Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

MFP - ajuda com os fermentos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • MFP - ajuda com os fermentos

    Olá,



    Comprei uma máquina de fazer pão faz 1 semana, mas não percebo muito sobre os fermentos. Gostava de saber que fermentos aconselham, e a equivalencia entre o fermento fresco e seco. E gostava de saber também se é verdade que não se deve utilizar o fermento fresco quando programamos a máquina para fazer o pão?



    Desde já, muito obrigada

    Fátima



  • #2
    RE: MFP - ajuda com os fermentos

    Olá.

    O fermento que costumo usar é o "fermipan", que é levedura seca. Há também outras marcas. Uso para 500 gr de farinha a proporção de 1 colher de chá rasa de levedura. Não costumo usar fermento fresco para fazer pão por uma questão de facilidade. Gosto de usar o fermento fresco no pão brioche pois a massa fica mais fofinha e mais alta.








    Madrinha - Catibe

    Comentar


    • #3
      RE: MFP - ajuda com os fermentos

      fatimafs (13-11-2009)Olá,





      Comprei uma máquina de fazer pão faz 1 semana, mas não percebo muito sobre os fermentos. Gostava de saber que fermentos aconselham, e a equivalencia entre o fermento fresco e seco. E gostava de saber também se é verdade que não se deve utilizar o fermento fresco quando programamos a máquina para fazer o pão?





      Desde já, muito obrigada



      Fátima






      Olá!



      Eu ponho uma saqueta, acho que da Vahiné, que salvo erro são 4,6gr, para 500gr de farinha. A equivalência para o fermento fresco é 25gr de fermento fresco para a mesma quantidade de farinha. O fermento fresco não pode entrar em contacto com a água, deve ser desfeito em cima da farinha se for para programar a máquina, com cuidado de não tocar na água senão com o passar das horas perde o efeito; pelo menos foi o que me explicaram



      Elsa

      Comentar


      • #4
        RE: MFP - ajuda com os fermentos

        Obrigada pelas resposta.



        Experimentei usar o fermento fresco como disse a Elsa e resultou na perfeição.



        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          RE: MFP - ajuda com os fermentos

          E para fazer pao alentejano?...como sabem o pao alentejano nao se faz com fermento mas com massa fermentada...

          No entanto para fazer a massa fermentada que depois se junta a massa propriamente dita é necessario 5gr de fermento de padeiro fresco...ora bem...sera que da parasubstituir por uma saqueta de fermipan??

          Eu so tenho a receita para fazer na bimby...alguem tem para fazer na MFP??
          Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

          Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

          Comentar


          • #6
            RE: MFP - ajuda com os fermentos

            Então, sem me querer intrometer mas já intrometendo , vocês ligam à quantidade que diz no pacote e não à da receita da máquina? é que estúpida da minha máquina funciona lindamente mas nas receitas só diz 3/4 de embalagem, ou 1/2... mas já vi que há embalagens de 2 tamanhos :w00t:
            2 filhotes lindos

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X