Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

36 semanas?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 36 semanas?

    Boa tarde



    Desculpem a minha ignorância mas preciso realmente fazer esta pergunta: é assim estou grávida de 26 semanas - já com uma barrigona enorme - e vou para a minha terceira cesariana. O meu médico disse-me que a criança deverá nascer às 36 semanas, isto é 4 semanas antes das famosas "40"...a minha pergunta é se será considerado um bebé prematuro e se deverá ou não passar pela incubadora.



    Alguém passou por esta experiência, ter bebé às 36 semanas? Como foi?



    Obrigado pela vossa atenção.





    Maria José

  • #2
    RE: 36 semanas?

    Pelo que li, acho que já não é prematuro...



    Mas não me lembro a partir de que semana deixa de ser considerado prematuro...



    Alguma mamã há-de saber...



    Felicidades para ti e para o teu bebezinho que vem a caminho
    Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

    Comentar


    • #3
      RE: 36 semanas?

      Olá, Maria Guerreiro!



      O meu filho nasceu de 36 semanas 4 dias, ainda foi considerado prematuro pré-termo, pois só deixam de o ser às 37 semanas, não precisou de encubadora, mas há bebés mais prematuros que também não precisam, e apesar do meu parto ter sido cesariana (pelo facto do meu filho estar pélvico) foi ele que decidiu nascer pois entrei em trabalho de parto e isso pode fazer diferença relativamente ao bebé estar ou não preparado para a vida cá fora.



      Posso perguntar qual o motivo apresentado pelo médico para fazer cesariana às 36 semanas?





      Jocas
      Patrícia Paiva
      - Educadora Perinatal
      - Conselheira em Aleitamento Materno
      - Professora Ginástica para Bebés

      BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

      Comentar


      • #4
        RE: 36 semanas?

        Olá!



        A minha filha nasceu de 35s3d e não esteve na incubadora. Nasceu com 3.100kg


        O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

        Comentar


        • #5
          RE: 36 semanas?

          @ Maria Guerreiro



          Toda a comunidade médica considera que um bebé de termo é o que nasce a partir das 37 semanas inclusive. Portanto mesmo que nasça às 36 semanas e 6 dias vai ser considerado prematuro.



          Após o nascimento o bebé pode passar pela incubadora, quer tenha nascido com 36 semanas quer com 40 semanas, tudo vai depender de como ele se adapta à vida extra-uterina. Mas alguns factores podem dar-lhe mais probabilidade de ir para um incubadora:

          prematuridade - porque o seu organismo ainda não está totalmente desenvolvido para se adaptar perfeitamente à vida extra-uterina;

          ser uma cesariana - porque o trabalho de parto tem várias funções, uma delas são as contracções que se certa forma "acordam" o bebé e o avisam de que vai sair da barriga da mãe. O facto de ser cesariana também faz com que o bebé não passe no canal de parto e não seja "espremido" o que, segundo várias estudos, pode trazer problemas respiratórios (entre outros) no futuro.



          Agora o importante é saber o porque da cesariana?

          Se é detectado um problema a um bebé ou se a bolsa de águas rompe, tem de se pesar os riscos e os benefícios. Os riscos de um bebé estar dentro da barriga da mãe ( o melhor T0 para ele) para ter algum problema ou infecção que dentro da barriga da mãe não pode ser tratado. Assim, após reflexão os médicos habitualmente decidem-se por uma cesariana e depois o bebé fica com uma observação mais atenta se existir necessidade vai para a incubadora.

          Decidir uma cesariana porque a gravidez já está quase perto do fim, não me parece razão suficientemente forte para não se deixar o bebé crescer mais um pouco dentro da barriguinha da mãe. Conheço inúmeros GO que marcam as cesarianas conforme as suas conveniências e não as necessidades das mamãs ou bebés. É muito bonito termos o nosso parto com o GO que nos vigiou durante a gravidez mas também temos de pensar no bem estar no nosso filho. Se durante a gravidez se teve cuidado com a alimentação, com o que fazíamos, não me parece que seja agora no fim que se vai descurar esse cuidado, mas isto é a minha interpretação.



