Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Aproveitamentos - Receitas de Restum e redon

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Aproveitamentos - Receitas de Restum e redon

    Olá a todas (os)
    Cá em casa somos apologistas de aproveitar os restos de comida, hoje fiz uma receita que, modéstia à parte, ficou bastante boa. Mas, por vezes, tenho falta de ideias para os aproveitamentos... lembrei-me de criar um tópico dedicado a estas receitas inventadas!


    Receita de hoje: empadão de peixe

    Restos aproveitados:
    - 2 carapaus grelhados de sábado; arroz de tomate de domingo; milho e ervilhas de domingo.

    Confecção (inspirada em http://nosoup-foryou.blogspot.com/20...ances-e.html):

    Fiz uma espécie de bechamel de laranja: num tachinho coloquei 1 cebola e dois alhos picados, a cozerem num pouco de manteiga. Passado um pouco juntei farinha, mexi bem e esperei mais um pouco para cozer. Juntei o sumo de duas laranjas, um pouco de água (teria ficado melhor com água de cozer peixe) e deixei ferver em lume baixo. Temperei a gosto.
    Entretanto desfiei os carapaus.
    Depois de o "bechamel" ter engrossado juntei umas folhinhas de manjerico (não tinha manjerona e achei q tb seria bom!), o peixe e o milho/ervilhas.
    Num tabuleiro de ir ao forno coloquei uma camada de arroz e, pro cima, a mistura de peixe. Piquei com um garfo para o molhinho embeber o arroz.
    Coloquei mais uma camada de arroz, bechamel simples (faço caseiro: leite, manteiga, farinha, temperados com noz moscada e pimenta). Por cima coloquei pedaços de queijo (não tinha queijo ralado) e foi ao forno a gratinar!

    Nham nham, ficou óptimo!
    Ultima edição por filomenav; 01-12-2010, 00:23.
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

  • #2
    Mais uma receita com aproveitamentos: cogumelos recheados

    Restos aproveitados:
    - 1 carapau grelhado; batatas, cenouras e bróculos cozidos;

    Confecção
    Retirei os pés dos cogumelos.
    Num tachinho coloquei alho e cebola, com os pés dos cogumelos a "estalar" num pouco de azeite. Após estar cozinhado, juntei o carapau desfiado, envolvi, um pouco de leite e salsa. Temperei a gosto. Engrossei com farinha e triturei com a varinha.
    Recheei os cogumelos com este preparado, soloquei sobre cada um um pouco de queijo e levei ao forno a gratinar.

    Fiz um puré com a batata e cenoura, juntei um ovo, um pouco de leite e uma pitada de canela.
    Com o saco de pastelei moldei montinhos, pincelei com ovo e levei ao forno a gratinar (a estas babatas chamam-se batatas "duquesa").

    Os bróculos: levei ao lume com alho e azeite, fui desfazendo com um garfo e no final juntei um pouco de leite e farinha para engrossar e ficar aveludado (ficou parecido com esparregado).

    Ficou muito bom! (tirei fotos, depois coloco)
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

    Comentar


    • #3
      Olá Filomenav!

      Cá em casa também somos de comer redon! Aliás, há tempos aqui no forum falou-se da "origem" da expressão e na altura não pude responder, mas lembro-me como se fosse hoje! Era de uma novela portuguesa dos anos 90, não sei o nome, mas foi a personagem da Lidia Franco inventou essa expressão porque ela fazia-se de rica e afinal não tinha onde cair morta! E inventou essa expressão chique para a forma inteligente de aproveitar sobras de comida! Desde então utilizamos essa expressão!
      Eu aproveito bastante os restos de comida, ou congelo ou transformo em novas refeições. Isto porque a vida não tá fácil e porque, acima de tudo, detesto desperdiçar comida!
      Uma das minhas receitas de redon de mais sucesso é a carne com ananás:

      Resto de peru ou frango ou porco grelhado partido aos pedacinhos e juntar ananás em calda (juntamente com o sumo) e cogumelos (ou outra coisa que ande lá por casa). Coloco tudo na sertã e deixo cozinhar uns minutos. Sirvo com arroz branco. Fica muito boa a combinação agridoce da carne com o ananás.
      Faço também esat variação mas com pedaços de salsicha e molho de tomate caseiro, também fica muito bom.
      De resto, na carne estufada que sobra junto massa, couve e grão, fica rancho! Faço empadão, faço lasanha...
      Pode-se inventar tanta coisa! Mas gostei das tuas sugestões!
      Vou estar atenta a este tópico!

      Beijocas!






      Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

      Comentar


      • #4
        Boa ideia para um tópico. Cá em casa não sobra é nada :\

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por anareis Ver Mensagem
          Resto de peru ou frango ou porco grelhado partido aos pedacinhos e juntar ananás em calda (juntamente com o sumo) e cogumelos (ou outra coisa que ande lá por casa). Coloco tudo na sertã e deixo cozinhar uns minutos. Sirvo com arroz branco. Fica muito boa a combinação agridoce da carne com o ananás.
          Faço também esat variação mas com pedaços de salsicha e molho de tomate caseiro, também fica muito bom.
          De resto, na carne estufada que sobra junto massa, couve e grão, fica rancho! Faço empadão, faço lasanha...
          Pode-se inventar tanta coisa! Mas gostei das tuas sugestões!
          Vou estar atenta a este tópico!

          Beijocas!
          humm, gostei da tua sujestão, achas que funciona com carne que seja um pouco mais seca? Sobrou-me peito de frango de uma canja que fiz, como era galinha "velha" o peito é um pouco rijo e seco, não sei bem o que faça com ele...
          tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


          Vendas em 1ª e 2ª mão;

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
            Boa ideia para um tópico. Cá em casa não sobra é nada :\
            Cá em casa é por fases, o marido tanto pode vir cheiioooo de fome como dizer que comeu a sandes do lanche à vinda para casa!!!
            Ultima edição por filomenav; 09-12-2010, 14:10.
            tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


            Vendas em 1ª e 2ª mão;

            Comentar


            • #7
              Eu também sou adepta dos redons (era eu que não sabia a origem da palavra, então é de uma novela!). Aprendi com a minha mãae, que me incutiu sempre que não se pode desperdiçar nada, e nada se desperdiça cá em casa :-D Restos de legumes vão para fazer arroz de qualquer coisa, ou para a sopa, ou em quiches.

              Ainda ontem a minha mãe convidou-me para almoçar e fomos buscar cozido à portuguesa para comer em casa, mas a carne de vaca era intragável de tão rija! Está ali para meter na picadora e fazer croquetes ;-)

              Elsa

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por filomenav Ver Mensagem
                humm, gostei da tua sujestão, achas que funciona com carne que seja um pouco mais seca? Sobrou-me peito de frango de uma canja que fiz, como era galinha "velha" o peito é um pouco rijo e seco, não sei bem o que faça com ele...
                Oi Filomenav!!

                Só agora vi o post, de certeza que já fizeste algo ao frango!! Mas sim, também costumo fazer com frango, fica uma delicia!!
                E experimentei lasanha de bacalhau com um resto de bacalhau cozido. Ficou muito muito bom!!

                Beijocas!!






                Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X