Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Idade corrigida??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Idade corrigida??

    Olá a todas. Sou mãe da Madalena que nasceu de 34s com 1,800Kg. Tenho visto mencionar várias vezes no forum a expressao "idade corrigida" e penso que percebi a que se referem, mas a verdade é que a pediatra da madalena nunca me falou em tal e sempre nos disse que mesmo em relaçao aos percentis temos que nos guiar sempre como se ele fosse um bebé "normal". Tanto que a madalena nasceu com 40 cm, nunca esteve sequer no percentil 5 em relação `altura e o que a pediatra diz é que ela vai ser pequenina, mas nunca se guiou pela tal idade corrigida. Ela comeu sopa e papa aos quatro meses, aos seis mudou para o nutriben continuação e agora que fez 12 meses já come da nossa comida e ela mandou dar leite de vaca. será normal???
    Beijinhos



  • #2
    RE:

    Bolas... Obrigada pelas vossas respostas.
    Em 58 visitas ao tópico, nao houve uma alma caridosa que fizesse um comentário?!
    Pensei que o forum tivesse como objectivo ajudarmo-nos umas às outras. Foi por essa razao que respondi a outros posts vossos, mas tudo bem.
    Obrigada de qualquer forma por lerem. E ignorarem.


    Comentar


    • #3
      RE:

      Inserido Inicialmente por nenaresende
      Olá a todas. Sou mãe da Madalena que nasceu de 34s com 1,800Kg. Tenho visto mencionar várias vezes no forum a expressao "idade corrigida" e penso que percebi a que se referem, mas a verdade é que a pediatra da madalena nunca me falou em tal e sempre nos disse que mesmo em relaçao aos percentis temos que nos guiar sempre como se ele fosse um bebé "normal". Tanto que a madalena nasceu com 40 cm, nunca esteve sequer no percentil 5 em relação `altura e o que a pediatra diz é que ela vai ser pequenina, mas nunca se guiou pela tal idade corrigida. Ela comeu sopa e papa aos quatro meses, aos seis mudou para o nutriben continuação e agora que fez 12 meses já come da nossa comida e ela mandou dar leite de vaca. será normal???
      Beijinhos
      Olá nenaresende,

      ñ te posso ajudar pq felizmente as minhas Filhotas nasceram a 1ª de 40s e a 2ª q está a fazer 2 mesitos, de 38s+5d.

      Realmente vejo aqui mtas mamãs de prematuros falarem em idade real e idade corrigida.
      Como te disse ñ te posso ajudar... e perguntas tu :?:, então pq respondeste, né?? Achei q ficaste triste pq mta gente leu o tópico e ñ te respondeu, pelo q quis aqui deixar uma palavra amiga :-# para ti.

      Não fiques triste, há imensa gente de férias e outras tantas q só vêm à net/forum, do emprego :-&, portanto de 2ª a 6ª. Tb acontece aqui algumas pessoas terem montes de comentários / opiniões e outras zero!! Eu pertenço ao teu grupo, ñ desanimes :|

      Vais ver q vão chover respostas e opiniões, pois esse tema "Prematuros" é muito participado, tem calma :-({|=

      Um beijinho para ti e para a tua Estrelinha
      LuaCheia




      O parto relâmpago da minha Estrelinha: http://foruns.pinkblue.com/goforum.a...posts&t=249525

      Madrinha: Nesha
      Madrinha: Xoxa

      Comentar


      • #4
        RE:



        Olá!

        A idade corrigida como penso que percebeste é em relação à DPP e não ao seu real nascimento, ou seja, as minhas filhas gémeas nasceram às 29 semanas de gravidez e têm hoje 9 meses de idade real, mas 7 de idade corrigida.
        Quanto à pediatra da tua menina nunca se ter regido pela idade corrigida, não sei porque o fez, mas talvez porque ela teve uma evolução muito boa e isso não se justificasse. Mas só perguntando-lhe.
        No caso das minhas filhas, a pediatra também não se rege totalmente pela idade real nem corrigida, faz um meio termo porque apesar de elas terem nascido bastante prematuras estão com percentis muito altos e bom desenvolvimento e ela diz que se continuarem assim quando fizerem 1 ano deixa completamente de atender à idade corrigida.
        Espero ter ajudado e não estejas chateada por ainda não te terem respondido porque muitas vezes quem vem ler nem tem filhos prematuros e outras vezes estamos mais atarefadas e deixamos para mais tarde, mas com certeza outras mães vão-te tentar ajudar.