          Boa sorte e beijinhos



          Espero ter ajudado



          Joana

          PS - Será que o GO não de férias ou para um congresso?

          Comentar


          • #6
            RE: 36 semanas?

            Olá a todas



            Para já quero agradecer as respostas que me deram até agora. Fiquei mais esclarecida, sem dúvida.

            O motivo da cesariana é que já tive duas cesarianas anteriores: uma em 2004, outra em 2006 e no ano passado tive uma morte fetal às 16 semanas o que levou a uma indução de parto, o qual correu bastante mal. Por aí penso que se trata de uma questão de segurança que eu até compreendo. Quanto a ser às 36 semanas é que eu não sei mas vou perguntar ao meu GO - ainda que ele sempre me tenha dito isso, mesmo antes de eu engravidar, que a cesariana teria que ser antecipada.

            Será por o meu útero já estar muito distendido? Tenho muito medo de ter uma ruptura uterina - é o meu maior receio...Se calhar não é por acaso que desta vez tenho a barriga muito maior que das outras vezes...

            Desconhecia o facto de o parto através de cesariana ter um risco muito maior de o bebé vir a ter dificuldades respiratórias, o que aliado à maior probabilidade da imaturidade pulmonar no caso dos prematuos não me tranquiliza muito. Já o critério do peso não me parece tão preocupante dado que o ebé parece ter peso acima da média e sinto movimentos fetais muito vigorosos...



            Um abraço a todas.





            Maria José

            Comentar


            • #7
              RE: 36 semanas?

              Ola!



              Espero que corra td bem!!



              O termo prematuro é aplicado, como ja disseram, aos bebés nascidos ate às 36 semanas e 6 dias. O meu filho nasceu de 37 semanas e 3 dias, ja era esperado pois as intençoes dele era nascer muito antes disso, logo nao é considerado prematuro.Eu nao quero que o seja mas se a gravidez tem 40 semanas e o tempo pode ser das 38 às 42 semanas pq é que é de termo às 37?Confuso...(se alguem me souber explicar, eu agradeço!)



              Durante a gravidez decidi ir a um tecnico de ecografias para fazer a coisa mesmo detalhada, isto às 19 semanas de gravidez. Pelos cálculos e pela apresentação o meu filho tinha menos 1 semana, ou seja, nasceu de 36 semanas e 3 dias, e a minha DPP era 12 de Março e ele nasceu a 16 de Fevereiro. Segundo a GO que me fez as ecos a DPP era 4 de Março.



              Uma confusao de datas que no fundo mesmo tendo uma semana a menos nao precisou de incubadora, nasceu bem.



              jinhos




              (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





              Comentar


              • #8
                RE: 36 semanas?

                Maria José



                Ainda bem que as nossas respostas ajudaram a esclarecer as suas dúvidas.



                Compreendo que devido aos seus antecedentes obstetrícos o médico tenha decido a cesariana às 36 semanas, mas talvez falando com ele e questionando se não pode ser para as 37? sempre ficaria lá mais um dias na barriguita a crescer.



                Pergunte ao seu GO se é por o útero estar distentido (mas é normal para quem já esteve grávida 3 vezes antes que o útero esteja um pouco mais relaxado) .



                E porque o medo de rotura uterina? tem alguma coisa que indicie nesse sentido. Antigamente as nossas avós tinham 10 filhos e isso quase não existia - talvez seja mais uma dúvida a colocar ao GO.



                Como se diz sempre cada caso é um caso, e por isso cada gravidez é uma gravidez, e não é por a barriga estar maior do que das outras vezes que seja pior, simplesmente tem de olhar a situação todas. existem alguns problemas nesta gravidez? os músculos e o útero já foram distendidos mais vezes e por isso são como o elástico que perde aquela força inicial e fica um pouco deformado...





