Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Idade corrigida??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Olá

    O meu filho nasceu de 34 semanas e só por volta dos 2 anos atingiu um percentil de peso; no perímetro cefálico e na altura já tinha atingido. Julgo que a maioria dos médicos corrige a idade até aos dois anos, se bem que há muitos bébés prematuros que "apanham" os de termo muito antes.

    Olha, e não fiques chateada se não te respondem logo; eu, muitas vezes, venho ao fórum dar uma espreitadela e vejo coisas que quero responder, não tenho tempo, logo respondo mais tarde; além de que a secção dos prematuros não é das mais concorridas; acho que resposta imediata só no off-topic. Mas há aqui sempre alguém disposto a responder e a ajudar.

    Bjs

    Vera

    Comentar


    • #17
      RE:

      Inserido Inicialmente por belamamã
      olá!!
      Sou mãe de um menino que nasceu ás 33 s com 2600kg e 46 cm,apesar do optimo peso com que nasceu ,o nosso pediatra que é o director /chefe da UCI da MAternidade Bissaya Barreto ,sempre utilizou o termo "idade corrigida" .Em termos de vacinas sp as dei como se fosse bebé de termo mas amamentei em exclusivo até aos 6 meses(4.5meses idade corrigida) ,só a partir daqui é que comecei com a sopa uma vez por dia e depois só leitinho da mamã.Ao final de 1 mês de ter começado com a sopa é que comecei a dar papa tb uma vez por dia .Ou seja,faz uma sopa ,uma papa e o resto mama ,até ao momento.E para prematuro sp foi grande.Com 3 meses pesava o mesmo que o irmão e que nasceu com 37 semanas com 3600kg.
      Quem olha para ele ,ninguém diz que nasceu prematuro até porque nasceu "muito " grande para as semans de gestação ,mas o que o pediatra diz é que o peso é o k menos importa ,pois os orgãos ainda estão imaturos e daí termos feito assim.
      Mas tenho uma colega que o bebé nasceu com 39 semanas e a médica aconselhou que o bebé mamasse até aos 5 meses e só depois começar com as sopas.
      Fiquei admirada por a tua pediatra ter aconselhado dares sopa logo aos 4 meses ,tratando-se de uma bebé prematura e ter nascido tão pekenina.MAs ela lá sabe não é??por isso é k nós confiamos neles.

      Desculpa o testamento.
      Bjs
      Bela
      Antes de mais, obrigada pelo teu "testamento". se eu perguntei é porque queria saber como foi com vocês, nao é?
      mas tens razao, também acho estranho ela nao ter falado disso sendo ela tao pequenina.. de qualquer forma, é como dizes, confio na ped porque foi ela que a assistiu sempre na maternidade e dai termos resolvido continuar com ela mesmo sendo no privado. a madalena sempre esteve com suplemento e mama desde que nasceu, porque ficou ainda duas semanas no hospital e eu nao estava sempre lá para amamentar, mas depois comecei a tirar lá o leite e eles dava-lhe durante a noite (foi mto bom). entretanto nasceram-lhe dois dentes aos 4,5m (dava-me dentadas de arrancar o mamilo!!) teve que ficar só com o suplemento. adaptou-se muito bem à sopa e depois à papa e sempre esteve no percentil 50 de peso. (na altura é que nem chega ao 5!!) mas no fundo acho esta história dos percentis um bocado parva, porque ela tem A=5 /P=50/ PC=50 e nao é desproporcional como os percentis indicam...
      quer dizer... eu acho que não..... serão os meus olhos de mamâ que não vêm????
      oh-oh.. agora fiquei baralhada......
      bjs


      Comentar


      • #18
        RE:

        Inserido Inicialmente por lisve
        Olá

        O meu filho nasceu de 34 semanas e só por volta dos 2 anos atingiu um percentil de peso; no perímetro cefálico e na altura já tinha atingido. Julgo que a maioria dos médicos corrige a idade até aos dois anos, se bem que há muitos bébés prematuros que "apanham" os de termo muito antes.

