Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Glacé

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Glacé

    Olá!



    A Luísa faz anos para a semana e este ano sou eu que vou fazer os bolos, para a escola e para casa, que além de ser mais barato é mais saudável :-)



    Queria fazer aquele glacé que fica translúcido mas sólido, não sei se me faço entender... As receitas que encontro são para aquele que fica branco opaco, e não é esse que eu gosto. Há até uns bolinhos, laços e argolas, que são todos cobertos de doce de ovos e depois têm esse glacé por cima. Ou os palmiers cobertos, também são do género que eu pretendo.



    Alguém sabe o que eu quero dizer e como se faz?



    Obrigada!



    Elsa

  • #2
    RE: Glacé

    Estou espantada, então onde andam as cozinheiras?



    Elsa

    Comentar


    • #3
      RE: Glacé

      Olha estas duas receitas, retiradas daqui:



      «Ingredientes para Glacê Mole e Duro:



      Glacê Mole:


      2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro peneirado

      3 claras



      Glacê duro:

      8 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro peneirado

      2 colheres de sopa de suco de limão

      4 claras»



      Encontrei também esta informação do site da Sidul, que explica os tipos de glacé:



      «Fondant e Glacé

      O Fondant é feito a partir de um ponto de açúcar e o glacé é a mistura de claras e açúcar.

      Ambos são usados para decorar os bolos e recomendamos a utilização de açúcar em pó Sidul na sua preparação.



      Fondant

      Leve ao lume 2.5dl de água, 15 gotas de sumo de limão e 500g de açúcar em pó. Deixe ferver até atingir o ponto assoprado. Limpe a espuma caso se forme à superfície. Retire do lume e deite a calda sobre a pedra da mesa, que deverá estar limpa. Trabalhe a calda com uma espátula, em movimentos de vai-vem, até ficar branca e pastosa.



      Caso não precise de usar logo o fondant, deverá guardá-lo em caixa hermética e conservar no frigorífico.

      Na altura de aplicar, derreta o fondant em banho-maria (o fondant não deve aquecer mais do que os 35/40ºC). Se vir que continua rijo, adicione um pouco de calda de açúcar (ponto pasta) e uma clara de ovo.



      Se quiser aromatizar o fondant (chocolate em pó, baunilha, café solúvel, xarope de Groselha, xarope de menta) deverá acrescentar um destes ingredientes quando está a derreter.



      Os bolos decorados com fondant devem ser colocados sobre uma rede durante a aplicação. Esta rede deverá estar sobre uma folha de papel vegetal para que possa aproveitar novamente o fondant que escorrer.



      Glacé

      Existem muitos tipos de glacé, sendo que o mais usado é o glacé real:

      Numa tigela, bata 2 claras em espuma. Junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 450g de açúcar em pó aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante.



      O glacé de claras normal é igual ao glacé real mas sem sumo de limão.

      Pode aromatizar e/ou colorir o glacé adicionando algumas gotas de essências e/ou corantes alimentares.

      Até à sua utilização, tape a tigela com um pano húmido para o glacé não secar.

      Se sobrar guarde dentro de um saco plástico no frigorífico.»





      Espero que seja útil



      Um beijinho
      Receitas da Lótus

      Comentar


      • #4
        RE: Glacé

        Elsa, as receitas de glacé que uso são parecidas com as que a Flor colocou mas eu não ponho claras porque não gosto da ideia de dar ovos crus a crianças tão pequenas.





        POWDERED SUGAR GLAZE



        2 c. powdered sugar

        3 tbsp. liquid (milk - water - fruit juice, etc.)

        1/2 tsp. vanilla, optional



        Combine ingredients and mix until smooth. Use glaze on cookies, cakes and breads.

        Comentar


        • #5
          RE: Glacé

          Obrigada a ambas!



          Flor de Lótus, muito obrigada pelo trabalho que tiveste, até me sinto envergonhada porque se calhar dei a ideia de que não estive para me dar ao trabalho de fazer uma pesquisa básica sequer, lol... Não é o caso, o que eu queria era encontrar alguém que já tivesse mesmo feito esse glacé que menciono e tivesse uma receita garantida



          Miosotis, essa receita parece-me ser o que procuro, até pelo nome, «glaze», dá ideia de ser mesmo isso. Fica durinho? (também me incomoda um bocadinho os ovos crus aos gaiatos, até porque um dos bolos é para levar para a escola e quanto menos potencial para dores de barriga melhor!)



          Elsa

          Comentar


          • #6
            RE: Glacé

            ElsaTS (28-10-2010)

            Miosotis, essa receita parece-me ser o que procuro, até pelo nome, «glaze», dá ideia de ser mesmo isso. Fica durinho? (também me incomoda um bocadinho os ovos crus aos gaiatos, até porque um dos bolos é para levar para a escola e quanto menos potencial para dores de barriga melhor!)







            Elsa


            Pois, eu andei à procura de glacé sem claras precisamente por ser para o bolo que costumo mandar pra creche no aniversário dele. Porque antes fazia o glacé real com claras que faz um vistaço em qualquer bolo. Mas com crianças, ainda por cima os filhos dos outros, não arrisco.



            Comigo costuma ficar durinho, tipo casquinha, agora não fica é completamente transparente, fica translúcido mas branco, não sei se me faço entender. O líquido podes usar leite (nunca experimentei) ou sumo de citrinos (eu costumo usar limão). Acho que o melhor é o sumo porque com leite é capaz de ficar mais opaco. Este ano estou a pensar fazer com sumo de laranja, vou fazer o bolo de agrião e acho que deve combinar bem.

            Comentar


            • #7
              RE: Glacé

              Sim, translúcido mas não transparente, é mesmo isso que procuro! Se calhar faço um bolinho de laranja e uso sumo de laranja no glacé. Umas pintarolas por cima antes de secar e tá feita a festa



              Obrigada e beijinhos!



              Elsa

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X