                @ santi&mami



                Sou sincera, acho que as ecografias são relativas na determinação da data do parto, mas que é muito esquisito essas datas todas é.



                em relação ao termo prematuro. Considera-se quando um bebé nasce até às 36 semanas e 6 dias. ou seja a partir das 37 semanas é considerado um bebé de termo.



                Essa história das 38 - 42 semanas tem a haver com o ínicio da gravidez, com a forma como se determina a DPP.



                Ou seja, a mulher menstrua - DUM (data da ultima menstruação) - cerca de 14 dias depois menstrua (mas depende de cada uma) e depois o óvulo é fertilizado. Simplesmente não sabemos em que dia o óvulo foi fertilizado (excepto se for em algum tratamenot de infertilidade).

                Então a comunidade médica começa a contar a gravidez a partir da DUM, sendo que o bebé pode chegar até às 42 semanas porque são as 2 primeiras semanas entre a mesntruação e a ovulação.



                Será que me fiz compreender?



                beijinhos



                Joana

                Agora a parte

                Comentar


                • #9
                  RE: 36 semanas?

                  JOO:



                  Obrigado.Eu sei e ja sabia antes de engravidar como se conta o tempo de gravidez e de facto achei estranho esta diferença de datas.Como eu nao sou regular é dificil fazer as contas à ovulação e como no mes anterior tinha tirado o DIU e so tinha tido um ciclo ainda mais confusao me fez.(tirei o DIU no fim de Abril e em Junho ja estava gravida!Sendo o meu UPM de 30 de Maio!)

                  Mas obrigado à mesma.Apesar de tudo nasceu td ok. Mas ha pessoas que nao percebem que uma semana na gestação faz diferença e esta questão estava a deixar-me confusa por isso pois ouvi ha dias uma amiga que teve uma menina ha 4 meses e que a irmã me perguntou de qt tempo tinha nascido o meu filho e eu disse 37+3 e ela mto prontamente vai e diz "olha a diferença, a minha nasceu com 38+3!Nao faz diferença nenhuma se vem uma semana antes ou depois...!"Fiquei com a nitida sensação que ela nao tinha a noçao das semanas que uma gravidez tem e que nascer de 37+3 nao é igual a nascer de 38+3 e muito menos igual a nascer de 36+3, embora nasça bem veio antes de tempo!



                  Obrigado!



                  jinhos


                  (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                  Comentar


                  • #10
                    RE: 36 semanas?

                    Santi&mami



                    Ainda bem que ajudei.



                    Sem querer falar de outros assuntos, mas se a natureza quisesse que o bebé nascesse às 36 semanas, a gravidez normal seria de 36 semanas e não de 40. Se virem a "vida no ventre" percebe-se que a cada semana dentro da barriga o bebé ganha mais capacidades e maturidade por isso alguma coisa deve querer dizer uma gravidez de 40 semanas.



                    Agora como disseste, se pode nascer antes de tempo e vir bem, mas também existem mais probabilidades de poder vir mal. Ou seja, se pedirem a uma criança de 1 ano para escrever ela não consegue, mas se já for aos 4 anos ela já é capaz de tentar, alguns até conseguem mas outros não, tudo depende da criança.



                    Assim, não me parece correcto estar a trazer uma criança ao mundo antes do tempo (por isso não concordo com as induções do trabalho de parto) se nenhuma razão plausível.



                    Joana

                    Comentar


                    • #11
                      RE: 36 semanas?

                      OLá



                      Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento das ´minhas dúvidas.

                      Em primeiro lugar quanto à questão da ruptura uterina nenhum médico me falou nisso - são só "minhoquinhas" na minha cabeça, receios, nada mais. E a gravdidez até está a correr muito bem. A bearriga é que está muito maior que nas situações anteriores...útero distendido, julgo eu. Mas está redonda e firme como é normal...

