Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Atraso cognitivo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Atraso cognitivo

    Foi diagnosticado ao meu filho de 6 anos um atraso cognitivo, ele quando entrou para a pré foi indicado pela professora para ir para a psicóloga, depois foi para a psicomotorocidade. No ano passado entrou para o ensino especial e retiveram no mais um ano na pré. Ele e uma criança insegura e com falta de confiança nele próprio, mas também é muito preguiçoso, por exemplo a nível de autonomia a psicóloga diz que ele devia ser mais autónomo mas ele quando quer faz, outra vez vem nos pedir para o vestir, abtoar o casaco etc... O que noto mais e a nível escolar, por exemplo a desenhar parece um miúdo de 4 anos. A falar diz mal os r e os s, vai iniciar a terapia da fala.

    Alguém tem conhecimento de atrasos cognitivos? E para sempre? Como posso ajuda lo?
    Euqueria uma segunda opinião a que especialidade de medico Dero ir?

  • #2
    Olá mamã!
    Gostava de te poder ajudar mais, mas tenho dificuldade. A minha filha mais nova aos 4 anos também tinha um ligeiro atraso na memória auditiva e na fala, agora tem 5 anos e na fala ainda tem os mesmos problemas que o teu menino.
    Quanto a vestir e abotoar não acho que seja um atraso, tudo de+ende como os ensinamos, a minha durante o fim de semana faz isso sózinha, mas á semana com a pressa sou eu que a visto, se não teria de me chatear todos os dias e não vale a pena, por isso eles nisso se quiseremos são autónomos.
    Quanto à fala e memória auditiva, apercebi-me que ela ouvia mal aos 3 anos quando entrou para a pré, eu já tinha consulta marcada no otorrino quando a educadora me alertou que achava que ela ouvia mal, depois fez tratamento durante um ano, mas como não resultou foi operada aos ouvidos, com isto como eu não me tinha apercebido antes ela ficou atarasada em relação aos outros meninos.
    depois de ser operado decidi colocá-la na terapia da fal e digo-te acho que ajuda muito, no primeiro ano ela não trabalhou a fala propriamente dito, mas a parte cognitiva, este ano só voltei à terapia da fala agora em janeiro, pois no primeiro trimestre escolar, estive de baixa de gravidez de risco e primeiro que a minha vida retomasse a normalidade foi difícil. Este ano a nível cognitivo ela deu um salto enorme, a terapeuta disse que já não parecia a mesma menina e agora sim vai trabalhar a fala para dizer as palavras direitinhas, para não ter problemas na escola.
    Esta é a minha pequena experiência, que com certeza comparada com a tua não é nada, mas é o que te posso ajudar.
    Bjs

    P.S: Tenho certeza que com o tempo o teu menino vai alcançar o desenvolvimento dos outros meninos, nem todos evoluem da mesma forma
    1º ciclo - 31/03 a 20/05 * 2º ciclo - 20/05 a 23/07 * dufine - 3º ciclo - 24/07 a 18/09 * 4º ciclo - 19/09 a 5/02 * 5º ciclo 05/02 a 08/03 * 6º ciclo - 09/03 a 12/04 * Duphaston 7º 13/04 a 05/05 * 8º 06/05 a 01/06 * 9º 02/06 a 03/07
    Madrinha: Sisse ^ Afilhada: Cris_1609 O meu gráfico

    Comentar


    • ccmbc
      ccmbc comentou
      Editing a comment
      obrigado Ima. Para mim não existe o para sempre ve-se crianças com problemas profundos a evoluir cada dia um pouquito mas evoluem, a mim foi dito que ele ia ter esse problema para sempre, para não ter grandes expectativas escolares. E eu até perguntei mas quando ele for mais velho não se nota tanto este atraso, ao qual a dra disse que se ia notar sempre.

  • #3
    Olá ccmbc,

    aquilo q referes existem n meninos com problemas desse genero e hj em dia rotulam todos por uma falha qq...
    A fala com a terapia da fala vai lá e o atraso cognitivo pode através de estimulação ser algo q evolua. Tenho uma amiga q passou um problema semelhante com a filha mais velha, mas a miuda fala bem, apenas a aprendizagem na escola é mto mais lenta e ela diz q fica mto cansada. Uma pessoa q trabalha cmgo tb foi diagnosticado ao filho defice de atenção e acho q o miudo acaba por ter atraso cognitivo e com a escola primária tem tido mta evolução.
    Não desanimes e procura outra, outras, várias opiniões se precisares disso... vais ver q é algo q com o tempo se resolve.
    Beijinhos


    Madrilhada: a minha querida Kellinha_1980 já com o seu merecido positivo e a minha doce Lanjos com o Guilherme nos braços!!

    Comentar


    • #4
      Se puder ajudar em algo relacionado com a Terapia da Fala, estou ao dispor

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X