Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Prematuros - Questões práticas, curiosidades

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Prematuros - Questões práticas, curiosidades

    Encontro-me com gravidez de alto risco desde as 21s devido a ameaça de parto prematuro (contracções e colo do útero encurtado). Passamos por altos e baixos mas a gravidez foi evoluindo de forma positiva e permitiu à Sofia ir crescendo no seu T0.

    No entanto, às 30s+3d o meu colo do útero estava com 23mm. Descanso absoluto, reforço da medicação para controlar as contracções, injecções para estimular a maturação pulmonar e,... aguardar... até à próxima "ronda" de contracções que, em princípio irão ditar o nascimento da Sofia.



    Iniciei este tópico porque, na eminência de vir a ser mamã de um bebé prematuro, e após mt pesquisar, tenho algumas dúvidas, não tanto em relação ao desenvolvimento e cuidados prestados aos bebés, mas sim relacionados com questões mais práticas (que podem ser controladas por nós). Por ex.:

    - de que forma é incentivada a amamentação uma vez q eles são alimentados por sonda?

    - enquanto está na incubadora, necessitamos de levar artigos para eles (roupa, fraldas, produtos,...)?

    - devemos comprar roupa tam prematuro? onde se compram estes tamanhos?

    - etc etc



    Podem parecer questões pouco pertinentes mas acreditem que me "acalmará" um pouco conhecer um pouco mais esta realidade. Por favor partilhem comigo/ connosco aquelas pequenas coisas que parecem insignificantes mas que podem ajudar uma mãe a (re) idealizar o seu sonho. Obrigada.





    :heart: Madrinha: Mókia :friends: Madrilhada: Cazac :heart:

  • #2
    RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

    - de que forma é incentivada a amamentação uma vez q eles são alimentados por sonda? Até atingirem as 35, 36 semanas, isto porque continuam a contar assim a idade deles mesmo cá fora, não o poem a mamar. O leite é retirado com uma bomba electrica e é desta maneira q se vai estimulando o leite. Qd chegar a altura de poderem mamar vão pondo á mama de vez enquando, não demasiadas vezes porque se cansam mt facilmente ainda.







    - enquanto está na incubadora, necessitamos de levar artigos para eles (roupa, fraldas, produtos,...)? Pelo memos aqui onde nasceu, não se levava nada. Era td fornecido pela maternidade até a roupa q era lavada a altas temperaturas e mantida sempre livre de bacterias exteriores. Só levei a roupa no dia q saiu. Tb não haveriam roupas á venda q servissem a um bebé tão pequeno. E as roupas tinham aberturas laterais e de frente por causa dos varios tubos q tinha nos braços e mãos. Fraldas eram fabricadas de proposito pra estes bebés.







    - devemos comprar roupa tam prematuro? onde se compram estes tamanhos? Tive de comprar um pouco + pequena, mesmo o 00 ficava um cadinho grande porque ela saiu do hospital ainda com 1920 g. Há lojas com roupas pra prematuros, mas tb se vai encontrando por vezes 000 já em lojas normais de roupas de bebés.



    Felicidades pra gravidez e q o teu bebé aguente no quentinho + tempo. Bjinhos




    As minhas 4 princesas.


    Nasci pequenina com 25 semanas e 645g, mas sou uma grande lutadora. A minha história http://www.serprematuro.com/index.ph...turas&Itemid=2

    Comentar


    • #3
      RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

      Ola!



      O meu filhote nasceu de 35 semanas e ainda esteve 14 dias internado, uns quantos com sonda.



      A Teresa ja te respondeu a tudo. So acrescento uns pontinhos.



      A parte da amamentaçao é dificil mas consegue-se. Muito estimulo e tendo a bomba como melhor amiga... Vai vendo os modelos e mesmo que nao compres ja (porque ate podes nem precisar) se precisars pode alguem comprar por ti.



      A roupa no meu caso foi complicado e olha que o meu teve alta com 2200... O 000 ou 46 encontra-se mas normalmente o preço nao ajuda. A pre-Natal tem uma pequena coleçao destes tamanhos e a Vertbaudet e a La redoute tambem. O que eu sugeria era que nao comprasses nada agora. Se se confirmar que o teu bebe nasce antes do tempo nessa altura e te ter alta vais ter tempo de comprar. E senao, se vier para casa numa roupinha que oe pes ficam nos joelhos paciencia :d O que interessa nesse momento é ele estar bem e em casa.



      Beijinhos e que corra tudo bem, de preferencia mais tarde que o temes



      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

        Olá, as outras mamas já responderam a tudo.