                      Vou mesmo tentar que o GO prolongue até às 37 semanas. Realmente uma semana pode fazer toda a diferença. A minha primeira filha nasceu também de cesariaba programada às 38 semanas certas e a segunda já muito perto das 39 (faltava um dia) e foi assim: relativamente ao peso houve apenas uma diferença de 10 grs entre elas - a primeira com 3, 180kgs e a segunda com 3,190kgs - mas a Ana, a que nasceu com mais tempo foi sempre mais "reáctil" e desenvolveu-se mais rapidamente e além disso parecia-me que estava mais "completa", mamou com mais ligeireza...por isso deduzo que uma semana faz mesmo diferença.



                      Beijocas



                      Maria José

                      Comentar


                      • #12
                        RE: 36 semanas?

                        MAria:



                        Uma semana faz sempre diferença!!Espero que consigas adiar a cesariana, se nao houver contras e estiver td ok!Que corra tudo bem!!





                        jinhos


                        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                        Comentar


                        • #13
                          RE: 36 semanas?

                          Maria Guerreiro (24-09-2009)Olá a todas







                          Para já quero agradecer as respostas que me deram até agora. Fiquei mais esclarecida, sem dúvida.



                          O motivo da cesariana é que já tive duas cesarianas anteriores: uma em 2004, outra em 2006 e no ano passado tive uma morte fetal às 16 semanas o que levou a uma indução de parto, o qual correu bastante mal. Por aí penso que se trata de uma questão de segurança que eu até compreendo. Quanto a ser às 36 semanas é que eu não sei mas vou perguntar ao meu GO - ainda que ele sempre me tenha dito isso, mesmo antes de eu engravidar, que a cesariana teria que ser antecipada.



                          Será por o meu útero já estar muito distendido? Tenho muito medo de ter uma ruptura uterina - é o meu maior receio...Se calhar não é por acaso que desta vez tenho a barriga muito maior que das outras vezes...



                          Desconhecia o facto de o parto através de cesariana ter um risco muito maior de o bebé vir a ter dificuldades respiratórias, o que aliado à maior probabilidade da imaturidade pulmonar no caso dos prematuos não me tranquiliza muito. Já o critério do peso não me parece tão preocupante dado que o ebé parece ter peso acima da média e sinto movimentos fetais muito vigorosos...







                          Um abraço a todas.











                          Maria José


                          A isto eu posso responder- De facto é assim, um bebé nascido por cesariana tem risco acrescido de sofrer de Traquiapneia transitória do recém-nascido (TTRN), que não é mais que "pulmões molhados", ou seja, o bebé não consegue explusar espontaneamente todas as secreções que estão nos pulmões durante a vida intra-uterina. Isto aconteceu com uma das minhas gémeas, que nasceu de 36 sem com 2,450. Esteve um dia e meio na incubadora e ficou perfeitamente bem. Só recebeu oxigénio nas primeiras horas (com campânula) e não teve (não tem) qualquer sequela deste episódio. É mesmo, como o nome indica, transitório.

                          As minhas gémeas nasceram às 36sem, perfeitamente bem, excluindo este episódio. No entanto, no caso de gémeos, 36sem já é considerado o termo da gravidez, pois os gémeos amadurecem mais cedo no útero.

                          Quanto à antecipação do parto, parece-me sensato não esperar pelas 40 sem (a uma amiga minha fizeram o parto às 38sem certas e era só a 2ª cesariana), mas talvez se possa esperar pelas 37!

                          Felicidades, pois em qq dos casos tudo correrá bem!!!

                          Comentar


                          • #14
                            RE: 36 semanas?

                            Maria Guerreiro (24-09-2009)Olá a todas







                            Para já quero agradecer as respostas que me deram até agora. Fiquei mais esclarecida, sem dúvida.



