Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Bolo Red Velvet - Não me convenceu

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Bolo Red Velvet - Não me convenceu

    Ora bem, depois de muito comparar receitas, ontem lá me aventurei a fazer um bolo red velvet, como test-drive para saber se era candidato digno aos anos da minha filhota.
    Ainda bem que testei primeiro porque acho que o bolo fica pequeno para o que pretendo e seja como for a coisa teve alguns precalços, e vou pedir ajuda.

    1- Fiz o bolo em duas formas mas quando desenformei ficou agarrado ao fundo e partiu. Depois ao montar ficou colado do outro lado no prato onde estava a arrefecer e esfarelou mais um bocado. É melhor desenformar mesmo a frio, desenformar numa rede, usar papel para forrar...? O que sugerem? Eu estava a pensar usar uma forma de tarte. Já que o bolo não cresce muito, assim ao desenformar não "caía" de tão alto e não partia.

    2- O bolo ficou às manchas de chocolate. Não se nota quando está montado, mas ficou vermelho com manchas mais castanhas. peneirei o cacau com a farinha mas acho que vou ter de peneirar muuuuuito mais.

    O bolo em si não é nenhuma especialidade, acho que faço bolos melhores. O que fica fabuloso é o aspecto (ou ficaria se não estivesse todo desmanchado e com o creme cheio de migalhas ) e a combinação do bolo com o creme.
    O buttercream com queijo philadelphia e baunilha é absolutamente fenomenal!

    Ah, e usei a técnica para fazer buttermilk em casa: uma chávena de leite com uma colher de chá de vinagre (usei de sidra) e ficou muito bom.
    Ultima edição por micaela24; 07-04-2011, 10:51.
    2 filhotes lindos

  • #2
    Eu ainda não fiz este bolo mas quer-me parecer que o problema das manchas se pode dever à qualidade do corante.

    Comentar


    • #3
      Não é do corante, vê-se claramente que são manchas castanho escuras, mesmo do cacau. A cor vermelha está uniforme, o raio do cacau é que ficou mal espalhado. Sei que é disto porque quando estava a peneirar reparei que a farinha com o cacau não ficou muito uniforme mas pensei que a bater a coisa passasse.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        Ora bem, resolvi editar o título. O bolo é muito bom comido mesmo na hora. No dia seguinte não fica nada de extraordinário e confesso que já fiz bolos bem melhores. Assim sendo, vou arquivar a receita para uma altura em que queira impressionar a vista de alguém e estou a pensar fazer para bolo de anos da pequenita um bolo de iogurte.
        Estou é a pensar aproveitar o creme. Esse vale mesmo a pena. Devo misturar morangos passados para ganhar uma cor para fazer contraste com o bolo.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Olá micaela tudo bem contigo e com a Leonor?

          Bem quanto ao bolo ao contrario da maior parte das pessoas não sou nada fan do red velvet, acho que fica muito bonito a combinação vermelha do bolo com o creme branco, mas de sabor não acho nada de especial, prefiro muito mais o sabor do bolo de iogurte, ou cenoura, ou laranja, ou chocolate, ou nozes fingidas (reparaste na gulodice explicita)....

          Quanto ao ficar colado na forma deve ter sido de desenformar quente, mas pode também acontecer com ele frio, por isso sempre que faço um bolo corto e forro a forma à medida com papel vegetal e normalmente sai sempre bem mesmo que desenforme ainda quente. Alem disso podes imitar "red velvet" em qualquer bolo que gostes basta adicionares um pouco de corante, e ficas assim com um bolo espectacular que faz um vistão e de sabor que tu gostes.

          Olha isto http://forum.istofaz-se.pt/v1/index.php?topic=894.0

          Fica bem.
          __________________________________________________ _____________________



          Nasceu no dia 25/05/2009 às 17:15 com 3350kg e 51cm

          Comentar


          • #6
            Concordo com essas coisas todas que disseste: bolo de laranja, cenoura, chocolate, etc etc
            Ontem acabámos com o bolo e realmente o que vale é o creme.
            Assim sendo, como a madrinha da piolha não pode comer chocolate, estou a pensar fazer um bolo básico de dois andares com um andar de chocolate no meio, tudo reccheado com creme de manteiga e queijo com morangos e coberto com o creme de baunilha.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              ola Micaela..n sei q receita seguiste mas, eu ja fiz 2 vezs o red velvet e em ambas, o bolo cresceu imenso..tanto q ate saiu da forma e caiu no forno.
              na primeira receita, pedia menos corante e o bolo nem ficou mt vermelho mas na segunda, ja ficou c uma cor espectacular. o creme de q falas, n é buttercream é creamcheese, q é q o leva filadelfia e baunilha..o buttercream n leva o queijo
              e o sabor do bolo é mt denso, n agrada a todos e o contraste c o creme é q lhe da mais !especialidade"

              tens de desenformar o bolo frio, e se usares o bake release da Wilton, NUNCA mais nenhum bolo teu irá prender
              da primeira vez q fiz o red velvet, fiz num sabado e na segunda feira, ainda estava mt bom meso por isso n percebo cm o teu ficoou seco

              na ~semana passada, fiz um bolo de uma receita minha e adicionei o corante.,..ficou com uma cor fantástica e muito mais leve e fofo q o red velvet..pods sempre fazer isso..