        Olha, e não fiques chateada se não te respondem logo; eu, muitas vezes, venho ao fórum dar uma espreitadela e vejo coisas que quero responder, não tenho tempo, logo respondo mais tarde; além de que a secção dos prematuros não é das mais concorridas; acho que resposta imediata só no off-topic. Mas há aqui sempre alguém disposto a responder e a ajudar.

        Bjs

        Vera
        olá vera! já percebi que esta história dos percentis é muito relativa, afinal... na idade da minha o que distingue o percentil 5 do 10 é apenas um centímetro ( eu acho que a ped nunca estica muito bem a madalena!!
        Obrigada pela ajuda, foste muito querida e fiquei mais animada. secalhar eu é que estava com pressa a mais...
        bjs pra ti e pro principezinho


        Comentar


        • #19
          RE:

          Olá eu tenho 2 prematuras de 33 sem e 2 dias que nasceram com 1720 kg e 40,5 cm e 1695 kg e 43 cm. A Pedi vê os percentis na idade corrigida na altura estão + ou - no 25 e no peso + ou - no 5.
          Como outras maes disseram depende da prematuridade e dos pediatras.
          Beijinhos








          A minha afilhada linda Beatriz da Sfalcao



          O meu afilhado lindo Martim da Silvy



          A Sofia afilhada da Carla.Sofia



          A Sara afilhada da Mag

          Comentar


          • #20
            RE:

            O termo idade corrigida muito usual quando se fala em crescimento de bebés prematuros causa algumas confusões nas mamãs dos destes guerreiros. Assim aconselho a leitura deste post aqui...
            Obrigada
            Ser Prematuro

            Comentar


            • #21
              RE:

              Inserido Inicialmente por PJMSilva
              O termo idade corrigida muito usual quando se fala em crescimento de bebés prematuros causa algumas confusões nas mamãs dos destes guerreiros. Assim aconselho a leitura deste post aqui...
              Obrigada
              Obrigada eu!!!! Através do link encontrei outros conteúdos que me interessaram, emocionaram, fizeram recordar, enfim...
              Obrigada mais uma vez e espero nao estar a cometer uma gafe ao dar-lhe os Parabéns pelo primeiro aniversário do blog!!:?
              Cumprimentos.


              Comentar


              • #22
                RE:

                olá

                Tanto quanto sei, consideram-se prematuros os bebés abaixo das 35 semanas.

                No nosso caso (o João nasceu com 29 sem. e 1,300 kg), o pediatra sempre considerou a idade corrigida.
                Como nasceu abaixo de 1,500 kg, está classificado como "de muito baixo peso" e é tb acompanhado nas consultas de Desenvolvimento do HSM, onde fazem a avaliação do desenvolvimento, sempre considerando a idade corrigida.

                Em termos de peso, comprimento e perímetro cefálico, já está no percentil 50 para a idade real. A nível de desenvolvimento motor e cognitivo, tem mais a ver com a idade corrigida.

                Quanto à introdução de alimentos sólidos (papas, sopas e fruta), começámos aos 4 m. de idade real e sempre correu muito bem.
                Já introduzimos uma grande variedade de legumes (à excepção de couve, tomate e leguminosas) e carnes (borrego, fígado e frango).
                Agora (aos 7 m. IR e 8.250 kg) estamos a introduzir as papas com gluten, o peixe, o iogurte e a bolacha.

                beijos
                MJ

                Comentar


                • #23
                  RE:

                  Os bebés prematuros são todos os que nascem antes da 37ª semana, pois uma gravidez normal tem a duração de 40 semanas.

                  Nao percebi em que termos é que o pediatra utiliza a idade corrigida, se diz que introduziu os sólidos aos 4m IR e já está no percentil 50 IR.

                  Pelo que percebi sempre considerou a idade real para tudo. A idade corrigida é utilizada para a avaliação do crescimento (Peso, Comprimento e Perimetro Cefálico). Como estes aspectos são influenciados pela alimentação, considera-se também a IC para a introdução faseada dos alimentos.

