Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

AGENESIA OU HIPOGENESIA DO CORPO CALOSO...ajuda!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • AGENESIA OU HIPOGENESIA DO CORPO CALOSO...ajuda!

    Recebi hoje mais esta noticia do meu Afonso, após ressonancia magnetica do cráneo devido a antecedentes de hidrocefalia e microcefalia, e verificou-se que a dilatação dos ventriculos se devia a esta malformação...ainda estou a diregir a nova, não sei o que pensar, a medica esplicou-me bem o que pode acontecer ou não, mas eu gostava de ouvir opinioes de quem passa ou passou pelo mesmo com os filhos, visto ser um problema que afecta muitas crianças (segundo disse a médica)...





    Estou em pánico!!...



    quem me puder ajudar agradeço imenso!

    beijinhos





    AGENESIA DE CORPO CALOSO



    O corpo caloso é uma estrutura do cérebro localizada na fissura longitudinal que conecta os hismisférios cerebrais, sendo formado por cerca de 250 milhões de projeções axonais mielínicas que cruzam o plano saginal e penetram de cada lado no centro branco medular do cérebro.



    Agenesia de Corpo Caloso (ACC) é uma má formação congênita que se carecteriza pela ausência do corpo caloso, com o aumento significativo dos cornos occipitais. A ACC pode ser classificada em: agenesia total do corpo caloso,grau I caracterizada pela total ausência do corpo caloso, agenesia parcial ou hipogenesia grau II (caso do Afonso), na qual o corpo caloso apresenta encurtamento em graus variados ou desenvolvimento imcompleto, e hipoplasia , grau III, nesse caso o corpo caloso está completamente formado, mas apresenta redução em seu tamanho.



    A ACC, embora assintomática na maioria dos casos, pode apresentar sintomas como: síndrome de desconexão cerebral, cefaléia, hemiparesia, hipotonia, convulsões, retardo no desenvolvimento psicomotor, podendo existir um déficit mental variável dependendo da extênsão da agenesia e da associação com outras lesões. Pessoas com agenesia do corpo caloso podem apresentar falta de coordenação entre as actividades dos dois himisférios cerebrais pela inexistência das fibras que os ligam. Dentre as possiveis causas para essa má-formação encontram-se a associação com sindromes genéticas, erros inatos do metabolismo, exposição fetal a factores tóxicos e isquemias.







slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X