        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá linda, não fiques tão aborrecida:sorry: :d
          Olha a minha filhota é prematura de 28 sem. 740g, a idade real dela é de 15 meses e a idade corrigida é de 12 meses, ou seja a IR é a que se conta desde que nasceu a IC é a idade que teria se tivesse nascido com o tempo "todo".
          Vai chegar a uma altura em que já não vai ser necessário fazer essa distinção mas principalmente nos primeiros dois anos, para regular a alimentação e o desenvolvimento do bébé.

          Penso que para uma prematura de 28sem. (6 Meses) fará mais diferença comer a sopa e papa aos 4 meses, visto que nessa altura ela teria de IC 1 mês! Se calhar como a tua filhota não tinha uma diferença assim tão grande optaram por fazer tudo como se fosse uma bébé com o tempo todo!? mas não sei ...:dontknow:
          A pediatra da minha filha só mandou começar a dar leite de vaca e comida da nossa a partir dos 15 meses ou seja 12 meses de IC.
          Espero ter ajudado!
          Bjs




          A minha princesa nasceu com 28 sem. de gestação e 740g, se quiserem ler a nossa história http://195-23-11-54.static.net.novis...5535-21-1.aspx





          10/12/2009 Novidade, grávida de uma nova estrelinha.

          08/01/2010 A minha gravidez terminou, o meu bebé deixou de viver

          Comentar


          • #6
            RE:

            Oi, mamã!

            O meu menino nasceu de 36 semanas e nunca foi usado o termo de idade corrigida, apesar dele ser muito pequeno (percentil 3 aproximadamente) no entanto a nível de introduções alimentares foi tudo adiantado mas só por ele ter sido amamentado em exclusivo até quase aos 6 meses! Penso que isso tem muito a ver com o tempo que o bebé nasce, se for um bebé de 25 semanas por exemplo tem mais lógica falar-se em idade corrigida, agora acho que a partir das 34/35 semanas já não há necessidade disso, pois já falta pouco para as 37, em que deixam de ser considerados prematuros...

            Em relação ao número de pessoas que visualizaram a questão e não responderam... Não te esqueças que andam sempre por aí muitos Guests, são normalmente o dobro dos utilizadores registados e gostam sempre de andar a cuscar os nossos tópicos mas não podem responder! E ao fim-de-semana isto está sempre mais calminho!

            Jocas
            Patrícia Paiva
            - Educadora Perinatal
            - Conselheira em Aleitamento Materno
            - Professora Ginástica para Bebés

            BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

            Comentar


            • #7
              RE:

              Obrigada a todas já estava a achar-me invisível!!
              Obrigada, luacheia, por apesar de o assunto nao te dizer muito, te teres dado ao trabalho de responder so para me animar...
              Beijinhos para ti e para as tuas bonequinhas.


              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por Patrícia Nunes

                Olá!

                A idade corrigida como penso que percebeste é em relação à DPP e não ao seu real nascimento, ou seja, as minhas filhas gémeas nasceram às 29 semanas de gravidez e têm hoje 9 meses de idade real, mas 7 de idade corrigida.
                Quanto à pediatra da tua menina nunca se ter regido pela idade corrigida, não sei porque o fez, mas talvez porque ela teve uma evolução muito boa e isso não se justificasse. Mas só perguntando-lhe.
                No caso das minhas filhas, a pediatra também não se rege totalmente pela idade real nem corrigida, faz um meio termo porque apesar de elas terem nascido bastante prematuras estão com percentis muito altos e bom desenvolvimento e ela diz que se continuarem assim quando fizerem 1 ano deixa completamente de atender à idade corrigida.
                Espero ter ajudado e não estejas chateada por ainda não te terem respondido porque muitas vezes quem vem ler nem tem filhos prematuros e outras vezes estamos mais atarefadas e deixamos para mais tarde, mas com certeza outras mães vão-te tentar ajudar.