                            O motivo da cesariana é que já tive duas cesarianas anteriores: uma em 2004, outra em 2006 e no ano passado tive uma morte fetal às 16 semanas o que levou a uma indução de parto, o qual correu bastante mal. Por aí penso que se trata de uma questão de segurança que eu até compreendo. Quanto a ser às 36 semanas é que eu não sei mas vou perguntar ao meu GO - ainda que ele sempre me tenha dito isso, mesmo antes de eu engravidar, que a cesariana teria que ser antecipada.



                            Será por o meu útero já estar muito distendido? Tenho muito medo de ter uma ruptura uterina - é o meu maior receio...Se calhar não é por acaso que desta vez tenho a barriga muito maior que das outras vezes...



                            Desconhecia o facto de o parto através de cesariana ter um risco muito maior de o bebé vir a ter dificuldades respiratórias, o que aliado à maior probabilidade da imaturidade pulmonar no caso dos prematuos não me tranquiliza muito. Já o critério do peso não me parece tão preocupante dado que o ebé parece ter peso acima da média e sinto movimentos fetais muito vigorosos...







                            Um abraço a todas.











                            Maria José


                            A isto eu posso responder- De facto é assim, um bebé nascido por cesariana tem risco acrescido de sofrer de Traquiapneia transitória do recém-nascido (TTRN), que não é mais que "pulmões molhados", ou seja, o bebé não consegue explusar espontaneamente todas as secreções que estão nos pulmões durante a vida intra-uterina. Isto aconteceu com uma das minhas gémeas, que nasceu de 36 sem com 2,450. Esteve um dia e meio na incubadora e ficou perfeitamente bem. Só recebeu oxigénio nas primeiras horas (com campânula) e não teve (não tem) qualquer sequela deste episódio. É mesmo, como o nome indica, transitório.

                            As minhas gémeas nasceram às 36sem, perfeitamente bem, excluindo este episódio. No entanto, no caso de gémeos, 36sem já é considerado o termo da gravidez, pois os gémeos amadurecem mais cedo no útero.

                            Quanto à antecipação do parto, parece-me sensato não esperar pelas 40 sem (a uma amiga minha fizeram o parto às 38sem certas e era só a 2ª cesariana), mas talvez se possa esperar pelas 37!

                            Felicidades, pois em qq dos casos tudo correrá bem!!!

                            Comentar


                            • #15
                              RE: 36 semanas?

                              Maria Guerreiro



                              Ainda bem que a gravidez está a correr bem. Eu também sofro de minhocas na cabeça, sinceramente é muito cansativo fazer uma telenovela e depois correr tudo bem , mas isso também pode ser sinal de que precisa de fazer algumas perguntas e pôr as ideias no lugar. Não se iniba pergunte ao seu GO, fale com a enfermeira, questione aqui no forum. Acho que o mais importante é matar essas minhocas, elas são chatas e cansam, e depois não se aproveitam os momentos na sua totalidade, digo isto como "presidente do Clube das minhocas da cabeça".



                              Agora para todas



                              A cesariana tem riscos para a mãe e para o bebé, tal como todo o tipo de intervenções.



                              Como em qualquer cirurgia, tem riscos associados à anestesia, infecção e hemorragia.



                              O bebé tem risco aumentado de morte no primeiro mês de vida (ver aqui) e de problemas respiratórios.



                              A mãe tem um risco de morte 5 a 7 vezes superior, a probabilidade de hemorragia é de 6 a 8 vezes superior, habitualmente o tempo de internamento hospitalar é maior, existe uma possibilidade aumentada de rotura uterina num futuro parto e podem acontecer complicações na cicatrização do local da cesariana (como hérnias ou quelóides). (ver aqui)



                              Com isto não quero assustar ninguém (em especial a Maria Guerreiro), mas apenas chamar a atenção de que a cesariana é um procedimento cirúrgico que salva vidas de mães e bebés, mas que também pode ter complicações. Da minha prática vejo que muitas vezes as mães não estão totalmente cientes dos riscos de uma cesariana.



                              A informação é tudo.



                              Beijinhos



                              Joana











                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X