                  Em relação ao desenvolvimento psico-motor cada criança tem o seu ritmo... há bebés de termo que se sentam, gatinham ou andam mais tarde que prematuros. Nao vejo o sentido de utilizar a IC para esses aspectos...

                  Posso perguntar porque é que diz que a nivel psico-motor está mais ao nivel da idade corrigida?
                  A minha filha nao se sentava sozinha até aos 10 meses e a pediatra nunca dramatizou. no entanto, aos 11 meses já andava com ajuda. é muito relativo.

                  Bjs







                  Comentar


                  • #24
                    RE:

                    Qd vou a consultas de desenvolvimento é sempre considerado o peso, pc, e comprimento, relativamente aos 2 ao de idade real e ao de idade corrigida. É claro q é considerado o desenvolvimento e o peso e tamanho segundo a idade corrigida se não se fosse só na idade real a minha sissi seria considerado um bebé com problemas pois nao teve percentil durante bastante tempo e só agora atingiu o percentil 5, se considerassemos isso era um bebe de baixo peso e com pc mt baixo, seria indicio de problemas.
                    Precisa de estar referido isso no boletim, pois é informação util qd se desloca a outro medico. Se o outro medico nao souber q tem esta diferença entre idade real e corrigida vai chegar á conclusão q é um bebé q não está bem.
                    É claro q em bebeés de 35, 36 semanas essa diferença é minima, ou mesmo inexistente, depende de cada bebé. E o pedi pode achar q não existe motivo pra fazer esta diferença . Tive uma bebe de 36 semanas q sempre foi vista como um bebe de termo.
                    No caso de prematuros extremos ou micro prematuros como a minha Sissi é importante registar esta diferença como andar tb como um historial de saude q nos fornecem qd sai do hospital.
                    Qt á alimentaçao nestes bebés prematuros extremos e micro prematuros a introdução de solidos nunca é pela idade real nem corrigida, os pedis no desenvolvimento, fazem umas contas q eles é q sabem e designam a altura q começam. A minha começou com 6 meses de idade real e 2,5 meses de idade corrigida.
                    O tratamento q o pedi faz diferencia mt do grau de prematuridade, depende de mts factores. do grau de prematuridade, das complicações q passam ao nascer, e tb o desenvolvimento varia mt de bebé pra bebé seja de termo ou prematuro. Cada bebé é um ser individual, não existe comparação possivel.
                    Os pedis sabem como cada um deve ou não ser avaliado.
                    jinhos




                    As minhas 4 princesas.


                    Nasci pequenina com 25 semanas e 645g, mas sou uma grande lutadora. A minha história http://www.serprematuro.com/index.ph...turas&Itemid=2

                    Comentar


                    • #25
                      RE:

                      Olá!
                      Eu sou mãe do Gonçalo, q nasceu de 33 semanas e com 1,282Kg. A pediatra nunca usou o termo idade corrigida e até me disse q temos de ter em conta o dia em q nasceu e n o dia q estava previsto acontecer o parto.
                      Como o Gonçalo nasceu a 12 de Maio de 2008, tem neste momento 3 meses e é essa a idade q importa para a minha pediatra. em termos de vacinas, alimentação, etc.
                      Bjs

                      Comentar


                      • #26
                        RE:

                        Inserido Inicialmente por pdduarte
                        Olá!
                        Eu sou mãe do Gonçalo, q nasceu de 33 semanas e com 1,282Kg. A pediatra nunca usou o termo idade corrigida e até me disse q temos de ter em conta o dia em q nasceu e n o dia q estava previsto acontecer o parto.
                        Como o Gonçalo nasceu a 12 de Maio de 2008, tem neste momento 3 meses e é essa a idade q importa para a minha pediatra. em termos de vacinas, alimentação, etc.
                        Bjs

                        Pois é pdduarte!
                        Aconteceu o mesmo comigo. No entanto, se pensarmos em termos de idade corrigida (nos percentis) ficamos mais tranquilas. A minha nao atinge o percentil 5 em altura, mas se considerar a idade corrigida, está no percentil 10... sempre é um bocadito melhor..

                        Bjs para ti e pro Gonçalo


                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X