obrigada pelas dicas fantásticas. Só uma coisinha, qd mencionas "suporte giratório" referes-te a quê? à borboleta???

                      Obg
                      Andrea
                      Estive a ver com mais atenção e também chamam à borboleta suporte para mexer...penso que é este acessório o suporte giratório! Mas tem de se ter cuidado com a velociadade! Penso que não se pode exceder uma certa velocidade! Vou verificar...
                      _______________

                      Paula

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Truques e Dicas - Vários

                        O admin esqueceu-se de colocar este post como sticky...
                        Mandei-lhe uma PM com o nome do tópico.

                        Agora é esperar...
                        _______________

                        Paula

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Truques e Dicas - Vários

                          Olá pamm! Antes de mais, muito obrigada pelo tópico, imprimi e acho que vou emoldurá-lo e pô-lo na parede da cozinha

                          Gostava de acrescentar uma ou duas coisinhas, se me permites.
                          A 1ª é mais um truque de lavagem, que é colocar água pelo menos que cubra completamente as lâminas e programar vel.9 aí uns 10 ou 15 segundos. É óptimo para qq tipo de sujidade, até para soltar restos de massa. Eu faço sempre isso, e quando é preciso lavar o copo numa fase intermédia da receita, não lavo, faço isto, é excelente!

                          Outra sugestão é para a sopa, para colocar legumes inteiros, é cozê-los na Varoma enquanto se faz o puré no copo.

                          Por enquanto são estas! Mais uma vez obrigada e saudações bimbólicas... ou bimbásticas, sei lá! ;



                          Comentar


                          • #14
                            RE: Truques e Dicas - Vários

                            Inserido Inicialmente por Flashgorda
                            Olá pamm! Antes de mais, muito obrigada pelo tópico, imprimi e acho que vou emoldurá-lo e pô-lo na parede da cozinha

                            Gostava de acrescentar uma ou duas coisinhas, se me permites.
                            A 1ª é mais um truque de lavagem, que é colocar água pelo menos que cubra completamente as lâminas e programar vel.9 aí uns 10 ou 15 segundos. É óptimo para qq tipo de sujidade, até para soltar restos de massa. Eu faço sempre isso, e quando é preciso lavar o copo numa fase intermédia da receita, não lavo, faço isto, é excelente!

                            Outra sugestão é para a sopa, para colocar legumes inteiros, é cozê-los na Varoma enquanto se faz o puré no copo.

                            Por enquanto são estas! Mais uma vez obrigada e saudações bimbólicas... ou bimbásticas, sei lá! ;
                            vou colocar
                            _______________

                            Paula

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Truques e Dicas - Vários

                              ...brigada...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X