Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Licença de maternidade - prematuros

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Licença de maternidade - prematuros

    Não sei se me podem ajudar a esclarecer esta dúvida de uma amiga.



    Quando se tem bebes prematuros, que ficam obviamente internados, a licença de maternidade começa assim que eles nascem? E não é possível estender depois esse período? É que no caso de um bebe que fique internado 2 ou 3 meses, a licença fica logo brutalmente reduzida....



    Obrigada!








    O meu blog

    http://www.ojardimdaestrela.blogspot.com





    Blogs que valem a pena:

    http://vamos-shoppar.blogspot.com



    http://www.meninosdasmamas.blogspot.com

  • #2
    RE: Licença de maternidade - prematuros

    Olá.

    Não te preocupes, pois quando nasce um bébé que necessita de internamento a mãe fica de licença para apoio ao filho e só quando ele tiver alta é que inicia a licença de maternidade.

    Nos hospitais sabem informar os pais, mas é preciso meter os papéis na segurança social.

    Beijinhos



    Filhos, nunca vos esquecerei.
    O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
    Amo-vos para sempre!

    Comentar


    • #3
      RE: Licença de maternidade - prematuros

      olá



      Comigo (e com o meu piolho de 29 semanas)foi assim:



      Após o nascimento, entreguei no trabalho uma declaração de início da licença de maternidade, em que identifiquei que pretendia gozar o prolongamento para os 5 meses (agora são 6. A licença começa logo a contar a partir do dia do parto.

      Depois da minha alta hospitalar, apresentei um pedido de suspensão da licença de maternidade, acompanhada logo pela baixa de assistência à família (passada pelo pediatra da Neonatologia responsével pelo pimpolho)com a duração de 30 dias.

      Como o internamento se prolongou por quase 2 meses, tive que pedir nova baixa ao pediatra e apresentá-la novamente no emprego.

      Logo após a nossa (tão esperada)alta, apresentei declaração de alta do bebé, passada pelo hospital e comuniquei que ia retomar a licença de maternidade (da qual apenas tinha "gozado" os dias que durou o meu internamento).



      Sou funcionária pública, pelo que não sei se a burocracia será muito diferente no sector privado, mas em linhas gerais é de certeza a mesma coisa.

      Quanto às informações que o hospital pode fornecer a este respeito, não contes muito com issso. Em Santa Maria não me deram muita informação...



      Espero ter ajudado

      beijinhos

      MJ


      Comentar


      • #4
        RE: Licença de maternidade - prematuros

        Olá



        Também sou mãe de um bebe prematuro e foi uma questão com que me debati durante os 3 meses em que esteve internado.



        A licença começa a correr desde o dia em que o bebe nasce. Segundo me explicaram na segurança social (fui lá inúmeras vezes), a única forma que tens de "interromper" a licença é através de uma baixa médica - tua ou por acompanhamento a menor. No caso de ser tua é mais dificil porque, à partida não te passam baixa se não estiveres doente. No caso de acompanhamento de menor, o pediatra da neonatologia passa-te a baixa (tens que o registar primeiro na conservatória), depois tens que levar essa declaração à tua médica de família que te passa a baixa oficial. Depois entraga-la na segurança social. A questão é que só tens direito a baixa por acompanhamento a menor remunerada durante 30 dias por ano... findo este tempo, a baixa deixa de ser remunerada.



        Voltar a trabalhar até o teu filho sair do hospital e suspender a licença até à sua alta - era o que eu preferia na altura - é impossível. Porque eles dizem que só podes suspender a licença com baixa médica, mais nada...



        Ou seja, ou deixas correr a partir daqui (fui o que fiz) e quando ele sair do hospital, e acabar a licença, metes a tal licença de acompanhamento a menor (sempre são mais 30 dias), ou metes essa licença agora e a licença retoma imediatamente a seguir à baixa.



        Não é o ideal mas é assim... e no hospital também duvido que te dêem grande informação.



