Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ajuda:-(Alguma de vós me pode dar uma opinião

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ajuda:-(Alguma de vós me pode dar uma opinião

    Bom dia!
    À muito tempo que sido este blog e constato que existem casos de meninos com excesso de energia, como o meu.
    O meu filho tem 4 aninhos, feitos à dois meses. É e sempre foi uma criança com muita energia, embora durma bem e precise mesmo de dormir, caso contrário ninguém o atura.
    Apenas frequenta o Infantário à um mês...por razões económicas fiquei sem trabalho e não podia pagar um infantário...Não sei se a escolha de ficar com ele acabou por ser pouco benéfica para o desenvolvimento dele:-(
    No Infantário volta e meia bate a outros meninos ou empurra-os...tem comportamentos inadequados para a idade dele...
    Com tanta confusão na minha cabeça, levei-o a um Psicologo - fez-lhe testes durante cerca de uma hora e meia. Desses testes vem a conclusão de que o meu filho tem uma personalidade autocentrada, que se traduz na dificuldade em se relacionar com outras pessoas...demoinstra também ansiedade na ausência dos cuidadores. Para além disso ainda não tem a lateralidade definida, não sabe desenhar, faz apenas uns rabiscos e tem dificuldades em dizer os "r" correctamente.
    Ele sabe todas as letras do abedecedário, o Psicologo diz que tem vocabulário a mais para a idade, tem uma boa compreensão do conto, boa memória. Todos os testes referem à frente - Sem impulsividade.
    Contudo, não me foi dito nada mais - Será que ele é hiperactivo? Aconselharam-me a que faça ludoterapia e terapia da fala no consultório desse Psicologo - 2 vezes por semana (fica carissimo, mas se esse for o remédio).
    Que Médicos consultaram vocês? Que caracteristicas tinham os vossos meninos?
    Acham que peça outra opinião?
    Agradeço a quem me puder ajudar com o seu testemunho.
    Bjs a Todas
    Aida

  • #2
    Inserido Inicialmente por aidaguilherme Ver Mensagem
    Bom dia!
    À muito tempo que sido este blog e constato que existem casos de meninos com excesso de energia, como o meu.
    O meu filho tem 4 aninhos, feitos à dois meses. É e sempre foi uma criança com muita energia, embora durma bem e precise mesmo de dormir, caso contrário ninguém o atura.
    Apenas frequenta o Infantário à um mês...por razões económicas fiquei sem trabalho e não podia pagar um infantário...Não sei se a escolha de ficar com ele acabou por ser pouco benéfica para o desenvolvimento dele:-(
    No Infantário volta e meia bate a outros meninos ou empurra-os...tem comportamentos inadequados para a idade dele...
    Com tanta confusão na minha cabeça, levei-o a um Psicologo - fez-lhe testes durante cerca de uma hora e meia. Desses testes vem a conclusão de que o meu filho tem uma personalidade autocentrada, que se traduz na dificuldade em se relacionar com outras pessoas...demoinstra também ansiedade na ausência dos cuidadores. Para além disso ainda não tem a lateralidade definida, não sabe desenhar, faz apenas uns rabiscos e tem dificuldades em dizer os "r" correctamente.
    Ele sabe todas as letras do abedecedário, o Psicologo diz que tem vocabulário a mais para a idade, tem uma boa compreensão do conto, boa memória. Todos os testes referem à frente - Sem impulsividade.
    Contudo, não me foi dito nada mais - Será que ele é hiperactivo? Aconselharam-me a que faça ludoterapia e terapia da fala no consultório desse Psicologo - 2 vezes por semana (fica carissimo, mas se esse for o remédio).
    Que Médicos consultaram vocês? Que caracteristicas tinham os vossos meninos?
    Acham que peça outra opinião?
    Agradeço a quem me puder ajudar com o seu testemunho.
    Bjs a Todas
    Em primeiro lugar calma! Daquilo que li não me parece que o teu filho seja hiperactivo.
    O facto de bater noutras crianças, de ter uma personalidade autocentrada, dificuldade de relacionamento com outras pessoas, ansiedade na separação, etc. dá-me a entender que advém do facto de teres estado com o teu filho em casa, o que não quer dizer que tenha sido mau, apenas fez com que o teu filho esteja agora a passar por uma fase que é normal acontecer mais cedo devido à entrada na creche.
    Por vezes nós em casa não lhes conseguimos dar aqueles estimulos que os ajudam a adquirirem as competências do pré-escolar, mas ele irá adquiri-las talvez só precise de mais estimulos para além do infantário.