                Beijinhos
                Obrigada, querida. Vê só, as tuas com 29s e percentis altos e a minha com 34s nem chega ao percentil 5 em altura.
                Bjs


                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por inesj
                  Olá linda, não fiques tão aborrecida:sorry: :d
                  Olha a minha filhota é prematura de 28 sem. 740g, a idade real dela é de 15 meses e a idade corrigida é de 12 meses, ou seja a IR é a que se conta desde que nasceu a IC é a idade que teria se tivesse nascido com o tempo "todo".
                  Vai chegar a uma altura em que já não vai ser necessário fazer essa distinção mas principalmente nos primeiros dois anos, para regular a alimentação e o desenvolvimento do bébé.

                  Penso que para uma prematura de 28sem. (6 Meses) fará mais diferença comer a sopa e papa aos 4 meses, visto que nessa altura ela teria de IC 1 mês! Se calhar como a tua filhota não tinha uma diferença assim tão grande optaram por fazer tudo como se fosse uma bébé com o tempo todo!? mas não sei ...:dontknow:
                  A pediatra da minha filha só mandou começar a dar leite de vaca e comida da nossa a partir dos 15 meses ou seja 12 meses de IC.
                  Espero ter ajudado!
                  Bjs
                  Obrigada inesj. Já tinha lido a história da tua mónica antes, é de facto impressionante, mas ela é linda, como aliás já te tinha escrito num post. Obrigada pela ajuda.
                  Beijinhos.


                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por APPM
                    Oi, mamã!

                    O meu menino nasceu de 36 semanas e nunca foi usado o termo de idade corrigida, apesar dele ser muito pequeno (percentil 3 aproximadamente) no entanto a nível de introduções alimentares foi tudo adiantado mas só por ele ter sido amamentado em exclusivo até quase aos 6 meses! Penso que isso tem muito a ver com o tempo que o bebé nasce, se for um bebé de 25 semanas por exemplo tem mais lógica falar-se em idade corrigida, agora acho que a partir das 34/35 semanas já não há necessidade disso, pois já falta pouco para as 37, em que deixam de ser considerados prematuros...

                    Em relação ao número de pessoas que visualizaram a questão e não responderam... Não te esqueças que andam sempre por aí muitos Guests, são normalmente o dobro dos utilizadores registados e gostam sempre de andar a cuscar os nossos tópicos mas não podem responder! E ao fim-de-semana isto está sempre mais calminho!

                    Jocas
                    tens razao, sao niveis de prematuridade diferentes, de qualquer forma o tempo completo sao 40 s. e como sabes é no oitavo mes que se desenvolvem os sistemas respiratório e digestivo que são dos mais importantes para os nossos pequeninos quando nascem. eu só pus esta questão da idade corrigida porque acho que a pediatra devia ter isso em conta quando nos diz que ela nem chega ao percentil 5. eu cheguei a pensar que a minha filha podia ter problemas de ananismo!!! se ela nasceu com 40 cm, não pode medir o mesmo que um bebe que nasce com 50cm, não é?
                    tens sorte ter dado peito tanto tempo, eu tive que deixar aos 4,5m porque nesceram-lhe os dentes e mordia-me.
                    em relaçaõa aos cuscos, espero que pelo menos os ajudemos...
                    Beijinhos para ti e para o teu tesouro.


                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Ola!

                      O meu filhote nasceu com 35 semanas e o peditra usa a idade corrigida apenas para calcular o percentis.

                      Por ser prematuro nao fez as vacinas a nascença, mas o resto do calendario esta a seguir o esquema normal e a introdução dos solidos vai ser agora aos 6 meses de idade real ja com sopa de carne e papas com gluten, por isso ser prematuro aqui nao alterou nada.