        Boa sorte! bjs

        Comentar


        • #5
          RE: Licença de maternidade - prematuros

          Olá,



          Pois comigo foi idêntico a muitas mamãs.

          Já pensei em organizar uma petição porque não há legislação adequada e de protecção para quem tem bebés prematuros.

          No meu caso, o internamento foram só 60 dias, mas penso muito nas mamãs que chegam a ficar 3/4 meses com os seus rebentos internados e que quer queiram ou não, dificilmente terão capacidade para retornar ao trabalho com um bebé internado numa unidade. Eu ainda pensei trabalhar mas não fui capaz, acho que nem que tivesse de andar a pão e água não conseguia desgrudar da incubadora, e só não dormia lá porque de noite não era permitida permanência.

          Então foi assim, meti licença ao 1º dia do nascimento, suspendi 3 dias depois, aquando da minha alta hospitalar, meti baixa por assistência remunerada máxima de 30 dias, e depois retomei a licença, mas a Leonor ainda estava internada e esteve por mais 30 dias, Meti licença de 5 meses e 1 mês de férias, mais 15 dias que o pai teve direito a ficar com ela. No fim teve de ir para a creche com 4 meses de idade corrigida e 7 de idade real (nasceu c/ 28 semanas - 6 meses de gestação). Ainda por cima não tinha a favor o facto de ter nascido a 2 de Janeiro, pelo que eu só tinha mais 30 dias de assistência no ano seguinte, embora o pai tenha direito a outros 30, esses ficaram de prevenção para possíveis doenças quando entrou na creche, e bem que foram precisos, pois a cada 2 semanas estava doente e começou uma saga de bronquiolites, por vezes de 15 em 15 dias.

          As ajudas extra, foram mesmo a alimentação total para mim na maternidade. Tinha direito a tomar o pequeno almoço, almoçar e jantar. Como passava lá os dias inteiros só gastava dinheiro na deslocação pois para pernoitar tinha de morar a mais de 30 kms (se não me engano) o que não era o meu caso.



          Bjs e tudo a correr pelo melhor! Um bom Ano!



          Mónica

          Comentar


          • #6
            RE: Licença de maternidade - prematuros

            InesB (06-01-2010)Olá

            Segundo me explicaram na segurança social (fui lá inúmeras vezes), a única forma que tens de "interromper" a licença é através de uma baixa médica - tua ou por acompanhamento a menor.


            Infelizmente nem sempre o que nos dizem e garantem na Seguranaça Social é verdade.

            Quando a minha bébé nasceu já sem vida, no hospital disseram-me que tinha direito a um mês de baixa (que é para quem sofre um aborto), na Segurança Social disseram que eu tinha direito à Licença de Maternidade mas o pai não tinha direito a nada.

            Conclusão: Meti os papéis para a minha licença de 120 dias e os papéis para o Pai, para os 10 dias iniciais. Tanto eu como o pai tivemos direito a tudo.

            Mas na SS garantiram-me por duas vezes que o pai não tinha direito a nada. Enfim, quando precisamos e nem estamos muito bem temos que nos andar a chatearcom papeladas...



            Filhos, nunca vos esquecerei.
            O vosso coração parou, mas o meu bate forte por vós, todos os dias.
            Amo-vos para sempre!

            Comentar


            • #7
              RE: Licença de maternidade - prematuros

              Ola

              a minha irma tb teve prematuro e a medica da neo passou lhe baixa até o bebé ter alta,só depois entrou a licença de maternidade.



              bjs

              Comentar


              • #8
                RE: Licença de maternidade - prematuros

                Quando nasce um bebé prematuro é preciso dar entrada na SS da licença de maternidade (e tem que ser gozado 1 dia imediatamente a seguir ao parto) e depois é que se inicia a baixa por isso é preciso levar logo os papeis para a licença e os da baixa se for mais que um bébe são necessárias duas baixas porque dão direito a mais um dia por mês por cada gémeo. A mim deram-me várias versões até saber isto na SS.

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X