              bjss
              Sócia nº 104 Mães OMS

              [/url]
              Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

              Comentar


              • #8
                dytocas, eu usei o buttercream no bolo e o creme é mesmo o cream cheese com philadelphia.
                O bolo ficou muito bom. Não crescer demais porque usei duas formas. Na hora estava mesmo muito bom mas como ficou no frigorífico já começado começou a secar e não me agradou por aí além.
                O sabor é bom mas tem de ser combinado com o creme. Acho que o bolo em si não é nada de transcendente.
                Sinceramente, não vale o trabalho. Este sábado fiz um pão de ló com uma receita especial (e que arrefece de cabeça para baixo num copo) e esse sim ficou perfeito. Húmido, fofo e absolutamente espectacular, bem alto. Parecia pão-de-ló comprado.
                Modéstia à parte sou boa doceira e os doces calham quase sempre bem. Este é que não vai de encontro ao que esperava. Se bem que já ando a magicar o que já li num blogue: colorir o bolo com uma redução de morangos em vez de usar o corante. O sabor dos morangos com o chocolate e o creme deve ficar um espectáculo!

                Editei porque queria dizer que usei o buttermilk e não o buttercream. O buttercream é o tradicional creme de manteiga.
                Ultima edição por micaela24; 26-04-2011, 12:17.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  pois, essa dica dv ser fixe.. kker dia vejo se experimento

                  mas n percebi essa de "arrefecer de cabeça para baixo, num copo"..podes explicar p.f?
                  Sócia nº 104 Mães OMS

                  [/url]
                  Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por dytocas Ver Mensagem
                    pois, essa dica dv ser fixe.. kker dia vejo se experimento

                    mas n percebi essa de "arrefecer de cabeça para baixo, num copo"..podes explicar p.f?
                    Ora bem, o pão de ló faz-se numa forma com buraco, certo? Quando tiras o bolo do forno, deve deixar-se arrefecer o bolo em "equilíbrio precário" em cima de um copo. Enfia-se o copo naquela parte do buraco da forma e deixa-se arrefecer o bolo ao contrário. tem lógica porque assim não abate, certo?

                    A minha piolha já fez anos e o bolo de pão-de-ló com recheio de creme de queijo e morangos foi um sucesso fenomenal, já agora
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                      Enfia-se o copo naquela parte do buraco da forma e deixa-se arrefecer o bolo ao contrário. tem lógica porque assim não abate, certo?
                      Eu continuo a não perceber esta parte. Viras a forma de pernas para o ar? E o bolo não cai?

                      Comentar


                      • #12
                        Também fiquei a pensar nisso....
                        Espero que a Micaela venha cá elucidar-nos.....


                        Comentar


                        • #13
                          Eu sou completamente fã do Red Velvet: adoro o sabor, mas acho um bocado forte para crianças (pelo menos o meu fica a saber pouco a chocolate e sente-se o travo do vinagre de sidra). Também acho a consistência imbatível; fica fofo, fofo.

                          Quanto às manchas, não posso ajudar, como faço na Bimby, fica tudo completamente uniforme.

                          Mas acho que para o aniversário da minha filha também vou fazer bolo de iogurte, recheio de cream cheese e cobertura de pasta americana (isto se conseguir até lá fazer um workshop para aprender a trabalhá-la).




                          Comentar


                          • #14
                            Maeaos 30, eu fiz curso de pasta americana)ainda fazendo) pela net n precisas de workshop..claro q ha sp falhas e erros mas com prática, consegue-se

                            Micaaaaaaaaeeeeeeeeeeeela..vem fazer um desenho de como fazes isso da fôrma pk a gente na sabe nada
                            Sócia nº 104 Mães OMS

                            [/url]
                            Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por dytocas Ver Mensagem
                              Maeaos 30, eu fiz curso de pasta americana)ainda fazendo) pela net n precisas de workshop..claro q ha sp falhas e erros mas com prática, consegue-se

                              Micaaaaaaaaeeeeeeeeeeeela..vem fazer um desenho de como fazes isso da fôrma pk a gente na sabe nada
                              Mas tu és cromíssima! Eu sou um bocado desajeitada: as coisas saem boas, mas não muito bonitas... preciso mesmo de ver ao vivo e a cores.




                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X