                      Beijinhos

                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por nenaresende
                        tens razao, sao niveis de prematuridade diferentes, de qualquer forma o tempo completo sao 40 s. e como sabes é no oitavo mes que se desenvolvem os sistemas respiratório e digestivo que são dos mais importantes para os nossos pequeninos quando nascem. eu só pus esta questão da idade corrigida porque acho que a pediatra devia ter isso em conta quando nos diz que ela nem chega ao percentil 5. eu cheguei a pensar que a minha filha podia ter problemas de ananismo!!! se ela nasceu com 40 cm, não pode medir o mesmo que um bebe que nasce com 50cm, não é?
                        tens sorte ter dado peito tanto tempo, eu tive que deixar aos 4,5m porque nesceram-lhe os dentes e mordia-me.
                        em relaçaõa aos cuscos, espero que pelo menos os ajudemos...
                        Beijinhos para ti e para o teu tesouro.
                        Pois, eu também penso o mesmo, pois ele nasceu quase um mês antes do tempo, nunca lhe mediram os percentis de idade corrigida (apesar de eu já o ter feito e mesmo assim ronda o percentil 5) e as enfermeiras estão sempre a dizer que ele é pequeno e também me assutaram com essas histórias do nanismo, mas tenho a sorte de ter um pediatra excelente que me explicou que além dele ter nascido pequeno (44cm e 2.360kg), as tabelas de percentil que constam nos boletins de saúde são para bebés de leite artificial e não amamentados, que têm um ritmo diferente de crescimento e desde aí já não me preocupei mais!

                        Estes bebés são uns apressados!!!

                        Jocas
                        Patrícia Paiva
                        - Educadora Perinatal
                        - Conselheira em Aleitamento Materno
                        - Professora Ginástica para Bebés

                        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          ola so hoje vi o teu topico

                          sou mae de tres filhotes prematuros os 2 mais velos nasceram com 36 semanas e nunca tiveram iade corrigida

                          o bebekas nasceu d 35 semanas +5 dias com 2590 e 44 cm hoje esta com 5070 e com 56 .5 de comprimento e a ped dele tbm n faz a idade corrigida e ao contrario do bebe da rute o meu fez logo as vacinas no hospital ja fez as dos meses e no dia 11 faz as dos 3 ( faz 3 mesinhos no dia 7)

                          na minha opiniao leiga axo q so se faz idade corrigida ate as 33 semanas penso eu pk tbm nunca itendi muito bem isso

                          o di dos 3 foi o q teve o indice de apagar mais alto 10 10 alias a minha filhota q e a do meio teve q ser reanimada pk nasceu com 3 circulares do cordao

                          quanto a alimentaçao fui com ele a pedi na sexta passada e ja trouse a indicaçao para lhe intruduzir os solidos aos 4 meses

                          jokinhas

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Pois, já percebi que depende um bocadito as peds também. e do nível de prematuridade.
                            Obrigada pelas respostas. Beijinhos para todas e respectivos filhotes..


                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              olá!!
                              Sou mãe de um menino que nasceu ás 33 s com 2600kg e 46 cm,apesar do optimo peso com que nasceu ,o nosso pediatra que é o director /chefe da UCI da MAternidade Bissaya Barreto ,sempre utilizou o termo "idade corrigida" .Em termos de vacinas sp as dei como se fosse bebé de termo mas amamentei em exclusivo até aos 6 meses(4.5meses idade corrigida) ,só a partir daqui é que comecei com a sopa uma vez por dia e depois só leitinho da mamã.Ao final de 1 mês de ter começado com a sopa é que comecei a dar papa tb uma vez por dia .Ou seja,faz uma sopa ,uma papa e o resto mama ,até ao momento.E para prematuro sp foi grande.Com 3 meses pesava o mesmo que o irmão e que nasceu com 37 semanas com 3600kg.
                              Quem olha para ele ,ninguém diz que nasceu prematuro até porque nasceu "muito " grande para as semans de gestação ,mas o que o pediatra diz é que o peso é o k menos importa ,pois os orgãos ainda estão imaturos e daí termos feito assim.
                              Mas tenho uma colega que o bebé nasceu com 39 semanas e a médica aconselhou que o bebé mamasse até aos 5 meses e só depois começar com as sopas.
                              Fiquei admirada por a tua pediatra ter aconselhado dares sopa logo aos 4 meses ,tratando-se de uma bebé prematura e ter nascido tão pekenina.MAs ela lá sabe não é??por isso é k nós confiamos neles.

                              Desculpa o testamento.
                              Bjs
                              Bela

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X