Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Assistência aos recém-nascidos de muito baixo peso pode estar comprometida

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Assistência aos recém-nascidos de muito baixo peso pode estar comprometida

    Assistência aos recém-nascidos de muito baixo peso pode estar comprometida

    06 de Junho de 2008, 15:51

    Lisboa, 06 Jun (Lusa) - A assistência aos recém-nascidos de muito baixo peso pode estar comprometida, uma vez que as Unidades Coordenadoras Funcionais (UCF) não são contempladas na reforma dos cuidados primários, alertou hoje o coordenador nacional do registo destas crianças.

    De acordo com o Coordenador Nacional de Registo de Recém-nascidos de Muito Baixo Peso, José Carlos Peixoto, as UCF são "imprescindíveis" pois "têm sido o motor e a garantia das relações entre hospitais e Centros de Saúde" ao nível da vigilância preconcepcional, vigilância da grávida, vigilância do recém nascido, criança e adolescente.

    As UCF são grupos de profissionais, dos hospitais e centros de saúde, com a função de criar os circuitos de vigilância e sistema de avaliação e formação contínua.

    "A nova reforma dos cuidados primários não prevê a sua acção e ao prever a extinção das sub-regiões faz desaparecer as estruturas até agora responsáveis pelo seu apoio logístico", disse José Carlos Peixoto.

    O responsável avisa que, "se as UCF deixarem de funcionar, a vigilância da grávida, do recém-nascido da criança e adolescente, a partilha assistencial, a formação em serviço dos médicos de família, a avaliação contínua, as relações de cooperação e complementaridade ficarão comprometidas".

    Em 2007, nasceram cerca de mil recém-nascidos de muito baixo peso, com menos de 1.500 gramas ou com uma idade gestacional inferior a 32 semanas.

    Estes bebés representam apenas um por cento dos nascimentos no país, mas são responsáveis por mais de 50 por cento da mortalidade neonatal e perinatal.

    "A qualidade e práticas de boa assistência aplicadas a este pequeno grupo, influenciaram a qualidade da assistência a todos os bebés reflectindo-se nos bons indicadores nacionais", recorda José Carlos Peixoto, para quem "Portugal tem neste momento um modelo de sucesso a nível da assistência materno-infantil que pode exportar a nível internacional".

    Esse modelo "resulta da estreita relação entre obstetras, pediatras neonatologistas, enfermeiros, médicos de família, e na cooperação e complementaridade consolidada entre as unidades de saúde".

    "É importante não comprometer o seu funcionamento", alerta José Carlos Peixoto.

    "É importante ter em atenção que algumas reformas em curso na área da saúde podem, mesmo que involuntariamente, colocar em causa a efectividade do sistema e comprometer o modelo de sucesso que foi criado e que colocou Portugal em posição de top a nível internacional", adiantou.

    Este profissional alega que "os novos modelos de gestão (Entidades Públicas Empresariais) privilegiam os dados institucionais", quando "é necessário preservar as relações de complementaridade existentes entre hospitais e centros de saúde e entre os hospitais entre si nas redes de referência".

    O Grupo de Registo de Recém-Nascidos de Muito Baixo Peso existe desde 1994 e regista todos os nascimentos de bebés com menos de 1.500 gramas ou com uma idade gestacional inferior a 32 semanas.

    Desta análise constante são extraídos dados que permitem a avaliação do trabalho e dos resultados das diversas unidades e do país ao longo dos anos, permitindo identificar carências e pontos de intervenção, e manter uma melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados.

    in Noticias.Sapo
    João Próspero Luís - Pai de gémeos - Agora no Facebook



    Actual Plano Nacional de Vacinação - Manual de 1ºs Socorros de Crianças



    O tópico dos meus bebés aqui no PinkBlue Actualizado em 05-05-2010








  • #2
    RE:

    :confusd2: Não entendi mt bem esta noticia, alguem me troca isto por miudos...




    As minhas 4 princesas.


    Nasci pequenina com 25 semanas e 645g, mas sou uma grande lutadora. A minha história http://www.serprematuro.com/index.ph...turas&Itemid=2

    Comentar


    • #3
      RE:

      Inserido Inicialmente por jprospero
      [b]

      "A nova reforma dos cuidados primários não prevê a sua acção e ao prever a extinção das sub-regiões faz desaparecer as estruturas até agora responsáveis pelo seu apoio logístico", disse José Carlos Peixoto.
      de mil recém-nascidos de muito baixo peso, com menos de 1.500 gramas ou com uma idade gestacional inferior a 32 semanas.

      in Noticias.Sapo
      No entanto o que se verifica é que os partos pré-termo aumentaram apesar duma maior assistência, mas devido a essa assistência a hipótese desses bebés nascerem e sobreviverem (apesar de prematuros) é muito superior.

      Mas muitos dos centros de saúde não tinham condições para agirem nesses casos e assim são logo assistidos no sitio certo (centralização dos meios) isto aliado ao facto de que hoje as infra-estruturas rodoviárias são outras.

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X