    O meu atelier.

    Comentar


    • #3
      Obrigada Lisa.acompanho o caso do teu pequenito...vi que também era uma criança irrequieta e também tu passaste pela hipóitese de ser hiperactivo. Vi que andaste em consultas, mas depois deixei de ver os teus post...Espero que seja apenas irrequito, como o meu.
      O triste é que as pessoas não sabem lidar com estas crianças e à dias ele perguntou-me se era hiperactivo!Onde terá ouvido isto?!Na Escola?Eu tenho muito cuidado com o que falo na presença dele...
      como Educadora, gostava de te perguntar uma opinião...A Escola do meu filho apenas tem actividades de manhã. Almoçam às 12h30, depois dormem, lancham e o dia terminou. O meu não consegue dormir na Escola...Já ponderei ir busca-lo depois do almoço, porque às 16 h, quando o vou buscar vem a cair de sono, mal articula o que diz.
      Já falei com a Educadora, diz que ele fica deitado e se não dorme, dorme melhor à noite. Para não o tirar...ou melhor, para não o ir buscar. Que farias tu?Como Mãe?
      Obrigada.
      Bjs
      Aida

      Comentar


      • #4
        Alguém sabe da mariara? Nunca mais a vi por aqui...Também ela tem problemas com um dos pequenitos e é sempre bom para nós partilharmos experiências.
        Obrigada a Todas as que me puderem dar o seu contributo.
        Aida

        Comentar


        • #5
          O meu filho mais velho é heperactivo com defice de atençao, sempre foi muito mexido desde bebé, á ponto de me fazer desesperar, a fala, super atrasado, mas o medico sempre me disse que antes dos 5 anos não valia a pena fazer nada, aí se ele realmente estivesse atrasado fazia terapia da fala, e assim fiz, entrou na creche com quase 4 anos e nem agua sabia dizer, agora nao tem atraso nenhum.
          Penso que é muito cedo para te preocupares com isso, a terapia fica carissima, e eles tb querem ganhar o deles, espera mais 1 aninho e logo ves se precisa.
          Conviver com outras crianças faz maravilhas em termos de desenvolvimento psicomutor, por isso o ideal á mesmo a creche!
          beijinhos



          Comentar


          • #6
            Querida Aidaguilherme, sou educadora de infância já com muita experiência e desenvolvi a minha tese de fim de curso sobre hiperactividade. Penso portanto ser capaz de te aconselhar.
            Concordo com o que já te dizem sobre não iniciares já as terapias. Um mês não dá para avaliar, e a experiência diz-me que pode e quase de certeza melhora as atitudes com o tempo e a adaptação. O que diz a educadora dele? Nada? Que soluções apresenta? Que tipo de trabalho específico tem ela desenvolvido com o teu menino?
            Não é num mês que se consegue alguma coisa... É preciso esforço e trabalho de ambas as partes... Uma das soluções que poderá resolver é tão simples... No infantário devem experimentar coloca-lo numa sala de meninos mais velhos. Se por um lado não lhes bate, que eles são maiores, por outro esses não têm tanta facilidade em entender a sua linguagem o que o obriga a esforçar-se mais na convivência, e a arranjar estratégias sociais para se relacionar. Que te parece?
            Esta é apenas uma das muita estratégias que devem ser experimentadas e testadas antes das terapias... Claro que se que se eu tivesse um consultório de sessões terapêuticas, também as aconselhava! Mal não fazem, mas serão mesmo necessárias?
            Há que dar tempo ao tempo!
            E não... Não deves ir buscar o menino depois do almoço, nomeadamente neste período de adaptação. É precisamente quando não há actividades lectivas que as educadoras têm espaço para trabalhar com cada criança em particular, e também é neste período de brincadeiras livres os meninos criam relações sociais entre si.
            Quanto à sesta, quando estava em casa dormia a horas certas? Depois do almoço? Pode também estar ainda a adaptar-se à cama do infantário, ao ruído, à companhia na sala de dormir... É normal... calma, que logo vão encontrar um ritmo e rotina que equilibre as necessidades dele e as Vossas.
            Espero ter ajudado! Alguma dúvida mais é só dizer... terei todo o prazer em ajudar a procurar soluções!

            Beijinhos

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X