        Roupa só precisas no dia em que tiver alta, até lá não deixam levar nada por causa da contaminação do exterior.



        A bomba é de facto essencial nos 1º tempos, o hospital tem para as mamas retirarem o leite enquanto lá estão.

        Em casa podes comprar ou alugar.



        Quanto á roupa tam. prematuro, existem lojas tal como as que já referiram e a Chicco e uma que é mais acessivel C&A.



        Boa sorte e que a tua princesa ainda aguente ai mais um tempinho.



        Beijos.








        A minha afilhada linda Beatriz da Sfalcao



        O meu afilhado lindo Martim da Silvy



        A Sofia afilhada da Carla.Sofia



        A Sara afilhada da Mag

        Comentar


        • #5
          RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

          o meu filho tambem nasceu prematuro 1600gr, esteve internado na neo 4 semanas e saiu com 1940gr,os fatinhos 00 serviam no comprimento, mas na largura davam para 2...

          roupinhas de prematuro já se encontram em varias lojas como por ex. chicco, pré natal, c&a, girandola, zippy...

          na neo nao necessitas levar nada.

          dar a mama, depende muito de cada enfermeira, e do peso que o bebe tenha

          bjs



          Comentar


          • #6
            RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

            Olá!

            Na feira da Senhora da Hora, em Matosinhos, também ja se arranja roupa para prematuros, bem mais acessível e tamanhos bem pequenos.

            Qualquer coisa, apita!

            Bjs e boa sorte

            Comentar


            • #7
              RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

              Olá,



              Em relação á roupa porque não comprar uns cueiros, há no tamanho 0 e 00, e como têm a fita dá para adaptar á medida que for crescendo e mesmo que seja grande nem "parece" mal.



              Em Lisboa há uma loja perto da MAC e outra da estefania (esta mais barata) que vendem!

              Comentar


              • #8
                RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

                Obrigada a todas pelas vossas respostas.



                Felizmente, e apesar de andar toda "drogada", a minha bebé está hoje com 32 semanas. Tive uma noite menos boa mas estou confiante de que ela ainda se vai manter aqui mais um tempito.





                :heart: Madrinha: Mókia :friends: Madrilhada: Cazac :heart:

                Comentar


                • #9
                  RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

                  Ola Nokas

                  O meu filho mais novo nasceu com 33 semanas e apenas precisou de sonda para beber o leite. eu ainda fiquei uma semana no hospital, pois tive uma cesariana complicada. Durante todo esse tempo tirei leite com bomba, mas como nao consegui tirar muito leite, ele bebeu leite artificial. Apenas bebia o que eu conseguia tirar , por vezes eram apenas 5 ml....

                  As 34 semanas foi para o peito e pegou muito bem, conseguiu aumentar de peso e teve alta uns dias depois.

                  Quanto á roupa, nao te preocupes, nas incubadoras a temperatura é de cerca de 37 graus, por isso os bebes estao so de fralda e de camisinha de alças. esta bastante calor na neonatologia.

                  eu pude levar roupas para o meu filhote, mas sao dificeis de encontar. As da prenatal ficavam-lhe grandes e ele pesava 2,700K...

                  Na vertbaudet os tamanhos parecem ser mais pequenos. Tens tb o corte ingles a marca "ratinho feliz" propria para prematuros.

                  Nao precisas de comprar muitas roupas porque depois de terem alta eles aumentam de peso rapidamente e as roupas deixam de servir depressa.

                  Espero que tudo corra bem contigo e com o teu bebe.

                  Felicidades

                  Alguma coisa que precises, diz...

                  bjs

                  Ana
                  www.trestesourinhos.blogspot.com

                  Visitem!!

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

                    Depois de todos os sustos que tivemos ao longo da gravidez, de pensar constantemente "será desta?!", conseguimos que a Sofia se mantivesse no seu T0 até às 38s e 5d (e estava a ver que o parto teria que ser induzido... a ordem de despejo já havia sido dado para as 41s).



                    Nasceu pequenina, com 2,830 kg mas muito atenta e desperta a tudo.

                    Todos os dias, horas, minutos e segundos que tive que estar deitada, apesar dos meus momentos de desespero, compensaram bastante!!! Ela é linda!! E saudável!!



                    Obrigada a todas pelo apoio que me foram dando e às mamãs que possam estar numa situação semelhante à que vivi, FORÇA!!





                    :heart: Madrinha: Mókia :friends: Madrilhada: Cazac :heart:

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Prematuros - Questões práticas, curiosidades

                      Parabéns por essa princesinha linda ...



                      Tem os olhos do tamanho do mundo
                      [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X